Os mais usados são os defensivos alternativos... inseticidas e outros -cidas feitos com produtos não-químicos. A técnica de plantio direto também é eficiente, pois usa palha protegendo o solo, o que impede que plantas daninhas cresçam.
2006-10-02 01:23:59
·
answer #1
·
answered by Vanessa Ty 4
·
0⤊
0⤋
Existem uma série de práticas que podem ser utilizadas. A começar por plantar variedades adaptadas e resistentes a pragas dentro da época recomendada. Adubação equilibrada, especialmente quanto a nitrogênio. Rotação de culturas. Plantio de espécies antagônicas a pragas//inços (ex. Tagetes (cravo-de-defunto) contra nematóides, feijão de porco contra tiririca).
Uso de armadilhas (ex. luz para insetos noturnos). Uso de inseticidas naturais - piretro, timbó, fumo.
Fungicidas de baixo impacto e muito antigos - calda bordalesa e sulfocálcica. Tenho alguma experiência com terra de diatomácea, mas muitas restrições.
Para controle de inços, capinas, aterações e, em especial, o uso de cobertura morta - mantém a umidade, protege osolo e com o tempo melhora a fertilidade e equilíbrio biológico do solo - quanto maior a matéria orgânica, maior a fertilidade, resistência a seca e, pela maior diversidade micro e mesobiológica do solo, redução de doenças do solo.
Temos ainda a possibilidade de uso de inimigos naturais, como joaninhas e micro himenópteros (vespinhas) para pulgões, moscas, percevejos e vespas parasitas de diversos outros insetos.
Também já está em uso há um bom tempo patógenos para insetos como lagartas (Vírus e bactérias) larvas de mosquitos (BT isaraelensis) , e alguns fungos como Beauveria.
Também existe a possibilidade de criação massal de insetos estéreis, como a mosca das frutas.
Finalizando, ainda existe hoje a possibilidade de transgêncos, como o Milho BT, resistente a lagartas.
É um assunto fascinante e complexo, dá para escrever mais de um livro, mas optei apenas por alguns tópicos. Espero que seja útil.
2006-10-01 13:15:04
·
answer #2
·
answered by Mario F 4
·
1⤊
0⤋
Coloque predadores na sua horta pra eliminar as pragas. Joaninhas e sapos como eu são exemplos de predadores que eliminam pragas assim.
2006-10-01 10:58:56
·
answer #3
·
answered by Avatar 5
·
1⤊
0⤋
quando se trata de uma agricultura de longa escala, isto é praticamente impossível, poderíamos usar técnicas de manejo como a rotação de culturas, um bom manejo de solo, plantio direto, trazem alguns beneficiamentos mas em longo prazo.
2006-10-03 05:02:46
·
answer #4
·
answered by Daysa 2
·
0⤊
0⤋
Um caminho largamente estudo atualmente e do qual também faço parte são os bio-inseticídas e plantas trangênicas.
Há o conhecimento prévio de hábitos alimentares dos insetos e como eles atuam na sua reprodução. O segundo passo é descobrir um mecanismo que interaja com o primeiro ou o segundo ciclo vital: ALIMENTAR-SE ou REPRODUZIR-SE!
Escolhemos, por exemplo, a alimentação e descobrimos que tipo de enzima o inseto utiliza para digerir o alimento extraido das alfaces (um exmplo). Deste ponto sintetizamos em laboratórios alfaces que possuam uma atividade enzimática inibidora da ação da enzima de digestão do inseto (geralmente colhemos essas enzimas extraindo-as do interior dos seus intestinos quando ainda são larvas - em cativeiro).
Dessa forma todos os insetos da 1° geração LARVAS não vão conseguir sobreviver por que apesar de comer inicialmente um pedacinho ínfimo da folha ele não tem reservas energéticas para ir além, já que a sua enzima intestinal foi impedida de agir na digestão. Morrem!
Claro que isso inabilita apenas uma causa e geralmente está associada a uma espécie-específico de inseto!
Mas valeu pela oportunidade!
2006-10-02 17:25:55
·
answer #5
·
answered by Harbor_Angel 3
·
0⤊
0⤋
evitar a monocultura,intercalar variedade de culturas,manter vegetação nativa ,preservação dos predadores de pragas ou seja manter no possível o equilíbrio local.
2006-10-02 16:35:36
·
answer #6
·
answered by Atanásio 6
·
0⤊
0⤋
Já existem em uso os bio fertilizantes e bio inseticidas.
São preparados que utilizam plantas na composição a fimde substituir os produtos industriais.
O problema é que esses produtos naturais não são produzidos em escala industrial e por isso são usados apenas em pequenas propriedades, onde se produzem os alimentos chamados de orgânicos.
2006-10-01 11:08:44
·
answer #7
·
answered by jorge luiz stein 5
·
0⤊
0⤋
Consórcio entre as variedades de plantas, predadores naturais, cercas vivas, fumo de rolo. Ih. Tem muita opção. Busque sobre agricultura orgânica ou biodinâmica que você verá muitas maneiras de defender sua horta sem agroquímicos. Boa sorte.
2006-10-01 11:06:30
·
answer #8
·
answered by racaquel 2
·
0⤊
0⤋
Existe atualmente diversas maneiras de tornar as plantações viçosas e livres de pragas sem envenená-las. Entre em contato com o Instituto Luiz de Queiroz em Piracicaba-SP, eles poderão esclarecer melhor.Beijos
2006-10-01 11:05:55
·
answer #9
·
answered by aprendiz de maga 4
·
0⤊
0⤋
hoje em dia existem vários recurso..inclusive foi criada uma mosca em laboratório que combate pragas!!!
2006-10-01 11:04:36
·
answer #10
·
answered by musa 2
·
0⤊
0⤋