English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Voçe concorda que uma une as pessoas (Espiritualidade) pois prega a crença universal em um ser superior e a outra as separa(Religião) pois cria uma ponto de vista limitado e preconceituoso sobre a espiritualidade?

2006-10-01 12:46:21 · 8 respostas · perguntado por Sander 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

8 respostas

"Espiritualidade é saber elaborar a vida como uma dádiva, valorizar todas as dimensões do ser humano e criar significações que geram esperanças para além da morte e a religião seria um conjunto de crenças que viria de fora para dentro. A espiritualidade tem um espectro maior, diz respeito à elaboração do indivíduo sobre o sentido de sua própria vida...........

2006-10-01 14:48:36 · answer #1 · answered by Ton 3 · 1 0

O homem espiritual é Religioso, mas o religioso nem sempre é espiritual.

2006-10-01 19:54:45 · answer #2 · answered by Sachiel 1 · 1 0

ESPIRITUALIDADE OU RELIGIOSIDADE É O SENTIMENTO, INSTINTO, OU NATUREZA ESPIRITUAL DOS ER HUMANO, INDEPENDENTE DE CREDO, RAÇA, ETNIA, CONDIÇÃO SOCIAL, SEXO, IDADE, ETC....

A PESSOA TEM OU NÃO TEM POR SUAS PRÓPRIAS CARACTERISTICAS... UNS MAIS E OUTROS MENOS...

RELIGIÃO É UMA FORMA, UMA TÉCNICA, OU PRATICA EXTERIOR, CRIADA POR PESSOAS, E/OU GRUPOS DE PESSOAS PARA DISCIPLINAR E CONDICIONAR A SUA ESPIRITUALIDADE PESSOAL E AS DOS OUTROS QUE ASIM SE AFINIZAM.... DENTRO E DE ACORDO COM AQUELAS PRATICAS E DOUTRINAS CRIADAS....

.

2006-10-01 23:18:48 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

A espiritualidade une a humanidade e a religião faz o contrário. Pra quem é espiritualista, por exemplo, não há religião errada, pois que, se houvesse, estariamos diante de um Deus falível e irresponsável, condenando grande parte da humanidade ao caos absoluto por mero acidente geográfico, e Deus é perfeito, onisciente e preexistente a tudo

2006-10-01 22:21:50 · answer #4 · answered by Morreu !!!!!! e não sabe ... 2 · 0 0

Observem que as Religiões se caracterizam por um volume de procedimentos do tipo "macro" ou corporativista. Possuem um Chefe Infalível; uma hierarquia rigorosa; sacramentos; rituais diversos. As religiões têm um gerenciamento centralizado na pessoa do "Chefe Infalível"! - As seitas, por outro lado, não são tão bem organizadas gerencialmente. Não possuem um número de rituais sempre crescente num misto de ritual e crendice; uma série de "isso pode" e "isso não pode", isto é, uma série de proibições de cunho empírico, sem fundamentos filosóficos ou científicos. Os dirigentes de seitas fogem da organização gerencial, temendo muitas vezes, serem colocados pelos seus concorrentes, "em cheque", quanto aos ensinamentos que eles divulgam.
Se vocês observarem, o Espiritismo não tem qualquer dos itens acima citados. Logo, por um raciocínio lógico, não se enquadra nem como religião, nem como seita.
O que é, então, o Espiritismo?
O Espiritismo é uma Doutrina. - Doutrina de cunho Científico, Filosófico e MORAL. - Por que MORAL? - Porque não está atrelada a nenhuma religião! - Ela veio diretamente da orientação espiritual sem qualquer vinculação com segmentos religiosos. Kardec era uma cientista, não um religioso. A Doutrina dos Espíritos foi lançada em ambiente neutro, visto que foi codificada por uma pessoa completamente neutra das interferências religiosas.
Aí você me pergunta: - E onde fica o sentimento cristão? - Eu lhe respondo: - Por acaso Cristo era algum religioso? - Que Igreja ele fundou? - O sentimento Cristão, o sentimento de Gandhi, o sentimento de Yogananda, de Babaji, de Zaratrusta, ... não importa. O que importa é o EXEMPLO que esses Avatares nos deixaram! - Exemplos completamente despidos de religiosidades, de fanatismo corporativo, de rituais ou vestimentas características.
A palavra chave é o EXEMPLO MORAL que esses expoentes nos deixaram, e não, o exemplo religioso, mesmo porque eles nunca empunharam a bandeira de nenhuma religião. - Se você buscar a história universal, vai se esclarecer dessa realidade!

2006-10-01 20:37:50 · answer #5 · answered by ALFREDO D 5 · 0 0

Aurélio:

RELIGIÃO: s.f CONJUNTO DE PRÁTICAS E PRINCIPIOS que regem as relações entre o homem e a divindade.

ESPIRITUALISMO: s.m Doutrina filosófica que tem por base a existencia de Deus e da alma.

Não generalizar é um grande sinal de inteligência.

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AmuEi_xuwhyUlmM_d.IhDJnI6gt.?qid=20061001101836AA7pSEo

2006-10-01 20:04:32 · answer #6 · answered by Hokus Phokus 7 · 0 0

Concordo em parte com a idéia de que a Religião separa. Nem todas têm ponto de vista limitado, claro que as diferenças residem exatamente nos pontos de vista, mas algumas são mais complacentes coma as diferenças alheias. São os indivíduos com visão mais estreita ou com interesses escusos que "engessam" os preceitos de tal forma que acabam fomentando o fundamentalismo, pois tudo que está fora do círculo, é mundano, mesmo outras expressões de espiritualidade.

2006-10-01 20:00:02 · answer #7 · answered by Antonio Cesar 1 · 0 1

EU CONCORDO E SUBSCREVO AS SUAS PALAVRAS: VOCÊ ESTÁ ABSOLUTAMENTE CERTO! PARABÉNS! iMMMANUEL KANT, INCLUSIVE, PROPÔS QUE CADA HOMEM CRIASSE A SUA PRÓPRIA RELIGIÃO, O QUE É O MESMO QUE DIZER QUE NÃO TEM SENTIDO PARA NENHUM DE NÓS SE AGREGAR A SEITAS E FUNDAMENTALISMOS, OU MESMO DOGMATISMOS DE QUALQUER ESPÉCIE: TODOS SÃO, NECESSARIAMENTE FALSOS, JÁ QUE VERDADE É UM CONCEITO SEMPRE PROVISÓRIO E RELATIVO, QUE EVOLUI COM OS HOMENS, SEMPRE, O QUE PODERIA OCORRER SEM GUERRAS E CONFLITOS ANTI-CRÍSTICOS.

Um abraço.

.

2006-10-01 19:52:32 · answer #8 · answered by Rodrigo A 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers