English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

4 respostas

É uma espécie de antibiótico natural que não só combate às nossas doenças, como também previne uma infinidade delas, principalmente aqueles voltadas internamente como pneumonia, gastrite, infecções gastro-intestinais e outras.
Infelizmente, a maioria dos medicamentos que não sejam fitoterâpicos, curam uma coisa e prejudicam outras. Todos nós deveriamos deixar de tomar remédios com bases químicas e partir para os naturais como prevenção e também para uma longa vida!!!

2006-10-04 02:54:07 · answer #1 · answered by alcirflorentino 7 · 0 0

O propolis é um antibiótico natural excelente mas deve ser usado mediante indicação médica.

2006-10-04 09:57:39 · answer #2 · answered by bonitão 4 · 0 0

Própolis, poderoso antibiótico natural tem vários efeitos terapêuticos
Produto que supera o mel e geleia real em ação antimicrobiana, é comercializado pela CONAP in natura, tendo sete classificações distintas.

De coloração e consistência variada, a própolis formada por ceras e resinas, é coletada por abelhas de diversas partes das plantas como brotos, botões florais e exsudatos resinosos. Sua composição irá depender da origem do material coletado; isto é, reflete a variedade de vegetação próxima à colméia. No geral, a própolis é composta de 50% de resina e bálsamo de vegetais, 30% de cera, 10% de óleos aromáticos, 5% de pólen e 5% de várias substâncias. Dependendo da origem, pode conter acima de 400 substâncias químicas com funções ainda desconhecidas na fisiologia humana.
O uso da própolis como tratamento terapêutico natural vem de mais de 5.000 anos. De origem grega, a palavra significa uma combinação de pró (defesa) e polis (cidade), "defesa da cidade", neste caso, a cidade é a colmeia. As abelhas produzem a própolis para forrar os alvéolos, câmara onde as rainhas depositam os ovos e crescem as larvas. A utilizam também para vedar as entradas e orifícios da colmeia. É a defesa da vida, preservando a temperatura interna da colmeia e não permitindo a entrada de corpos estranhos, a fim de evitar a propagação de epidemias.

Flavonóide é o principal composto da própolis
Flavonóide: princípio ativo da própolis que age em benefício e atua no combate às doenças que atacam o homem.
Dentre os produtos apícolas tais como mel, geléia real e pólen, a própolis vem se destacando tanto pelas suas propriedades terapêuticas, como atividades antimicrobiana, antiinflamatória, imunomodulatório, hipotensivo, cicatrizante, anestésica e anticariogênica.
Os efeitos terapêuticos têm sido atribuídos aos dois grandes grupos de princípios ativos que a compõem: os flavonóides são considerados como um dos principais compostos. Seguem-se os diversos ácidos fenólicos e seus ésteres, fenólicos, álcoois e cetonas. A quantidade de cada um desses elementos depende da flora utilizada pelas abelhas. A variabilidade genética das rainhas, também influencia na sua composição química.
Acredita-se que a própolis ideal é aquela produzida em regiões onde existam o mínimo de poluição ambiental, distante dos grandes centros e fábricas poluentes. Pesquisas clínicas e científicas realizadas em todo o mundo, principalmente, em universidades japonesas, têm demonstrado os grandes benefícios da própolis, especialmente, como estimulante natural das defesas orgânicas e, têm de fato vários efeitos comprovados. O homem pode tanto utilizá-la externamente em feridas, inflamações e infecções, como por ingestão oral.
Composição Química da própolis
Resinas e Bálsamos Aromáticos: 50%
Ceras: 25 a 35%
Óleos essenciais: 10%
Grãos de Pólen: 5%
Minerais: alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, magnésio, silício, titâneo, bromo e zinco.
Vitaminas: provitaminas A e todas do complexo B.
Flavonóides; Ésteres cafeinados.
Indicações para utilizar a própolis
- Em afecções inflamatórias superficiais, como estomatite, amigdalite, gengivite, piorréia alveolar, hemorróidas. No caso de estomatite e inflamações da garganta, o extrato alcoólico atua melhor no sintoma, uma vez que cria uma película protetora no local onde foi passado;
- É indicada para prevenção da saúde, recuperação da fadiga e prevenção de outros sintomas indesejáveis que ocorram internamente;
- É indicada para melhorar as ulcerações e inflamações e amenizar os sintomas do reumatismo, diabetes, hipertensão;
- Fortalecimento da ação imunológica pela ação de linfócitos, estimulação do organismo enfraquecido, redução dos efeitos colaterais de anti-cancerígenos e radioterapia;
- Prevenção e tratamento de pneumonia crônica e bronquite infantil;
- Tratamento de queimaduras graves e efeitos sobre doenças dermatológicas.

Funções da Própolis na Colméia
- Fechar as frestas no interior da colméia, evitando corrente de ar ou frio;
- Embalsamar os cadáveres dos inimigos que entram no interior da colméia, evitando sua decomposição;
- Envernizar o interior da colméia e atuar como agente desinfetante;
Envernizar os favos de cria antes da rainha colocar os ovos, para obter assepsia dos ninhos, protegendo contra bactérias e vírus.
Própolis in natura - classificação
A Cooperativa estabeleceu uma classificação própria em sete categorias, visando atender às exigências do mercado externo, principal comprador à época. Daí, a denominação em inglês, motivo pelo qual muitos questionam. A classificação feita visualmente, considera vários fatores: remoção de todas impurezas, cheiro, cor, sabor, tamanho e frescor (manejo e colheita no tempo adequado). Cada lote produzido é inspecionado com elaboração de testes e análise bioquímica.
Ultra Green - Super Green - Standard Blend - Paraná Green - Especial Conap - Brown Grade - Ainda, Próplolis em Pó.

2006-10-04 08:44:56 · answer #3 · answered by CURIOSO 2 · 0 0

Olá

O própolis contem uma substancia que inibe e combate os tipos de doenças viróticas...exemplo: gripe, resfriados, catapora etc....estudos e pesquisas informam que esse tipo de substancia para o ser humano é exelente inclusive para recem nascidos.

Julio - Por um segundo turno justo.

2006-10-04 08:33:02 · answer #4 · answered by Sonni 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers