English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

um gps que dispara sinal automático de alarme sempre que o avião sofrer queda brusca de altitude, impacto violento ou mesmo quando o piloto acionar este sistema.

2006-10-02 02:48:35 · 7 respostas · perguntado por Witor L 2 em Carros e Transportes Aviação

7 respostas

O Eduardo quase acertou. Na verdade o equipamento a que você se refere chama-se ELT. É um rádio reforçado que dispara um sinal que pode ser capturado por um satélite em horários determinados. Instala-se normalmente próximo à cauda, que é a parte do avião que menos sofre - estatisticamente - nos impactos.
Acontece que o ELT precisa de uma bateria para alimentação. Numa pancada muito violenta ele pode se despedaçar e, sem alimentação, não funciona.
Um parente que sabe que eu sou piloto me ligou por volta das sete da noite, no dia em que o avião da Gol foi dado como sumido. Me perguntou o que havia acontecido. Como não havia sinal da aeronave eu disse a ele que o acidente era gravíssimo. Exatamente porque o ELT não havia funcionado. E ele só não funciona quando o impacto é tão forte que ele acabe destruído junto com a aeronave.

2006-10-02 16:46:46 · answer #1 · answered by Beto 2 · 0 0

Ele possui, mas uma explicação se faz necessária antes.

Nada é imune totalmente ao impacto. Mesmo a caixa preta pode sofrer avarias em uma queda. O que ela possui é um conjunto de salvaguardas para aumentar as chances de resistência.

Uma das salvaguardas é que a caixa preta não possui alimentação de energia interna. Ela depende da energia fornecida pelo avião. Isso para evitar que baterias, pilhas ou capacitores vazem ou explodam com o impacto. Se estes componentes forem colocados dentro da caixa preta, a chance deles danificarem o equipamento é alta, pois são componentes que requerem líquidos ácidos.

Assim, para um equipamento ter maiores chanches de sobreviver a queda, ele não poderia ter fonte de alimentação de energia. E sem energia nada funciona.

O transponder de um avião possui energia própria. Ele possui uma bateria que é carregada. Mesmo que o sistema elétrico do avião entre em pane, enquanto a bateria durar ele transmite o seu sinal.

Mas muitas vezes a bateria não resiste a queda. Mesmo que resista. É um equipamento de potência limitada. Os radares do avião conseguem ter grande alcance quando ele está no ar pela falta de obstáculos. Não existem morros ou montanhas. Mas no solo, o alcance do sinal de rádio do transponder é limitado.

Portanto, existe o transponder para tal. O problema é o sistema de baterias resistir a queda. E em segundo momento, haver espaço livre o suficiente para o sinal ir longe.

A técnica mais eficiente é pelos sistemas de controle de vôo, calcular a região da queda, reduzindo a região a ser vasculhada. E tentar achar o avião pelo transponder, se funcionar e for detectável. Se tudo isso falhar, a busca passa a ser visual.

2006-10-02 10:47:19 · answer #2 · answered by Eduardo Costa 4 · 1 0

Eu creio que com fortes pancadas, nem GPS ficaria intacto.....

2006-10-05 12:38:40 · answer #3 · answered by ☼ Lua Prateada® ☼ 7 · 0 0

vai ve epor ser o modo mais seguro de viajar!

2006-10-02 10:03:27 · answer #4 · answered by mimi 1 · 0 0

O problema é como manter esse aparelho funcionando após impacto e demais condições adversas. Acredito que isso seja um obstáculo difícil de transpor, não sei...

É só ver que as caixas-pretas param de funcionar (ou seja, de gravar dados) na hora do impacto. Porque elas precisam dos sistemas do avião funcionando para gravar dados. E como vai se gerar energia para manter o GPS funcionando?

Não sei, não é minha área de atuação, mas acho que o "x" da questão pode ser esse...

2006-10-02 10:00:42 · answer #5 · answered by Verbena 6 · 0 0

ahh se o aviao explodir acho meio dificil sobrar um gps pra contar história

2006-10-02 09:56:16 · answer #6 · answered by Tah 3 · 0 0

Fiz a mesma pergunta a um monte de gente e ninguem sabe me responder porque nao colocam um aparelho de 200 reais dentro de cada aviao!
Teriam achado o bicho em meia hora depois de ter perdido contato! é só sempre gravar qual foi a ultima recepção do aviao, dai da pra saber certinho quando ele explodiu! Nem precisa de enviador automatico nenhum.. um aparelho simples que envia a localizacao a cada minuto pro satelite..

Nao entendo..

2006-10-02 09:51:39 · answer #7 · answered by hantarao 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers