English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ando lendo que o Espiritismo não é Cristão... Que o Espiritismo é racista... Que o Espiritismo é obra do Diabo...! Mas essas acusações vem de quem? Arrisco dizer que 90% desses ataques vem de uma única religião! Mas quantos desses acusadores estudaram a fundo o Espiritismo para saber do que estão falando? E com base no que propagam essas loucuras! Algum espírita considera-se não-cristão? Acho que não... Algum espírita acredita estar conversando com demônios? Algum espírita simpatiza com o Diabo? Ou algum espírita deseja não agradar a Deus...? Mais uma coisa: quem deu autoridade à essas pessoas para que se auto-proclamassem portadores da verdade? Jesus? Não vejo em nenhum trecho da Bíblia isso escrito!

2006-10-02 03:40:05 · 29 respostas · perguntado por Makoto 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

De Cristo, você queria me convencer???

Esse seu "deus" é realmente legal mesmo... Manda matar, condena, executa, fulmina, julga, elimina, massacra! Bem divino isso! Pode ficar com seu "deus", que eu quero é distância dele!

2006-10-02 04:00:05 · update #1

Rogério, não me lembro de ter escrito que sou perfeito... E não acredito num Deus tirânico!

2006-10-02 05:00:12 · update #2

Guardião, tô morrendo de medo... Por que não lê as respostas da Vovózinha e da Leyloca para aprender como se expõe uma opinião sem incitar o pavor de Deus!

2006-10-02 08:54:25 · update #3

29 respostas

Makoto, fico apenas muito chateado quando colocam a religião espírita como "obra de satanás".

Uma religião que prega apenas amor ao próximo, pureza de espírito, busca pelo bem e por melhorar, baseado no amor de Cristo... como poderia ser obra de "satanás"? Como poderia o demônio pregar o amor?

Não ver na crença espírita a sua verdade é um direito de todos, pois eu também não vejo nas outras crenças, porém, essas acusações são mostras claras de cegueira ideológica e fanatismo.

Vivamos em paz irmãos, e que possamos buscar todos a nossa elevação, idependente da religião, Cristo não é propriedade de nenhuma organização religiosa....


Reencarnação bíblica:

Este texto é um pouco longo, mas cabe a leitura, e a racionalização sobre o conteúdo...

A bíblia e Jesus falam sim em reencarnação, porém, se referindo a ressureição, o que difere dos dois conceitos:

Ressureição: É quando o corpo volta a vida, ou seja, o corpo morto se reanima, a bíblia cita as ressureições de Jó, Lázaro e de Jesus, todos milagres de Cristo.

Reencarnação: O espírito, imortal, volta a vida numa nova existência, animando um novo corpo.

Temos em Mateus:
Cap 17
10. Em seguida, os discípulos o interrogaram: Por que dizem os escribas que Elias deve voltar primeiro?
11. Jesus respondeu-lhes: Elias, de fato, deve voltar e restabelecer todas as coisas.
12. Mas eu vos digo que Elias já veio, mas não o conheceram; antes, fizeram com ele quanto quiseram. Do mesmo modo farão sofrer o Filho do Homem.
13. Os discípulos compreenderam, então, que ele lhes falava de João Batista.

Nessa passagem, Cristo deixa subentendido que João Batista seria a reencarnação de Elias.

Cap 11
11. Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.
12. Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam.
13. Porque os profetas e a lei tiveram a palavra até João.
14. E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar.
15. Quem tem ouvidos, ouça.

Nessa passagem, Cristo deixa CLARO que Batista era a reencarnação de Elias.

Ainda em Mateus:

Cap 14
1. Por aquela mesma época, o tetrarca Herodes ouviu falar de Jesus.
2. E disse aos seus cortesãos: É João Batista que ressuscitou. É por isso que ele faz tantos milagres.

Perceba que Herodes usa o termo "Batista que RESSUSCITOU". Mesmo sendo engano de Herodes, tendo Jesus nascido na Galiléia, com pai e mãe conhecidos, ele não estaria ressuscitando

Batista, e sim Reencarnando. Mostra-se claramente então que, a tradução da bíblia foi feita de forma a afirmar uma única existência, ou na época não se separava o conceito de reencarnar e ressurgir, ou não existia palavra específica para cada termo, é como se na verdade estivesse escrito Reviveu, que abrangeria os dois conceitos.

Mostra-se exemplo parecido na tradução quanto a frase: "É mais fácil um CAMELO passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino dos Céus." Na verdade, em vez de camelo, seria CABO (corda), o fato é que as cordas eram feitas com pêlos de camelos, e existia a mesma palavra para se referir ao camelo e a corda. Obviamente que Cristo mostrou a dificuldade de um rico entrar no reino dos céus, porém, a tradução fez dela muito maior.

Temos em João
Cap 3
1. Havia um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és um Mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes, se Deus não estiver com ele.
3. Jesus replicou-lhe: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus.
4. Nicodemos perguntou-lhe: Como pode um homem renascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez?
5. Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus.
6. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito.
Cap6
63. O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida."

Este trecho, interpretado como sendo o conceito do batismo feito pelas igrejas católicas, e protestantes, também é a mostra da reencarnação. Jesus em várias citações mostrou que o batismo feito por Batista era simbólico, e não real. Quando Cristo cita "quem não renascer da água" faz mensão a um novo corpo, naquela época acreditava-se que a água era formadora da vida, como na Gênesis "O espírito de Deus pairava sobre as águas", "Que das águas surja o firmamento".

Algumas pessoas defendem que os Apóstolos teriam erradamente entendido o mestre acreditando ser Batista a reencarnação de Elias. Porém, isso contraria ao conceito de que a bíblia teria sido escrita por inspiração divina, mostraria que sim, existiram conceitos particulares dos autores escritos na bíblia, e não apenas palavras de Deus, quebrando um dos grandes conceitos bíblicos.

Sei que alguns escreverão "mentiras do diabo" sobre o texto que escreví, porém, somente citei palavras do próprio Cristo. Para os que acreditam que eu estaria interpretando de forma tendenciosa o texto bíblico, porém, vamos analisar a proibição de levíticos quanto a necromancia e advinhação.
Necromancia é um processo onde usa-se despojos corporais para comunicar-se com o espírito, nem precisa ser citado o quanto é terrível esse tipo de ato. O espiritismo nunca usou necromancia. O espiritismo jamais usou das comunicações para adivinhações.
Além disso, vemos nessa lei também uma contradição. Enquanto a lei de levíticos e deuteromômios proibe a comunicação com os mortos, outros livros bíblicos de outros autores, escrevem que o espírito se encontra inerte em um local esperando o juízo.
Em tempo, se havia a proibição em comunicar, é porquê existia comunicação, afirmar o contrário é o mesmo que aceitar a proibição "NÃO NADE NA GRAMA".
O fato é que, acerca do que escreví acima, ví uma versão da tradução bíblica que o texto foi escrito: "Não vos dirijais aos espíritas nem aos adivinhos: não os consulteis, para que não sejais contaminados por eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus."
Fica claro que o texto foi tendenciosamente interpretada a fim de difamar a religião espírita.

Lendo o livro do apóstolo João, do novo testamento, vemos ele anunciando que o Espírito da Verdade vindo revelar as palavras de Deus futuramente, muitas das codificações do livro dos espíritos foi ditada pelo Espírito da Verdade.
Por fim, os evangélicos dizem ser a mediunidade uma inverdade, "mentiras de satanás", porém, aceitam o fato do Espírito Santo agir sobre eles, inspirar línguas e curas, perceba que tudo isso não passa de mediunidade, mostra-se aí então, outra grande contradição.

2006-10-02 03:56:44 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Makoto,
Sou cristã evangélica e nunca ouvi todas estas acusações a respeito dos Espiritismo. Talvez você, em virtude do seu amor a Deus, e de ter os seus sentimentos ofendidos, esteja exagerando e acaba acusando também outra religião, cujos participantes também podem ficar ofendidos e magoados. Da minha parte, eu lhe peço perdão pelos meus irmãos que o ofenderam.
Assim, eu gostaria de fazer algumas colocações:
Em primeiro lugar: a palavra "cristão" é derivada da palavra "Cristo" e significa alguém que crê, aceita e declara que Jesus Cristo é o unigênito Filho de Deus, que, encarnado, morreu, está vivo e que Ele é o único caminho para a salvação, isto é, para a purificação dos pecados através do Seu sangue. Ao aceitar tudo isto o cristão aceita que o seu "eu" pecador morreu também (significado do batismo) e que ressurgiu um novo "eu", um escravo de Jesus. Para nós, as obras não salvam! Só o sangue de Jesus! As boas obras são reflexos desta nova criatura, que é um servo, um escravo de Jesus! Só que Jesus é tão bom, que nos considera como irmãos! De tudo o que eu escrevi, posso dar a citação bíblica.
Portanto, o espírita, ao aceitar que a "salvação", ou "evolução" se dá através das boas obras, das seguidas reencarnações, não pode ser cristão. Isto não quer dizer que os espíritas não sejam boas pessoas! Eles são os mais caridosos que existem. A maioria dos orfanatos, asilos, creches, hospitais, leprosários, etc., sem fins lucrativos são espíritas. Os espíritas investem massissamente (ou massiçamente? deu branco) na caridade, mas boas obras pois é através delas que eles creem alcançar este estado elevado de purificação.
O espírita também não crê que Jesus Cristo é Deus! Ele crê que Jesus é um espírito de luz, muito elevado (talvez o mais elevado), mas que é um ser criado por Deus, assim como os anjos, como o homem, como os demais espíritos.
É por isto que o espírita, apesar de amar a Deus, amar e praticar a caridade, não é pode ser considerado cristão!
Em segundo lugar, nós, os evangélicos, cremos na Bíblia, e os espíritas também. Interpretam-na diferentemente de nós.
Então, se nós cristãos e e vocês espíritas amamos verdadeiramente a Deus, se desejamos fazer a vontade de Deus, se amamos verdadeiramente o próximo, e se queremos a "salvação", devemos ser humildes. Devemos amar-nos uns aos outros, não nos agredirmos e devemos procurar a verdade. Onde? Em Deus, dentro do nosso espírito!
Entremos nos nossos quartos, e perguntemos a Deus a respeito de tudo isto. Peçamos que Ele nos ilumine e nos mostre o caminho certo.
Que nós, os evangélicos, sob esta orientação divina, procuremos não a nossa interpretação da Bíblia (o que tem causado a formação de tantas diferentes denominações) mas a interpretação do Espírito Santo das passagens difíceis, principalmente sobre a invocação dos espíritos dos mortos.
Que vocês, espíritas, sob esta orientação divina, procurem com os próprios espíritos elevados, a orientação sobre estas passagens difíceis, principalmente sobre ser Jesus o Filho de Deus, e Deus como Ele, o único caminho para se chegar a Deus.
E que nós, como seres humanos criados e amados pelo mesmo Deus, possamos combater, não uns aos outros, mas as guerras, as agressões contra o meio ambiente, a concentração de renda, a fome, a miséria, o Diabo, que quer matar, roubar e destruir o ser humano!
Makoto, parece que eu me entusiasmei, né? Mas, gostaria de terminar com as palavras de Jesus:
"O Meu mandamento é este, que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei." João 15:8. A paz!

2006-10-02 13:11:42 · answer #2 · answered by Vovó (Grandma) 7 · 2 0

Conceito é muito diferente de preconceito! Aquele que julga e classifica o que não conhece, nos dá a prova material de que não falam em nome de nenhum deus, mas apenas baseados em seus preconceitos, frutos da absoluta falta de conhecimento de causa! O espiritismo é só mais um dos tantos caminhos abertos pelo homem em busca de evolução! Tão bom e tão ruím quanto os outros!!

2006-10-02 12:26:50 · answer #3 · answered by Dhraxlu 5 · 2 1

Você está sendo radical demais. Nem todos os cristãos, espíritas e ateus são iguais. Tem pessoas que respeitam a sua opinião; como eu, que sou evangélica.

Eu não vou e nem quero te convencer de nada.
Quem convence é o Espírito Santo de Deus.

Se você acha que o espiritismo para você é a coisa certa; continue.

Que eu me lembre, nunca chamei ninguém de racista. Não estou aqui pra isso.

Se você acha que não é obra do diabo; continue.

Eu não estou e nem vou acusar você e nem ninguém de nada.
Cada um aqui é maduro e inteligente para pensar e tirar suas próprias conclusões.

Leio um livro , "UM SINAL DOS TEMPOS" fala do espiritismo e outras religiões.

Se você se acha crente; não conversa com demônios, não se simpatiza com o diabo; você deseja agradar a Deus; o por que está tão chateado? Continue a sua vida!


Agora, eu Creio na palavra de Deus; e a Bíblia é a verdade.

Quero desejar-lhe boa sorte em sua caminhada.



beijinhos.

2006-10-02 11:45:53 · answer #4 · answered by Leyloca 6 · 2 1

O Espiritismo é Cristão. Pelo simples fato de seus estudos, crenças e tudo mais terem sido feitos baseado nos ensinamentos de Cristo. Portanto, uma das religiões seguidoras de Jesus Cristo.

Se ela é do Diabo ou não, vai depender das outras religiões. Para algumas religiões, tudo que é diferente é coisa do Diabo. Para outras, tudo que é bom vem de Deus e tudo que é ruim vem do Diabo. Outras ainda dizem que tudo depende do que a gente faz com a nossa vida. Por fim, tem algumas religiões ainda que adoram o tal do diabo e mesmo assim fazem o bem.

O que seria o Diabo? Se significa tudo de ruim do mundo, o Espirtismo não pode ser classificado como coisa do Diabo. Se significar que é tudo que tem de diferente, então é, ué?

2006-10-02 11:37:05 · answer #5 · answered by savioladeira 3 · 2 1

Moisés proibiu a comunicação com os mortos devido a inadequação do povo em sua época para compreender a sublimidade de tal cometimento, mas na passagem da transfiguração entendemos que "com Jesus" (embasamento cristão), a comunicação pode e deve ser feita. O Apóstolo Paulo, utilizando a palavra profeta (o mesmo que médium), se refere até a como agir numa reunião mediúnica. E o João, em sua primeira epístola(1), diz: "Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.", dando a entender então que existe comunicação com os espíritos e que existem os que vêm de Deus (superiores) e os que não vêm de Deus (inferiores).
O apego às escrituras do Velho Testamento, muitas vezes desconsiderando-se o que diz o Novo Testamento, demonstra um desacordo com Jesus Cristo, que reformulou muitas coisas.
A verdade não precisa de defensores, ela, mais cedo ou mais tarde, se impõe pelo simples fato de ser a Verdade.
Sejamos sinceros na nossa busca pelo bem.
Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. O Espiritismo, na figura do consolador prometido por Ele (2), vem nos clarear a Sua mensagem.

2006-10-02 11:25:14 · answer #6 · answered by Anonymous · 2 1

Existem 3 correntes cristãs:Catolicismo, Protestantismo e Espiritismo. O Catolicismo permanece imutável a 2006 anos, focando no Cristo crucificado e ressucitado,que se sacrificou para nos salvar; o Protestantismo nasceu durante a Reforma de Martinho Lutero e se proliferou pela infinidade de igrejas evangélicas pelo mundo, cada uma com sua filosofia propria, mas também focando em Jesus Cristo como o Salvador que perdoa os pecadores arrependidos, mas destiuindo a santidade de Maria e dos Santos Católicos; Já o Espiritismo, nasceu da Doutrina filosófica do médico conhecido como Alan Kardek.É uma doutrina científica, porém é cristã, pois divulga os ensinamentos, a sabedoria e o amor de Jesus Cristo. O Espiritismo diz que nada é por acaso, o acaso nao existe, viemos no mundo para sofrer e aprender com os nossos erros.
Leia um dos melhores livros de Allan Kardek, o Evangelho Segundo o Espiritismo.

2006-10-02 11:23:18 · answer #7 · answered by Anonymous · 2 1

As pessoas confundem espiritismo com umbanda, camdomblé e diversas outras seitas, principalmente as de origem africana, as quais, também erradamente, generalizam como "macumba". Quem estiver disposto a estudar com imparcialidade essas seitas e o espiritismo de Kardec, verá que são alicerces totalmente diferentes, eu diria até que opostos, visto que as seitas citadas tem como princípio cultuar esses espíritos em troca de favores tais como as oferendas, exatamente o contrário do que prega o espiritismo que crê que o caminho dos desencarnados é a evolução, e a condição primária para isso é exatamente o desapego de tudo aquilo que é material. O espiritismo é fundamentalmente cristão. Curiosamente, essa religião a qual você se refere, que tanto ataca o espiritismo e o acusa de ser coisa do diabo, é a que mais cultua e existência dele, pois atribui a esse pergonagem tudo de mal que acontece na vida das pessoas. Se a pessoa perdeu o emprego ninguém cogita a possibilidade dela ser péssima profissional ou ter feito alguma besteira, ou simplesmente a empresa estar passando por dificuldade. Não! Foi "trabalho feito"! Separação de casal, doença, falta de dinheiro, tudo, tudo é culpa do dito cujo. Devemos então concluir que todos os homens são perfeitos, que nada fazem de errado que justifique o seu sofrimento. Chega ser cômico o festival de sessões de descarrego que apresentam em seus programas de televisão. Sem falar no comércio de todo tipo de quinquilharia que inventam como óleos, travesseiros, sabonetes e sei lá mais o que, para algum tipo de cura espiritual. Atribuem ao diabo tantas façanhas que o fazem parecer tão ou mais poderoso que o próprio Deus. No entanto, mesmo esse tipo de religião, de alguma forma tem feito bem a muitas pessoas. Cada um acredita naquilo que lhe parece mais coerente, que faz mais sentido, o que não tira de ninguém o direito de concordar ou discordar das demais religiões. Mas vamos com calma com os ataques pois a intolerância religiosa tem sido o pivô das maioria das guerras que a huminidade já assistiu, inclusive nos tempos atuais. A propósito, alguém afirmou que Kardec prega que a raça branca é superior, gostaria que citasse em qual obra existe essa referência.

2006-10-02 11:19:44 · answer #8 · answered by tô doida 3 · 2 1

Oi Makoto.
Tudo bem ?

Com certeza, somos cristãos sim, tanto quanto qualquer um que tenha fé, seja ela de que religião for.
Sabemos que algumas destas religiões, em vez de se conduzir nos ensinamentos, tentam de alguma forma, maldizer de outras religiões.
Mas não nos cabem julgar, e sim continuar a praticar os ensinamentos que o Mestre Jesus nos deixou.
Acredito que você, como eu, sabemos que o diabo não existe, e sim aqueles Espíritos, que ainda são sofredores e não esclarecidos, que por enquanto não conseguem avistar o caminho do Bem, mas que com certeza um dia chegará a Luz.
Continuemos a praticar o Bem, sem tentar difamar qualquer crença.

Um abraço e tenha uma ótima semana.

2006-10-02 11:10:03 · answer #9 · answered by César 6 · 2 1

o maior problema e a distorção de quem ñ conhece a religião espírita,muitos confundem espiritismo com macumbaria,no espiritismo nos acreditamos e jesus cristo e pregamos o evangelho,somos cristãos e diabo e coisa do passado e da mente dos crentes que so querem extorqui dinheiro das pessoas,então esta ai minha resposta.

2006-10-02 10:57:32 · answer #10 · answered by serginhopit 3 · 2 1

fedest.com, questions and answers