Isso é conversa mole. O racismo tá tão encrustado em noss cultura que nunca se ouve falar de possíveis características como "os negros tem a voz de canto mais bonita" ou "tem musculatura mais forte" ... só se escuta lenda a respeito de aspectos depreciativos.
2006-10-02 11:54:47
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
4⤋
Cheiro do corpo. O cheiro do corpo pode afetar o relacionamento social, como é o caso do cheiro de suor, a bromidrose, (suor malcheiroso) e do mau hálito, ou pode afetar apenas o relacionamento entre duas pessoas, como é o caso dos odores em partes íntimas.
Origem do odor. Como a maioria dos animais, o homem tem dois tipos de glândulas sudoríparas, as glândulas ecrinas, que produzem apenas líquido refrescante para o corpo, e as glândulas apocrinas, cuja secreção transporta gorduras e proteínas das células para o exterior do corpo.
As glândulas ecrinas estão distribuídas por todo o corpo e abrem diretamente na superfície da pele. Elas respondem prontamente a tensões ou ao calor. O suor que produzem é um plasma filtrado incolor que é 99% água e 1% outras substâncias químicas como compostos de sódio, cloro, potássio, cálcio, fósforo e ácido úrico.
As glândulas apocrinas, ao contrário, concentram-se em certas áreas peludas: nas axilas, na parte cabeluda da cabeça, e nas regiões umbilical, pubiana e anal. O suor que produzem vaza para os folículos capilares (raiz dos cabelos), e não diretamente sobre a pele. A secreção das glândulas apocrinas é alimento para as bactérias que estão na epiderme, e os produtos do metabolismo das gorduras e proteínas secretadas, digeridas pelas bactérias, é que produzem o cheiro desagradável do suor.
Raças. Nos estudos sobre características raciais, - uma das preocupações mais fortes da sociologia em fins do século XIX e primeira metade do século XX -, indicaram que são os europeus e africanos que possuem maior quantidade de glândulas sudoríparas do tipo apocrina. A raça mongol tem menor quantidade, e nas axilas, onde a concentração é normalmente maior nas duas primeiras raças, os mongois podem não ter nenhuma, ou ter muito poucas. Os japoneses quase não tem odor nas axilas. Ao tempo da escravatura, os negros africanos se queixavam do cheiro dos mercadores franceses que iam comprar negros na África: diziam que cheiravam a "galinha molhada". No entanto, algumas etnias negras têm odor mais forte que os brancos.
Genética. Além da tendência racial, a genética individual faz variar a intensidade do odor entre membros do mesmo grupo étnico. Variam individualmente a distribuição, a quantidade e a intensidade da atividade das glândulas sudoríparas. Algumas pessoas têm hiperidrose axilar, ou excesso de suor nas axilas, que deixa grandes manchas na roupa. Essas pessoas geralmente não têm bromidrose porque a sudorese das glândulas écrinas lava as secreções produzidas pelas glândulas apócrinas que são as responsáveis pelo cheiro forte de suor.
Atividade física intensa. As pessoas de qualquer raça que caminham muito, ou passam muito tempo em ambientes quentes e fechados, adquirem cheiro de corpo; o suor se acumula sobre a pele e impregna as roupas, quando essas são pouco ventiladas ou muito absorventes, e as secreções rapidamente deterioram devido a alimentarem as bactérias que existem na pele.
Alimentação. Outro fator é a alimentação. O que a pessoa come como base de sua alimentação pode provocar cheiro do corpo. Eu próprio constatei, em uma área onde a população consumia muita rapadura, - embora não fosse uma região canavieira -, que as pessoas tinham um intenso odor de açucar mascavo.
Fungos. São causa do mau cheiro nos pés os fungos, que provocam fissuras entre os dedos ou se concentram em pequenos nódulos na base dos artelhos na micose conhecida como pé de atleta. É, no entanto, um cheiro diferente do cheiro produzido por bactérias a partir do suor. É inútil tentar resolver o problema com qualquer tipo de talco. É necessário um bom fungicida, que um farmacêutico experiente saberá indicar.
Vestuário. As roupas retêm o calor do corpo e por isso favorecem o suor e a conseqüente produção dos resíduos bacteriológicos que geram o mau cheiro. Mas o odor pode inclusive provir da própria roupa, e não do suor. Alguns tecidos sintéticos usados em camisas ficam mau cheirosos quando aquecidos pelo calor do corpo. Também a roupa que é lavada mas não perde todo o sabão, ou que demora a secar, principalmente na época de chuva, adquire odor desagradável.
2006-10-02 11:51:58
·
answer #2
·
answered by TIOZIM 5
·
7⤊
1⤋
sim,
2006-10-02 11:58:05
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
4⤊
1⤋
ACHO QUE SIM !!!!!ALGUMAS..
2006-10-05 08:34:27
·
answer #4
·
answered by tevez 5
·
0⤊
0⤋
É verdade e a essas pessoas que deram resposta negativa,lamento,mas não tem nada a ver com preconceito. Negros são pessoas normais,como todo mundo e que obviamente merecem respeito.
O texto longo acima é verdadeiro e vc(autora do tópico),pode procurar em outros sites sérios.
Existe uma base científica pra isso.
2006-10-02 12:08:41
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
2⤊
2⤋
Não,odor na axilas é provocado por bactérias, suor abundante ou exagerado pode ter por vários fatores, até estresse.....Como nos pés que tem "chule" provocado por bactérias...é só usar uma pomada bactericida e manter higiene..pega sabia, usando roupas de outra pessoas..
2006-10-03 05:30:46
·
answer #6
·
answered by betowicca 6
·
0⤊
1⤋
Bom,ela a autora do topico...
Tadinha..
Ela não tinha a intensão de...
Mas as vezes essas perguntas do tipo se denominam preconceito...
Tem muita gente de pele clara que pode sim,soar mais do uma de pele escura..
Isso é historia e preconceito!...
2006-10-02 13:59:18
·
answer #7
·
answered by _Jé_ 1
·
1⤊
2⤋
parece que sim, mas não tenho certeza
2006-10-02 11:51:10
·
answer #8
·
answered by talita 1
·
0⤊
1⤋
Não sei. Quanto tiver a resposta me avise por favor. Fiquei curiosa.
2006-10-02 11:48:33
·
answer #9
·
answered by lua_sol120 5
·
0⤊
1⤋
cheira a preconceito
2006-10-02 11:58:05
·
answer #10
·
answered by eu mesmo 5
·
0⤊
3⤋