São plantas que numa certa estação do ano, perdem suas folhas, geralmente nos meses mais frios e sem chuva. É a forma que as plantas encontram para não perder agua pelo processo de evaporação, pelas folhas. As vezes ficam so os galhos e o caule. Desta forma elas armazenam a agua sem perder praticamente nada pela evaporação.
Podem observar que algumas plantas de pequeno porte ficam com a folhas aparentemente murchas quando os raios solarem incidem sobre elas. É uma forma de não perder a umidade, tambem, pois assim elas fechas os "poros" das folhas.
2006-10-04 12:19:37
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
É uma característica de algumas espécies vegetais, principalmente no Nordeste, devido às condições ambientais, quente e seco, a maior parte do ano.Essa característica faz com que as plantas percam suas folhas por determinado período do ano para reduzir a transpiração, e assim, reservar água no período mais crítico, que é quando falta água. Alguns exemplos de plantas que apresentam essa característica: Xique-xique, mandacaru, etc. A família Cactaceae.
2006-10-06 06:58:31
·
answer #2
·
answered by Agronômo 2
·
2⤊
0⤋
Árvore típica da floresta Temperada que possui folhas caducas, que envelhecem e caem no outono.
2006-10-04 12:09:59
·
answer #3
·
answered by Rafinha 2
·
2⤊
0⤋
Plantas que periodicamente perdem as folhas, também conhecidas com árvores de folhas caducas.
2006-10-04 12:10:03
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
é um tipo de palnta que perde as folhas em determinada época do ano... se lembro bem é isso... ou quase!
2006-10-04 12:08:35
·
answer #5
·
answered by Lulu 3
·
1⤊
0⤋
Plantas que periodicamente perdem as folhas, também conhecidas com árvores de folhas caducas. As que não perdem são as perenifólias
2006-10-04 12:08:10
·
answer #6
·
answered by Mario F 4
·
1⤊
0⤋
RESUMO
A Vegetação Caducifólia Espinhosa (VCE) que recobre a maior parte do semi-árido, vulgarmente chamada caatinga, é bastante diversificada em função de diferenciações climáticas e morfopedológicas. Como pouco se sabe sobre suas características nos limites de sua distribuição, como na região fisiográfica do Agreste no planalto da Borborema, foi realizado o levantamento florístico e fitossociológico de uma área do município de Caruaru, Pernambuco. Foram amostrados todos os indivíduos com diâmetro do caule ao nível do solo > 3 cm e altura total > 1 m, presentes em 36 parcelas de 10 × 20m (total de 0,72 ha). Foram coletadas 96 espécies, distribuídas por 41 famílias, com 55 espécies amostradas no levantamento fitossociológico. A maioria delas é comum a outras áreas secas do sertão nordestino, embora algumas também ocorram em ambientes com maior disponibilidade hídrica. Densidade (3.810 indivíduos ha1) e área basal (24,9m2 ha-1) totais e as distribuições de diâmetros foram na faixa encontrada em outras áreas da VCE, mas o número de plantas com altura acima de 8m foi maior, quase o dobro da que tinha o maior número registrado. Também as espécies mais importantes foram as mesmas encontradas em outras áreas da VCE e foram distintas das encontradas nas Florestas Estacionais de Altitude (FEA, brejos), na Vegetação Caducifólia não Espinhosa (VCNE, carrasco) e nas Florestas Ombrófilas das Terras Baixas (FOTB, Mata Atlântica), do Nordeste. Numa análise de agrupamento com base na flora, as FOTB formaram um grupo separado e no outro, VCE e FEA foram mais semelhantes que VCNE. Estruturalmente, VCE tem menos plantas de pequeno porte que FEA e VCNE e tem menos plantas com porte grande que FEA e mais que VCNE. A vegetação na área de Agreste em Caruaru é uma VCE arbórea, com porte alto e presença de algumas poucas espécies mais comuns em locais mais úmidos que o núcleo do Sertão nordestino.
*************************************************
Hovenia dulcis[1] é o nome científico de uma árvore caducifólia da família das ramnáceas que chega a atingir cerca de 25 metros de altura, nativa da China, Coreia e Japão. Também designada como banana-do-japão, bananinha-do-japão, caju-do-japão, caju-japonês, chico-magro, gomari, mata-fome, passa-do-japão, passa-japonesa, pau-doce, pé-de-galinha, tripa-de-galinha, uva-da-china, uva-do-japão, uva-japão, uva-japonesa e uva-paraguaia. Caracteriza-se pela sua copa globosa e de grandes dimensões. A casca é lisa ou levemente fissurada, de cor pardacenta ou cinza-escura. A folha é simples, de disposição alternada, com pecíolo curto e ovadas. A margem superior é glabra mas é levemente pubescente na margem inferior. As suas flores são esbranquiçadas, hermafroditas, de pequenas dimensões e muito numerosas. O fruto consta de cápsulas globosas com pedúnculo carnudo, doce e vermelho quando gelado. Cada cápsula contém de 2 a 4 sementes avermelhadas quando recentemente colhidas e castanhas com o passar do tempo. É utilizado como planta medicinal para tratamento da bebida excessiva de álcool. A sua madeira é apreciada. É utilizada na produção de geleia, como árvore ornamental e como quebra-vento.
***********************************************
A floresta mista, não é propriamente um bioma, mas sim uma mistura, pois faz a transição entre o bioma de floresta caducifólia e a taiga (que veremos adiante). Chama-se floresta mista porque é composta por vegetação de folha caduca, bem como de árvores de folha persistente, principalmente coníferas. A floresta mista surge em regiões onde a precipitação é relativamente mais abundante, no que respeita a clima temperado continental.
A pradaria, já é considerado bioma, e é constituída por vegetação herbácea, relativamente alta, contínua, muito densa, formando grandes extensões. Por vezes também é designada por estepe temperada. Este imenso manto herbáceo chega ocasionalmente a ultrapassar os 2 metros de altura. Como o clima é rigoroso, praticamente não existem árvores, embora estas surjam com freqüência nas encostas montanhosas e ao longo dos cursos de água.
2006-10-06 16:47:09
·
answer #7
·
answered by MIMI 4
·
0⤊
0⤋
Se vc buscar a orígem da palavra verá que é muito simples entender:
Caduci: vem de caducar, cair.
Folia: vem de folha.
Caducifólia = que perde as folhas.
Geralmente são plantas de origem em climas temperados onde no inverno perdem suas folha para não quebrarem os galhos com o peso da neve e para evitar a perda de água através dos estômatos foliares.
2006-10-06 03:04:03
·
answer #8
·
answered by jesus 3
·
0⤊
0⤋
É a característica que algumas folhas possuem de serem caducas, ou seja, caducar é cair da planta.
2006-10-06 02:16:28
·
answer #9
·
answered by alexandredocerrado 2
·
0⤊
0⤋