Aqui ele muda de opinião:
Êxodo 32:14 "Então se arrependeu o SENHOR do mal que dissera havia de fazer ao povo."
Gênesis 6:6,7 "Então se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra...Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei...porque me arrependo de os haver feito."
Jonas 3:10 "E Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez."
Veja também II Reis 20:1-7, Números 16:20-35, Números 16:44-50.
Em Gênesis 18:23-33, tenta barganhar com o SENHOR sobre o numero mínimo de justos requeridos em Sodoma para que a mesma não fosse destruída, o numero de 50 baixou para 10. (Um Deus onisciente deveria ter sabido que estava jogando com as esperanças de misericórdia de Abraão - ele destruiu a cidade assim mesmo.)3
vs.
Aqui ele não muda de opinião:
Malaquias 3:6 "Porque eu, o SENHOR, não mudo."
Números 23:19 "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? ou tendo falado, não o cumprirá?"
Ezequiel 24:14 "Eu, o SENHOR, o disse: Será assim, e assim e eu o farei; não tornarei atrás, não pouparei nem me arrependerei."
Tiago 1:17 "...descendo do Pai das Luzes, em que não pode existir variação, ou sombra de mudança."
2006-10-03
08:55:37
·
16 respostas
·
perguntado por
P4R4N01D
4
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Que o Pai das Luzes te ilumine!
Jesus te ama, mesmo que venhas a persegui-Lo até o ultimo dia da tua vida, Ele ainda te amará.
2006-10-03 09:03:38
·
answer #1
·
answered by Anna 7
·
2⤊
0⤋
Meu amigo...
Ou você é uma alma sincera em busca de uma verdade ou é um atirador de pedras em coisas que não compreende. Prefiro pensar na primeira alternativa.
Veja:
O Que a Bíblia Diz?
Deus pode arrepender-se?
Números 23:19 diz: "Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará?" Mas outras passagens dizem que ele tem se arrependido. "... Então se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra ..." (Gênesis 6:6-7). "Então, se arrependeu o Senhor do mal que dissera havia de fazer ao povo" (Êxodo 32:14). Como podem estas afirmações ser conciliadas?
Em qualquer estudo de textos difíceis da Bíblia, precisamos primeiro olhar para o contexto. Números 23:19 é uma afirmação da fidelidade de Deus em cumprir suas promessas. Foi impossível para Balaão amaldiçoar os israelitas porque Deus os tinha abençoado e lhes prometido prosperidade. Cada vez que ele tentou amaldiçoá-los, Deus transformou suas palavras em mais bênçãos. Deus nunca mente e nunca quebra uma promessa. Paulo afirmou sua confiança na fidelidade de Deus: "Fiel é esta palavra: se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo" (2 Timóteo 2:11-13). A fidelidade de Deus dá segurança ao obediente.
Os contextos de Gênesis 6 e Êxodo 32 são diferentes. Em ambos casos, Deus é fiel. Sua "mudança de sentimento" é por causa das mudanças feitas pelos homens. Em Gênesis 6, ele se preparou para destruir aqueles que o abandonaram. Em Êxodo 32, ele estava pronto para destruir o povo mas arrependeu-se por causa do apelo penitente de Moisés. Estes casos ilustram o que Paulo disse: "... se o negamos, ele, por sua vez, nos negará".
Uma das explicações mais claras deste assunto na Bíblia é encontrado em Jeremias 18:1-10. Os planos de Deus para abençoar ou destruir são condicionais. Se uma nação que está sendo abençoada se volta para o pecado, Deus irá condená-la a ser destruída. Se o povo desobediente se converte ao Senhor, ele o poupará da destruição. Isto não é vacilação por parte de Deus. Ele está simplesmente sendo fiel ao seu justo caráter.
Deus não quer que ninguém morra em pecado. Ele quer que todos se arrependam para receber a bênção da vida eterna (2 Pedro 3:9).
2006-10-03 16:08:41
·
answer #2
·
answered by JBDN 4
·
1⤊
0⤋
se nós formos criados a imagem e semelhança de Deus, lógico que ele pode e tem todo o direito de mudar de opinião mas, sempre pensando no melhor pra seus filhos,não uma mudança de opinião oportunista.
2006-10-03 16:05:36
·
answer #3
·
answered by SUBHELEN 3
·
1⤊
0⤋
boa pergunta!
eu te respondo assim, Deus não afirmou nada pra sempre... "Porque eu, o Senhor, não mudo [pra sempre?]
veja, ele é Deus, se ele quiser, ele pode fazer qualquer coisa, pode fazer e desfazer, essas citações que você pegou são corretas, mas definia a situação do momento...
aliás, esse é o erro dos religiosos, pegar um versículo que era somente para um dado momento ou dirigido para um povo e transformá-los numa regra ou estatuto...
parabens pela pergunta!!
2006-10-03 16:05:13
·
answer #4
·
answered by jrbnu 3
·
1⤊
0⤋
Olha, sinto que você lê, mas não medita no que está escrito....
Percebeu que Ele só mudou sua opinião no último momento?
Percebeu que Seu arrependimento estava focado sobre o mal, e não sobre o bem?
Ele como DEUS, nunca se arrependeu daquilo que fosse justo, e que contesse amor sincero, percebeu?
Você por acaso notou como estava a vida e o coração das pessoas anti-diluvianas?
Conseguiu entender, que estas pessoas já haviam pecado contra o "Espírito Santo", e que não havia como se arrependerem contra este pecado, que é considerado imperdoável?
Percebeu que o mesmo sentimento estava em Sodoma e Gomorra? Talvez você não tenha parado para pesquisar, que tipo de vida levavam os moradores destas cidades...
Na cabeça deles era perfeitamente normal, o sexo de homens com homens, mulheres com mulheres, homens e mulheres com crianças, homens mulheres e crianças com animais, pais com filhos, e muito mais... Para uma pessoa que julga ser normal tais atrocidades, e que não dá ouvido a mais nada, o Espírito de Deus automaticamente se retira.
O que resta senão o pó? Entendeu?
Agora você ainda acha, que Abraão não sabia quantas pessoas honestas e decentes havia nestas cidades?
A "barganha" que fizera com DEUS, foi apenas uma forma de saber da própria boca Dele, que estava disposto a salvar a cidade, se houvesse pelo menos um só que prestasse (dentre os que não fossem retos de coração), e nem isso havia. Somente Ló (que era um homem atento a palavra de DEUS) e que morava na cidade foi poupado! Mas isto porque, ele já estava livre, de ser queimado pela graça de DEUS ( a não ser que mudasse de idéia).
Perceba que DEUS não muda de opinião no meio da história, permite que tenham todo tempo possível, para analisarem a situação, e somente no último momento, quando já não O teêm como DEUS, é que anuncia, que não poderá reinar sobre um povo que não O aceita.
DEUS nos criou para Ele, e não para nós mesmos, embora somos livres para escolhermos se o queremos ou não.
DEUs nunca se arrepende da verdade, da justiça e do amor, mas sim do erro acariciado que cometem.
Parou para pensar, que milhões de pessoas quando Ele voltar, não poderão ir para o Céu com Ele? Porque??????????????
Ele é amor e "JUSTIÇA" amigo..... Ele é capaz de ter sentimento suficiente, até para respeitar a decisão que tomaram; de não o seguirem....
Pense nestes fatos.....
2006-10-03 18:28:00
·
answer #5
·
answered by Lili 3
·
0⤊
0⤋
Na verdade tudo dependia do humor de quem estava escrevendo o manuscrito...
Se estivesse bem humorado, o deus seria mais bondoso e mais flexível...
Se estivesse de mal humor, o deus seria mais violento e rígido...
2006-10-03 17:38:11
·
answer #6
·
answered by Jeanioz 5
·
0⤊
0⤋
Erros de Tradução da Biblia, pois se vc escrever um livro em portugues hj, e daki a 4000 anos alguem pegar seus registros e ver que a Lingua Portuguesa nao mais existi.... Vai tentar traduzi-los por computador ou no caso de registros Sagrados, pelo dom do Espirito de Deus... vc vai ver como seu texto mudou e como traduziram erroneamente...
Deus nao se arrepende de Nada... Isso eh erro de traducao o q prova que nao eh somente A Biblia Sagrada qeu contem registros de Deus e seu Filho Jesus Cristo....
2006-10-03 16:58:55
·
answer #7
·
answered by Книгу мормонов_-_JvNiOr CriStÃo 4
·
0⤊
0⤋
Esse tipo de coisa mostra claramente que isso foi fruto do pensamento sobre Deus na época.
A bíblia é um livro histórico importante, de grande valor moral, mas deve ser lida com racionalidade, levando-se em conta muitos fatores.
2006-10-03 16:55:53
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Deus jamais mudará de opinião. apenas se arrepende como todos nós; que as vezes fazemos algo juilgando estar certo...
2006-10-03 16:02:06
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Já diz o velho ditado: Não há nada errado com o Criador e sim com a criatura !
Não só o texto integralmente, não foi de Deus, como nossa pobre capacidade de interpretar deturpa o pouco q está certo ...
2006-10-03 16:00:21
·
answer #10
·
answered by WillyBigDog 5
·
1⤊
1⤋