Não conheço o problema em sua profundidade, mas parece que é complementar.
2006-09-30 11:36:40
·
answer #1
·
answered by STAN 7
·
0⤊
0⤋
A previdência privada é um investimento que vc faz a longo prazo, normalmente se vai ao banco se estipula uma quantia mensal a ser descontada para a previdência a porcentagem desse dinheiro que sera investido em investimentos tradicionais ou de risco e assina-se o prazo desse desconto.
Vc decide qto pretende receber como aposentadoria e calcula-se o qto sera descontado durante o período de investimento. Vc pode escolher tb resgatar todo o dinheiro depositado de uma vez, ao invés de ficar recebendo mensalmente um "salário de aposentadoria".
Portanto, depende de quanto vc investir para saber se essa renda será um salário ou um complemento
2006-09-30 11:53:26
·
answer #2
·
answered by Oráculo 2
·
1⤊
0⤋
Primeiramente, devemos entender que esse conceito de "complementar" se deve a se considerar a obrigação do estado na aposentadoria.
Ora, isso não é necessariamente verdade pois sabemos que muitas pessoas não contribuem para a mesma e, teoricamente, deverão ficar sem aposentadoria no futuro.
Mas vamos analisar para que termos uma aposentadoria privada (dita "complementar").
O conceito de previdência privada é diferente da poupança (seja em que tipo de aplicação for). Muito embora o pessoal da Poupança Privada vá tentar te convencer que vc ainda poderá ganhar mais com eles, que são competentes na gestão de fundos, etc., é óbvio que, como investimento puro e simples, a aplicação conservadora (títulos do governo, por exemplo), vale mais para resultados exclusivamente financeiros. Ponto.
Então para que aplicar na Previdência?
1. Para garantir uma aposentadoria até morrer após a idade-limite que vc determinou (por exemplo, 65 anos). Ora, quanto tempo vc ainda vai viver? A aposentadoria garante que vc estará coberto, com menos riscos que a aplicação. Claro que vc pode usufruir de apenas um ano, morrer e o investimento terá sido perdido, mas isso é um risco que eu prefiro correr.
2. Você vai estar gagá? Como estaremos após essa idade? Me sinto mais seguro entrando um dinheirinho todo mês do que com um bocado de grana no banco, capaz de ser retirada com um mero cheque que preenchi para minha enfermeira, em um ataque de alucinação.
3. Pois existem outros produtos (como pensão para mulher) que garantem uma subsistência para minha família no caso de meu falecimento. Normalmente tem custo mais em conta que seguros normais.
Minha sugestão pessoal é que a previdência lhe garanta apenas o mínimo necessário para sua subsistência (condomínio, alimentação, plano de saúde, medicamentos, etc.), deixando o restante para melhoria de padrão de vida em aplicações usuais.
Em resumo, quero garantir que não vá ficar debaixo da ponte em minha velhice, apenas isso.
Eu ainda vou mais além; tenho 3 tipos de aplicações em aposentadoria e a que eu realmente gosto (mas não existe mais) é a com renda garantida. Não quero saber de flutuações da VGBL e PGBL. Aplicações financeiras ou de risco eu faço em outro lugar.
Outro seguro que considero muito bom é daqueles que se aplica por 10 ou 15 anos e se recebe o valor de volta corrigido. É um grande negócio se vc consegue garantir o pagamento por tanto tempo. Nesse caso, o objetivo é proteger sua família e, a você mesmo, em caso de invalidez.
Finalmente, sugiro que também tenha um INSS, pois, nunca se sabe para onde vai o mercado financeiro privado.
Obviamente, para tudo isso, vc precisa viver em um padrão de vida muito abaixo do que seus ganhos permitiriam; como tudo na vida, é poupar hoje para o amanhã.
2006-10-01 13:54:29
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Um plano de previdência privada não substitui o plano de previdência oficial (INSS ou Previ). Por isso as previdencias privadas são complementares. A diferença é que com a Previdencia Privada vc pode contribuir com o valor que quiser, dentro dos limites estipulados por ela e o seu salário de aposentadoria é bem melhor do que o INSS por exemplo. E vc ainda pode resgatar as parcelas pagas, caso necessite.
2006-09-30 12:04:56
·
answer #4
·
answered by Junior RJ 4
·
0⤊
0⤋
Existem vários planos, por aí. Você deve optar pelo que mais se interessar. Existem planos complementares por exemplo que são bem baratos, pois eles somente vão complementar sua renda, quando aposentar.
2006-09-30 11:46:36
·
answer #5
·
answered by Pedro Vitor 4
·
0⤊
0⤋