A mesma que em qualquer motor.
Conforme vá piorando os sintomas que surgem: sujidade em velas, perda de potência, aumento de consumo e ruído, sujidade em óleo (no momento da troca surgem partículas bem pequenas difíceis de serem observadas), engripamento de peças móveis, em especial válvulas.
Para identificar se a carbonização está nas fases iniciais, retire as velas e verifique a sua cor e a sua sujidade, colete também uma amostra da câmara de combustão usando um cotonete flexível. A carbonização é caracterizada por um pó escuro.
Paa identificar as fases finais, apenas com a desmontagem do motor.
Se quiser combater, utilize SEMPRE gasolina aditivada e a cada cerca de 150 litros (cerca de 4 tanques cheios) use um aditivo de limpeza. O original da Delco é uma opção barata e eficiente.
Troque o óleo a cada 5.000km ou menos se o carro está submetido a congestionamentos.
Use óleos com detergentes para limpeza. Mas verifique se tem a especificação SJ20W50. Outras especificações podem danificar ainda mais o motor.
Também vale lembrar que os motores Chevrolet, Ford e Volks costumam apresentar baixos níveis de carbonização. Há casos que a carbonização só passou a ser problemas com motores acima de 300.000 km.
Se o motor está realmente apresentando problemas de carbonização é bastante provável que se deva a qualidade do combustível e/ou uso de óleo mais fino que o adequado. Como os óleos 10W40, 5W30, 5W25 e 5W20. Independente das letras que vem antes.
Perda de compressão dos anéis também pode dar impressão de haver carbonização do motor, mesmo que ele não haja fumaça de óleo no escapamento.
O caso mais comum de carbonização para este tipo de motor é quando óleo fino é usado ou quando há um pequeno vazamento de óleo pelos aneis durante a fase de compressão. Neste caso a queima é perfeita e os resíduos do óleo ficam impregnados na câmara de combustão. Não há como ter certeza se o problema é esse ou não.
Recomenda-se fazer primeiro um teste de compressão para depois verificar se há problemas de carbonização. Se for preciso limpar o motor, o método de desmontagem e limpeza é melhor que o método de bombeamento de detergente para dentro do motor.
2006-10-03 06:06:01
·
answer #1
·
answered by Eduardo Costa 4
·
0⤊
0⤋
No meu eu uso aqueles "engine flush". É tipo um solvente que se coloca antes da troca do óleo, limpa todas as borras. A cada 6 meses tiro as velas e passo uma escovinha de cobre nelas, tira todo o carvão.
2006-10-04 12:02:33
·
answer #2
·
answered by CSS™ 7
·
0⤊
0⤋
não sei.procura um bom mecânico
2006-10-03 15:05:34
·
answer #3
·
answered by leonardo 6
·
0⤊
0⤋
Acho que o mesmo em todos os carros, quando começam a criar carvão pior ainda por excesso de óleo, ainda mais esses catalizadores de escapamento.
2006-10-03 13:18:25
·
answer #4
·
answered by Night Angel (Yuji) 3
·
0⤊
0⤋