English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Muitas igrejas cristãs acreditam em trindade, eu particularmente não, assim sendo gostaria de saber de vós qual é seu grau de aceitação a cerca da trindade, oque voce acredita que seja, e qual a justificativa real que voce poderia dar para justificar a sua credulidade ou incredulidade neste tema tão polêmico, peço que por favor não copiem e colem textos enormes da net, eu gostaria de saber suas opiniões sinceras e não copias de textos, voce pode justificar o fato de voce acreditar ou não acreditar, a melhor e mais convincente ganha 10 pontos!!

2006-09-29 18:55:28 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

11 respostas

Olá...olha na verdade não estou querendo te convencer de nada, afinal vc pode ter a sua opinião e para mim isso é questão de fé. Tem coisas que não existe explicação e vai além da lógica, vai só pela fé.

Mas para responder a sua pergunta tenho um exemplo que pode ser meio grosseiro, mas me ajuda a entender:
Olhar Deus como se fosse uma laranja, cada parte da laranja tem uma função especifica e todas são necessárias e importantes. Vc tem a casca da laranja, ela tem características especificas, funções especificas, vc olha e diz: "realmente isso é da laranja!", mas vc não diz: "isso é uma laranja", vc diz: "isso faz parte de uma laranja". Depois vc tem o gomo da laranja, que tem as suas características e funções, mas como a casca faz parte de uma laranja. Depois tem a semente, com as suas características e funções, e dela vc tira a mesma conclusão da casca e do gomo. Tudo isso é laranja, é importante para a laranja, sem uma delas não existiria laranja, mas elas só são laranja juntas.

Espero que te ajude, eu sei que isso não esgota o assunto e mesmo simples me ajuda a entender um pouco da trindade.

2006-09-29 19:49:08 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

A tradução da bíblia foi erradamente feita colocando o artigo definido "o" quando o original grego não o tinha.

Quando se lê "O Espírito Santo" o correto seria "Um Espírito Santo"

Foi feita a tradução dessa forma de modo a forçar a aceitação da trindade, conceito copiado dos povos pagãos.

Dessa forma entendemos que seriam espíritos evoluídos que espalhariam a verdade pelo mundo.

Assim como Cristo nunca afirmou ser Deus, e sim filho dele.

2006-10-02 11:38:27 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Antes de eu responder a sua pergunta vamos primeiro saber o que é Trindade:

A Trindade é a doutrina acolhida pela maioria das igrejas cristãs que acredita no único Deus, preconizado em três pessoas distintas: referidas como o Pai; o Filho e o Espírito Santo.

Trata-se de vertente doutrinária da religião cristã, que professa o monoteísmo.

As outras duas grandes religiões monoteístas, o Judaísmo e o Islamismo, bem como algumas denominações cristãs, não acolhem a doutrina trinitária.

Fundamentos Bíblicos
A doutrina trinitária professa que o conceito da existência de um só Deus, omnipotente, omnisciente e omnipresente, revelado em três Pessoas distintas, pode-se depreender de muitos trechos da Bíblia. Um dos exemplos mais referidos é o relato sobre o baptismo de Jesus, em que as chamadas "Três Pessoas da Trindade" se fazem presentes, com a descida do Espírito Santo sobre Jesus, sob a forma de uma pomba, e com a voz do Pai Celeste dizendo: "Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo" (Lucas 3, 21-22; Mateus 3, 17) e na fórmula tardia, mas canónica, de Mateus 28, 19: «Portanto ide, fazei discípulos de todas as naçöes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo». Sublinha-se que o termo "Trindade" não se encontra na Bíblia.

Ainda segundo os seguidores desta doutrina, ao longo da Bíblia há todo um conjunto de passagens que revelam quer a divindade, quer a pessoalidade de cada uma das três pessoas divinas:

No que concerne à divindade de Deus-Filho, referem-se, por exemplo, à sua omnisciência (Colossenses 2, 3), à sua omnipotência (Mateus 28, 18), à sua omnipresença (Mateus 28, 20), ao facto de perdoar os pecados (Marcos 2, 5-7; conferir a afirmação de Isaías 1, 18) e ser dador da vida (João 10, 28) em íntima unidade - e não igualdade - diferenciada com o Pai: «Eu e o Pai somos um» (João 17, 21-22). Contudo, mais do que estas simples passagens isoladas, a afirmação da plena divindade de Jesus - pois a sua pessoalidade nunca foi seriamente posta em causa - é o resultado da reflexão, na Fé, sobre a sua missão redentora;
No que concerne à divindade do Espírito Santo, os seguidores desta doutrina, reportam-se, por exemplo, à sua omnisciência (1 Coríntios 2, 10-11), à sua omnipotência (1 Coríntios 12, 11), à sua omnipresença (João 14, 10) e sobretudo ao facto de ser Espírito "de" verdade (João 16, 13) e "de" vida (Romanos 8,2), prerrogativas que, tais como as apresentadas para Deus-Filho, para a Bíblia são unica e exclusivamente divinas;
No que concerne à pessoalidade da terceira pessoa da Trindade, assunto que foi muito debatido ao longo dos primeiros séculos do cristianismo, é comum referirem-se a atributos d'Este que, tal como os que no Antigo Testamento são aduzidos para a pessoalidade do Deus do Antigo Testamento, YHWH - cuja divindade e pessoalidade nunca foram alvo de críticas substânciadas entre os cristãos -, testemunham o seu caracter pessoal: Ele glorificará Cristo (João 16, 14); ensina a comunidade (Apocalipse 2, 7) e os fieis (Lucas 12, 12), distribui os dons segundo o seu desígnio (1 Corintios 12, 11), fala nas escrituras do Antigo Testamento (Hebreus 3, 7; 1 Pedro 1, 11-12), é enviado pelo Pai em nome de Jesus aparecendo como distinto de ambos (1 João 2, 1) pois não é Cristo sob outra forma de existência, mas seu interprete ou testemunha (João 15, 26). Mas mais importante do que as passagens isoladas é o conjunto que revela-O como Aquele que tem a missão de recordar, universalizar e realizar em cada pessoa a obra de Jesus, o que não ocorre mecanicamente, mas somente onde houver a liberdade do Espírito, dado que «onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade» (2 Corintios 3, 17). Para os cristão trinitários, esta liberdade do Espírito exclui que Este possa ser um princípio impessoal, um meio ou instrumento, mas antes pressupõe a sua independência relativa.

Agora eu vou responder a sua pergunta, eu creio em Trindade sim, eis alguns exemplos:

O Pai - Que é Deus
O Filho - Que é o Cordeiro, a ovelha muda, Jesus Cristo
O Espírito Santo - Que é o Consolador

Darei alguns exemplos na bíblia que provam a existência da Trindade, veja:

Gênesis 1:1 No princípio Deus criou os céus e a terra. Observe a palavra Deus, é a 1* pessoa da Trindade.

Gênesis 22 : 8 E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. Olha a palavra cordeiro é um símbolo de Jesus, que ver outro exemplo?
Isaías 53 : 7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Essa ovelha muda é Jesus aquele que foi levado para o matadouro e não abriu a boca mas sofreu por nossa causa e calado. Olha aí aparecendo denovo a 2* pessoa da Trindade.

Gênesis 1:2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Olha a palavra Espírito de Deus não é a 3* pessoa da Trindade?

Olha exemplos como este que eu citei na bíblia não fui eu que escrevi, e tu não cre? Porque será? É porque não está escrito na Bíblia a palavra Trindade? Eu creio sim na Trindade, que é o Pai - É Deus, que criou todas as coisas, nos criou, enfim, creio no Filho, que é o Cordeiro que Deus provém, que é a ovelha muda que não abriu a sua boca, que é o Filho do Homem que é e que há de vir, para arrebatar a sua igreja, que julgará todas as nações, os incrédulos. E creio n oEspírito Santo, que é o Consolador, Jesus disse: Que não ficaríamos órfãos mas ele enviaria o Consolador para nos consolar nos momentos mais difíceis, aquele que está na terra e nos consola com gemidos inespremíveis.

Olha eu respeito se vc não crê, mas eu creio sim, fazer o que? Bem aventurados os que não viram e creram.

Espero ter ajudado em alguma coisa, um abraço.

2006-10-02 09:55:05 · answer #3 · answered by Vanessa 4 · 0 0

Caro Kody,

Acredito que dar uma "justificativa" para a crença na Trindade é racionalizar um tema impossível de ser racionalizado, que é a fé.

Por ser católica, eu acredito na Santíssima Trindade. Com base em textos da Bíblia, nós cremos no Pai (o Criador), no Filho (o Verbo encarnado, Jesus Cristo) e no Espírito Santo.

Estas três pessoas aparecem distintamente na Bíblia. Porém, o cristianismo é uma religião monoteísta... é aí que entra o conceito da Trindade: os três são pessoas distintas, mas são Deus.

Abaixo, segue um link para um esqueminha que pode ajudá-lo a entender como nós pensamos sobre a Trindade.

Espero ter ajudado em algo, e tenha um ótimo dia! :-)

2006-10-02 07:17:50 · answer #4 · answered by Verbena 6 · 0 0

eu acredito pelo fato que esta na escrito na Biblia, que existi a Santissima Trindade, ou seja... DEUS, JESUS CRISTO e o ESPIRITO SANTO, sao um soh.
Mas ta, vamos ver como assim um soh?
Eles nao sao a mesma pessoa, Tres em uma soh, nada disso Eles sao um soh em Proposito. Deus eh o Pai o Criador de tudo, isso nos sabemos, Jesus Cristo seu filho amado, o Unigenito, o q morreu por nós, e o Espirito Santo, foi oq Cristo nos deixou quando subiu aos Ceus e o chamou de o Consolador, esta tudo lah, eu creio fielmente que Eles sao a Santissima Trindade e q sem algum deles nao haveria o Plano de Felicidade de Nosso Deus...

2006-09-30 08:48:08 · answer #5 · answered by Книгу мормонов_-_JvNiOr CriStÃo 4 · 0 0

Eu acredito na Trindade. Na Bíblia não existe essa palavra Tridade, mas especialmente no Novo Testamento há muito passagem que revelam essa Verdade. Deus é um e é três!!! Eu não posso explicar isso pq é um mistério divino muito elevado, mas eu creo do mais profundo do meu ser e desfruto. Há muitos exemplos que eu poderia dar, mas isso prolongaria muito a resposta e talvez vc ainda não enteria, e na verdade só quem pode convesver o homem é o Espírito.

2006-09-30 08:29:26 · answer #6 · answered by PERSIDE 2 · 0 0

Resumidamente, eu creio em um Deus Único, que é todo o Poder, Bondade, Sabedoria, Justiça e todas as Perfeições no grau máximo. Jesus é nosso Mestre Amado, um espírito que alcançou o grau máximo de evolução destinado aos seres humanos. E o Espírito Santo não seria O Espírito Santo, mas sim o conjunto de todos os Espíritos que já alcançaram a Santidade e a Perfeição destinada aos seres humanos no Universo. Quanto à questão do Espírito Santo, o filósofo e teólogo Carlos Torres Pastorino abordando a questão da mudança do artigo, diz:
´´A língua grega não possuía artigos indefinidos. Quando a palavra era determinada, empregava-se o artigo definido ‘ho, he, to’. Quando era indeterminada (caso em que nós empregamos o artigo indefinido), o grego deixava a palavra sem artigo. Então quando não aparece em grego o artigo, temos que colocar, em português, o artigo indefinido: UM espírito santo, e nunca traduzir com o definido: O espírito santo”. (Sabedoria do Evangelho, volume 1, pág 43).``

2006-09-30 08:27:51 · answer #7 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 0 0

a palavra trindade , simplesmente não existe nas escrituras sagradas,eu não acredito, pois a bíblia diz que Deus é um somente. Jesus também disse que fora dele não há Deus, eu e o pai somo um, e não dois, e muito menos três! amigo, a única trindade que eu encontrei na bíblia até o dia de hoje, e aquela que está no livro de apoc. 16. versículo 13, que diz o segunte: E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair ¨TRÊS espíritos imundos, semelhantes a rãs. essa é a única trindade que eu conheço dentro das escrituras sagradas! abraços- se quizer conhecer mais a respeito temos um site mostrando que só o Senhor Jesus é Deus em cima no ceu e embaixo na terra , e nenhum outro há deut4.39, se te interessar eu mando o endereço, ok?

2006-09-30 05:55:31 · answer #8 · answered by Junge der Senkegold 3 · 0 0

Seguinte, esse assunto é discutido até hj entre grandes teólogos e dá muuuito "pano pá manga",sei o que outros pensam, numa leitura de um livro achei interessante a maneira que o autor discrevia, dizia ele que DEUS é como o sol, Deus Pai é o corpo aparente, os raios são Jesus que nos fizeram olhar pra Ele(Deus Pai) e o Espirito Santo nos ajuda a manter aquecido pelo calor do Sol(Deus Pai). Qdo Jesus foi batizado, Deus Pai falou com Ele, e o Espirito Santo desceu sobre Ele. Epero q tnha ajudado.

2006-09-30 03:09:17 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Não concorro por pontos, e sim para demonstrar que tenho opinião e que assim como aprendi coisas também posso ensiná-las, sem tentar em nenhum momento enfiá-las goela abaixo de ninguém... Envio minha filosofia e aquele que se identificar ou não será sempre bem vindo em minha lista de amigos... Cito sempre: Vive La Diference!
Sobre a trindade é muito mais que apenas uma relação com religiosidade, ela adentra aos mistérios, entra nos símbolos e na magia, entra na Igreja e na Crendice... Pois coloca-nos em três atos, três dimensões, três visões ... Das quais podemos colocar a vocês alguns ensinamentos...
Na antiguidade tínhamos uma estrela, para situar a de Davi, a ponta superior simbolizava Deus, à direita o Espírito Santo e à esquerda a Jesus Cristo. As debaixo: a central a Vida, pois a Deus é dado o crédito da criação, à esquerda a Mente, pois o dom do pensamento e discernimento é oferecido por Jesus, e nosso Espírito, tão bem representado por uma pomba de luz com sua pureza e asas abertas que simbolizam a Liberdade... E com isso o Símbolo desta estrela é a LIbertação. Todo o centro da estrela significa o contato divino, pois nesta época os homens conversavam com Deus com assiduidade.
Com o tempo houve um afastamento, devido a alguns erros( pecados) que o homem infringiu aos povos irmãos e colocou nas costas de nosso Senhor, separou-se então a estrela...Formando -se então dois triângulos distintos... Que aludem à palavra Bíblica que diz: Tudo que há em cima é igual ao que há ne terra e/ou vice e versa. Os valores continuam os mesmos, mas com a diferença que cada grupo que são na verdade oriundos das doze tribos de Israel tem sua própria ponte para se aproximar e conversar com Deus... Uma usa a Cruz, outra uma escada humana de benfeitores, outra um portão,um só Homem, outra um elefante... E aí você colocará essa ponte da maneira e forma que mais lhe identifica e conceder-lhe-á sua conquista de falar diretamente com o Todo Poderoso.
Essa é uma explicação religiosa e que faz faltar o quarto ponto que é o centro de estabilidade , pois o homem tendencioso sempre em desiquilíbrio, pende ora para um e ora para outro lado...
Em filosofia vemos relatos antigos, na Grécia, sobre as três peneiras, que era uma maneira de se trabalhar valores entre e intra pessoais. O verdadeiro barato é saber que se você usar o tratado da Trindade vocÊ pode conseguir uma vida bem melhor para si e para aqueles que o rodeiam... Certo?!

2006-09-30 03:03:39 · answer #10 · answered by Poetha Abilio Machado 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers