Acho que sim.
Acho tb q é uma conspiração da igreja, assim como ela fez no passado, para controlar e, como disse a amiga acima, fazer lavagem cerebral nas pessoas.
Veja só como a igreja faz isso:
1º- Uma cara de bom coração, claramente preocupado com as pessoas e seu futuro, começa a dar lições de moral no Oriente Médio.
2º- Um dia, um cara cafajeste decide lucrar com o q o cara de bom coração disse. Começa aí a época em q são escritos os textos bíblicos, contando mentiras divinas.
3º- O cara cafajeste decide q já era hora de expandir os lucros. Inicia-se aí a fundação da igreja c@tólic@.
4º- O cara cafajeste diz mentiras aos freqüentadores, faz lavagem cerebral neles e os incitam a dizer q infiéis irão pro inferno. Os sucessores do cara cafajeste, tão cafajestes quanto o genitor, continuam o trabalho medíocre.
5º- Os sucessores cafajestes tomam controle completo dos fiéis, até q eles comam em suas mãos como cachorrinhos e enfiam na cabeça deles mais idéias sem fundamento baseadas em inocentes membros da sociedade (caça as buxas = idosas, era da inquisição, q matou vilas inteiras em temor da igrja estar ameaçada por esses considerados desagradáveis membros da sociedade. As mulheres idosas q viviam sozinhas eram vítimas de preconceito).
6º- Passa-se a era medieval. Depois da era do esclarecimento, onde a igreja finalmente foi sendo rebaixada pela ciência, mas antigos costumes não se perdem facilmente. As pessoas se tornam livres da igrja, mas não querem largá-la. Pq? Pq desde a fundação da igreja foram se introduzindo fresquices na cabeça das pessoas (que vampiro existe, almas viverão eternas e sexo é impuro) até dominá-las por completo.
Dizer q vc viverá pra sempre é fácil. O difícil é saber se isso é verdade, mas como a pesquisa exaustiva não é uma característica das religiões (o q a igreja diz é correto. Não é necessário pesquisas para comprovar isso pq não há como comprovar, pois deus é místico e sua dimensão só pode ser atingidas pelas almas, blá blá blá) ninguém tenta contrariar.
Além do mais, culpar o diabo por uma doença q tenha adquirido é dizer q a religião já controlou sua vida, pois vc joga a culpa em algo q a igreja te disse, pecebz? Usar a religião como pretexto para tudo q rege a vida das pessoas é dizer q essa pessoa já é viciada em religião e domesticada pela igreja.
2006-09-28 11:22:02
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
Creio que não, estão fazendo apenas o que gostam, afinal nos dedicamos muito aquilo que gostamos, que nos sentimos a vontade, feliz e satisfeito.
2006-09-28 18:31:25
·
answer #2
·
answered by Dayse 4
·
3⤊
0⤋
religião não e vicio;é apenas uma educacão diferente da do ateu.não que isso seja ruim.cada um pensa a seu modo.
2006-09-28 17:58:11
·
answer #3
·
answered by Dinha Rezende 2
·
2⤊
0⤋
religião ñ pode ser vicio aquele q faz bem, não prejudica a saúde antes cura.
2006-09-28 18:07:08
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
tem pessoas que são viciadas ,e nem sentem mesmo aquilo que vão procurar na igreja ! ou seja algo meljor ,vão lá porque estão acostumados !e talvez para ver pessoas !
2006-09-28 17:47:17
·
answer #5
·
answered by rec_raquel 2
·
2⤊
1⤋
Depende da cabeça de cada um,tem gente ligado na religião que
ninguem sabe,outros são tão ligados na religião que quando passam as pessoas falam:ja vem aquele(a) crente fanático.
VC não vê um católico encher o teu saco para assistir a missa
não vê um macumbeiro encher o teu saco para ir ao centro espírita,mais quando é um fanático crente torra o saco de qualquer um para assistir o pastor fazer pregações
2006-09-28 18:23:06
·
answer #6
·
answered by DODÔ 3
·
1⤊
1⤋
Que pergunta interessante!
Nunca pensei nisso, mas acho que pode viciar sim, especialmente aquelas almas que sofrem lavagem cerebral e ficam repetindo tudo o que ouvem nos cultos e/ou igrejas.
2006-09-28 17:54:06
·
answer #7
·
answered by Marí 4
·
2⤊
2⤋
Irá depender o que ela significa na sua vida. O importante eh se manter sempre lúcido. E procurar conhecer para não se tornar ignorante. O que existe é o fanatismo a convicção. È só manter o equilibro emocional, procurar praticar atos inteligentes e sabeis.. e sabera o que significa uma religião. Nâo faça dos seus atos um dogmas. Faça da sua vida ser virtuosa e verdadeira.. você existe você é uma criação. Então cultive o seu interior. E saberá o que é se tornar livre de qualquer conceito tradicionalista que a anos tentam esconder os disturbios emocionais por falta de conhecer a natureza intima.. Se é Deus que vc procura. Então busqueo nos proprio ser...
2006-09-28 17:51:06
·
answer #8
·
answered by Alda F 3
·
1⤊
1⤋
creio q nao, mas tudo que eh em excesso faz mal...
a religiao nao vicia a pessoa... eh a pessoa que tenta desesperadamente ocupar todos os espaços em branco da vida com a religiao...
:S
2006-09-28 17:50:25
·
answer #9
·
answered by CSpol 4
·
1⤊
1⤋
Não.
Religião não vicia!
É uma pena que você não acredite em Deus!
Axo um pouco arrogante da sua parte afirmar algo que nem mesmo os cientistas e sábios da humaninade ousaram saber....mas é um direito seu!
Não sei os outros, mas eu sou muito feliz, completa e realizada com a minha religiao. Sou cristã protestante.Não sou viciada...negaria minha religiao sem o menor problema..........
mas nunca negaria O MEU DEUS!
2006-10-02 08:06:39
·
answer #10
·
answered by BIANCA S 2
·
0⤊
1⤋
Não é vício. É fanatismo!... mente lavada!...
2006-09-28 21:23:30
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋