Quem são?
Estão interessadas em você
AS TESTEMUNHAS DE JEOVà desejam que você as conheça melhor. Talvez já as conheça como vizinhos, colegas de trabalho, ou em outras ocupações do dia-a-dia. Talvez as tenha visto nas ruas, oferecendo suas revistas aos transeuntes. Ou é possÃvel que já tenha falado com elas brevemente à sua porta.
Na realidade, as Testemunhas de Jeová estão interessadas em você e no seu bem-estar. Querem ser seus amigos e falar-lhe mais sobre si mesmas, suas crenças, sua organização, e sobre o que acham das pessoas e do mundo em que vivemos. Para isso, prepararam-lhe esta brochura.
Em quase todos os aspectos, as Testemunhas de Jeová são pessoas iguais a todas as outras. Têm problemas normais - econômicos, fÃsicos e emocionais. Ãs vezes cometem erros, pois não são perfeitas, nem inspiradas, nem infalÃveis. Mas procuram aprender de suas experiências e estudam diligentemente a BÃblia para fazer os ajustes necessários. Dedicaram-se a Deus para fazer a Sua vontade e empenham-se em cumprir essa dedicação. Em todas as suas atividades procuram a orientação da Palavra de Deus e de Seu espÃrito santo.
Estão dedicadas a Deus
para fazer a Sua vontade
Para elas, é de importância vital que suas crenças se baseiem na BÃblia, e não em meras especulações humanas ou em credos religiosos. Pensam assim como o apóstolo Paulo, que se expressou sob inspiração: “Seja Deus achado verdadeiro, embora todo homem seja achado mentiroso.” (Romanos 3:4, Tradução do Novo Mundo*) No que se refere aos ensinos apresentados como verdade bÃblica, as Testemunhas endossam fortemente o proceder seguido pelos bereanos, quando ouviram o apóstolo Paulo pregar: “Recebiam a palavra com o maior anelo mental, examinando cuidadosamente as Escrituras, cada dia, quanto a se estas coisas eram assim.” (Atos 17:11) As Testemunhas de Jeová crêem que todos os ensinos religiosos deviam ser submetidos a esta prova, de estar de acordo com as Escrituras inspiradas, quer o ensino seja apresentado por elas, quer por outros. Convidam-no e exortam-no a fazer isso nas suas palestras com elas.
Crêem que a BÃblia é a
Palavra de Deus
à base disso, vê-se que as Testemunhas de Jeová crêem que a BÃblia é a Palavra de Deus. Consideram seus 66 livros como inspirados e historicamente corretos. O que comumente se conhece por Novo Testamento, elas chamam de Escrituras Gregas Cristãs e, o Velho Testamento, de Escrituras Hebraicas. Baseiam-se em ambas, tanto nas Escrituras Gregas como nas Hebraicas, e tomam-nas literalmente, exceto quando as expressões ou o contexto obviamente indicam que o sentido é figurado ou simbólico. Entendem que muitas das profecias da BÃblia já se cumpriram, que outras estão-se cumprindo e outras ainda se cumprirão.
SEU NOME
Testemunhas de Jeová? Sim, é assim que se chamam. à um nome descritivo, indicando que dão testemunho a respeito de Jeová, Sua Divindade e Seus propósitos. “Deus”, “Senhor”, “Criador” — assim como “Presidente”, “Rei”, “General” — são tÃtulos e podem ser aplicados a diversas personalidades distintas. Mas “Jeová” é nome pessoal e pertence ao Deus Todo-Poderoso e Criador do Universo. Isto é demonstrado no Salmo 83:18, segundo a versão Almeida, revista e corrigida, da BÃblia: “Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de JEOVÃ, és o AltÃssimo sobre toda a terra.”
O nome pessoal de Deus no hebraico antigo
O nome Jeová (ou Iahweh, como preferem A BÃblia de Jerusalém, católica romana, e alguns eruditos) aparece quase 7.000 vezes nas Escrituras Hebraicas originais. A maioria das BÃblias não traz tal nome, mas o substitui por “Deus” ou “Senhor”. Todavia, mesmo nestas BÃblias, usualmente se pode saber onde o texto original hebraico usa Jeová, porque nestes lugares as palavras substitutas costumam ser escritas em maiúsculas e versaletes, assim: DEUS, SENHOR. Diversas versões modernas usam o nome Jeová ou Javé. Assim, a Tradução do Novo Mundo reza, em IsaÃas 42:8: “Eu sou Jeová. Este é meu nome.”
O nome conforme
relacionado com um drama
num tribunal
O relato bÃblico a que as Testemunhas de Jeová recorrem como base para seu nome acha-se no capÃtulo 43 de IsaÃas. O cenário mundial é ali retratado como um drama num tribunal: Os deuses das nações são convidados a apresentar suas testemunhas, em prova de seus alegados casos de justiça, ou então a ouvirem as testemunhas da parte de Jeová e admitirem a verdade. Jeová declara ali ao seu povo: “Vós sois as minhas testemunhas, diz Jeová [Javé], o meu servo a quem escolhi, para que saibais, me acrediteis e entendais que eu sou; antes de mim não se formou nenhum deus nem haverá depois de mim. Eu, sim eu, sou Jeová; e fora de mim não há salvador.” — IsaÃas 43:10, 11, Versão Brasileira e BÃblia Sagrada, Edição Pastoral.
Jeová Deus já tinha testemunhas na Terra durante os milhares de anos antes de Jesus nascer. Depois de o capÃtulo 11 de Hebreus alistar alguns desses homens de fé, Hebreus 12:1 diz: “Assim, pois, visto que temos a rodear-nos uma tão grande nuvem de testemunhas, ponhamos também de lado todo o peso e o pecado que facilmente nos enlaça, e corramos com perseverança a carreira que se nos apresenta.” Jesus disse perante Pôncio Pilatos: “Para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade.” Ele é chamado de “testemunha fiel e verdadeira”. (João 18:37; Revelação [Apocalipse] 3:14) Jesus disse a seus discÃpulos: “Ao chegar sobre vós o espÃrito santo, recebereis poder e sereis testemunhas de mim tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até à parte mais distante da terra.” — Atos 1:8.
Portanto, uns 6.000.000 de pessoas que hoje proclamam as boas novas do Reino de Jeová por Cristo Jesus, em mais de 230 paÃses, acham que podem corretamente chamar-se Testemunhas de Jeová.
Há cerca de 6.000.000 de
Testemunhas em mais de
230 paÃses
http://www.watchtower.org/t/jt/index.htm
Perguntas muitas vezes feitas pelos interessados
Se Deus é amor, por que permite a iniqüidade?
DEUS deveras permite a iniqüidade, e milhões de pessoas, na Terra, praticam-na deliberadamente. Por exemplo, declaram guerras, lançam bombas sobre crianças, queimam terras e provocam fome. Milhões fumam e ficam com câncer do pulmão, praticam o adultério e contraem doenças sexualmente transmissÃveis, abusam das bebidas alcoólicas e adquirem cirrose hepática, e assim por diante. Tais pessoas não querem realmente que se acabe com toda a iniqüidade. Desejam apenas que se elimine as penalidades decorrentes dela. Quando ceifam o que semearam, clamam: “Por que eu?” E culpam a Deus, assim como diz Provérbios 19:3: “A falta de juÃzo é o que faz a pessoa cair na desgraça; no entanto ela põe a culpa no Deus Eterno.” (A BÃblia na Linguagem de Hoje) E se Deus pusesse um fim à s suas más ações, protestariam contra a perda da liberdade de se empenharem nelas!
O principal motivo de Jeová permitir o que é mau é o de responder ao desafio de Satanás, o Diabo. Ele disse que Deus não conseguiria ter na Terra homens que Lhe fossem fiéis sob prova. (Jó 1:6-12; 2:1-10) Jeová permite que Satanás exista para ter a oportunidade de provar seu desafio. (Ãxodo 9:16) Ao tentar provar seu desafio, Satanás persiste em causar aflições agora, a fim de que os homens se voltem contra Deus. (Revelação [Apocalipse] 12:12) Todavia, Jó manteve a integridade. Jesus também. Os verdadeiros cristãos a mantêm agora. — Jó 27:5; 31:6; Mateus 4:1-11; 1 Pedro 1:6, 7.
Eu gostaria de crer num paraÃso terrestre em que as pessoas vivessem para sempre, mas não é isso bom demais para ser verdade?
Não segundo a BÃblia. Parece ser bom demais para ser verdade só porque a humanidade já conhece o que é mau por tantos séculos. Jeová criou a Terra e mandou que a humanidade a enchesse de homens e mulheres justos, que cuidariam da vida vegetal e animal, e que preservariam a sua beleza, em vez de destruÃ-la. (Veja as páginas 12 e 17.) Em vez de este prometido ParaÃso ser bom demais para ser verdade, o atual estado lamentável é ruim demais para continuar. O ParaÃso o substituirá.
Como posso responder à queles que zombam e dizem que a BÃblia é um mito, e que ela não é cientÃfica?
A fé nestas promessas não é uma questão de credulidade. “A fé segue à coisa ouvida.” Por meio do estudo da Palavra de Deus, a sabedoria desta torna-se evidente e a fé aumenta. — Romanos 10:17; Hebreus 11:1.
A arqueologia bÃblica confirma grande parte da exatidão histórica da BÃblia. A ciência verdadeira harmoniza-se com a BÃblia. Os seguintes fatos já constavam na BÃblia muito antes de serem descobertos pelos eruditos seculares: a ordem dos estágios pelos quais a Terra passou no seu desenvolvimento, que ela é redonda, que está suspensa no espaço sobre o nada e que as aves migram. — Gênesis, capÃtulo 1; IsaÃas 40:22; Jó 26:7; Jeremias 8:7.
A inspiração da BÃblia é confirmada pelas profecias cumpridas. Daniel predisse a ascensão e a queda de potências mundiais, bem como a época em que o Messias viria e seria morto. (Daniel, capÃtulos 2, 8; 9:24-27) Hoje se cumprem ainda outras profecias, identificando os tempos atuais como os “últimos dias”. (2 Timóteo 3:1-5; Mateus, capÃtulo 24) Tal presciência está além da capacidade humana. (IsaÃas 41:23) Para mais informações, veja os livros A BÃblia — Palavra de Deus ou de Homem? e Existe um Criador Que Se Importa com Você?, publicados pela Sociedade Torre de Vigia de BÃblias e Tratados.
Como posso aprender a responder a perguntas sobre a BÃblia?
Terá de estudar a BÃblia e meditar sobre ela e, ao mesmo tempo, pedir que o espÃrito de Deus o oriente. (Provérbios 15:28; Lucas 11:9-13) “Se alguém de vós tiver falta de sabedoria”, diz a BÃblia, “persista ele em pedi-la a Deus, pois ele dá generosamente a todos, e sem censurar; e ser-lhe-á dada”. (Tiago 1:5) Há também compêndios bÃblicos que valem a pena consultar. Usualmente se precisa da ajuda de outros, como quando Filipe estudou com o etÃope. (Atos 8:26-35) As Testemunhas de Jeová dirigem estudos bÃblicos gratuitos com os interessados, no lar deles. Sinta-se à vontade para solicitar este serviço.
Por que tantos se opõem às Testemunhas de Jeová e me dizem que não devo estudar com elas?
Houve oposição à pregação de Jesus, e ele disse que seus seguidores também a sofreriam. Quando alguns ficaram impressionados com o ensino de Jesus, os opositores religiosos retrucaram: “Será que também vós fostes desencaminhados? Será que um só dos governantes ou dos fariseus depositou fé nele?” (João 7:46-48; 15:20) Muitos dos que o aconselham a não estudar com as Testemunhas estão desinformados ou têm preconceitos. Estude com as Testemunhas e veja por si mesmo se o seu entendimento da BÃblia aumenta ou não. — Mateus 7:17-20.
Por que as Testemunhas visitam os que já têm religião?
Fazendo isso, seguem o exemplo de Jesus. Ele se dirigiu aos judeus. Os judeus tinham sua própria religião, mas em muitos sentidos esta se havia desviado da Palavra de Deus. (Mateus 15:1-9) Todas as nações têm alguma espécie de religião, quer chamada cristã, quer não-cristã. à de importância vital que as pessoas tenham crenças que se harmonizem com a Palavra do próprio Deus, e o empenho das Testemunhas de Jeová em ajudá-las nisso constitui um ato de amor ao próximo.
Crêem as Testemunhas que a sua religião é a única certa?
Quem leva a sua religião a sério deve achar que ela é a certa. Senão, por que estaria nela? Os cristãos são admoestados: “Certificai-vos de todas as coisas; apegai-vos ao que é excelente.” (1 Tessalonicenses 5:21) Cabe-lhe certificar-se de que as suas crenças têm o apoio das Escrituras, pois existe uma só fé verdadeira. Efésios 4:5 confirma isso, mencionando “um só Senhor, uma só fé, um só batismo”. Jesus não concordou com o conceito moderno, comodista, de que há muitos caminhos, muitas religiões, que todos levam à salvação. Pelo contrário, ele disse: “Estreito é o portão e apertada a estrada que conduz à vida, e poucos são os que o acham.” As Testemunhas de Jeová crêem que o encontraram. Se não fosse assim, procurariam outra religião. — Mateus 7:14.
Acreditam que são os únicos a serem salvos?
Não. Milhões dos que viveram nos séculos passados, que não eram Testemunhas de Jeová, voltarão na ressurreição e terão a oportunidade de viver. Muitos dos que agora vivem ainda poderão tomar posição a favor da verdade e da justiça, antes da “grande tribulação”, e estes obterão a salvação. Outrossim, Jesus disse que não devemos julgar uns aos outros. Nós vemos a aparência; Deus examina o coração. Ele vê com precisão e julga com misericórdia. Confiou o julgamento a Jesus, não a nós. — Mateus 7:1-5; 24:21; 25:31.
Que contribuições financeiras se esperam dos que freqüentam as reuniões das Testemunhas de Jeová?
O apóstolo Paulo disse a respeito das contribuições monetárias: “Faça cada um conforme tem resolvido no seu coração, não de modo ressentido, nem sob compulsão, pois Deus ama o dador animado.” (2 CorÃntios 9:7) Nos Salões do Reino e nos auditórios de congressos das Testemunhas de Jeová nunca se fazem coletas. Para os que desejam contribuir, há caixas que tornam isso possÃvel. Ninguém sabe o que os outros contribuem, ou se contribuem. Alguns podem dar mais do que outros; alguns talvez não possam dar nada. Jesus mostrou o conceito correto quando comentou a respeito do cofre do tesouro no templo de Jerusalém e dos contribuintes: O que conta não é a quantia, mas a capacidade de contribuir e o espÃrito com que se faz isso. — Lucas 21:1-4.
Caso eu me torne Testemunha de Jeová, espera-se que eu pregue assim como elas fazem?
Quando alguém obtém pleno conhecimento a respeito do prometido ParaÃso terrestre sob o Reino de Cristo, deseja compartilhá-lo. Dar-se-á o mesmo com você. Trata-se de boas novas! — Atos 5:41, 42.
Fazer isto é uma maneira importante de mostrar que você é discÃpulo de Jesus Cristo. Na BÃblia, Jesus é chamado de “testemunha fiel e verdadeira”. Quando estava na Terra, ele pregava, dizendo: “O reino dos céus se tem aproximado”, e enviou seus discÃpulos para fazerem o mesmo. (Revelação [Apocalipse] 3:14; Mateus 4:17; 10:7) Mais tarde, Jesus ordenou aos seus seguidores: “Ide, portanto, e fazei discÃpulos de pessoas de todas as nações, . . . ensinando-as.” Ele predisse também que, antes do fim, ‘estas boas novas do reino seriam pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações’. — Mateus 24:14; 28:19, 20.
Há muitas maneiras de proclamar estas boas novas. As conversas com amigos e conhecidos não raro abrem oportunidades para isso. Alguns o fazem por meio de cartas ou pelo telefone. Outros enviam publicações com assuntos que acham que interessariam em especial a um determinado conhecido. Movidas pelo desejo de não desperceberem ninguém, as Testemunhas levam a mensagem de porta em porta.
A BÃblia contém este convite cordial: “O espÃrito e a noiva estão dizendo: ‘Vem!’ E quem ouve diga: ‘Vem!’ E quem tem sede venha; quem quiser tome de graça a água da vida.” (Revelação 22:17) Falar aos outros sobre a Terra paradÃsica e suas bênçãos é algo que se deve fazer voluntariamente, movido por um coração cheio do desejo de transmitir estas boas novas.
Temos certeza de que você tem outras perguntas a respeito das Testemunhas de Jeová e suas crenças. Talvez algumas questões sejam de natureza controvertida. GostarÃamos de responder à s suas perguntas. O espaço nesta brochura é limitado, de modo que o convidamos a fazê-las à s Testemunhas na sua localidade. Poderá fazer isso nas reuniões no Salão do Reino ou quando o visitam no seu lar. Ou pode enviar suas perguntas à Sociedade Torre de Vigia, usando o endereço apropriado conforme alistado abaixo.
O convite que lhe fazemos
Foi um prazer transmitir-lhe estas informações por meio das páginas desta brochura. Esperamos que tenha apreciado saber mais sobre as Testemunhas de Jeová. Nós o convidamos a visitar-nos em nosso Salão do Reino local. Veja como se realizam nossas reuniões. Veja como nos esforçamos a transmitir a outros as boas novas sobre uma Terra paradÃsica sob o Reino de Cristo.
Deus prometeu isso. “Há novos céus e uma nova terra que aguardamos segundo a sua promessa, e nestes há de morar a justiça.” (2 Pedro 3:13) Já se passaram muitos séculos. O perÃodo de espera está chegando ao fim. As condições mundiais indicam isso.
‘Ao vermos chegar o dia’, disse o apóstolo Paulo, “consideremo-nos uns aos outros para nos estimularmos ao amor e a obras excelentes, não deixando de nos ajuntar”. (Hebreus 10:24, 25) Convidamo-lo a aceitar o conselho de Paulo e a se reunir conosco.
O convite que lhe fazemos
Foi um prazer transmitir-lhe estas informações por meio das páginas desta brochura. Esperamos que tenha apreciado saber mais sobre as Testemunhas de Jeová. Nós o convidamos a visitar-nos em nosso Salão do Reino local. Veja como se realizam nossas reuniões. Veja como nos esforçamos a transmitir a outros as boas novas sobre uma Terra paradÃsica sob o Reino de Cristo.
Deus prometeu isso. “Há novos céus e uma nova terra que aguardamos segundo a sua promessa, e nestes há de morar a justiça.” (2 Pedro 3:13) Já se passaram muitos séculos. O perÃodo de espera está chegando ao fim. As condições mundiais indicam isso.
‘Ao vermos chegar o dia’, disse o apóstolo Paulo, “consideremo-nos uns aos outros para nos estimularmos ao amor e a obras excelentes, não deixando de nos ajuntar”. (Hebreus 10:24, 25) Convidamo-lo a aceitar o conselho de Paulo e a se reunir conosco.
2006-10-02 13:30:52
·
answer #3
·
answered by Pauloyahoo 4
·
3⤊
1⤋