No período de crescimento a criança pode apresentar algumas deformidades nos membros inferiores, motivo de visitas ao ortopedista. Dentre estas, podemos encontrar algumas deformações nos joelhos do bebê, que recebem o nome de geno varo (quando voltados para fora) e geno valgo (voltados para dentro). Para fazer um diagnóstico preciso é necessário que o médico conheça o histórico clínico do pequeno e avalie se há alguma associação com o fator genético, se é reflexo de um trauma anterior, causado por doença congênita ou por carências nutricionais.
Mais freqüente nos bebês mais jovens (geralmente entre 14 e 36 meses de vida), o joelho varo é caracterizado pelo arqueamento dos membros inferiores, percebendo-se um afastamento entre os joelhos. Na tentativa de compensar este arqueamento, outras articulações como o tornozelo e o quadril também podem apresentar alterações. Às vezes, o desalinhamento dos joelhos pode ser causado por anormalidades nos quadris. Não são comuns queixas de dor, desequilíbrio da postura ou maior tempo necessário para o nenê começar a andar. Nos primeiros três anos de vida pode ocorrer um varismo fisiológico, que não costuma demandar tratamento específico.
Na maior parte dos casos, a correção do problema acontece de maneira gradual e espontânea até os dez anos de idade. A forma como o tratamento será conduzido depende do grau de deformidade e da idade do paciente, envolvendo fisioterapia e procedimentos clinicos. Na primeira, o objetivo é alongar e reforçar os músculos. Já a segunda é aplicada especialmente quando o paciente sente dor e quando há persistência da deformidade ou piora progressiva sem correção espontânea. O médico poderá sugerir o uso de botas ou palmilhas ortopédicas. Se o pequeno apresentar um grau inaceitável de desalinhamento ou alteração própria do osso pode ser necessária a correção cirúrgica. Só uma consulta ao ortopedista servirá para identificar qual o problema da criança.
2006-10-03 12:09:35
·
answer #1
·
answered by Patricia M 4
·
0⤊
0⤋