English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

28/09/2006 - 19h17
Le Monde avalia influência de evangélicos na política brasileira
Redação 24HorasNews

Em reportagem do jornal francês Le Monde desta quinta-feira, o candidato a governador do Estado do Rio de Janeiro Marcelo Crivella é citado como "candidato emblemático dos evangélicos ao posto de governador do Rio". Segundo a reportagem, Crivella, que "evita levar a sua campanha aos templos [evangélicos]", nega tentativa de "evangelização da política", afirmando que pretende "politizar os evangélicos".

Segundo o jornal francês, a influência evangélica na política vem se fortalecendo. Desde 1986, "eles dobraram o número de representação parlamentar", afirma o jornal. "No Congresso, o 'fronte evangélico' conta com 60 deputados e 3 senadores, distribuídos em 6 partidos", afirma a reportagem.

Para realizar a reportagem, o jornal enviou um correspondente ao Rio de Janeiro. A opção pela cidade se justifica ao longo do texto: "dos 15,6% de brasileiros que se declararam evangélicos (dos 26 milhões de fiéis), 20% está na cidade do Rio, e 25%, em periferias". O jornal ainda cita o uso da "conversão presbiteriana" de Anthony Garotinho e de sua mulher, Rosinha Matheus, para fins eleitorais.

A reportagem termina, naturalmente, falando sobre o apoio dos evangélicos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "católico". Segundo o jornal, "o Movimento Progressista Evangélico [MEP] é representado no governo pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva". A reportagem ainda cita outros dois "refúgios" evangélicos: Benedita da Silva, ex-ministra, e o vice José Alencar.

2006-09-29 14:24:05 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

5 respostas

Sabe, meu irmão, sou evangélico mas sou totalmente apolítico, e tenho fundamento para isso: na bïblia, no evagélho segundo São João; cap 15; vers. 19, diz assim;
-"SE VÓS FOSSEIS DO MUNDO, O MUNDO AMARIA O QUE ERA SEU, MAS. PORQUE NÃO SOIS DO MUNDO, ANTES VOS ESCOLHI DO MUNDO, É POR ISSO QUE O MUNDO VOS ABORRECE".
Se eu não pertenço ao mundo, e o mundo me aborrece, por que eu vou querer governa-lo, deixa que quem é do mundo o governe,
Todo evangélico que entra na política, acaba tendo problemas na sua vida, e principalmente com sua igreja.
Certo meu amado irmão?

2006-09-29 15:05:38 · answer #1 · answered by Gibão 2 · 2 0

Infelizmente há pessoas , e existem elas em todo os segmentos da sociedade, nas igrejas que só querem se aproveitar da"onda de ser cristão" . Temos visto um quase modismo de muitas pessoas que possuíram fama se dizendo evangélicos . Não quero duvidar de NENHUMA conversão , só não podemos esquecer que a verdadeira FÉ em Cristo ,não é de mostrada por palavras e sim por Boas obras (TESTEMUNHO). A fé ,é a porta de salvação( fé em Jesus como Salvador ), porém ela é comprovada por uma vida de atitudes ,portanto a fé é assim:se não vier acompanhada de ação , é coisa morta em si mesma . O que temos visto ,é uma enxurrada de pessoas que se dizem convertidas, querendo angariar os votos , alguns benefícios materiais do povo evangélico.Não podemos ajuntar a todos ,pois muitos evangélicos que participam da política são pessoas de bem e honestas de boa vontade trabalhando pelo povo,porém temos que estar dando um ALTO brado de alerta , para que o povo de Deus não seja mais iludido!!!

2006-09-30 16:34:32 · answer #2 · answered by carl.7 5 · 0 0

Vou votar nele.

2006-09-29 21:55:05 · answer #3 · answered by Σοφια 3 · 0 0

Conhece o "efeito boiada" essa submissão aos lideres e manipuladores do instinto à religiosidade deverá ficar aqui no Brasil no máximo em 12%. Já se notam divergências entre evangélicos e até mesmo em todas religiões. Este modelo primário de conforto espiritual, com auxilio da ciência vem esclarecendo a população.

2006-09-29 21:43:41 · answer #4 · answered by W W 4 · 0 0

Eu n~ sou desta igreja,mas eu à admiro mto.
Na igreja congregação cristã do brasil,lá o pastor têm que trabalhar fora da igreja,e outra este nem é chamado de pastor e sim cooperador da palavra de DEUS,prá eles o unico pastor é o nosso senhor JESUS CRISTO,eles acham que CRISTO já pagou,e n~ precisam pagar mais nada.
Mas qdo precisa de fazer alguma reforma na igreja ou pagar alguma despesas de manutenção,ai todo mundo faz um multirão p/ realizar tal objetivo,e esta igreja é uma das maiores do Brasil,e eles n~ se alia a candidatos políticos,p/ dar uma boa imagem de cristão.
Inclusive eu conheço um cooperador que trabalha de motorista de ônibus.
E qdo o cooperador n~ têm como ir ao culto p/ pregar,devido ao trabalho,ai ele liga p/ os irmãos pedindo que subistitua-o.

2006-09-29 21:32:06 · answer #5 · answered by Servo 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers