English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

a palavra de algum deus ou mesmo uma coleção de escritos inspirados pelo “espírito santo”, mas sim, um produto da atividade humana, repleto de erros, fantasias, absurdos, falsificações e plágios?
Quem escreveu a bíblia não foi deus ou o espírito santo... Mas sim gente de todas as classes, unidos na preocupação de transmitir fé, justiça, amor, fraternidade e fidelidade ao povo, a fim de que não houvesse mais nem opressores nem oprimidos.
Muitos colaboraram para que a bíblia fosse escrita, mas cada um do seu jeito, pois todos foram professores e alunos, uns dos outros.
Como a bíblia poderia ter sido inspirada pelo “espírito santo” ou ser a palavra de deus... Se ela própria se contradiz. È incoerente. Está repleta de alucinações, falsificações e explicações mágicas. Não está de acordo com alguns fatos. Tem erros grosseiros de geologia e de astronomia. E contem absurdos que faziam parte da ignorância existente na época em que a mesma foi forjada?

2006-10-01 02:36:52 · 32 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

32 respostas

Parabéns Lisandro, muito bem colocado suas assertivas. A bíblia é um pandemônio de contradições tão absurdas, que o cristão que se predispor a lê-la - coisa que eu não acredito - deixa imediatamente de ser cristão. Afinal de contas quem a escreveu?. Jesus era analfabeto e a bíblia foi manipulada ao bel prazer dos interessados diretos em dela se locupletarem no futuro. Coisa que está acontecendo agora a olhos vistos.

2006-10-01 03:14:24 · answer #1 · answered by GEGÊ 3 · 1 0

Procure fazer uma leitura da Bíblia, com o coração desligado de pré-conceitos. Tente ler com orientação de um teólogo. Vc verá quanta lição de Amor e Vida vc encontrará. Deus abençoe vc e diminua sua revolta. Bjs.

2006-10-01 02:53:00 · answer #2 · answered by miosotis 7 · 2 0

A Bíblia, à semelhança dos demais livros venerados pela humanidade como sagrados, é um produto da criatividade humana, um documento sobre o homem e todas as suas limitações e contradições, e, como tal, apresenta luzes e sombras, pois no coração do ser humano encontramos tanto o sublime como o sórdido.

2006-10-01 02:45:21 · answer #3 · answered by tubalcain1733 7 · 2 0

A BÍBLIA é o único livro verdadeiro escrito até hoje. O Mal está no mundo para nos confundir, mas se lermos a Bíblia e pedirmos discernimento a DEUS, Ele nos dará e interpretaremos sua Palavra na linguagem de hoje. Ela foi escrita por homens, sim, mas homens inspirados pelo Espírito Santo de DEUS. A Bíblia nos dá respostas para todas nossas dúvidas, nos orienta a tormar decisões, enfim Ela é nosso manual de instrução. Ela nos livra da angústia e do medo, Ela dos dá a certeza que existe um DEUS zeloso que é nosso Pai e que cuida de nós, pois Ele é o dono de nossas vidas. Mesmo antes de existirmos Ele já cuidava de nós, como diz em Is 44.2. Nela encontraremos o Propósito para nossas vidas, pois sem DEUS nossa vida é VAZIA. Quando nos entregarmos de todo o coração a DEUS e acreditarmos que JESUS é nosso único Senhor e Salvador(pois derramou seu sangue para nos livrar do pecado) aí sim, não teremos como duvidar do único e verdadeiro livro de todos os tempos, nosso "Best Seller": A BÍBLIA SAGRADA.

2006-10-01 03:32:08 · answer #4 · answered by ESTRELA 2 · 1 0

Antes deixe me explicar: Minha é descendente de uma família católica fervorosa (quase fanática - digo quase!). Fui criada nessa religião, mas quando estava fazendo catecismo, mesmo novinha... achava que algo estava errado... várias explicações eram dadas a mim,... mas não conseguia aceitar, pois sei lá...

Agora, não frequento igreja católica. A maioria (pois, não conheço todas) tem um fato ou ação que discordo. Pela fé que move essas religiões, pelos acontecimentos gerados dessa fé; eu respeito todas! Acho que esse é o princípio básico. Respeitas uns aos outros... ame o próximo como a ti mesmo......... Você pode não gostar das ações, mas tem que respeitas.... ao menos para ser respeitado.

Sobre a Bíblia: Ela é feita de manuscritos de pessoas normais (na época) e por apostolos, discípulos........ Acho que não deveriam concluí-la faltando alguns... como os de Judas... os de madalena (que foi uma apostola - "descrendenciada" pela igreja católica).

Acho que Jesus, foi um homem normal, que casou... teve filhos... Maria? Nossa senhora tantos outros filhos.... E Ele, foi o que mais teve fé no Criador (esse sim foi o criador nosso Deus!).

Voltando.... Não me considero católica, nem protestante.... Acredito na voz interior que faz eu destinguir o certo do errado... a voz que me diz para nunca mentir.... e me ajuda quando estou com pensamentos materialistas, possessivos, invejosos, .... ... destrutivos.

2006-10-01 02:58:05 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

A palavra Bíblia vem do grego, ela significa "coleção de livros". Nela contém a história da Salvação, desde a criação do mundo feita por Deus até as profecias da Segunda vinda gloriosa de Jesus, o Filho de Deus. Podemos, para um melhor entendimento, caracterizá-la como uma "grande carta" enviada por Deus à todos os seus filhos. Nesta carta contém o Plano que Deus preparou para cada um de nós.
A Bíblia foi escrita durante muitíssimo tempo (aproximadamente 1.300 anos). Seu início ocorreu antes da vinda de Cristo, com as chamadas "traduções orais", que vem a ser as histórias que uns contavam a outros. Por volta de muito tempo atrás, os chamados escribas decidiram "passar para o papel" essas histórias. Com isso, pouco a pouco, a Bíblia foi sendo formada.
A Bíblia terminou de ser escrita por volta do ano 100 d.C., com o Apóstolo João Evangelista (que escreveu o Apocalipse).
A Bíblia foi escrita por várias pessoas, mas foi inspirada unicamente por Deus. O Pai usou de pessoas como instrumentos seus para transmitir a sua mensagem.
A Bíblia é formada por livros sagrados. São 73 os livros contidos na Bíblia. Desses 73 livros sagrados, 46 constituem o conjunto de livros do Antigo Testamento e 27 constituem o conjunto dos livros do Novo Testamento. Podemos afirmar então, que a Bíblia é dividida em duas grandes partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. A palavra testamento significa aliança.
O Antigo Testamento nos revela a Criação do mundo, as alianças que Deus fez com os homens, as profecias que anunciavam a vinda do Messias, a fidelidade e infidelidade do povo de Deus, e principalmente, a preparação do povo escolhido de onde viria o Verbo Encarnado.
O Novo Testamento possui quatro livros (Mateus, Marcos, Lucas e João) que contam toda a vida de Jesus Cristo, desde o seu nascimento até a sua ascensão ao céu. Esses quatro livros formam um conjunto denominado evangelho. O Novo Testamento é também constituído por várias cartas (também chamadas epístolas), que foram escritas pelos apóstolos com o objetivo de direcionar a Igreja fundada por Cristo. Além do evangelho e das cartas, o Novo Testamento possui um livro que conta os primórdios da Igreja de Cristo e outro livro profético que revela a Segunda vinda gloriosa de Jesus, respectivamente, são eles: os Atos dos Apóstolos e o Apocalipse.
Os idiomas bíblicos são três: o hebraico, o aramaico e o grego.
O Antigo Testamento, foi totalmente escrito em hebraico. Já, o Novo Testamento, foi escrito a maior parte em grego e uma pequena parte em aramaico (que vem a ser um dialeto do hebraico). Por curiosidade, o idioma que Cristo falava era o aramaico.
Como já vimos, a Bíblia possui três idiomas de origem: o hebraico, o aramaico e o grego. Com o tempo, foram surgindo as traduções. Hoje em dia, a Bíblia é o livro mais traduzido no mundo inteiro. Isso foi graças ao esforço de muitos estudiosos da época. Pouco a pouco, logo após a tradução para o latim, a Bíblia foi sendo traduzida em mais e mais línguas. Até chegar ao que temos hoje: o livro mais lido mundialmente.
A interpretação Bíblia é algo muito importante, e NÃO devemos interpretá-la de qualquer modo. A Igreja Católica que vem a ser a Igreja fundada por Jesus Cristo, vem desde os seus primórdios adotando a tradição apostólica, ou seja, os ensinamentos de Jesus não foram deturpados e muito menos interpretados de modo diferente desde sua origem. Ao ler a Bíblia, devemos Ter bastante cuidado, pois muitos são as palavras estranhas, os exemplos difíceis de ser entendidos, e principalmente, muitos são os equívocos que cansamos de cometer ao tentarmos interpretar a Bíblia sem a ajuda de um padre, um catequista , ou seja, um conhecedor do assunto.
O mundo é repleto de seitas e religiões que pregam a livre interpretação. Essa atitude desregrada causa o que vemos ao nosso redor: o nascimento de seitas e mais seitas que pregam aquilo que der na telha do pastor ou daquele que fundou a seita. Por isso, vamos tomar cuidado!
Logo, chegamos ao conhecimento do que vem a ser a Bíblia e a sua importância para todos nós.

Basta agora, desfrutarmos daquilo que Ela pode nos proporcionar, e principalmente, praticarmos os ensinamentos daquele cujo é o seu centro: Jesus Cristo.

"Portanto, quem ignora as Escrituras, ignora Cristo"

2006-10-01 02:52:08 · answer #6 · answered by Ton 3 · 1 0

Todo texto tem um contexto histórico, uma cultura que lhe dá sentido, imagens e referências que têm significado para pessoas daquele tempo.
Mesmo que alguém considere um texto "sagrado" ou "divino", isso ainda quer dizer que esse "sagrado" ou "divino" ainda tem seu lugar histórico e cultural.
Sendo assim, ainda que hoje escrevêssemos uma "nova bíblia", compatível com a ciência, em alguns séculos, senão em poucos anos, ela já conteria incorreções, "absurdos" e coisas afins.
Em síntese, você pode acreditar no que quiser, mas isso nunca lhe dará o direito de impor aos outros sua crença.

2006-10-01 02:48:21 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

Claro que já me ocorreu. Mas, todas essas "contradições e incoerencias", deve-se a nossa mentalidade tacanha ou o nosso desconhecimento da história. Quando vc se refere a aluno,veja, que pode até ser; mas, com uma diferença de época de décadas ou século.
Aí eu penso sobre determinado texto: pode até ser incoerente,ou alucinação da época, mas quem me garante que eu não esteja errado, e que a minha ignorancia ainda não me permitiu encontrar a coerencia.

2006-10-01 02:48:16 · answer #8 · answered by Manjarí 6 · 1 0

pode até ser.. mas será que esse seu argumento não contém absurdos que fazem parte da ignorancia existente na nossa época.. ou seja hoje..

2006-10-01 02:39:27 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 0

Sim , mas se Deus permitiu que essas pessoas escrevecem a Biblia .

Do Aramaico e do Hebraico , a Biblia foi Traduzida para varios idiomas , e fora adaptada .

Muitas leis foram dadas aos Hebrews .

Maimonedes um dos maiores Profetas Judeus ,
deu os 13° Principios Judaicos ...
Nessas Leis , os Judeus nao poderiam acreditar na Entrega de OUTRA biblia , ou seja , ele descartao o " Novo Testamento " .

2006-10-01 02:49:45 · answer #10 · answered by Lestat de Lioncourt Ť 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers