Um turboreator do tipo utlizado em aeronaves, durante a combustão gera uma descarga de gases equivalente a milhares de libras. O resultado é uma força contrária equivalente, que faz o avião se deslocar. Ao contrário da hélice, o jato funciona mesmo no vácuo, desde que haja combustível e oxigênio para a combustão.
2006-09-29 07:27:36
·
answer #1
·
answered by Helcio 5
·
0⤊
0⤋
Não vou tirar o mérito das outras respostas que estão corretas, mas pelo que entendí tem a pergunta tem a ver com a lei de Reação e Ação. Da mesma forma que o carro anda porque as rodas transferem força para o solo e o solo devolve a força por reação fazendo o carro andar para frente. A dúvida é o motor a jato produz força, de onde vem a reação para que ele ande para frente?
Para um avião a jato existem dois pontos para que a lei de Reação e Ação sejam aplicados:
1) O ar que passa pelas pás da turbina empurra as pás que por reação são empurradas. Como as pás estão ligadas ao avião, ele também é empurrado. É esse o mecanismo para o avião ter o movimento inicial. Ao contrário do que pode parecer, não é essa reação a mais forte para que o avião ande, mas inicia o movimento e ajuda durante o vôo.
2) O ar depois que sai da turbina empurra o ar que estava alí antes e é neste ponto que ocorre a Reação. Isso faz que a pressão do ar abaixo e atrás da turbina fique maior. Devido ao efeito Bernouli o ar que fica a frente e acima da turbina fica com menor pressão. Isso faz que o avião vá para frente e tenha uma força que o jogue para cima.
2006-09-29 13:00:44
·
answer #2
·
answered by Eduardo Costa 4
·
0⤊
0⤋
NA FORÇA CETRIFUGA DAS TURBINAS , E TÃO GRANDE QUE IMPULSIONA O AVIÃO A VELOCIDADES QUE CHEGAM ATE 1.000,00 KM HORARIOS
2006-09-29 12:47:53
·
answer #3
·
answered by adororesponder 7
·
0⤊
0⤋
Existem 3 forças quando um avião está em pleno vôo.
1 Força - A gravidade da terra que o puxa para baixo.
2 Força - A resistêcia do ar que o empurra para trás.
3 Força - A força do próprio avião para vencer as forças 1 e 2.
Um motor a jato suga o ar que está na frente, com um força brutal, que consegue engolir um homem esmagando-o (isso para vc imaginar a força da sucução) e é essa força brutal que consegue mover a turbina que lhe dá um impulso para a frente. Essa passagem do ar, entrando na frente e saído por trás faz com que o avião consiga vencer as forças adversas e ganhar velocidade. Exatamente como as tubinas de uma barragem, a água passando faz mover as turbinas
Antes eram os motores a hélice (ventoínha), se lembra? O efeito é o mesmo, a hélice puxa o ar que está na frente empurrando-o para trás, e é esse passar do ar que faz o movimento.
Para exemplicar melhor: Tudo funciona como um barco, com os homens a remar, cada vez que os homens remam, o barco anda, e quanto mais força e rapidez fizerem os homens...mais velocidade se desloca o barco.
O princípio é o mesmo nos aviões.
2006-09-29 12:44:38
·
answer #4
·
answered by Manuel Gomes Barbosa 7
·
0⤊
0⤋
O avião a jacto tem motores de turbina! A rotação dessas turbinas provoca a saída forçada do ar absorvido e acelerado por elas para trás!As turbinas funcionam um pouco como as ventoinhas de casa só que mandam o ar a uma super velocidade para trás! Esse fluxo empurra o avião em sentido contrário ou seja para a frente, o que lhe permite atingir uma determinada velocidade e voar!
2006-09-29 12:35:12
·
answer #5
·
answered by jose b 4
·
0⤊
0⤋
Num motor a jato mais eficiente, temos duas forças operando nas turbinas, uma de sucção do ar pela entrada do motor, e outra nas saidas dos gases, acrescente também o fator da diferença de superfície das asas, que corroboram com o voo.
2006-09-29 12:29:47
·
answer #6
·
answered by eduardo f 4
·
0⤊
0⤋
Nas pás do rotor
2006-09-29 12:26:03
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋