As formas de recrutamento e sedução destes grupos são extraordinariamente simples e eficazes: diante das dificuldades do mundo atual (muitas delas criados por grupos econômicos calvinistas), basta aceitar e aderir a alguma de suas Igrejas, professando a aceitação do Cristo segundo suas interpretações, integrando-se plenamente à comunidade dos fiés - e a pessoa se sente emocionalmente amparada e se sentindo parte de uma grande família, naquilo que é chamado de Conformismo pela Psicologia da Gestalt-Terapia que também diz que ao lado desta vem quase sempre o mecanismo neurótico de defesa chamado de Confluência, ou seja, se me
sinto inseguro ou emocionalmente fraco, procuro suprir isto com a opinião de uma congregação, que poderá me dar a impressão de suprir e dar forças. A opinião desta será então a minha opinião e assim me confundo com uma causa do grupo, podendo surgir daí o sectarismo e o fanatismo religioso. Também existe a questão do poder econômico da seita, já que o postulante terá de se esforçar para converter outras pessoas e pagar, com estas, a obrigação do dízimo. Desta forma, segundo a idéia deles, se tem o céu garantido e a salvação da alma como uma certeza, já que apenas os escolhidos se dão conta do "verdadeiro Deus" que, claro, é o deles. As demais pessoas estão perdidas, equivocadas ou condenadas, dependendo de como elas se posicionam ante eles, os eleitos, e cabem a estes fazer de tudo para expandir sua verdade e salvar a humanidade... E quem nos salvará da ameaça de cairmos em uma outra Idade das Trevas sob o controle ideológico-empresarial das "Pequenas Igrejas, Grandes Negócios" de cunho Pentencostal-Fundamentalista ?
2006-09-29 06:10:07
·
answer #1
·
answered by Frei Bento 7
·
1⤊
0⤋
é sempre aquele argumento de que o homem é falho e deus nao... se somente deus nao é falho, melhor ficar com sua religiao em casa trancado no quarto pra ninguem te convencer a dar dinheiro pra causas corruptas (pois sao do homem, nao de deus), acreditar em interpretaçoes enganadoras dos livros "sagrados. Enfim, se o homem é falho, abandonem a igreja!!!
2006-09-29 02:38:06
·
answer #2
·
answered by andrio micael 2
·
2⤊
0⤋
A verdade é que, se eles fossem mostrar toda a verdade do que se passa entre eles, os fiéis, "coitados", abandonariam as igrejas.
2006-09-29 02:40:14
·
answer #3
·
answered by Moita 2
·
1⤊
0⤋
Pq aí a máscara cai e eles perdem a moral perante os seus cordeirinhos.
2006-09-29 02:24:02
·
answer #4
·
answered by EU 3
·
1⤊
0⤋
pq eles querem acreditar q todos q freqüentão a igreja vão para o céu.
2006-09-29 02:48:53
·
answer #5
·
answered by 157 boladão 2
·
0⤊
0⤋
deve ser porque, apesar de serem evangélicos, ou por isso mesmo, têm vergonha na cara
em todo grupo de pessoas sempre há os considerados como ovelhas negras
imaginem a decepção de quem confia num determinado sujeito, que sempre fala em nome de de Deus e de Jesus (Benditos sejam Seus Nomes), e depois descobrem que é um ladrãozinho ou pior.
quanto ao ser "mitológico" eu concordo que ele não existe, mas que existem muitas Legiões, isso sim, existem.
abraços
2006-09-29 02:36:28
·
answer #6
·
answered by astrorei, carioca e busólogo 6
·
0⤊
0⤋
Não generalize,tem evangélicos e católicos,pastores e padre péssimos,como tem gente boa.Satanás não é mitológico,ele existe,mas nem tudo oque acontece de errado é culpa dele,muitas vezes é a personalidade,a índole da pessoa e se aproveita do diabo pra tacar a culpa nele,e se faz de santo.Existem pastores e padres manipuladores e ladrões,deve se tomar cuidado antes de se firmar em uma religião.A única vez que houve morte na bíblia foi a vez do dilúvio,pois o povo não tinha mais geito.E de um certo ponto Deus mata a hora que ele quer!Ele criou ele tem direito de matar,satanás não tem,a prova disso foi jó,satanás judiou de jó,mas não pode matá-lo.Quanto a possuir mulheres virgens,não sei de onde vc tirou isso,sendo que seria o pecado de fornicação.
2006-09-29 02:36:19
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
. Vamos por parte. Satanás não é um ser mitológico, infelizmente é bem real. Quanto a sua pergunta, como evangélica que sou, lhe digo que sua pergunta está equivoca, existem evagélicos, e evangélicos, estes realmente amam e preservam a Lei de Deus e respeitam a Lei dos Homens. Portanto, nada deve ficar escondido, tudo deve vir a tona, seje de quem for o erro. Do presidente da República ao simples gari, do Papa, ao zelador da Igreja, do Pastor ao simples membro da igreja. Todos somos e devemos ser iguais, perante Deus e os homens. Quanto as provas que voce pede, seria interessante, que voce mesmo fosse lendo a Biblia de Genesis, capitulo por capitulo, até Apocalipse, que voce ira se surpreender com o Deus, que fez o Céu e a Terra. Com Jesus, que não se negou a ir morrer numa Cruz, par redimir o meu, o seu o nossos pecados. Não seje tão cético, seje complacente com Deus como ele é com você.
2006-09-29 02:35:17
·
answer #8
·
answered by pisty_regis2 4
·
0⤊
0⤋
Eles tem vergonha! Ficam tanto dizendo que são melhores do que os padres da Igreja de Roma e depois, seus pastores "derrapam na maioneze".
É de envergonhar QUALQUER CRISTÃO ( SEM TROCADILHO !)
2006-09-29 02:31:24
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
QUEM DISSE QUE NÃO ACEITAM?SE REALMENTE ESTÃO INTERESSADOS EM SER SERVOS HONESTOS E FIÉIS, VÃO QUERER SERVIR A UM PASTOR ADEQUADO;CONSIDERANDO QUE PASTORES TAMBÉM SÃO HOMENS FALHOS E NÃO CABE A NÓS JULGAR NINGUÉM.
ENTRETANTO, SÃO ELEITOS POR DEUS, PRECISAM DAR EXEMPLO.O SERVO SE AFASTA DAS TREVAS, BUSCA VIDA DIGNA; SE NÃO É CAPAZ DE DISTINGUIR O CERTO DO ERRADO?????MELHOR PROCURAR DISCERNIMENTO PARA APRENDER!
2006-09-29 02:30:19
·
answer #10
·
answered by Priscilla 3
·
0⤊
0⤋