A quimioterapia é o método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
O primeiro quimioterápico antineoplásico foi desenvolvido a partir do gás mostarda, usado nas duas Guerras Mundiais como arma química. Após a exposição de soldados a este agente, observou-se que eles desenvolveram hipoplasia medular e linfóide, o que levou ao seu uso no tratamento dos linfomas malignos. A partir da publicação, em 1946, dos estudos clínicos feitos com o gás mostarda e das observações sobre os efeitos do ácido fólico em crianças com leucemias, verificou-se avanço crescente da quimioterapia antineoplásica. Atualmente, quimioterápicos mais ativos e menos tóxicos encontram-se disponíveis para uso na prática clínica. Os avanços verificados nas últimas décadas, na área da quimioterapia antineoplásica, têm facilitado consideravelmente a aplicação de outros tipos de tratamento de câncer e permitido maior número de curas.
Mecanismos de ação e classificação das drogas antineoplásicas
• Ciclo-inespecíficos - Aqueles que atuam nas células que estão ou não no ciclo proliferativo, como, por exemplo, a mostarda nitrogenada.
• Ciclo-específicos - Os quimioterápicos que atuam somente nas células que se encontram em proliferação, como é o caso da ciclofosfamida.
• Fase-específicos - Aqueles que atuam em determinadas fases do ciclo celular, como, por exemplo, o metotrexato (fase S), o etoposídeo (fase G2) e a vincristina (fase M).
A quimioterapia pode ser utilizada em combinação com a cirurgia e a radioterapia. De acordo com as suas finalidades, a quimioterapia é classificada em: • Curativa - quando é usada com o objetivo de se conseguir o controle completo do tumor, como nos casos de doença de Hodgkin, leucemias agudas, carcinomas de testículo, coriocarcinoma gestacional e outros tumores.
• Adjuvante - quando se segue à cirurgia curativa, tendo o objetivo de esterilizar células residuais locais ou circulantes, diminuindo a incidência de metástases à distância. Exemplo: quimioterapia adjuvante aplicada em caso de câncer de mama operado em estádio II.
• Neoadjuvante ou prévia - quando indicada para se obter a redução parcial do tumor, visando a permitir uma complementação terapêutica com a cirurgia e/ou radioterapia. Exemplo: quimioterapia pré-operatória aplicada em caso de sarcomas de partes moles e ósseos.
• Paliativa - não tem finalidade curativa. Usada com a finalidade de melhorar a qualidade da sobrevida do paciente. É o caso da quimioterapia indicada para carcinoma indiferenciado de células pequenas do pulmão.
O quadro abaixo mostra exemplos de efeitos tóxicos dos quimioterápicos, conforme a época em que se manifestam após a aplicação.
Precoces*
(de 0 a 3 dias) Imediatos
(de 7 a 21 dias) Tardios
(meses) Ultra-Tardios
(meses ou anos)
• Náuseas
• Vômitos
• Mal estar
• Adinamia
• Artralgias
• Agitação
• Exantemas
• Flebites • Mielossupressão granulocitopenia plaquetopenia anemia
• Mucosites
• Cistite hemorrágica devida à ciclofosfamida
• Imunossupressão
• Potencialização dos efeitos das radiações devida à actinomicina D, à adriamicina e ao 5-fluoruracil • Miocardiopatia devida aos antracícliclos e outros
• Hiperpigmentação e esclerodermia causadas pela bleomicina
• Alopecia
• Pneumonite devida à bleomicina
• Imunossupressão
• Neurotoxidade causada pela vincristina, pela vimblastina e pela cisplatina
• Nefrotoxidade devida à cisplatina • Infertilidade
• Carcinogênese
• Mutagênese
• Distúrbio do crescimento em crianças
• Seqüelas no sistema nervoso central
• Fibrose/cirrose hepática devida ao metotrexato
2006-10-06 06:35:44
·
answer #1
·
answered by aline p 2
·
1⤊
0⤋
Conheço as formas intravenosas e orais.Fiz quimioterapia intravenosa,ou seja por ter tido câncer de mama no seio esquerdo,introduziram a droga no braço direito.A enfermeira usa um garrote,tipo quando você vai tirar sangue,escolhe a veia,introduz a agulha e a droga sai de um frasco tipo aqueles de soro.Assim que começava eu sentia que queimava o braço e me sentia tonta.Quando eu acabava de receber a quimioterapia,voltava para casa e sentia muita náusea.Ficava deitada por dias sem força,sem conseguir me alimentar pois o enjôo era terrível.Meus cabelos caíram e emagreci muito.As vezes eu ficava tão fraca que pensava não dar conta,meu estômago doía,eu vomitava muito e sentia dores no corpo,na cabeça,pois as drogas são muito fortes.Quando acabei o tratamento,os enjôos foram cessando,meu cabelo nasceu novamente e minha força voltou.Hoje,dez anos após posso dizer que tudo o que aconteceu,me reforçou a alegria de viver,a coragem e a força de acreditar que vale a pena lutar.Saúde e paz.
2006-10-05 06:05:21
·
answer #2
·
answered by Mulher de 40 procura respostas 5
·
4⤊
1⤋
A quimioterapia é feita entra venal, oral e muscular a pessoa fica muito debilitada frágil sem imunidade alguma contra fungos e bactérias podendo pegar farios tipos de doenças aconselha-se que durante seu tratamento com quimioterapicos fiquem mas em casa sem muitas visitas e movimentação humana e animal
2006-10-06 10:24:19
·
answer #3
·
answered by MORANGUINHO 2
·
0⤊
0⤋
Em medicina, chama-se de quimioterapia o tratamento com a utilização de medicamentos cuja função é atuar nas células dos tumores, visando destruí-las, impedindo o crescimento e aliviando os sintomas causados pelo desenvolvimento do tumor.
A quimioterapia pode ser indicada antes ou após uma cirurgia, ou ainda isoladamente, sem que haja indicação cirúrgica. Pode, ainda, ser feita em conjunto com outro tipo de tratamento, que é a radioterapia. A indicação do tipo de tratamento a ser feito depende de vários fatores, como o tipo de tumor, localização e estágio da doença.
A quimioterapia interfere nas células anormais do câncer, impedindo o seu crescimento e multiplicação desordenados.
O tratamento Na maioria das vezes, não é preciso que o paciente fique internado, para fazer a quimioterapia. Geralmente, ela é feita numa sala especial, dentro do próprio ambulatório onde são feitas as consultas com os médicos.
Existem várias maneiras de se administrar a quimioterapia: por via oral, através de comprimidos; através da veia, por meio de soro; ou através de injeções intramusculares, mais raramente. Durante a aplicação não são observados sintomas, porém é importante que quando receba o soro, o paciente mantenha o braço bem posicionado, para evitar vazamentos. Caso o paciente perceba alguma alteração no momento da aplicação, deve comunicar imediatamente a equipe de enfermagem.
Os sintomas geralmente variam, edemaciação, nauses, vomitos, queda de cabelo, e etc.
2006-10-05 04:01:31
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
pode feita pela veia no hospital ou por via oral em casa ou tbm no hospital depende do caso .causa perda de cabelo ,inchaso,enjoo ,vomito ,dor de cabeça entre outras sensações desagradaveis.
2006-10-05 01:43:22
·
answer #5
·
answered by anjo 2
·
0⤊
0⤋
É a colocação de um agente químico dentro da veia da pessoa. Esse agente é preparado de várias matérias primas, entre eles a platina, uma flor (vinca Rosa) etc. Ele funciona interrompendo o crescimento e multiplicação das células cancerígenas (principalmente) mas acaba retardando o crescimento de células normais como consequencia. Esse fato ocorre pois bloqueia a absorção do ácido fólico, dentre outros mecanismos. Mas a consequencia real mais visível é a queda de cabelo pela desnutrição do bulbo capilar e quebra de queratina, também ocorrem feridas na mucosa digestiva, pois deveria se renovar constantemente esse tecido, também fica a digestão lentificada, e dependendo do tipo da matéria prima tem outras consequencias em partes diferentes do organismo, mas no geral é isso aí
2006-10-05 00:56:08
·
answer #6
·
answered by cuica 2
·
0⤊
0⤋
A quimioterapia pode ser feita por ingestão oral ou por aplicação.
Quando oral e a dose é baixa, a pessoa pode tomar os medicamentos como se fosse qualquer outro tratamento. Não requer sequer internação.
Quando por aplicação (na veia, músculo ou medula) ou oral com doses altas, devido a alta possibilidade de intoxicação a pessoa é internada e monitorada para verificar o seu estado. Os sintomas são muitas vezes parecidos com o de uma intoxicação tontura, alteração respiratória, alteração circulatória, pertubações gástricas e até mudanças nos sentidos.
A quimioterapia é baseada em remédios que interrompem a reprodução celular. Uma das características do cancêr é que ele reproduz as células doentes em um ritmo muito veloz. Ao interromper a reprodução celular as células antigas morrem sem serem repostas por novas.
Devido a maior velocidade de reprodução, as células cancerígenas são afetadas com maior intensidade que as células normais.
Uma das consequências negativas, talvez a mais negativa, é que como a reprodução celular normal também é afetada, sinais de desgaste corporal também começam a surgir. Um dos sinais típicos é a queda de cabelo.
Quando cessa o tratamento, a reprodução celular é reestabelecida e aos poucos a pessoa vai voltando ao normal.
2006-10-05 00:53:59
·
answer #7
·
answered by Eduardo Costa 4
·
0⤊
0⤋
A quimioterapia pode ser administrada de diferentes maneiras. As mais comuns são:
• Intravenosa
É a maneira mais comum. A aplicação do quimioterapia é feita diretamente na veia, normalmente no antebraço, podendo também ser aplicada em qualquer outro local.
• Oral
Método mais cômodo e prático. A medicação, pílula, cápsula ou líquido é ingerido diretamente pela boca.
• Intercalar
É ministrado o medicamento por injeção, diretamente no músculo do braço ou nádegas. O procedimento é rápido durando apenas alguns segundos.
• Intraracial
Os médicos utilizam o método intraracial como forma de prevenção para alguns tipos de leucemia e ínfima que tem a tendência de se difundir para o sistema nervoso central.
O método consiste em injetar a droga quimioterapia direto no líquido Cefalia Rouquidão, para destruir qualquer célula doente.
os efeitos colaterais são inevitáveis. entre os mais comuns estão:
• Queda de cabelo
• Feridas na boca
• Dificuldades para engolir
• Náuseas
• Vômitos
• Constiparão
• Diarréia
• Infecções
• Anemia
• Aumento de sangrentos
2006-10-05 00:50:05
·
answer #8
·
answered by lety 3
·
0⤊
0⤋
colocam um frasco de soro em sua veia do braço
e vai sendo introduzido
a combinação de medicamentos
a pessoa se sente meio fraca,gosto ruim de química na boca e no hálito,sente como se estivesse com as veias queimando
fica um pouco tonto.sem contar os remédios normais que tem de tomar.
2006-10-05 00:40:22
·
answer #9
·
answered by paceyr 7
·
0⤊
1⤋