English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O helicóptero ao contrário das outras aeronaves tem a superfície aerodinamica móvel, as pás do rotor. Tenho uma dúvida com relação a isto. A pergunta é bastante complexa mas vou tentar ser claro.
Vamos considerar sempre um helicóptero de alta velocidade para facilitar o entendimento, como o AH-64 Apache que tem velocidade de cruzeiro de 279 Km/h e velocidade máxima de 320 Km/h ou o RAH-66 Comanche que tem velocidade de cruzeiro de 310 Km/h e máxima de 320 Km/h.
Partindo do principio que cada pá do rotor é uma asa, pois provoca reações aérodinamicas. Considerando a sua trajetória circular, em torno do rotor, quando o helicóptero se deslocado para frente, em alta velocidade, teremos velocidades diferentes da pá em relação ao ar pois em um determinado momento a pá do rotor esta se deslocado contra o fluxo de ar, quando ela esta em um lado, e em seguida, no lado posto, ela se desloca a favor do fluxo de ar. Com isto a velocidade com que essa pá passa pelo ar em um lado e outro tenha uma diferênça muito grande, pois em um lado soma-se a sua velocidade com a velocidade de deslocamento da aeronave. Porém no lado oposto deve-se subtrair uma da outra, pois a pá se desloca no mesmo sentido do fluxo do ar. Creio que isto deva influenciar na sustentação, pois a velocidade é diferente em um lado e no outro.
Pergunto então, a estabilidade não é afetada de forma significativa pois de um lado a sustentação é bem maior do que no outro? Existe compensação automática relacionada à velocidade, no passo individual para corrigir isto, ou como isto é contornado, se é que existe, e eu estaria “viajando na maionese”?
Desde já agradeço as respostas.

2006-10-03 18:45:55 · 3 respostas · perguntado por Tiger 5 em Carros e Transportes Aviação

3 respostas

Caro Viajante, tu viajou na maionese mesmo, complicou minha mente mais ainda, mas espero esclarecer tua duvida.
Quando a pá dá o passo pela parte frontal da aeronave, ela sobre um pequeno movimento no ângulo de ataque da mesma, também existe no eixo do rotor três platôs fixos e três rotativos, um para cada pá, que ao comando do piloto, o platô fixo que dará o movimento de baixar a ponta da pá da frente mais o movimento do ângulo de ataque dá o movimento paa frente, e até onde eu sei, me desculpe se tiver errado, nos helicópteros de alta velocidade tem junto a tudo isso um movimneto do eixo do rotor pra trás para dar inclinação na aeronave, assim aumentando sua velocidade.
Tomara que tenha entendido..... Até mais.

2006-10-03 19:10:27 · answer #1 · answered by BigFriend 1 · 0 0

buenas ate onde sei, existe realmente os tais platôs junto ao rotos, q faz com q as pás, ou helices ou mesmo as "asas" do bixo inclinen-se tanto para frente e para tras como para direita e esquerda , de maneira q se não as existicem o helicoptero apena ssubiria e n se deslocaria a nenhuma direção e como disse o amigo da outra resposta , ele possui uma segunda helice bem menor q faz com q ele não rodo em torno de si!!

2006-10-04 09:09:21 · answer #2 · answered by huaaa 1 · 0 0

Entendi a pergunta. É isso mesmo, o helicóptero tem a tendência a rodar sobre si, em torno do eixo do helice. Por isso tem um segundo hélice para compensar.

2006-10-04 04:36:12 · answer #3 · answered by chefeclin 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers