Não li o livro, mas assisti um documentário apaixonante sobre a descobera no Egito do evangelho de Judas. Depois de ter sido passado por inúmeros e minuciosos testes, em várias partes do mundo, o documento foi declarado autêntico. Inovador, o evangelho de Judas dá uma nova versão do ato de traição mais conhecido na história da humanidade.
O negócio é que existia várias formas de Cristianismo nos primeiros tempos logo após a morte de Jesus; Deus, como Jesus, são vistos por cada um em diferentes versões. E para entender isso, temos que saber que vários textos deixados pelos primeiros cristãos foram destruídos e outros escondidos, mas que refazem surface nos últimos anos.
Durante a Segunda Guerra Mundial foram descobertos no Egito o que é conhecido hoje como « A Biblioteca de Nag Hammadi », uma coleção de treze códices contendo cinquênta textos. Esta importante descoberta inclui um grande número de escrituras gnósticas, textos que pensavam ter sidos destruído durante o período de ‘uniformisação” da Igreja católica, tais como o Evangelho de Tomas, o de Filipe e o “Evangelho da Verdade”.
As palavras "gnose" e "Gnosticismo" continuam sendo termos misteriosos mesmo depois de fazerem parte do vocabulário da sociedade contemporânea. A palavra Gnose deriva do grego e significa "conhecimento ou saber obtido pela experiência pessoal ou pela percepção ". No primeiro século da era cristã, o termo "gnóstico" era usado p/ designar um dos segments da recente comunidade cristã. Estes gnósticos diziam ter recebido os ensinamentos de Jesus através de Maria Madalena, que eles consideravam a esposa de Jesus. Nas suas orações, eles dirigiam-se à Deus usando termos como Pai e Mãe. Em vários textos encontrados em Nag Hammadi, Deus é ao mesmo tempo uma entidade masculina e feminina, e certas orações são adressadas através de uma poética sensual, similar ao Cântigos dos Cânticos, p/ descrever a relação da pessoa com Deus.
A biblioteca de Nag Hammadi foi escondida no século IV desta era, isso na época do Concílio de Nicéia, o qual proclamava a unidade da fé católica e oficializava os ensinamentos como uma doutrina. À partir daí, tudo o que não estava em acordo com os poucos evangelhos aceitos em Nicéia, seria considerado proscrito, proibido, e chamado de herético. Houve uma verdadeira uniformização, por interesse político, pois o que foi decidido neste concílio não estava de acordo com a realidade. Os escritos que professavam fatos divergentes dos interesses dos cardeais e do papa, foram destruídos, mas algumas pessoas conseguiram esconder alguns destes documentos e através do tempo, protegê-los.
Isso tudo não é opinião pessoal, mas fatos históricos.
Entre estes documentos que foram escondidos para não serem destruídos pelo poder religioso vigente estão os códices encontrados em Nag Hammadi e o Evangelho de Judas. O Evangelho de Tomas, por exemplo, que descreve Maria Madalena como uma discípula de Jesus e sua mulher, e que faz parte dos códices de Nag Hammadi, é propriedade do Serviço de Antiguidades do Egito e não do Vaticano ou de outra congregação religiosa, como são os documentos do Mar Morto.
Judas não é muito mencionado nos Evangelhos. No Evangelho de Marcos, ele não é mencionado claramente como traidor. Marcos e Lucas não falam nada sobre Judas depois que Jesus foi preso. Em todo caso, existem coisas não muito claras nos Evangelhos, como o fato de que os rabinos precisassem de um traidor p/ prender Jesus (!?), mas o fato é que Judas, segundo o Evangelho de Judas, foi escolhido contra sua vontade por Jesus mesmo para fazer o papel do traidor. E o Evangelho de Judas diz que Jesus escolheu-o porque ele foi o único que ‘entendeu a sua missão”. Neste evangelho, Jesus diz à Judas que a missão deste último era o sacrifício tanto de Judas quanto o de Jesus.
Neste evangelho, o de Judas, é dito que o ato visto em primeiras instâncias como traição foi, em realidade, direcionado pelas palavras de Jesus o qual pediu à Judas de obedecer mesmo se tal coisa o afastaria dos outros evangelistas: “[...Judas deveria] afastar-se dos outros evangelistas porque ele [Jesus] iria lhe mostrar o reino dos céus”.
2006-09-30 15:09:35
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Acabaram de ser lançados dois livros agora que falam sobre o Evangelho Perdido de Judas; um parece ser mais sobre como os manuscritos proibidos foram redescobertos no ano passado, um relato histórico; o segundo deve conter as transcrições traduzidas do texto e alguns comentários. O National Geografic Channel está anunciando os livros, mas eu ainda não comprei nem li. Posuo algum material sobre o assunto que posso enviar a vc se desejar.
Alguns pontos cardinais do Evangelho de Judas, de inspiração gnóstica, uma das várias formas de cristianismo que existia nos primeiros séculos, depois da vinda de Jesus, e que desapareceram sob o peso da corrente que prevaleceu politicamente, são (1) o de que Jesus ria muito, fato corroborado pelos clarevidentes em partes diferentes do mundo, (2) o de que Judas foi escolhido para levar o corpo de Jesus a ser sacrificado, porque tinha atingido um nível de compreensão da divindade superior ao dos demais apóstolos (3) o de que Jesus aparecia como um menino, às vezes, para alguns discípulos, indicando que nem todos podiam vê-lo e compreendê-lo da mesma forma (4) o de que o conhecimento da divindade se alcansa numa busca interior e não exterior, ponto básico do pensamento gnáotico.
Parabéns pela pergunta.
Um forte abraço.
.
2006-09-30 13:45:29
·
answer #2
·
answered by Rodrigo A 3
·
1⤊
0⤋
achei muito interessante,parece budismo....muito bonito,e vc continua percebendo a essência do jesus dos evangelhos oficiosos!
2006-09-30 15:58:25
·
answer #3
·
answered by Atanásio 6
·
0⤊
0⤋
So vou fazer um pequeno comentário, Judas ao se enforcar se suicidou, sendo assim de acordo com as leis de Deus não tem direito a salvação. Mas se ele tivesse pedido perdão a Jesus , esse com certeza o teria dado e ele não teria atentado contra sua propria vida. Porque Deus amou o mundo de tal maneira q deu seu unico filho pela sua , pela minha , pela vida de Judas enfim pelas nossas vidas. E o teria perdoado se ele tivesse se arrependido de todo o coração, pois tambem Jesus disse se seu iremão te pedir perdão não o perdoe 7 vezes mas sim 70x7 .
2006-09-30 13:39:25
·
answer #4
·
answered by MARIA T 2
·
0⤊
0⤋