Perceba que a velocidade indicada pelo Velocímetro é a relação do movimento da aeronave com a quantidade de ar que entra pelo que você chama de "tubinho". Ele se chama tubo de pitot. Mas a medição é feita pela chamada energia total (quantidade de ar que entra pelo tubo) e energia estática (que equilibra a pressão atmosférica dentro do instrumento). Isso faz com que se possa medir a velocidade em pressões variadas. Rajádas de vento atuam sobre toda a aeronave, sendo desprezíveis para o velocímetro. Isso porque o instrumento é usado para medir velocidades para manter o avião em vôo.
Mas há um caso em que a sua pergunta é pertinente. Existe uma manobra - chamada glissada - em que o piloto descordena o avião e provoca uma derrapagem lateral, para descer mais rapidamente (usa-se quando se erra a rampa de pouso, ou quando precisa-se superar um obstáculo e pousar logo após, em emergência, por exemplo). Nesse caso o vento relativo passa lateralmente e o velocímetro dá indicações erradas. Mas isso acontece rapidamente e logo que se retoma o vôo coordenado os erros desaparecem.
2006-09-30 14:20:37
·
answer #1
·
answered by Beto 2
·
0⤊
0⤋
o "tubinho" se chama pitot tube e e composto de dois sistema
dinâmico : velocidade, razão de subida (climb rate)
estático : altitude
as rajadas interferem mas, por serem curtas, estas não influem na leitura dos instrumentos
2006-10-02 04:50:50
·
answer #2
·
answered by RAFAEL S 4
·
0⤊
0⤋
SIM...Você concluiu corretamente...
2006-09-29 08:18:00
·
answer #3
·
answered by Gatinho SP 2
·
0⤊
0⤋
Além desses erros previamente apresentados há o erro de compressibilidade do ar. Quando o avião está muito rápido, o ar começa a ser comprimido por suas superfícies, sendo que algumas superfícies podem gerar muita turbulência nesse momento, sendo necessário um machmetro, que marca quantas vezes a velocidade do som (número de Mach) o avião está voando. Como funciona o machmetro é pergunta para meus amigos caçadores de natal, não para mim, humilde rotativas... ;)
2006-09-28 18:02:20
·
answer #4
·
answered by Allan 1
·
0⤊
0⤋
Sim, a medição é alterada. E não só pelo vento, mas também pela densidade do ar. Em dias de maior calor, a densidade é baixa, logo as indicações de velocidade serão menores e de altitude serão maiores (pois, quanto mais alto, menos denso é o ar).
Se estiver frio, o ar fica mais denso, e ocorre o inverso.
Quando você tem um vento repentino de proa, isto aumenta de repente sua velocidade aerodinâmica (VA), mas assim que a velocidade em relação ao solo diminui (VS), sua VA volta ao que estava.
Se você recebe um vento de cauda, acontece o oposto.
Ventos de través, às vezes nem interferem, se forem perfeitamente laterais. Se forem laterais de cauda ou laterais de proa, interferem.
Mas lembre-se, a VA nem sempre é a mesma que a VI (velocidade indicada; aquela do velocímetro), pois, como eu disse antes, a densidade do ar, além dos ventos, também influencia.
2006-09-28 13:45:03
·
answer #5
·
answered by Alyson Vilela 6
·
0⤊
0⤋
existem duas velocidades a ser consideradas , a velocidade em relação ao vento, e a velocidade em relação ao solo , se vc tiver vento de frente a tua velocidade em relação ao ar aumenta , mas em relação ao solo diminui , e vice versa , eu tenho um avião ultra leve , outro dia a velocidade do vento era de 240kmh , a velocidade ao solo era de 270kmh , como vc pode notar precisa considerar as duas velocidades , senão depois de uma hora de vôo você arrisca de aterrar 30 km depois do aeroporto.
2006-09-28 11:50:29
·
answer #6
·
answered by leonardo 6
·
0⤊
0⤋