English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Há uma certa corrente ideológica q pensa q o ecumenismo é operado pelo Anti-Cristo, pois assim ele utilizaria o ecumenismo como armadilha para afastar os devotos de suas religiões, pensando que estariam fazendo uma coisa boa, mas na verdade estariam seguindo uma doutrina profana.
Já outra corrente ideológica prega que o ecumenismo é na verdade operado por Jesus Cristo, pois ele é o verdadeiro pastor e, com o ecumenismo, nos tornaríamos um único rebanho. O q vc acha? Pq?

2006-10-01 11:33:05 · 12 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

Ecumenismo é respeito
A expressão ecumenismo oferece um leque de opções na compreensão ou conceito das pessoas. Pesquisei o Aurélio de bolso e ele me diz que ecumênico é sinônimo de universal, que por sua vez significa comum a todos os homens, ou o que abrange quase por inteiro um campo de conhecimentos, aptidões.
Descobri, no entanto, ao assistir a Assembléia de Estudos e Esclarecimentos Bíblicos, no último final de semana, que o ecumenismo pode ser sintetizado numa única palavra: RESPEITO. Naquele fórum eclético estavam o pastor Nehemias Marien, da Igreja Presbiteriana de Copacabana, o padre Miguel Fernandes, de Brasília, e o espírita paraibano Severino Celestino.
Numa convivência sobretudo fraterna, cada um componente do trio de conferencistas manifestou livremente seus conhecimentos e/ou opiniões com a audiência dos demais. Até mesmo no momento dos debates, as discordâncias foram pacíficas. Encontro regido sob o clima da compreensão e respeito, em nenhum momento houve quem dissesse que sua religião era a melhor nem manifestasse interesse em converter ninguém para religião alguma.
Gostei deste detalhe, pois um fato que sempre lamentei foi a existência de tantas discrepâncias neste mundo, visto que focalizamos um só objetivo: Deus. Sabemos que nosso irmão Jesus não deixou nenhuma religião formal, mas dentre os alertas, nos legou, através de seu exemplo, o ensinamento do mandamento-mor: o amor incondicional, ou seja, que poderia sintetizar ou unificar em a religião do amor, o que contemplaria a todos os credos.
Devemos, sim, "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo", mas diante de nossa pequenez, levaremos ainda um certo tempo (e que tempo, ou encarnações) para cumprir. As religiões, criadas pelos homens, são apenas os diversos caminhos que visam o mesmo alvo: aproximar-se do Pai-Supremo.
Em geral, o que difere nas religiões são as formas de enxergar e conduzir a mensagem cristã. Algumas de maneira mais clara, outras equivocadas, e por aí vai. Religião é apenas um meio de referência de valores. Felizmente não seremos salvos nem nos aproximaremos mais do Pai, por professar este ou aquele credo, mas através de uma conquista evolutiva, norteada pelas boas obras que praticarmos. Por mais atrasados que formos, um dia e paulatinamente todos seremos anjos e chegaremos lá.
Mas retornando ao tema principal. Sou uma defensora número um da liberdade de pensamento, sobretudo da capacidade de conviver com quem pensa diferente: discordando, dialogando, mas acima de tudo respeitando. Divergir, sem dilacerar. Abaixo a intolerância religiosa. Se o sol nasce para todos, imagine o seu criador. Que a luz divina nos faça cada dia melhores e tolerantes para que se concretize mais rápido a profecia deste rebanho ser conduzido por apenas um pastor. Lembre-se: ecumenismo é respeito, acima de tudo.

2006-10-01 11:35:47 · answer #1 · answered by ALFREDO D 5 · 0 0

Com certeza ecumenismo é coisa de Jesus,o maior mestre de todos os tempos, que pregou o amor incondicional,a misericordia divina e o não julgamento de pessoas .Também porque religião não se fortalece pela força,pela quantidade ou pela intolerância.Se fortalece no perdão, na espiritualidade,no reconhecimento de que há um Deus acima de tudo a quem todos estão ligados.

Quanto a doutrinas profanas...bem, não saberia falar sobre isso,mas sobre um Deus presente a quem o invoca com fé,humildade e amor no coração.E Ele sempre se manifesta a seus filhos,em qualquer canto do mundo.Não limitemos esse Deus tão maior que nossa própria compreensão.

2006-10-01 19:20:12 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

O ecumenismo é apenas a realização da Vontade de Cristo que disse:
Esta vontade está expressa na grande oração sacerdotal de Jesus, narrada por S.João , 17, 20 -26:

Não rogo só por estes. Rogo também pelos que hão de crer em mim pela mensagem deles, PARA QUE TODOS SEJAM UM, Pai, assim como tú estás em mim e eu em ti, permite que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviou. Eu lhes dei a gloria que me deste, para que sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Permite que alcancem a perfeição na unidade, e assim o mundo reconheça que tu me enviaste e que os amastes a eles tal como me amaste a mim.

Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou. Que vejam minha gloria, a gloria que me deste porque me amaste desde antes da criação do mundo.

Pai justo, ainda que o mundo não te conheça, eu sim te conheço, e estes reconhecem que tu me enviaste. Eu lhes dei a conhecer quem es, e seguirei fazendo-o, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles."

Portanto, quem naão aceita o ecumenismo age contra a escritura, peca pela soberba.
Esses sim, agem em nome do tal anti-cristo, pq se posicionam contra o mandado de Jesus.

2006-10-01 18:41:19 · answer #3 · answered by Frei Bento 7 · 1 0

Totalmente anti-cristo !!!

2006-10-02 08:51:46 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Eu também acredito que misturar Deus com a sabediria do Mundo não é coisas agradavel aos olhos de Deus.... O único rebanho existirá quando todos começarem a Servir a Cristo e não a igrejas pois cada igreja cria leis de acordo com sua linha de pensamento que as vezes foge muito da realidade de Cristo!

2006-10-02 01:19:27 · answer #5 · answered by Kody 3 · 0 0

cara naum vou t dar respostas gigantescas mais la vai:
todos os caminhos naum levam a Deus naum(como prega o ecumenismo), so existe UM CAMINHO, SO UM DEUS E SENHOR. espero ter t ajudado!

2006-10-01 22:37:00 · answer #6 · answered by msegundo_2 2 · 0 0

O ecumenismo prega a união das igrejas um só caminho todas as igrejas pensa bem como pode ser de Cristo se ele mesmo disse que a dois caminhos nunca averá um só povo sempre dois caminhos. Abraço.

2006-10-01 22:13:27 · answer #7 · answered by Kg-lopes 2 · 0 0

Para mim, sem sombra de dúvidas, É "coisa" de Cristo.
O ecumenismo, em termos religiosos, seria a unificação da "igreja de Cristo", não importando as diferenças culturais, geográficas, políticas,...
Na verdade, todos oramos para o mesmo Deus, não importa o nome ou a definição que damos a Ele.

2006-10-01 18:46:43 · answer #8 · answered by Dessa 3 · 0 0

Nosso Mestre era uma pessoa iluminada, cujos conceitos de amor estavam muito além dos preconceitos, vaidades baratas e incompreensões humanas.Já que o ecumenismo abriga a todas as religiões e Nosso pai também, qual a dúvida?? Beijos ecumenistas dessa amiga...

2006-10-01 18:39:58 · answer #9 · answered by aprendiz de maga 4 · 0 0

Apoc 12 – a Mulher e o Dragão

Apoc 12:1 - E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça...
Conhecendo a Simbologia: Vamos analisar Apoc 12:1-17, verso a verso:
vs 1 – Grande Sinal: Indicando eventos vindouros.
MULHER: ...visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. (II Cor 11:2) – Portanto esta Mulher representa a igreja pura (& Isa 54:5e6; Jer 6:2) em contraste com a igreja desvirtuada de Apoc. 17:4.
VESTIDA DE SOL: A glória de Deus – Apoc 22:5 vemos o sol que é Cristo!
LUA: Em Heb 10:1 temos que a Lua representa as Leis cerimoniais que apontavam para o sacrifício de Cristo na cruz. Portanto – as leis cerimoniais - apenas refletem uma luz maior (sombras), o Sol.
Coroa DE 12 ESTRELAS: Já que a igreja de Cristo ocorre no Novo Testamento, seriam os 12 apóstolos e não as 12 tribos de Israel (patriarcas)...
vs 2 – GRÁVIDA: A igreja é apresentada no tempo em que o Messias estava prestes a nascer. Alguns vêem nisso Isa 7:14. Para a figura de uma mulher dando a luz ver: Isa 26:17; 66:7,8. Convém lembrarmos que a Igreja foi criada sem mácula ou pecado (Adão e Eva – a família original, cujo sacerdote era Adão: Efe 5:23); porém foram seduzidos a seguirem “outras doutrinas”. Foram expulsos do paraíso e perderam a Vida Eterna – Rom 6:23. Com o passar do tempo apenas uma família estava em condições de representar os seres criados no Éden. Após o dilúvio, Abraão representava o povo remanescente. A Promessa dada no paraíso foi reafirmada a ele e dele viria o Messias que teria de morrer em nosso lugar...
Nos dias de Moisés, o povo estava novamente tão afastado do criador que Deus, ao liberta-los, teve que relembra-los das Leis colocadas lá no paraíso. Magistralmente, dá uma demonstração de como guardar o santo sábado (Êxo 16:1-10; Êxo 24:16), já que aquele povo estiveram cativos por 230 anos...
Depois disto, Deus vem pessoalmente até Moisés – Êxo 24:12 - e crava em pedras a Sua Lei Moral com os seus próprios dedos (a Lei dos Dez Mandamentos é a ÚNICA parte das Sagradas Escrituras escritas pelo próprio Senhor Deus – Êxo 31:18). Como vimos em Êxo 24:12, a Lei deveria ser ensinada e respeitada. O respeito deveria ser tamanho que as próprias Tábuas da Lei era guardada dentro da Arca do Testemunho, especialmente feita para tal – Deut 10:5. Sobre a Arca era visto a Glória do Senhor – Êxo 25:22.
Todo este cerimonial representado pelo Tabernáculo e a Arca da Aliança apontavam para o sacrifício de Jesus na cruz do calvário... O homem que pecasse deveria levar – atravessando todo o arraial em direção ao Santuário, expondo-se publicamente como sendo um pecador – um animal sem maculo (que representaria a Jesus) e lá sacrificá-lo, derramando o seu sangue inocente...
Isto se perpetuaria até os dias de Jesus. Porém, quando Cristo aqui esteve, por duas vezes – no início e no fim do seu ministério terrestre – Ele foi ao templo e lá encontrou mercadores vendendo as ofertas prontas para o sacrifício (indulgências) onde o pecador não teria que se expor publicamente; bastaria ter dinheiro e pagar pela absolvição! Mat 21:12; João 2:14, 15.
Após a cruz, aquele Santuário (terrestre) perderia o seu valor; as leis que apontavam para o sacrifício de Jesus, também foram cravadas na cruz. Isto ficou evidente e simbolizado quando o véu do templo foi rasgado de CIMA para baixo – Mat 27:51.
Porém a Lei Moral continuariam sendo válida, eternamente, como Jesus por diversas vezes afirmara:
vs 3 – OUTRO SINAL: Vide comentário vs 1.
DRAGÃO VERMELHO: No verso 9 este poder é identificado como sendo Satanás... Aqui ele é identificado como a Roma pagã que em breve seria substituído pela Roma papal – o chifre pequeno de Dan 7:8; (sete cabeças = sete colinas de Roma) – Leia Dan 7:1-7 e reconheça no vs 7 a sua atuação. Nos vs 19, 20, Daniel demonstra toda a sua curiosidade que é satisfeita nos vs 23, 25 quando o anjo do Senhor explica que se trata de um reino político/religioso que substituiria os reinos descritos pelos animais anteriores. Em Daniel 8:12, 25 vemos o seu ministério de engano (mentira doutrinal), mas, nos é dado um alento: não prosperará; será quebrado pelo poder dos céus. Este momento é descrito na queda das sete pragas finais, especificamente na quinta praga (Apoc 16:10). Vermelho devido ao sofrimento que sempre causou como perseguidor e destruidor...
SETE CABEÇAS: Sete cabeças também aparecem na besta que João viu emergindo do mar (Apoc 13:1) e na besta escarlate (Apoc 17:3). No capítulo 17 as cabeças são identificadas como “montes” e estes como “reis” ou seja: poderes políticos usados por Satanás...
DEZ CHIFRES: As bestas do cap 13 e 17 também tinham dez chifres assim como a 4ª besta de Daniel 7. Seriam poderes menores a serviço de Satanás...
NAS CABEÇAS: Isto demonstra que realmente são poderes políticos ao seu serviço.
DIADEMAS: Insígnia de realeza e vitória... Assim como em Apocalipse 13:1 e 19:12.
vs 4 – A SUA CAUDA: João viu literalmente a ação de Satanás através de suas mentiras representada pela sua cauda como símbolo das falsas doutrinas infiltradas nas mais diversas igrejas... (Efe 4:14). Veja o que diz Isa 9:14,15 - 14 Pelo que o Senhor cortou de Israel a cabeça e a cauda, o ramo e o junco, num mesmo dia.
15 O ancião e o varão de respeito, esse é a cabeça; e o profeta que ensina mentiras, esse é a cauda. Veja: Atos 13:6; Apoc 16:13; 19:20; 20:10. Leia também: II Cor 11:3; I Tim 4:1; Mat 15:8-9; Mat 19:16,17.
A TERÇA PARTE: Este evento é posteriormente (vs 7-9) descrito, e representam a terça parte dos anjos do céu que se ajuntou a Lúcifer na sua rebelião e foram expulsos. Não há como interpretar “estrelas” como governantes judaicos, uma vez que estrelas são identificadas como anjos no Apoc 1:20.
DEVORAR: Os esforços de Satanás para destruir o menino Jesus (Mat 2:16 cf. Dan 8:25).
vs 5 – UM FILHO VARÃO: de homem – literalmente “um filho”. João identifica este Filho como sendo o “Leão da Tribo de Judá” – Jesus – Apoc 5:5. Este filho varão cumpriria a profecia de que dos judeus (Judá) viria a salvação (João 4:22).
REGER TODAS AS NAÇÕES: Uma alusão ao Sal. 2:8,9. O Messias...
ARREBATADO: Uma referencia à ascensão de Jesus Cristo (Heb 1:3; 10:12). Para o propósito desta profecia, não foram necessários o relato da história da vida, obra, sofrimento, morte e ressurreição de Jesus...
vs 6 – DESERTO: Um lugar vazio, abandonado. Aqui significa um lugar de retiro, onde a igreja estaria na obscuridade... A América Colonial foi este lugar em que os adoradores de Cristo (a Igreja de Cristo) puderam se proteger das perseguições satânicas da “santa inquisição”... Ver o comentário ao vs 16.
LUGAR: Um lugar divinamente apontado e preparado à mulher; um Santuário...
SUSTENTEM: Os vários agentes, que a serviço de Deus, preservaram, fortaleceram e edificaram a Igreja de Deus...
...DIAS: Este período é mencionado SETE vezes nos livros de Daniel e Apocalipse. Como 1260 dias aparece em Apoc 11:3; 12:6; como 42 meses em Apoc 11:2; 13:5; e como 3 ½ tempos em Dan 7:25; 12:7 e Apoc 12:14. Este período é colocado entre os anos 538 a 1798 dC. Veja a explicação no vs 12 sobre o 1º AI...
vs 7 – HOUVE: literalmente ocorreu...
GUERRA NO CÉU: Peleja – João apresenta rapidamente a controvérsia entre Satanás e Jesus Cristo no céu, desde a sua origem até ao tempo da vitória de Jesus na cruz (Apoc. 12:7-9 cf. Col 2:14,15), o final lançamento de Satanás a esta terra neste tempo (Apoc 12:10-12), e o desenrolar da controvérsia na terra até o tempo do fim (Apoc 12:13-16) & Dan 11:35. Isto é um breve relato preparando o cenário para os acontecimentos que se seguem entre Apoc. 12:17 a 20:15. Nos vs 9-11, João fala mais particularmente da guerra que houve no céu. Este fato remota-se ao tempo anterior à criação, quando Lúcifer aspirou ser semelhante a Deus (& Isa. 14:13e14; Eze 28:12-16). Neste tempo ele e todos os anjos simpatizantes foram expulsos do céu (II Ped 2:4; Jud 6).
MIGUEL: Transliteração do termo hebraico – MIKA’EL = quem é como Deus. Ao estudarmos Miguel ao longo das Escrituras, compreendemos que Miguel é a forma espiritual de Cristo, antes da humanização corpórea... & Dan 10:13; Gên 18:3; Êxo 3:2; 12:29; Judas 9.
SEUS ANJOS: Os anjos leais a Deus... & Heb 1:14.
DRAGÃO: Veja comentário vs 3.
SEUS ANJOS: Aqui se refere aos anjos rebelados...
vs 8 – NÃO PREVALECERAM: Aqui podemos ter duas aplicações simultâneas; a primeira foi durante o conflito nos céus, a segunda foi na vida de Cristo encarnado... Porém, também pode ter uma aplicação futura em relação ao pecado – Satanás – que não prevalecerá...
LUGAR DELES: Conforme Eze 28:14, Satanás ocupava uma posição privilegiada nos céus, porem perdeu o seu lugar ao rebelar-se contra Deus.
vs 9 – GRANDE DRAGÃO: Veja o com. vs 3.
EXPULSO: Satanás, juntamente com os seus anjos foram expulsos antes da criação (& II Ped 2:4), daí ter vindo à Terra para tentar o ser recém criado... Porém, até a cruz, ele teve um relativo acesso aos seres celestiais, possivelmente como o “príncipe deste mundo” – João 12:31; Luc. 4:6; mas, não como “habitante” do céu. Veja o comentário a seguir sobre PARA A TERRA... Esta expulsão tornou-se definitiva com o sacrifício de Cristo.
Observe estes pontos: 1 – A proclamação nos vs 10-12, explica primeiramente aos seres celestiais e na seqüência aos habitantes da Terra sobre a expulsão dele... Após estas explicações, o vs 13 volta de onde parou no vs 9, para as atividades de satanás. 2 – Estas declarações dos vs 10-12 consistem em uma série de afirmações sobre a vitória de Cristo na cruz em relação ao plano da salvação onde lhE – a nós também - foi dada “força” para resistir a Satanás; foi assegurado o “reino” de Cristo; o Seu “poder” sobre Satanás e “autoridade” que lhE faz ser o nosso Sumo Sacerdote... 3 – O fato que confirma esta quádrupla afirmação é que foi expulso o acusador de nossos irmãos – vs 10. 4 – Antes de ser “atirado para a terra” – vs 13, Satanás esteve diligentemente acusando-os perante Deus “de dia e de noite” – vs 10. 5 – O verso 11 estabelece especificamente que foi “o sangue do Cordeiro” (a morte de Jesus na cruz) que tornou possível a vitória sobre o “acusador de nossos irmãos”.
ANTIGA: Velha – cf. João 8:44.
SERPENTE: Uma referencia à serpente que enganou Eva – & Gên. 3:1.
DIABO: do grego Diábolos – um caluniador (& Mat 4:1).
SATANÁS: Uma transliteração da palavra hebraica ‘satan, significando adversário.
SEDUTOR: Fazer errar; desviar; enganar... Através das suas “falsas doutrinas”, faz, assim como fez com Adão e Eva oferecendo Vida Eterna fora da obediência, hoje Satanás continua a enganar – apesar das advertências de Jesus – as pessoas que estão em igrejas que apenas professam o nome do Salvador mas que não seguem as suas orientações impressas na Lei dos Dez Mandamentos. Veja Isa 4:1. As estes “fieis”, no dia do Juízo Final dirá: Mat 7:21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?
23 Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
Você conhece pessoas ou igrejas que hoje se encaixam nestas condições? Neste ponto temos que estudar o Cap 13 do Apocalipse, e só então voltarmos para Apoc 12...
Apoc. 13 – A besta que subiu do Mar.
vs 1 – E EU PUS-ME (em pé) SOBRE: Posição de João ao observar... Interessante notar que em algumas versões bíblicas não existe o vs. 18 (Ex: RC) no capítulo 12 e, portanto este verso (12:18) é acrescido ao verso 1 do cap 13. Na RA é o vs 18.
AREIA DO MAR: Muitos povos, nações e línguas (& Apoc 17:1, 2, 8; Dan 7:2).
UMA BESTA: cf. Dan 7:3.
DO MAR: Esta besta sai “do mar” – onde tem “multidões de povos”; veja vs 11.
SETE CABEÇAS: As várias organizações políticas a serviço de Satanás.
DEZ CHIFRES: As nações (da Europa) que se submeteram a Satanás ao longo dos tempos...
COROAS: Confirmam a identificação como poderes político...
BLASFÊMIA: Quando dirigido aos homens, significa: insulto. Quando dirigido a Deus: linguagem ímpia, ou seja, os títulos assumidos pela besta em afronta à Deus...
vs 2 – LEOPARDO; URSO; LEÃO: Uma alusão a Dan. 7 – A besta vista por João tinha as características da besta de Daniel, ou seja, possuía as características dos reinos da Grécia, Pérsia e Babilônia. Interessante notar que João vê estes impérios retrospectivamente, pois ele – João – já se encontrava no futuro destas nações...
DRAGÃO: Cf. Apoc 12:3.
DEU LHE O SEU PODER: Satanás, que de certa maneira era representado pelo Império Romano. O poderio que sucedeu o Império Romano é claramente a Roma Papal que recebeu do “dragão” o “seu poder, o seu trono e a grande autoridade”. Quando Satanás viu que as suas táticas – perseguições – não deram resultados, mudou de estratégia ao “fortalecer” a Igreja cristã e simultaneamente aniquilando a verdade através do paganismo...
TRONO: O papa (o bispo de Roma) sucedeu aos “césares” (533 dC). A capital do sistema continuou sendo Roma.
GRANDE AUTORIDADE: O papado exerceu controle absoluto sobre os assuntos políticos e religiosos e sobre a consciência dos homens...
vs 3 – ...GOLPEADA: Em 1798 o general Berthier, comandando um exército francês, invadiu Roma e levou cativo o papa que logo veio a falecer... Este foi um fato marcante no declínio do poderio papal.
FERIDA: Que poderia causar a morte...
FOI CURADA: Pouco a pouco o papado se restabeleceu, apesar de que em 1870 os estados papais lhe fossem tirado. Somente em 1929, Mussolini restabeleceu o seu trono dando-lhe a concessão do atual Estado do Vaticano. Mas a plena recuperação ainda está no futuro (vs.8) quando “todos” o adorarão...
TODA A TERRA SE MARAVILHOU: Foi incrível a sua recuperação...
vs 4 – ADORARAM O DRAGÃO: A besta não é senão o agente visível do dragão... Através do Espiritismo (Imortalidade da Alma), do Catolicismo Romano (Ecumenismo) e do Protestantismo Apostatado (Nova Era), ele pretende fazer o mundo adorá-lo – II Tes 2:10.
QUEM PODE PELEJAR: Aparentemente parece impossível dar-lhe resistência...
vs 5 – ARROGÂNCIAS: O poderio identificado com a besta de Daniel 7.
QUARENTA E DOIS MESES: Cf. Apoc 11:2; 12:6.
vs 6 – BLASFEMAR O SEU NOME: Por assumir títulos divinos. & II Tes 2:4.
SEU TABERNÁCULO: Este poderio pretende estabelecer o seu próprio tabernáculo, desviando assim, a atenção do santuário celestial - & Heb 8:1, 2, 5. O sacrifício de Cristo na cruz é diariamente substituído pela missa na terra.
Aquele santuário terrestre (Êxo 25:9) era apenas uma imagem tosca de algo superior – o Santuário Celestial (Heb 9) onde, hoje, Cristo intercede por nós, como fazia aqueles sumos-sacerdotes dentro do templo (Heb 4:14, 15).
No livro do Apocalipse temos provas visuais deste Santuário celestial (Apoc 11:19; 15:5). Você se lembra o que era guardado dentro da Arca? Você já se perguntou se nos dias de Jesus, a Arca estava presente dentro do templo? Pois bem, quando Salomão construiu um templo ao Senhor, a Arca estava lá – juntamente com a Glória do Senhor. Porém, quando o povo foi levado para o cativeiro, o Santuário terrestre foi destruído.
Após o exílio, um novo templo foi construído e nos dias de Jesus este mesmo templo havia sido restaurado por Herodes. No entanto a arca já não estava presente e nem mesmo a glória do Senhor ali se manifestava – A Arca havia sido transladada aos céus e é por isso que João, no apocalipse destaca este fato: foi vista a arca do testemunho (Apoc 11:19).
Convém salientar que se a Glória do Senhor não mais era vista naquele último templo – apenas as glórias dos homens (Mat 24:1-2); a presença viva do próprio Criador sempre foi visitá-lo; mas os judeus não souberam reconhecê-lo apesar de tantas profecias e sinais apontar para Ele – João 1:11. E, eles mesmos o sacrificaram... Mat 26:1-4; 27:1. Agora, não respeitando as leis do Senhor, querem “matar” os últimos remanescentes, impondo-lhes obstáculos legais e “científicos” para o exercício da fé em um Criador Onipotente. Quando o ser humano apresenta “provas de que não é bem isso...” em oposição ao Livro Santo, ele está a serviço do grande inimigo, mentiroso desde a fundação do mundo – João 8:44.
Hoje, todas as denominações têm a Bíblia, porém não a seguem. Com isto estão Profanando o Santuário de Deus (como aqueles mercadores do templo, hoje estão “vendendo” saúde, prosperidade e salvação; isto quando não estão blasfemam do Nome do Senhor colocando outros intercessores em Seu lugar ou até mesmo – inconscientemente, quero crer – substituído a Jesus por uma suposta 3ª pessoa (o espírito Santo) ou até mesmo pela Sua mãe carnal, abençoada é claro, mas nada mais.
O povo sempre esteve afastado de Deus, apesar do que diversos profetas os terem advertido. Veja Ose 4:6; 8:12; Sof 3:4; Eze 22:26. Cristo em Seu ministério terrestre veio para restaurar tais verdades – tão impregnadas de tradições, já em seus dias – Luc 1:72; já que Deus é Eterno e não volta atrás, também a Sua lei é Eterna (Sal 89:34).
Mas, o mundo cristão, usado por Satanás, quer crer que a Lei foi abolida! O único objetivo “destes” cristãos é apenas desonrar o Senhor “mudando”, sem base bíblica, o único memorial da criação criado lá no Paraíso!
Pergunto: O Mundo foi feito em quantos dias (Você é criacionista ou evolucionista? Crê no poder do Deus Onipotente ou crê em uma “teoria” sem pé, sem cabeça com o nome de “ciência” – pois saiba que a Bíblia é mais cientista do que toda a tradição ou estudos que a humanidade possa ter!)?
Se, em SETE DIAS, o que foi criado neste dia sétimo? O Descanso? Não, não foi o descanso, foi o Dia Sétimo – o Sábado! Este sim foi separado, abençoado e santificado como sendo o memorial eterno da CRIAÇÂO... Por isso Deus descansou, dando-nos o exemplo. Tenha tempo para Ele! Guarde o sábado, como Jesus fazia (Luc 4:16), como Maria, sua mãe, fazia (Mat 28:1) e os discípulos (Paulo) faziam, muitos anos depois: Atos 17:2.
Quanto à Lei, Cristo foi claro quando disse: É, porém, mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei...Luc 16:17. Também foi registrado por Mateus e Marcos estas passagens: Mat 5:18; 24:35; Mar 13:31. Pergunto: O céu e a Terra já passou?
Veja esta seqüência Bíblica: João 14:21 – 14:15 – 15:10 – Mat 19:16, 17 – Eze 44:23 – I João 2:3, 4 – João 8:44 – Isa 1:10 e finalmente ouça o último conselho registrado nas Sagradas Escrituras: Apoc 18:4 – Ouvi outra voz do céu dizer: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos sete pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Até quando, meu irmão, você vai continuar a desonrar o nosso Deus permanecendo dentro de uma igreja que o desonra diariamente? Você quer a Vida Eterna? Guarde os seus mandamentos e SAI DELA, meu irmão! Procure quem o está honrando em todos os Seus Mandamentos – Leia Tiago 2:10...
OS QUE HABITAM NO CÉU: Os membros da divindade. Este seria mais um aspecto da blasfêmia – a pretensão de ter poder para perdoar os pecados, atribuir poderes e virtudes a Maria que se aplicam somente a Jesus Cristo (& Atos 4:12) afastando as mentes dos homens da obra mediadora de Cristo nos Céus para a confessional aqui na Terra.
vs 7 – PELEJA CONTRA OS SANTOS: Veja Dan 7:21, 25.
AUTORIDADE SOBRE: Poder que exerceu o papado durante a Idade Média e que exercerá no futuro (& Apoc 17:8).
vs 8 – ADORÁ-LO-ÃO: Veja vs 3. Esta adoração universal é descrita nos vs 11-18.
DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO: Nomes estão sendo registrados desde o início dos tempos (Apoc. 17:8; Mat 25:34; I Ped 1:19,20) em função da morte vicária de Cristo.
vs 9 – OUVIDOS, OUÇA: Cf com ao cap 2:7.
vs 10 – LEVA PARA CATIVEIRO: O papa preso e exilado por Berthier em 1798, mostrou-nos um cumprimento desta profecia.
À ESPADA: A espada da justiça divina...
PERSEVERANÇA: Paciência – Durante as perseguições o crente as suportam...
FIDELIDADE: Fé, confiança. & Apoc 14:12.
vs 11 - OUTRA BESTA: Outra da mesma espécie em colaboração com a primeira.
EMERGIR: Ascender; levantar; brotar.
DA TERRA: Região escassamente povoada em contrapartida à besta que emergiu do mar (Dan. 7:3), simbolismo de povos ou nações. Seria uma nação que se desenvolveria em uma região de poucos habitantes – EUA? Foi na época em que a primeira Besta “foi para o cativeiro” que os Estados Unidos estavam crescendo em preeminência e poderio...
DOIS CHIFRES: A liberdade civil (republica) e religiosa (protestantismo), os baluartes da nação americana...
CORDEIRO: Em sua “juventude” apenas desejava viver pacificamente e ser um refúgio para os oprimidos...
FALAVA: Representa as atividades futuras da besta.
COMO DRAGÃO: Uma contradição entre a aparência e as atitudes desta nação.
vs 12 - AUTORIDADE: Poder – Para a segunda besta exercer “toda a autoridade” da primeira, ela terá que entrar também no campo da religião... Para o EUA darem este passo, terão que “revogar” totalmente a sua atual política de garantia de plena liberdade de culto. Esta mudança vira gradativamente e inocentemente. Repetidos esforços têm sido feitos para se decretarem leis defendendo o domingo como dia de culto. Estas sansões, a princípio serão econômicas e depois a morte! Difícil? Não, se crermos que assim como todas as outras profecias bíblicas, que pareciam impossíveis de se cumprirem, cumpriram-se totalmente – João 14:29.
SUA PRESENÇA: A 1º besta retornou à vida e acha-se uma vez mais em atividade.
FAZ COM QUE: Aqui representa as proporções internacionais da adoração.
ADORAR: Certas medidas religiosas entre as quais a observância do domingo, seria encarada como adoração, onde o adorador reconhece a autoridade da primeira besta – Roma papal (& Apoc. 14:9-12). Nestes versos vemos que o que distingue os “santos” é a guarda dos mandamentos. Este poderio, de acordo com Daniel, cuidará em mudar os tempos (o modo ocidental de marcar o início de um novo dia – meia noite – em contrafação à Bíblia que nos orienta a considerar o por do sol como início de um novo dia – Gen 1:2-5) e a lei - 3º e 4º; 10º mandamentos...
vs 13 - SINAIS (Maravilhas): Estes milagres tem como objetivo de mostrar que a nova organização – união entre estado e igreja – tem a aprovação de Deus.
DE MANEIRA QUE: A parte final do verso explica. Isto seria um modo de mostrar que o milagre do Monte Carmelo (& I Reis 18:17-39) se repete. Como o antigo milagre deu evidencias do poder do verdadeiro Deus, a besta quer mostrar a aprovação divina para o seu programa. Satanás, usará os seus poderes através do espiritismo...
SEDUZ: Leia Mat 24:24. Jesus estava nos advertindo sobre este momento em que viverá a humanidade. Paulo também nos alertou: & II Tes 2:9,10).
IMAGEM: Uma semelhança. Em I Cor 4:4 e Col 1:15 mostra-nos que Cristo é “uma semelhança” de Deus. É o propósito do plano da salvação, transformar o homem em “uma semelhança” de Cristo. Este é o propósito da segunda besta, tornar-se “uma semelhança” da primeira besta (Roma papal) em poder político e religioso.
Importante notar que o Apocalipse 17 nos mostra que a Mulher de Vermelho – símbolo da igreja desvirtuada – tem filhas. Veja: e na sua fronte estava escrito um nome simbólico: A grande Babilônia, a mãe das prostituições e das abominações da terra. Se ela é mãe é porque tem filhas, não é? Com a reforma protestante iniciada por Lutero, surgiram as igrejas protestantes tradicionais. Fiéis, enquanto os seus líderes fundadores estavam presentes, mas, pouco a pouco, após a sua ausência foram se “prostituindo”. Pouco a pouco foram reabsorvendo as falsas doutrinas e tradições da igreja “mãe” e hoje lhe presta a maior homenagem guardando o domingo como dia de santificação conforme a “orientação”da igreja de Roma...
Leia atentamente, se necessário, releia, Eze 16:44-63. Você sabe o que aconteceu com Sodoma e Gomorra, não sabe?
Os que assim procedem estão ingressando no grande exercito arregimentado pelo demônio para a grande peleja final – o Armagedon descrito em Apoc 16:13, 14. Em qual exercito você estará naquele grande dia? Lembre-se que nesta batalha não haverá “em cima do muro”. O simples fato de estar em cima do muro já significa que não está com Jesus... Cuide-se!
vs 15 – VIDA (Fôlego): A imagem que João viu, tornou-se animada pelo seu poder.
FALAR: A primeira coisa que “esta imagem” faz é falar – fala através das suas leis...
FAZER: Tendo falado oficialmente mediante as suas leis, as põe em efeito.
FIZESSE MORRER: Esta é a história de todos os tempos. As legislações, em matéria de religião, têm sempre sido seguidas de perseguições.
vs 16 – FAZ QUE TODOS: Aparentemente somente o remanescente fiel (& Apoc 12:17) que se recusará a seguir-lhes...
MARCA: Um impresso, uma estampa. Evidentemente um distintivo de lealdade... Um sinal de submissão do seguidor leal à besta (a guarda do domingo em contrafação ao Sábado do Senhor). Neste momento a terceira mensagem angélica advertirá o mundo contra esta adoração... Apoc 14:9-11. Alguém já tem a marca da Besta? Não, enquanto não houver a união das igrejas prostituídas com o Estado... Neste dia milhares, conscientemente acatarão a “nova lei”. Outros inconscientemente a aceitaram achando que tanto faz o dia de adoração a Deus... Certamente todos os dias são excelentes para se adorar o Criador, mas ELE separou, santificou e abençoou o sábado como um memorial da Criação – Em tempo: o Batismo instituído por Cristo é o Memorial da Sua ressurreição... Rom 6:4; Col 2:12; I Ped 3:21.
MÃO DIREITA... FRONTE: Não somente as “obras” (por conveniência) mas também a “sua crença” (convicção) será afetada.
vs 17 - COMPRAR OU VENDER: Essa medida severa, será tomada para garantir total observância da lei, mas fracassará... Apoc. 14:1, 12.
OU O NOME: Não importa qual seja a evidencia de sua submissão...
NÚMERO DO SEU NOME: Veja o comentário a seguir.
vs 18 – AQUI ESTÁ A SABEDORIA: Somente por revelação divina é que os homens poderão conhecer os mistérios de Deus (& Efe 1:17;. I Cor 2:14).
ENTENDIMENTO: Os que desejam saber o significado ou a identificação da besta...
Solicite o estudo introdutório da lição nº 13- Parte I sobre este tema – 666.
NUMERO DA BESTA: A besta já está identificada! Este número apenas trás mais evidencia sobre a sua identidade. Muitos contestam a identidade numérica do nome da besta, porém não haveria razão para o anjo dar a João esta informação se não fosse para confirma-lo. De qualquer forma este número sempre identificou um poder que foi usado pelas forças das trevas para operar em seu nome.
NUMERO DE HOMEM: A besta representa realmente uma organização humana.
SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS: Tentou-se encontrar versões diferentes deste número, porem, todas as cópias (autógrafos) conhecidas do Apocalipse traz este número.
VICARIVS FILLI DEI – 666?
Voltemos agora para o Apoc 12:9
MUNDO: Literalmente o mundo habitado.
PARA A TERRA: A controvérsia no céu começou com os planos para a criação do homem. Quando a Terra foi criada e Adão foi colocado para ser o administrador dela, Satanás dirigiu os seus esforços no sentido de derrubar o ser recém criado. Ao ser bem sucedido em seu ato tentador, exigiu a terra como o seu domínio. Porém não quis ele dominar apenas a Terra; foi tentar a outros mundos (I Cor 4:9) e, somente com a volta de Cristo é que ele ficará totalmente confinado a este mundo. & Apoc 20:1-3.
vs 10 – GRANDE VOZ: Da alegria de ter sido expulso Satanás do céu...
AGORA VEIO: O foco do tempo é a cruz. Ela era incontestável no plano da Salvação antes do sacrifício e agora tornou-se real no Calvário.
SALVAÇÃO: Livramento; neste caso: a vitória...
PODER: força, ou seja: o poder da vitória sobre o dragão...
REINO: Satanás era o governador deste mundo até perdê-lo para Cristo ao tentá-lO.
SEU CRISTO: a palavra Cristo significa ungido, portanto: O Seu ungido. (Mat 1:1).
O ACUSADOR: Satanás foi o grande acusador dos irmãos do VT & Jó 1:8-12; Zac 3:1. Ele tem prosseguido neste papel, desde a cruz. & João 12:31.
DE DIA E DE NOITE: Ele não perde nenhuma oportunidade.
vs 11 – VENCERAM: Pense no quanto têm sofrido aqueles que estiveram expostos às acusações do grande instigador. Finalmente venceram com o sacrifício da cruz...
PELO SANGUE: Os santos venceram por causa do... & Apoc 1:5.
CORDEIRO: & João 1:29.
PALAVRA: A Sua palavra escrita.
TESTEMUNHO: Pelo testemunho que deram de Jesus Cristo e do Evangelho.
NÃO AMARAM A PRÓPRIA VIDA: Isto é o Martírio: Morrer pela sua convicção... A Inquisição fez o mundo crer que se perseguiam os hereges, os bruxos e bruxas, mas os registros históricos estão aí para comprovar que bastava ter-se uma Bíblia para ser perseguido, torturado e morto nas fogueiras “santas”...
vs 12 – FESTEJAI, Ó CÉUS: Todos os habitantes dos mundos criados souberam que Satanás foi condenado pela vitória de Cristo no Calvário.
AI: A perseguição da igreja decorrente desta derrota de Satanás. A Primeira perseguição satânica deu-se no início da igreja (época dos apóstolos até por volta de 313 a.D). Era pagãos perseguindo cristãos. Mas, a segunda e maior perseguição ocorreu entre no período de1260 anos (de 533 – neste ano o bispo de Roma foi eleito como bispo de Roma e de Constantinopla - até 1798 ano em que o general de Napoleão, Berthier, levou ao exílio o papa , acabando com isso, a supremacia da igreja de Roma – antes disto, nem mesmo um Rei subia ao trono sem a aprovação da Igreja de Roma).
GRANDE COLERA: A ira de Satanás devido à sua derrota, mergulhando cada vez mais na iniqüidade. Um caminho sem retorno... & I Ped 5:8.
POUCO: em relação ao tempo. Comparando com os 4.000 anos que precederam a cruxifição, realmente o tempo que falta para a volta de Cristo e, portanto, o fim de Satanás é pouco tempo...
vs 13 – MULHER: Sendo agora incapaz de atacar o filho – Cristo – Satanás esforça-se para causar dano à sua mãe: a Igreja.
vs 14 – DUAS ASAS: A figura de asas de águia era familiar ao antigo povo de Deus. O livramento das mãos do faraó e suas hostes são mencionados por essa figura - & Êxo 19:4; Deut 32:11. Alguns vêem nessas asas um símbolo da pressa (fuga para a América) com que a Igreja foi obrigada a encontrar segurança...
ALIMENTADA: Sustentada – Ver o comentário ao vs. 6.
UM TEMPO, TEMPOS... Ver o comentário ao vs. 6.
vs 15 – Água como um rio: Em Sal 74:13 e Eze 29:3 um dragão é identificado como um monstro marinho, daí a figura da água como um símbolo de destruição. Satanás procurou destruir a Igreja Cristã pela “inundação” de falsas doutrinas, bem como pela perseguição – Veja o comentário ao Apoc 17:15 no fim deste estudo.
vs 16 – A TERRA SOCORREU A MULHER: Alguns defendem que a “terra” aqui representa áreas em que havia escassez de pessoas em contraste com “águas” que por vezes representam “povos” e “línguas” (& Apoc. 17:15). Apontam que no tempo da reforma havia multidões de pessoas na Europa e no Extremo Oriente, mas no continente americano era dispersamente povoado. Assim apontam essa região como a “terra” que deu auxílio à Igreja do Velho Mundo. As terras protestantes da Europa Ocidental, que se tornaram abrigos da perseguição, podem também ser incluídas. Outros apontam a Reforma protestante em si como a maior ruptura do fascínio da igreja apostatada...
ENGOLIU: Isto é, tornou sem efeito os ardis destrutivos de Satanás.
vs 17 – IROU-SE: A impossibilidade de destruir a Igreja no deserto intensifica a ira do dragão de tal maneira, que se propôs a empreender guerra contra o povo de Deus, particularmente contra “os restantes da sua descendência”.
PELEJAR: Um esforço para destruir a Igreja Cristã. O seu esforço supremo acha-se ainda no futuro – pouco antes da queda das sete pragas... Veja os comentários aos cap. 13:11-17; 16:12-16; em estudos posteriores...
RESTANTES: Os que ficaram para trás; escaparam... Este é o “remanescente” da longa e digna linhagem do povo de Deus que tem sobrevivido às ferozes arremetidas – desde os tempos do Velho Testamento – do dragão, através da história, mais particularmente às trevas da idade média apontada pelo “tempo, tempos e metade de um tempo” ou seja: 1.260 dias/anos do vs 6, 14.
Guardam os mandamentos: Modo de identificar estes “remanescentes”; indica que os mandamentos de Deus – Leis Morais, não as cerimoniais – serão justamente o ponto entre a controvérsia entre o dragão e a Igreja. Convém observar que até mesmo Satanás reconhece que os Mandamentos de Deus – a Lei Moral dos Dez Mandamentos – continuam válidas, não foram abolidas!
O Testemunho de Jesus Cristo: Esta frase pode ser entendida como sendo o ato de testemunhar de Cristo aos irmãos, porém o Cap 19:10 dá-nos a mais plena compreensão sobre este “testemunho”, ou seja, a revelação que Jesus dá aos homens mediante os seus profetas, aqueles que têm o “espírito da profecia”. A estreita relação entre o “testemunho de Jesus” e a “profecia” é demonstrada por comparação entre os cap 19:10 e 22:9. No cap 19:10 o anjo identifica-se como “conservo teu e dos irmãos que mantêm o testemunho de Jesus” e no cap 22:9 como “conservo teu, dos teus irmãos, os profetas” – lembre-se que o anjo está se dirigindo a João, agora um profeta. Visto que a obra característica dos profetas é dar as mensagens de Jesus ao povo (& Apoc 1:1) esta compreensão é plenamente aceita. Portanto, aqui temos mais um meio de identificar “os restantes” ou seja: a Verdadeira Igreja de Jesus Cristo, aquela que têm, em seu meio, a manifestação do dom de profecia, muito diferente de “falar línguas estranhas” ou “fazer revelações” ...das igrejas pentecostais ou carismáticas!
Caro irmão, não perca de vista o cap 13 de Apocalipse – Leia, medite, ore e então aplique à sua vida o conselho de Apoc 18:4 – Saía dela povo meu!
O livro do Apocalipse trata do tema da marca da besta com uma seriedade impressionante e, quando fala daqueles que a recebem, usa a linguagem mais forte e ameaçadora que poderíamos imaginar. Se você quer tirar as dúvidas, leia as três mensagens angélicas ( Apocalipse 14:6-12 ), especialmente a terceira. Segundo a revelação, os que receberem a marca da besta se perderão. O mais terrível é que a maioria das pessoas a receberá, a menos que saiba do que se trata e decida colocar-se ao lado de Deus, custe o que Custar.

Outro fato que se torna claro no Apocalipse, é que a humanidade se está dividindo rapidamente em dois grupos: aqueles que seguirão a besta e sua imagem e que receberão sua marca, e "os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus". Deus o ajude a estar entre estes últimos, pois eles receberão a vida eterna.

Sendo que este tema tem uma transcendência tão significativa para a vida eterna, oremos a Deus pedindo a unção do Espírito Santo a fim de que se cumpram as promessas feitas por nosso Senhor Jesus: "Mas o Consolador, a quem o Pai enviará em Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" ( São João 14:26 ). "Quando vier,... o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade" ( São João 16:13 ). "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" ( São João 8:32 ). "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" ( São João 8:36 ).


EM QUE CONSISTE A MARCA DA BESTA
Sendo que o anticristo se coloca em lugar de Cristo e se opõe a Ele, é lógico supor que a marca, o selo ou sinal do anticristo seja oposta à de Cristo, ou uma substituição dela. Um estilo comparativo das diversas profecias bíblicas relativas ao anticristo reforça esta realidade. Temos um exemplo disto na profecia de Daniel 7 , onde o chifre pequeno, símbolo do anticristo, perseguiria durante "um tempo, dois tempos e metade dum tempo" ( Daniel 7:25 ). O Apocalipse declara que este período é igual a 42 meses ou 1.260 dias proféticos ( Apocalipse 12:4, 6; 11:2 e 3 ). Daniel fala do mesmo poder perseguidor que Apocalipse 13 , e nos ajuda a compreender em que consiste a marca da besta.

1. Qual é a marca de Deus, que seria aplicada na fronte do remanescente fiel? Apocalipse 7:2,3; 9:4; Isaías 8:16; Ezequiel 20:12, 20; Êxodo 31:13.
2. Qual seria a marca substitutiva da falsa autoridade do anticristo? Daniel 7:25.
3. Na época em que a primeira besta é levada a cativeiro, que outro símbolo profético nos apresenta o Apocalipse? Apocalipse 13:10, 11.
4. Que farão os Estados Unidos (nação protestante), que nos faz supor que quando a Terra se maravilhar após o papado haverá uma união das igrejas? Apocalipse 13:11-17.
5. O que a segunda besta ordenaria que os moradores da Terra fizessem? Apocalipse 13:13, 14.
6. Onde será posta a marca da besta? Apocalipse 13:15-17.
7. De acordo com a mensagem do terceiro anjo, que terrível advertência faz Deus àqueles que receberem a marca em sua fronte ou em sua mão? Apocalipse 14:8-11.
8. Como expressarão sua fé em Jesus os integrantes do remanescente fiel? Apocalipse 14:12; Atos 5:29.
9. Quem se levantará em defesa do remanescente fiel durante a tremenda angústia derivada da perseguição que haverá? Daniel 12:1.
10. Que prometeu nosso Senhor Jesus Cristo a todos aqueles que O seguirem sob qualquer circunstância? São João 14:1-3.

2006-10-01 20:54:22 · answer #10 · answered by Ton 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers