English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

6 respostas

Boa pergunta.

Frequentemente na vida vemos pessoas que têm a CAPACIDADE DE SUPERAR as piores situações, capazes de SE LEVANTAR, mesmo após sofrerem um grande trauma, enquanto outras ficam presas nas malhas da infelicidade e da angústia que se abateram sobre elas, ao passo que outros permanecem no chamado fundo do poço, incapazes de, mesmo sabendo não ter mais forças para cavar, subir tomando como apoio as paredes desse poço e continuar seu caminho.

Cada ramo do conhecimento humano oferece uma explicação diferente para explicar a situação:

1) Na BIOLOGIA, onde se defende o ponto de vista de que cada ser humano é dotado de um POTENCIAL GENÉTICO que o faz ser mais resistente que outros.

2) Na PSICOLOGIA, em que se realça a importância das RELAÇÕES FAMILIARES, sobretudo na infância, que construirá nesse individuo a capacidade de suportar certas crises e de superá-las.

3) Na SOCIOLOGIA, em que se faz referência à influência do entorno, da CULTURA, das TRADIÇÕES como construtores dessa capacidade do individuo de suplantar as adversidades.

4) Já a TEOLOGIA traz um aporte diferente, pela própria subjetividade transcendente, uma outra visão da condição humana, pelo reconhecimento da NECESSIDADE DO SOFRIMENTO como fator de EVOLUÇÃO ESPIRITUAL: o célebre “dar a outra face”.

O mais interessante em muitos dos casos estudados é que não são personagens de ficção que se erguem após a grande queda; são homens, mulheres, crianças, velhos, O INDIVÍDUO COMUM do mundo que retoma sua vida após a morte de um filho, a perda de uma parte de seu corpo, a perda do emprego, doenças graves, físicas ou psíquicas, em si mesmo ou em alguém da família, razões suficientes para levar um individuo mais fraco ao caos.

Os indivíduos chamados RESILIENTES são capazes de CONTINUAR uma vida de qualidade, SEM AUTO-PUNIÇÕES, SEM RESIGNAÇÃO destruidora, RENASCENDO SEMPRE dos escombros.

Mas não se é resiliente sozinho, embora a resiliência seja íntima e pessoal.

Um dos fatores de maior importância é o APOIO e o ACOLHIMENTO, feito em geral por um outro individuo, O QUE É ESSENCIAL para o salto qualitativo que se dá.

A resiliência é, na verdade, o RESULTADO DE INTERVENÇÕES de apoio, de otimismo, de dedicação e principalmente de amor.

2006-09-30 14:25:19 · answer #1 · answered by heitor_goulart 1 · 1 0

Perda de pace! Estranho que um deus precisa ser estudado, será que ele discrimina quem nasce isolado e nem sabe ler? Conheci um filho de uma crente ****** e vigarista que disse que estudava teologia só para ganhar pensão do pai divorciado e que na minha opinião não deveria ser um tipo de faculdade!

2016-12-15 17:34:48 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

É uma propriedade pela qual a energia armazenada num corpo deformado é devolvida, quando cessa a tensão...

2006-09-30 14:41:52 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Resiliência é a capacidade que as pessoas têm de se reconstruírem depois de enfrentarem uma situação adversa

2006-09-30 14:19:19 · answer #4 · answered by Jorge Murta 6 · 0 0

Trata-se de resistência se o assunto for física.
Se for no campo da psicologia, é um modo de educar a pessoa para que adquira resistencia às pressões externas. Que saiba dizer não quando lhe for conveniente.

2006-09-30 14:06:27 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Resiliência é um termo técnico de Física, e não de Teologia. Trata-se da propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora da deformação elástica.

2006-09-30 14:05:20 · answer #6 · answered by tubalcain1733 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers