English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-29 06:19:51 · 38 respostas · perguntado por engracadinha 2 em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

38 respostas

eu tenho fibromialgia e sinto tanta dor porque os teóricos da ciência ficam debatendo se é isso ou aquilo..
pois,se soubessem com dói..iriam ajudar realmente quem tem o problema como eu..pra mim..não importa a causa..importa amenizar minhas dores

2006-09-30 11:41:58 · answer #1 · answered by Anjojully 4 · 0 1

A fibromialgia é uma enfermidade de comportamento familiar; ou seja, quem tem fibromialgia geralmente terá outros membros na família que também têm, terão ou que tinham fibromialgia. Ela pode ser definida com dor crônica generalizada, em diferentes graus de intensidade e acometimento. O mecanismo que parece desencadear essa sensação dolorosa é uma diminuição do limiar nervoso necessário para gerar dor, fazendo com que em um estado natural do tecido se desencadeie a dor crônica. Tanto é assim, que os medicamentos com maior eficácia utilizados atualmente na terapêutica da fibromialgia são os antidepressivos, que elevam este limiar para cima, reduzindo as dores.
Entretanto, é importantíssimo que você tenha o acompanhamento do seu médico para avaliar qual a melhor terapêutica para você e como tratar.
Não deprima-se por causa disso. Vá a luta! Tem tratamento!

2006-09-29 06:52:28 · answer #2 · answered by Ricardo, MD 2 · 4 1

Gracinha procure se informar, na internet tem muita informação sobre isso... Bom... metade das respostas estão um pouco equivocadas... o mecanismo que leva a fibromialgia ainda não é claro, acredita-se que o surgimento da fibromialgia esta relacionado as mudanças que ocorrem no tecido envolvido, que tem como inicio a predominância simpática(sistema nervoso simpatico) localizada que se associa com alterações na concentração de íon hidrogênio e do equilíbrio do cálcio e sódio nos fluidos teciduais, essas diferenças associada a vasoconstrição terão como consequencia hipoxia/isquemia. atualmente vemos que os estudos estão voltados para o neurotransmissor chamado serotonina o qual tem papel na regulação da dor através de processos inibitórios. Em pacientes com SFM (é tambem chamada de sindrome fibromialgica) foi verificado diminuição do nível de serotonina além dos seus precussores (triptofano) e metabólitos (ácido 5-hidroxiindolacético) no soro. Outra hipótese seria distúrbio na função neuroendócrina que poderia contribuir para outros sintomas alem da dor da SFM, como fadiga,distúrbios psicológicos e do sono. Por ultimo temos a deficiência da função do hormônio de liberação da corticotropina produzida pelo hipotálamo que tem como função a inibição das vias ascendentes da dor, bem como a estimulação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e do sistema nervoso simpático.
BOM COMO EU DISSE TUDO ISSO SÃO HIPOTESES DA ORIGEM DA FIBROMIALGIA. Não existe relação com hereditariedade, ou seja não é familiar como citaram ai.
Fora essa explicação fisiopatologica a resposta a sua pergunta: O NOME JA DIZ!!! fibro- fibra, mialgia (dor no musculo) sendo assim fibromialgia=dor de origem fibromuscular. Nas fibromialgias a musculatura entra num processo de tensão constante, essa tensão gera pontos dolorosos chamados Trigger-points. Em muitos casos esses trigger estão sobre pontos motores da musculatura exarcebando ainda mais os sintomas, pois cada vez que o musculo é solicitado o ponto doloroso é agredido e por isso a dor é mais intensa. Fatores como estresse, insonia, irritação, movimentos repetitivos, má posturas podem piorar ainda mais as dores. Os portadores dessa sindrome algica devem encontrar a sua maneira de se adaptar e aprender a conviver com a dor. Alguns pacientes tem melhores respostas com exercicios de Watsu na hidroterapia, outros com alongamentos suaves realizados pelo fisioterapeuta ou na yoga, outros necessitam de eletroterapia analgesica e medicamentos... se vc possui essa doença ou conhece alguem que possua procure um fisioterapeuta eles podem ajudar muito.

2006-09-29 12:03:25 · answer #3 · answered by Ana C 3 · 2 1

Já responderam que fibromialgia é uma inflamação nas fibras musculares esqueléticas que estão presentes em todo o corpo. Geralmente pessoas estressadas e com bastante atividades além do fator emocional, são pessoas com maiores riscos de desenvolver essa patologia. O importante é ter uma alimentação saudável, praticar exercícios constantes e diminuir nos afazeres . Um grande abraço e espero que tenha ajudado um pouco.
P.S: procure um médico caso as dores persistam.

2006-09-29 06:58:34 · answer #4 · answered by Anonymous · 2 1

Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais. Assim sendo, uma infecção, um episódio de gripe ou um acidente de carro, podem estimular o aparecimento dessa síndrome. Por outro lado, os sintomas de fibromialgia podem provocar alterações no humor e diminuição da atividade física, o que agrava a condição de dor.

2006-10-02 02:42:37 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

A fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica, não inflamatória, caracterizada pela presença de dor músculo-esquelética difusa, ou seja, acima e abaixo da cintura, do lado direito e esquerdo e pelo menos um segmento da coluna, acompanhada pela palpação de múltiplos pontos dolorosos ou "tender points". Se fossemos resumir, os pacientes queixam de dor no corpo todo.

2006-10-01 15:37:51 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

nao faço a minima ideia.

2006-10-01 10:58:03 · answer #7 · answered by loludinha 2 · 0 0

tudu issu eh culpa dos nervos!

2006-09-30 13:02:28 · answer #8 · answered by juliana t 2 · 0 0

Engraçadinha, se soubessemos, já teriamos inventado um remédio para curar né?

O fato é que fibromialgia é uma síndrome, ou seja, um conjunto de sintomas com causas diversas e ainda não totalmente explicadas. Caracteriza-se por muscular e tendinosa difusa crônica em pontos dolorosos de localização anatômica específica, como juntas, costas, braços e pernas.

Parece que a diminuição de serotonina e outros neurotransmissores provocam maior sensibilidade aos estímulos dolorosos, o que faz com que as dores sejam particularmente intensas.

O tratamento deve ser multidisciplinar, podendo incluir terapia psicológica, exercícios de baixo impacto como caminhada lenta, hidroginástica, e pouco stress.

Minha mãe tem esse problema e sofre demais com isso.

2006-09-30 07:52:40 · answer #9 · answered by Gil RJ 5 · 0 0

Na verdade uma parte do cérebro começa a enviar sensação de dor pra os músculos da pessoa, diríamos que seria uma dor provocada por essa parte desequilibrada, e mesmo que não haja causa p/ a dor ela acontece e quando há um baque ou algo que causa dor realmente, essa dor é sentida dez vezes mais que o normal.

2006-09-30 05:00:44 · answer #10 · answered by Leninhadebobeira 2 · 0 0

por sei nao, mais gostaria de saber se for possivel@@@@

2006-09-30 03:09:45 · answer #11 · answered by itairone 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers