A questão da proibição de imagens no AT está diretamente ligada à realidade de Israel daquele tempo, cercado por Imperios que adoravam deuses criados por eles. Esta é a "preocupação" de Deus.
Deus no AT não revela a Sua face.
Somente em Jesus foi revelada a face amorosa de Deus.
A partir da Encarnação do Verbo , deixa de existir o perigo de crer em deuses inexistentes, porque finalmente o mundo pode ver e tocar a Deus atraves de Jesus.
MAs...eles não entendem pq nao querem.A verdade lhes tiraria os preciosos dizimos e votos em sanguessugas....
2006-09-30 13:51:38
·
answer #1
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
Imagens
Definição: Usualmente, representações visÃveis de pessoas ou coisas. Uma imagem que é objeto de adoração é um Ãdolo. Os que realizam atos de adoração diante de imagens amiúde dizem que tal adoração se dirige realmente ao espÃrito que é representado pela imagem. Tal uso de imagens é costumeiro em muitas religiões não-cristãs. Concernente à prática católica-romana, a New Catholic Encyclopedia (1967, Vol. VII, p. 372) diz: “Visto que a adoração prestada a uma imagem atinge a pessoa representada e nela termina, o mesmo tipo de adoração devida à pessoa pode ser prestada à imagem como representando a pessoa.” Não é ensinamento bÃblico.
Que diz a Palavra de Deus sobre fazer imagens que são usadas como objetos de adoração?
Ãxo. 20:4, 5, MC: “Não farás para ti imagens esculpidas, nem qualquer imagem do que existe no alto dos céus, ou do que existe embaixo, na terra, ou do que existe nas águas, por baixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto [“não as adorarás, nem lhes darás culto”, Fi], porque eu, o Senhor, teu Deus, sou um Deus cioso.” (Grifo acrescentado.) (Note que a proibição era de fazer imagens e prostrar-se diante delas.)
à permissÃvel usar imagens simplesmente como ajuda na adoração do verdadeiro Deus?
João 4:23, 24, BJ: “Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espÃrito e verdade; pois tais são os adoradores que o Pai procura. Deus é espÃrito e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espÃrito e verdade.” (Os que dependem das imagens como ajuda na devoção não estão adorando a Deus “em espÃrito”, mas dependem daquilo que podem ver com seus olhos fÃsicos.)
Devemos venerar os “santos” como intercessores junto a Deus, usando talvez imagens deles como ajuda em prestarmos adoração?
João 14:6, 14, BJ: “Diz-lhe Jesus: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim.’ ‘Se me pedirdes algo em meu nome, eu o farei.’” (Jesus diz aqui claramente que só podemos chegar ao Pai por intermédio dele e que nossos pedidos devem ser feitos em nome de Jesus.)
1 Tim. 2:5, BJ: “Há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens um homem, Cristo Jesus.” (Não há margem aqui para outros desempenharem o papel de mediador para os membros da congregação de Cristo.)
Que efeito poderia ter sobre o nosso próprio futuro o uso de imagens na adoração?
Deut. 4:25, 26, BJ: “[Se] vos corromperdes, fazendo uma imagem esculpida qualquer [“Ãdolos de qualquer forma”, PIB; “alguma figura”, So], praticando o que é mau aos olhos de Iahweh teu Deus, de modo a irritá-lo, eu tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós: sereis . . . completamente exterminados.” (O ponto de vista de Deus não mudou. Veja Malaquias 3:5, 6.)
1 Cor. 10:14, 20, Fi: “Pelo que, meus carÃssimos, fugi da idolatria. . . . As coisas que sacrificam os gentios, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E eu não quero que tenhais sociedade com os demônios.”
2006-09-30 12:52:32
·
answer #2
·
answered by Antônio 4
·
0⤊
1⤋