Livre arbítrio é o equivalente a liberdade de escolher algo.
Quanto aquilo que vc desenvolve nos detalhes... Ninguém disse que a obra de Deus terminou... pode estar apenas em desenvolvimento. Segundo, sim, a liberdade exige responsabilidade, ou seja, aguentar as consequências. Logo, se se pratica algo errado terá que se arcar com as consequências. Terceiro, os anjos são divinos (provenientes de Deus), mas podem não ser perfeitos. Quarto, admitindo que Deus existe, ele é que saberá o propósito de cada coisa que criou e que acontece. Quinto, se todo mundo fosse igual não haveria evolução, logo estaríamos a caçar e falando Uga-uga.
Por fim, o que é necessário é acreditar em Deus e não se limitar ao que se está escrito aqui e ali. Lê, interioriza, reflete e forma a tua própria opinião. E já agora, também já tive esse tipo de dúvidas, e tive que chegar a conclusão do que acabei de te falar.
Segue o teu caminho. O próprio Jesus Cristo foi contra muita das Leis judaicas do seu tempo (Antigo Testamento). O importante é acreditar!
P.S. Não sou nenhum crente fanático!
Já agora... vc que parece que quer detonar tudo, aproveite e leia a parte da Biblia sobre o livro do Génesis - que pertence ao Antigo Testamento . Vai se surpreender e se questionar ainda mais. Por exemplo: Sabia que as filhas de Lot (que era ou enteado, sobrinho ou irmão de Abrãao) "fizeram aquilo com ele (pai)" por ter medo de "não conhecer" homem nenhum e não ter mais filhos? A explicação que eu li no rodapé da Bíblia, é que naquele tempo era permitido "relações próxmias ente membros da família".
Apesar disso e outras coisas, o melhor é acreditar e ter a sua fé (de uma forma ou de outra). Filtra tudo e retem o que for mais importante!
2006-10-02 13:50:42
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Então quer dizer que vc preferia ser um fantoche , manipulado, independente do que isso resultaria para vc e para outros? Não gostaria que tivesse liberdade de escolha para sua vida? Já se imaginou totalmente manipulado, sem poder fazer absolutamente nada?
Não se esqueça que, apesar dessa liberdade, sofremos as consequências por aquilo que fazemos.
Mas, para que haja responsabilidade, há regras a serem obedecidas, senão, é claro, vira baderna. O livre arbítrio deve ser seguido por responsabilidade, e foi isso que Deus quis que todas as suas criaturas INTELIGENTES entendessem e fizessem: servimos e adoramos a Deus pq o amamos de coração e não pq somos obrigados.
2006-10-02 20:46:56
·
answer #2
·
answered by xx 4
·
1⤊
0⤋
Não sou evangelico,mas pesquisei e encontrei algo:
Livre-arbítrio
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Wikipédia possui o
Portal de filosofia
{{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}
Livre-arbítrio (ou livre-alvedrio) é a crença ou doutrina filosófica que defende que os homens têm o poder de escolher suas ações. (O conceito foi estendido em certas ocasiões a animais e computadores com inteligência artificial.) Tal crença foi defendida como importante para o julgamento moral por diversas autoridades religiosas e criticada por filósofos como Spinoza e Marx.
A expressão costuma ter conotações objetivistas e subjetivistas. No primeiro caso indicam que a realização de uma ação por um agente não é completamente condicionada por fatores antecedentes. No segundo caso indicam a percepção que o agente tem que sua ação originou-se na sua vontade. Tal percepção é chamada algumas vezes de "experiência da liberdade".
A existência do livre-arbítrio tem sido uma questão central na história da filosofia e na história da ciência. O conceito de livre-arbítrio tem implicações religiosas, morais, psicológicas e científicas. Por exemplo, no domínio religioso o livre-arbítrio pode implicar que uma divindade onipotente não impõe seu poder sobre a vontade e as escolhas individuais. Em ética, o livre-arbítrio pode implicar que os indivíduos podem ser considerados moralmente responsáveis pelas suas ações. Em psicologia, ele implica que a mente controla certas ações do corpo.
2006-10-02 20:45:54
·
answer #3
·
answered by Paulo 7
·
1⤊
0⤋
Livre arbitrio, e o direito que Deus deu a todos nos, de fazer-mos o que quizer de nossas vidas. Mas e preciso saber, que somos responsaveis pelos nossos atos. Entao voce vai colher o que plantar. Boa sorte na sua escolha.
2006-10-02 20:39:31
·
answer #4
·
answered by Amiga vitual 3
·
1⤊
0⤋
1ºDEUS NÃO FALHOU
2ºELE NOS DEU LIVRE ARBITRIO PARA TERMOS O DIREITO DE ESCOLHER ENTRE O SERTO E O ERRADO
JESUS AO A SATANAS
3ºELE NÃO É UM TIRANO QUE IMPOEM AS REGRAS
4ºQUEM CRE SERÁ SALVO OK
5ºPARE DE CRITICAR OU JULGAR,LEIA A BIBLIA E TERÁ O CONHECIMENTO QUE PRECISA
6ºNÃO EXISTE CRENTE DE FIM DE SEMANA
CRENTE ATE O DIABO É
É PRECISO TER UM ENCONTRO COM JESUS
E PARA ISSO A PESSOA PRECISA CONHECER A PALAVRA
PORTANTO SABER TANTO QUANTO SEUS LIDERES POIS A PALAVRA É UMA SÓ
OU SEJA AS RESPOSTAS TERAM O MESMO SIGNIFICADO
DICAS DE SITES
WWW.ONGRACE.COM
WWW.TABERNACULONET.COM.BR
WWW.SPACEGOSPEL.COM.BR
JESUS TE AMA
BJUSS
2006-10-06 13:58:22
·
answer #5
·
answered by Jaqueline 3
·
0⤊
0⤋
Não sei se entendi a sua linha de raciocínio... Vc quis dizer que Deus não impôs regras? Considerando a Bíblia, acho difícil dizer isso...
Se não tivéssemos livre arbítrio, seríamos simples marionetes, como mtos já disseram. O homem não foi feito para pecar, porém foi induzido pelo anjo caído em forma de serpente. Não que isso tire sua culpa.
Perfeito só há um: Deus. Todos os outros são passíveis de falha. Deus sabia que o homem pecaria, portanto ele não falhou, simplesmente não quis brincar de casinha controlando marionetes, mas quis dar vida própria a sua criação. Infelizmente, a criação resolveu se voltar contra ele e sofreu as conseqüências. Mas isso não foi culpa de Deus e sim do próprio homem que escolheu seguir o caminho que Deus não tinha aprovado. E ele pôde fazer essa escolha pq tinha livre arbítrio.
Desde o Gênesis, Deus planejava mandar um salvador para nós:
"Porei inimizade entre ti (a serpente) e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." - Gn 3:15
Sendo a descendência da mulher, Jesus, que feriu a cabeça de Satanás.
Obviamente, como muitos já disseram, o livre arbítrio não pode ser exercido sem responsabilidade e, em momento algum, Deus disse o contrário. Toda ação nossa tem sua conseqüência.
O pecado dos anjos e do homem TEVE suas conseqüências, que foram enormes, por sinal. Não entendi pq vc seguiu por essa linha.
Se não tivéssemos pecado, estaríamos no jardim do Éden até hj. Se Lúcifer e seus anjos não tivessem pecado, não estariam fadados a arder no inferno pela eternidade e ainda estariam vivendo com Deus nos céus.
2006-10-05 22:57:51
·
answer #6
·
answered by kikovsk 1
·
0⤊
0⤋
Ehhhh esta pergunta ta dandoo q falar, pior q a coisa nao ta legal pro teu lado, da pra ver q na maioria as pessoas acreditam na vida inteligente hehehe, bom eu prefiro asism tmbm, ate pq eh isso que explica todas as coisas, afinal sem vida inteligente nao teria nada, muitos acreditam em teorias e uma muito aceita eh a do big bang q em sumo prova a existencia de um Deus inteligente capaz de do nada gerar toda a vida como conhecemos, antes assim do que alguem dizer que tudo sempre existio, HA !
CARA ! ! !
NA VERDADE O LIVRE ARBITRIO EH O Q NOS DIFERENCIA DOS ANIMAIS, QUE TORNOU POSSIVEL ADAO E EVA ESCOLHER TENTAR TOCAR A VIDA SOSINHOS SEM OBEDECER AS ORDENS DE DEUS, CLARO Q NAO FORAM FELIZES NEM OS FILHOS DELES, MAS ACREDITO Q ISSO NAO VAI DURAR MUITO, NOS TEMOS A ESCOLHA DE NAO LEVAR A VIDA SOSINHOS E TEMOS A OPORTUNIDADE DE LEVAR A VIDA DE FORMA QUE ELA AGRADE A DEUS SIM.
MESMO QUE VC NAO ACREDITE EM NADA O Q VC TEM A PERDER? VAI MORRER QNDO FICAR VELHO ... A VIDA EH Q NEM UM CARRO VC TEM Q LEVAR ELE DIREITINHO PRA NAO ACABAR CEDO COM ELE.
2006-10-03 12:55:25
·
answer #7
·
answered by Alexandre P 4
·
0⤊
0⤋
O homem e a maior criacao de Deus. O mundo foi criado para ele. Seu bem-estar e a maior preocupacao do Pai. Porem, Deus nao faz do homem uma peca de jogo. Ele o persuade e direciona, mas nunca o forca. O homem e livre para escolher seu proprio caminho. Nao existe predestinacao na teologia mormon. O livre-arbitrio e uma dadiva sagrada, divinamente concedida. Aqui esta a resposta para uma antiga pergunta: "Se Deus ama seus filhos porque Ele permite que haja guerras, contendas e coisas malignas?" Por que Ele considera inviolavel o direito de escolha dado ao homem para decidir seu proprio caminho, entre o bem e o mal, entre a vida e a destruicao.
Ao homem foi concedido o arbitrio para escolher o bem ou o mal. Disse o profeta Lei a Jaco:
"Portanto, os homens sao livres de acordocom a carne; e todas as coisas que lhes sao dadas. E estao livres para escolher a liberdade e a vida eterna, por meio da grande mediacao detodos os homens, ou para escolher o cativeiro e a morte, de acordo com o cativeiro e o poder do demonio; pois que ele procura tornar todos os homens tao miseraveis como ele proprio".
Repito: cada um de nos pode escolher o certo ou errado. Mas essa escolha traz consequencias inevitaveis. Aqueles que escolhem violar os mandamentos de Deus correm grave risco espiritual e fisico. Diz o Apostolo Paulo: "O salario do pecado e a morte". (Romano 6:23)
Jaco ensinava: " Lembrai-vos de que ter a mente carnal e morte e ter a mente espiritual e vida eterna".
Certamente, Nosso Pai nos ceus ama seus filhos e filhas. Ele confia em nos. Essa propria confianca torna-se uma barra de ferro `a qual devemos-nos apegar enquanto caminhamos na estrada da mortalidade. Alguns tropecam e erram violando essa confianca. Eles sao responsaveis pelo que eles fazem.... .
Confianca e responsabilidade sao duas grandes palavras que devem guiar nossa vida se quisermos viver alem de nos mesmos e atingir niveis mais altos de servico.
As decisoes que tomamos, individual e pessoalmente, formam a textura de nossa vida. Ela sera bela ou feia, de acordo com os fios usados para tece-la. Desejo dizer, em especial aos rapazes aqui presentes, que nao podem assumir comportamentos inadequados sem ferir a beleza da textura de sua vida. Os atos imorais de qualquer tipo enfeitarao os fios. A desonestidade, de qualquer tipo, cria manchas. O linguajar sujo rouba a textura de sua beleza
"Faze o bem escolhendo o que e certo" e o chamado feito a cada um.
2006-10-03 08:14:46
·
answer #8
·
answered by Eri Kitty 2
·
0⤊
0⤋
É poder escolher o que fazer, mas pelo exercício dessa escolha o homem cria fatalidades, pois os resultados dessas escolhas são inevitáveis.
2006-10-02 23:29:45
·
answer #9
·
answered by Justina 6
·
0⤊
0⤋
É verdade. Deus errou, tanto que, quando foi criar a Terra no laboratório do colégio, ocorreu o Big Bang e tudo saiu do controle.
Depois quando esfriou, as coisas pioraram. Tempos depois surgiu um tal de orangotango que também saiu de controle, e evoluiu para homem, comprovando mais uma vez a Sua falha (porque, em alguns casos, era melhor ter continuado orangotango mesmo).
Depois teve que expulsar Adão e Eva do jardim criado especialmente para eles, porque comeram uma fruta que Ele mesmo colocou lá.
Daí o mundo foi evoluindo, evoluindo, até hoje. Não adiantou dilúvio, torre, travessia a seco de mar, nada. Nem o filho Dele que curou cegos, paralíticos e doentes mentais na frente de todos reconheceram.
Realmente, foi Deus quem errou... É um infeliz...
2006-10-02 23:07:58
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
é o coringa explicativo para á discrepância entre criador e criatura.
2006-10-02 22:51:36
·
answer #11
·
answered by Atanásio 6
·
0⤊
0⤋