English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O domingo foi instituído no lugar do sábado bíblico no ano 321 pelo imperador Constantino. ( ver Barsa, larousse etc). Ele modificou os mandamentos originais escritos pelo dedo do próprio Deus (ver em êxodo 20). Os evangelicos em geral, com raras excessões, guardam o domingo, curvando-se perante a autoridade romana. A quem eles obedecem? A Deus ou a Roma?
Veja o que está escrito em (AT OS 5:29)
" Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens".
Alguns dirão que guardam o domingo em memória a ressurreição de Cristo mas onde está tal ordem na Bíblia?

2006-10-03 11:47:33 · 12 respostas · perguntado por JBDN 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

Infelizmente as pessoas estão sendo enganadas pelo diabo.O SÀBADO é santo e deve ser guardado sim.Jesus disse que veio cumprir a lei e não destruí-la.De Gênesis a Apocalipse não se acha nenhuma passagem que mande guardar o domingo,ou 1º dia da semana.A palavra de Deus é eterna e não pode ser mudada.

2006-10-04 00:44:59 · answer #1 · answered by Leninha 2 · 1 0

O sábado é Perpetuo____
Notem que em Levítico. 24:8 têm a mesma linguagem que diz:"Em cada sábado, Arão os porá (as ofertas) em ordem perante o Senhor, continuamente,da parte dos filhos de Israel,por aliança PERPÉTUO."

Como poderia aqueles que dizem que o sábado semanal teve o seu fim, se a própria bíblia diz que seria uma observância perpétua? As evidencias estão aí,e agora?
Mas vamos a explicação !
Veja outro erro de tradução na bíblia sangrada João Ferreira de Almeida sob a palavra “perpétua”.

O que significa a palavra perpétua?
Perpétuo é algo que é eterno, para sempre, correto?
Certo!
Vejamos mais um outro erro de tradução,pegue a sua bíblia SANGRADA João Ferreira de Almeida e abra em Êxodo.31:16,17 que diz.“Guardarão, pois o sábado os filhos de Israel, celebrando o sábado nas suas gerações por concerto [pacto] perpétuo. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre ”
______Assim segundo esta tradução errada,a observância do sábado semanal seria eterna!
Mas palavra hebraica vertida aqui “perpétuo” em João Ferreira de Almeida é ‛oh•lám, que significa basicamente um período de tempo que, do ponto de vista do presente, é indefinido ou escondido da vista, mas de longa duração.
Que pode significar para sempre, dependendo do contexto, mas não necessariamente.Vejamos outras evidências desta mesma palavra hebraica em outras passagens bíblicas.
Por exemplo, em Números 25:13, a mesma palavra hebraica(Oh-lam)aparece e se aplica ao sacerdócio aronico, que mais tarde terminou, segundo Hebreus 7:12.

Outro exemplo,desta mesma palavra ‛oh•lám também aparece em Êxodo.40:15 em Números.25:13 se aplicando ao sacerdócio de Israel mas que mais tarde teve o seu fim segundo Hebreus.7:11,12-24 e Hebreus.10:1

“Todo varão, entre os filhos de Arão comerá dela [manjares]:estatuto perpétuo...”Levitico.6:18,22
Leia também Levitico.7:34,36/Levitico.16:29-34
_______ Qual é o perigo destas versões errôneas?
É por causa destas versões erradas que algumas seitas evangélicas se apóiam na guarda de um sábado semanal.
Assim sendo se fossemos dar créditos a estas versões ao pé da letra ainda estaríamos praticando sacrifícios de animais, praticando a lei da oferta de manjares no fogo [Levítico.6:18,22],oferecendo gordura de animais em sacrifícios[Levítico.7:34-36]
Festejando as festas anuais das expiações [Levítico.16:29-34]Oferecendo pães e doze bolos para o senhor como estatuto perpétuo[Levítico.24:5-8] e o sacerdócio de Finéias,nem Cristo teria posto fim[Números.25:10-13,compare com Romanos.10:4]...

“Então o Senhor falou a Moisés,dizendo:Finéias,...e a sua semente depois dele,terá o concerto do sacerdócio perpétuo...”Números.25:10

Assim vemos que esta versão das Escrituras sangradas é totalmente contraditória do inicio ao fim.

A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas faz com que a Bíblia se torne viva em linguagem facilmente entendível. Ela tem mais de 1.400 páginas, e vem equipado com concordância, apêndice e mapas. Assim vemos o quanto somos agraciados com uma tradução da bíblia que realmente traz coerência e clareza.
A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas é realmente em muito superior as outras versões da bíblia!

Mais importante que Ter uma lei do Senhor par condenar o pecado é Ter o Senhor, cheio de graça e amor, salvando o pecado, libertando e dando a condição para se viver nele, em novidade e santidade de vida.

O SÁBADO FAZ PARTE DA LEI E ESTA FOI TOTALMENTE ABOLIDA POR CRISTO.

Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne DESFEZ a inimizade, isto é, a lei dos MANDAMENTOS, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz .Efésios 2:14-15

Havendo RISCADO a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. (Colossenses 2:14)

Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Hebreus 7:18)

Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar. (Hebreus 8:13)

Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. (Hebreus 10:9)

O que está evidente nos textos acima citados? Ao cumprir Cristo a Lei, esta foi por ele: Desfeita

Riscada

Tirada de nosso meio

Cravada no madeiro

Ab-rogada

Acabada por envelhecer

Tirada para dar lugar à graça

NO NOVO CONCERTO, SOB O QUAL ESTAMOS, NÃO EXISTE MANDAMENTO PARA GUARDAR O SÁBADO, EMBORA ENCONTREMOS TODOS OS OUTROS DO DECÁLOGO.

Mandamento
Antigo Testamento
Novo Testamento

1.º
Êxodo 20:2-3
I Coríntios 8:4-6;Atos 17:23-31

2.º
Êxodo 20:5,6
I João 5:21

3.º
Êxodo 20:7
Tiago 5:12

4.º
Êxodo 20:8-11
? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

5.º
Êxodo 20:12
Efésios 6:1-3

6.º
Êxodo 20:13
Romanos 13:9

7.º
Êxodo 20:14
I Coríntios 6:9-10

8.º
Êxodo 20:15
Efésios 4:28

9.º
Êxodo 20:16
Colossenses 3:9;Tiago 4:11

10.º
Êxodo 20:17
Efésios 5:3

Em nenhum lugar do Novo Testamento encontramos qualquer texto que ensine o que o cristão deve guardar o Sábado como mandamento e que, uma vez quebrado, traga condenação da parte do Senhor.

http://www.jw.org/pt/busca/?q=s%C3%A1bad...

ANTES DO CONCERTO DO SINAI DEUS NÃO ORDENOU A NINGUÉM QUE GUARDASSE O SÁBADO.

A ÚNICA Lei dada por Deus ao homem a princípio foi a que está inserida em Gênesis 2:16-17:

E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Quando o Senhor chamou Abraão e lhe anunciou o Evangelho da salvação, o qual viria a ser revelado de maneira mais ampla e clara com a vinda de Jesus, nada lhe comunicou quanto à necessidade de se guardar o Sábado, ou mesmo a "Lei de Moisés", como algo necessário para se obter a salvação, conforme registrado em Gálatas 3:8.

“Ora, tendo a Escritura prevista que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti”.


O SÁBADO ERA UM PACTO ENTRE DEUS E OS ISRAELITAS. ERA BILATERAL. SÓ TERIA VALIDADE COM A ACEITAÇÃO E O CUMPRIMENTO DE AMBAS AS PARTES.

“Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o SENHOR nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o SENHOR nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos”. (Deut. 5:27)

Será que os cristãos precisam guardar o sábado?
http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/pe...

2015-09-08 14:44:37 · answer #2 · answered by ? 7 · 1 0

As leis moisaicas (leis instituídas por Moisés a seu povo) pregavam que o sábado fosse guardado, lembrando o sétimo dia da criação do mundo.

Jesus foi perseguido pelos fariseus por fazer curas, pregar aos sábados, o que era contra a lei mosaica.
Segundo Jesus: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado."

Após a morte de Jesus e sua ressureição ocorrida no domingo, a igreja transferiu o dia de adoração para o domingo, lembrando a ressureição de Jesus.

Nas igrejas protestantes, existem ramificações, Adventistas, por exemplo, que levam mais a sério o pentateuco (compõe as leis mosaicas) e guardam o sábado, assim como não se alimentar de animais considerados impuros.. etc...

A ordem para adorar o domingo realmente não existe escrita na bíblia, mas como você está cansado de ver, ela é interpretada sempre de forma a validar o culto, a bíblia consegue explicar qualquer coisa, assim como pode dizer o contrário.

Ví uma tradução católica em que no velho testamento aparece na promulgação dos dez mandamentos:

"Guardar domingos e festas"

Isso mostra claramente uma adulteração do texto original para atender a uma idéia filosófica.

Eu acho que um dia de descanço é mais uma necessidade física que religiosa.

2006-10-04 01:56:13 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Eu guardo todos os dias, guardar o dia do senhor, éra um momento de fé dos judeus onde eles passavam o dia em meditação e oração a Deus! Quando Jesus veio, Ele mostrou que não adianta nada guardar um dia para Deus e os outros viver em perdição, por isso meu amigo acredito que voce não esta muito a par da situação real sobre guardar os dias...

2006-10-03 18:11:32 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Guardar o sábado ou o domingo? Eis o grande enigma da humanidade!!! Eu dou um conselho a esse empasse!!! Vão todos vocês morar no pólo norte ou no pólo sul...Lá o dia e a noite duram seis meses... e boa viagem pra vocês todos...nem precisam voltar!

2006-10-03 12:58:09 · answer #5 · answered by SATELLITE 7 · 0 0

Flavius Valerius Constantinus , conhecido como Constantino I , Constantino Magno ou Constantino, o Grande ( 272 - 337 ), foi o imperador romano que por decreto mudou o sábado para o domingo, em 321. Mais tarde, a igreja, pelo Concílio de Laodicéia, 364 dC. referendou o decreto de Constantino. O concílio de Constantinopla, presidido pelo imperador romano Teodósio em 381 dC, confirmou a decisão da mudança.
Essas mudanças na Lei de DEUS eram legais? Poderiam seres humanos tentar alterar o que o Legislador elaborou?
Desde o segundo século os cristãos, em grau crescente, vinham simpatizando com a filosofia grega e com o paganismo greco-romano. Depois da morte de todos os apóstolos, muitos da segunda geração de líderes perderam a ligação com JESUS CRISTO e seus ensinamentos. O Mestre e Salvador havia zelosamente ensinado como guardar a Lei, sendo Ele mesmo o primeiro a obedecê-la, exemplificando a obediência até a Sua morte. Foi também Ele que demonstrou que a obediência a um dos mandamentos, a santidade do sábado, não deveria ser feita com o fanatismo dos judeus. Ele mostrou que nesse dia era, por exemplo, lícito curar um doente, ou colher alimento para saciar a fome. Mas com a perseguição por parte dos romanos, muitos cristãos viram sua fé a esfriar, e condescenderam com dogmas pagãos dos romanos, para assim aliviarem a perseguição pagã sobre eles. Outros, porém, mantendo-se fiéis, pagaram com sua vida o respeito aos ensinamentos de JESUS.
Então, mais tarde, no século IV, a mudança denunciada profeticamente na Bíblia (Dan. 7:25) tornou-se realidade. A audaciosa mudança foi realizada por um imperador romano, Constantino I, e por um bispo cristão, Santo Agostinho. Mas por trás dessas atitudes estava quem sempre queria ser adorado, satanás, estabelecendo por esses homens o seu dia de adoração. Por isso a obediência ao domingo passou a ser exigida por lei civil! Era o mesmo antiqüíssimo dia em que os pagãos adoravam o sol, rito que os romanos também seguiam. Foi fácil para que os líderes religiosos cristãos daqueles tempos obtivessem o poder que desejavam, eles consentiram nessa mudança, até a defenderam. Eles queriam poder a qualquer custo, aliás, querem até hoje. Assim fizeram uma aliança entre a igreja e o estado, um dando a mão ao outro, para defesa de interesses pessoais mútuos de poder. O estado daria proteção à igreja até então severamente perseguida, e a igreja, por sua vez, consentiria na mudança de algumas doutrinas da Bíblia, até mesmo em alguns mandamentos da Lei de DEUS, em favor de dogmas pagãos . Quem saiu ganhando foi Constantino e o paganismo. Ele não teria mais cristãos para combater, ele tornou os cristãos em pagãos, aliados portanto, apesar de manterem o antigo rótulo de cristãos, como mantém até hoje. Nesses tempos parte do que fora o verdadeiro e autêntico cristianismo perdeu a identidade com JESUS, e aliou-se a seu inimigo, satanás. Logo mais, não foram só os pagãos que perseguiram cristãos que ainda se mantiveram autênticos, mas os outros cristãos, cujos líderes aderiram aos dogmas pagãos, estes passaram a persegui-los. Disso resultou, por exemplo, a perseguição mais cruel e sanguinária de todos os tempos, a chamada ‘Santa Inquisição'. Antes foram os pagãos que perseguiam os cristãos, agora eram os pagãos aliados aos cristãos paganizados que perseguiam os cristãos que não aderiram a paganização do cristianismo patrocinado por Constantino. Desde esses tempos a adoração a DEUS clama por uma reforma, e esse dia chegou.
Assim como havia uma profecia prevendo a tentativa da mudança da Lei, também havia outra, a da reforma e restauração da Lei de DEUS. Ora, se DEUS é o Legislador, como podem meros seres humanos, aos quais fora dado o privilégio de obedecer a Lei, mudá-la? Era a arrogância e sede de poder, profetizada pelo profeta Daniel, em ação (vide em Daniel 7:8, 11, 20; 8:25). Esse poder religioso, cuja sede administrativa se estabeleceu na cidade de Roma, com a queda do poder do Império Romano civil, o chamado império de ferro, ou o império do dragão, tomou o poder em suas mãos substituindo Roma civil por Roma religiosa. O imperador foi substituído pelo papa. O que antes era um império civil no ano de 476 em diante, gradualmente se tornou um império religioso. Se antes era o império civil que perseguia os adoradores do DEUS da Bíblia, agora quem o fazia era o império religioso. Ele promovia o mesmo tipo de perseguição anterior, sempre contra os que adoravam conforme os requisitos originais da Bíblia. O ponto crucial motivo de perseguição era a obediência aos Dez Mandamentos. O bispo de Roma, substituindo o imperador romano, se fez mais poderoso que todos os demais bispos de outros lugares, inclusive adotando o título do imperador romano “Sumo Pontífice”. Com essa sede de poder, revoltou-se contra o próprio DEUS, mudando a Sua santa Lei, cujo centro é a fórmula da adoração a DEUS para outra lei, cujo centro passou a ser a adoração a satanás, como faziam os pagãos romanos. É essa mudança, e o que dela resultou, que clama por uma reforma, por um esclarecimento a nível mundial.
No entanto, apesar dos esforços pela mudança do que DEUS solenemente estabeleceu, a Bíblia não pôde ser alterada. Tanto as bíblias católicas como as demais de outras denominações, todas elas apresentam, reverentemente, os Dez Mandamentos originais intactos. Isso é ao menos curioso. É o atestado de que não se pode mudar o que DEUS determinou desde a eternidade, como Ele mesmo é eterno e perfeito, por isso Ele nunca muda (Malaquias 3.6). Assim a Sua Lei também é eterna e perfeita, e JESUS veio para cumpri-la, não para aboli-la (Mateus 5.17).
Profeticamente, assim como foi prevista a tentativa de mudança da Lei pelas forças inimigas de DEUS, embora chamando-se cristãs, também foi previsto que ela seria restaurada, por meio de um grande movimento de reforma. Assim como Elias, no tempo do rei Acabe promoveu uma poderosa e grande reforma da adoração a ídolos pagãos para a adoração ao verdadeiro DEUS, assim como João Batista preparou a primeira vinda do Messias reformando a adoração, assim, para a segunda vinda de CRISTO também haveria de se proceder a reforma da adoração. A Bíblia prevê um grande movimento mundial nesse sentido, e muitos irão aderir. Está escrito em Malaquias 4.5: “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.” E JESUS, referindo-se a esta profecia, disse a respeito de João Batista: “é este o Elias que havia de vir” (Mateus 11.14). João Batista fez o trabalho de Elias pela segunda vez, preparando o povo para a primeira vinda de JESUS.
Pelos sinais proféticos da Bíblia, cada vez mais nos convencemos de que JESUS voltará em breve. Ele virá para buscar os que fazem Sua vontade, isto é, os que obedecem aos seus mandamentos, como está escrito em I João 2:3 a 6, em resumo, aqueles que guardam os Dez Mandamentos são amigos de DEUS, e Ele é amigo deles, Ele está com eles . Pouco antes desse grande dia, porém, por novo movimento de reforma, outra vez a verdade sobre a adoração seria pregada a todo mundo, como declara Apocalipse 14:7 onde diz: “...adorai aquele que fez...” ou seja, adorai ao Criador. Mais adiante, em Apocalipse 18:3 diz que os adoradores que ainda observam o domingo de babilônia devem sair dali. E O Criador, até hoje, pede, em Sua Lei, que os seus adoradores santifiquem o dia de sábado, por Ele escolhido para demonstrarem adoração ao Criador. Está em Êxodo 20:8 a 11, em resumo: “lembra-te do dia de sábado para o santificar ... porque em seis dias fez o Senhor...” todas as coisas. JESUS, em sua vida, demonstrou a validade dessa obediência, Ele mesmo, como Autor da Lei, guardando-a, não a revogando. Foi para isso que Ele veio (Mateus 5:17).
Quando chega a hora da restauração da verdade bíblica, DEUS toma as providências necessárias. Exatamente quando o Vaticano, após o fracasso da reconstituição da União Européia como uma única nação, com o qual tentava uma aliança para restaurar seu poder, fracasso esse também profetizado por Daniel 2:42 e 43, tenta então fazer uma aliança com os Estados Unidos, isto também profetizado (ver Apoc. 13:11 a 18) para impor a santificação do domingo sobre o mundo todo, surge nesse país um movimento pela observância dos Dez Mandamentos. Por caminhos misteriosos DEUS está agindo, a abrindo as portas para um grande movimento pela obediência à Lei de DEUS, os Dez Mandamentos.
A história começou em setembro de 2003. Os três juízes do Tribunal de Recursos de Atlanta (que tem jurisdição sobre a Flórida, o Alabama e a Geórgia) decidiram, por unanimidade, numa sentença de 50 páginas, que o monumento com os dez mandamentos colocado em um prédio público viola a separação entre Igreja e Estado, estabelecida pela primeira emenda à Constituição dos EUA. Ocorre que o juiz chefe da Corte Suprema do Alabama, Roy Moore, mandara, dias antes, colocar nesse tribunal que preside um monumento da Lei de DEUS, com todas as letras, pesando 2,5 toneladas. E ele decidiu não obedecer ao tribunal superior, até que o monumento foi tirado por forças superiores, e ele demitido.
É certo que o juiz Roy More cometeu um erro. DEUS não nos pede que misturemos estado com igreja. A adoração não pode ser forçada pelo estado, mas deve ser ensinada pela igreja. E cada cidadão tem o direito individual de escolha. Não podemos apoiar a atitude de colocar em instituições que pertencem ao estado monumentos alusivos a alguma forma de adoração, em prédios que foram construídos pelos impostos assim de cristãos como de cidadãos outras denominações. No entanto, o confronto entre More e o tribunal colocou a Lei em evidência em todo país . Resultou em um debate nacional. Tempos depois, formou-se nesse país uma “Comissão dos Dez Mandamentos”, que tem um site na Internet - http://www.tencommandmentsday.com . Eles decidiram honrar a Lei de DEUS estabelecendo para o próximo dia 7 de maio de 2006 o dia dos Dez Mandamentos. Eles estão empenhados em promover a honra e respeito a esses mandamentos.
Esse fato abriu as portas para que naquele país se iniciasse o cumprimento, em alta intensidade, da ordem de Apocalipse 14:6 e 7, que define a adoração ao Criador , que se proclamasse essa adoração ao mundo inteiro. Pois isso está sendo feito pela IASD, mas ainda não em intensidade máxima. Com esses fatos recentes, é evidente que DEUS está preparando o cenário para derramar poder pela ação do ESPÍRITO SANTO para que a pregação da verdadeira adoração se intensifique. É a oportunidade de ouro para proclamar, ao lado dessa comissão, não só a obediência a nove dos Dez Mandamentos, mas também, como está escrito na Lei, ao quarto mandamento. E os adoradores de todas as igrejas estarão abertos a essa mensagem, pois muitos dos seus ministros estão engajados na defesa desses mandamentos.
E você que está lendo, vai ficar indiferente ao que DEUS está conduzindo? Só há duas opções agora, ou é a favor, e se engaja obedecendo a DEUS, ensinando como é importante a obediência a Sua Lei, ou é contra. E eis aí mais uma profecia que está para se cumprir, o mundo todo se dividirá em dois grupos de adoradores, os que guardam os mandamentos originais e autênticos, e os que são contra essa obediência (ver Apoc. 12:17 e 14:12). Ou você vai pertencer ao grupo dos que estão com JESUS, e que guardam os Seus mandamentos, que Ele não revogou, ou estará com o grupo dos que tentam santificar o domingo, conforme foi previsto em Apocalipse cap. 13. Chegam os dias em que não se poderá ficar neutro, ou se estará com JESUS (Apoc. 12:17), ou se estará em babilônia, se dela não sair (Apoc. 18:3).
JESUS está cada vez mais próximo de retornar. Preparemo-nos e anunciemos a todos que pudermos essa grande profecia. Ele voltará em breve, conforme Atos 1:11.
Um abraço !!!

2006-10-03 12:08:56 · answer #6 · answered by Mark2 3 · 1 1

acho que você não entendeu nada , o problema é que os pastores notaram que todos trabalham no sábado pelo menos ate o meio dia , e se ele fizesse o culto no sábado muita gente não ia , ou porque não podia , ou porque estaria cansado, menos gente na igreja = menos dizimo , entao acaharam melhor dar uma nova interpretaçao da biblia , e todos ficaram contentes e viverammfelizes para sempre , principalmente os pastores...

2006-10-03 12:04:18 · answer #7 · answered by leonardo 6 · 0 0

Nossa, quanta besteira... Porque o pastor manda!

2006-10-03 11:52:28 · answer #8 · answered by Siboney 5 · 0 1

Guardamos todos os dias...pq ninguém sabe que dia o Senhor Jesus virá!

2006-10-03 11:51:57 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

Bíblia, escrita pelo dedo do próprio DEUS? rsrsrs, eeehehehe ohohohoh, MHWAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH !

2006-10-03 11:50:38 · answer #10 · answered by warrians 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers