English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

eua cho muito estranho o fato de que apenas os médicos são responsáveis em diagnosticar um medicamento a um paciente e não o farmacêutico. o farmacêutico é quem passa anos estudando as reações dos medicamentos, é ele quem paga farmacologia, é ele quem passa anos estudando para fazer um remédio para não poder nem poder passar legalmente a um paciente!!! quem diz mais???

2006-09-30 03:19:41 · 21 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Saúde e Bem-Estar Outras - Saúde e Bem-Estar

21 respostas

Por que eles estudam medicamentos, seu mecanismo de ação, efeitos, vias de eliminação... Mas não são treinados nem o foram para fazer exame físico, anamnese (questionário médico que ajuda a determinar o diagnóstico da doença juntamente com exame físico) nem analisar exames complementares (sanguíneos, radiográficos...). O médico portanto, quando recebe o paciente, avalia o físico, psicológico (há pacientes que têm mania de doenças, outros inventam sintomas porque são mais nervosos e acham que tem outras coisas... e há ainda outros pacientes que não associam outros factores relacionados a doença). O médico com conhecimentos paralelos de cada doença tais como meio de transmissão, locais de exposição, tempo de incubação, sintomas, sinais, alterações fisiológicas consegue atingir o verdadeiro diagnóstico. Uma vez obtido o diagnóstico, ele prescreve um medicamento de acordo com as condiçoes de cada paciente e com os outros problemas de saúde inerentes ao paciente, registradas na consulta ou no histórico do paciente. O farmacêutico têm amplo conhecimento dos medicamentos, mas daí a decidir o verdadeiro diagnóstico do paciente, reconhecer e diagnosticar outros processos patológicos paralelos ou ainda "advinhar resultados sanguíneos ou radiológicos que possam completamente CONTRA-INDICAR um certo medicamento faz com tais profissionais não sejam autorizados a prescrever, apenas orientar o cliente que já tenha correto diagnóstico e prescrição... Ele ajudará a evitar por exemplo a overdose, interações medicamentosas, minimizar efeitos colaterais... Enfim, informações relacionados ao medicamento.

2006-09-30 03:45:21 · answer #1 · answered by cristal 2 · 0 0

Meu caro,

Parece que a maioria das pessoas te respondeu com muita sensatez. Cada um na sua área! O médico estuda muitos anos para fazer o diagnóstico e tratamento das doenças, que não necessáriamente é com medicamentos. Pode ser cirurgico, pode ser de outro tipo(marcapasso por exemplo). E para isso nada adiantariam os conhecimentos do farmaceutico.
E o farmaceutico nada conhece sobre diagnosticos, tratamentos, exames, cirurgias, etc. Conhece os efeitos dos medicamentos, suas formulas quimicas, etc.
Mas isso não impede que, cada um no seu papel, ajudem a fazer o bem!

2006-09-30 20:25:43 · answer #2 · answered by padre ivan 4 · 1 0

Pra quem não sabe, o farmacêutico detém conhecimento dos fármacos que devem fazer parte na cura de um enfermo, e não na escolha do melhor fármaco ou da quantidade que deve ser utilizada. Ele não possui permissão perante o Conselho Federal ou Regional para exercer a medicina e prescrever receitas. Mas mesmo assim, pode ter certeza de que sem o farmacêutico, o médico nada seria, já que este não possui nenhum conhecimento sobre a cinética dos fármacos ou outros conhecimentos afins, que apenas o farmacêutico possui.

2006-09-30 10:53:12 · answer #3 · answered by Gabriel TP 1 · 1 0

Porque pra receitar, tem que saber com detalhes o histórico do paciente... tem que prestar atenção nos efeitos colaterais, etc...
Cada profissão tem seu valor, e agradecemos aos farmaceuticos que passam anos estudando pra nos trazer um benefício tão grande.
Porém é importante respeitar os limites da profissão.

2006-09-30 10:35:01 · answer #4 · answered by ? 7 · 1 0

Se as áreas de atuação de cada um não forem respeitadas, viraria uma torre de babel. Os médicos fariam fórmulas, e os farmacêuticos, não tendo a sua área bem delimitada, acabariam fazendo cirurgias.

2006-09-30 11:05:05 · answer #5 · answered by Helcio 5 · 0 0

Cada macaco no seu galho
O farmacêutico conhece remédios em detalhe até mais do que o médico, mas quem determina o que fará bem para o paciente é o médico após exame acurado dos sintomas que este apresenta.

2006-09-30 10:34:26 · answer #6 · answered by fran 7 · 1 1

Como vc mesmo disse, eles estudam os remédios, fórmulas, e não as doenças, não as pessoas que portam as doenças, porque um vendedor de carros não pode consertar a injeção eletronica do seu carro, ele pode até saber que o problema é na injeção mas não tem o conhecimento de como funciona`.
É mais ou menos isso.

2006-09-30 10:27:17 · answer #7 · answered by altair u 3 · 0 0

Idem!

2006-09-30 10:22:24 · answer #8 · answered by Gregório Ferraz 2 · 0 0

Realmente nãopodem
mas pior ainda é as farmácias não podem mais aplicar injeções,nem podemos saber como esta pressão.
temos que ir médico ou posto de saúde para isso
Ta dureza

2006-09-30 10:22:06 · answer #9 · answered by MariaCrissssss 7 · 0 0

Sei lá.

2006-09-30 10:20:51 · answer #10 · answered by Dayse 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers