"Anemia hemolítica congênita (icterícia hemolítica): doença caracterizada por um baço aumentado, anemia e icterícia discreta. Acredita-se que resulte de um defeito na estrutura dos glóbulos vermelhos do sangue que os torna particularmente frágeis. A anemia hemolítica é familial e aparece durante a infância."
"A anemia hemolítica é uma doença hereditária que faz com que os glóbulos vermelhos do sangue se desintegrem no interior dos veios sangüíneos. Os doentes urinam sangue porque os rins filtram e expelem a hemoglobina não aproveitada. Se o volume de destruição for mínimo, o resultado será a letargia; se for aguda, a doença poderá acarretar a morte do paciente.
A anemia hemolítica pode ter diversas origens. Mas na Sardenha, as experiências indicam que praticamente todas as pessoas acometidas por este mal têm deficiência de uma única enzima, chamada deidrogenase fosfo-glucosada-6 (ou G-6-PD), que forma um elo de suma importância na corrente de produção de energia para as células vermelhas do sangue.
Porém, os sardenhos ficam doentes apenas durante a primavera, o que indica que a falta de G-6-PD da vítima não aciona por si só a doença - que há algo no meio ambiente que tira proveito da deficiência. A deficiência genética pode ser a arma, mas um fator ambiental é quem a dispara."
2006-09-27 15:39:50
·
answer #1
·
answered by Rita Mell 3
·
1⤊
0⤋
eva... Anemia hemolítica, é uma patologia que pode ser derivado de muitos fatores desde genéticos at´´e adquiridos, assim faz com que as Hemácias que são responsáveis pelo " carregamento" de O2, se rompa, fazendo assim como principais sintomas: cianose( arroxeamento da pele), dores articulares e a própia anemia.
2006-09-27 23:34:49
·
answer #2
·
answered by Rodrigo V 2
·
0⤊
0⤋
Anemia hemolítica é um grupo de doenças do sangue que consiste na destruição dos glóbulos vermelho (hemácias). Com isso há uma queda no nível de hemoglobina, que é uma molécula responsável pelo carreamento do oxigênio. Essa queda do nível de hemoglobina é que caracteriza a anemia e o adjetivo "hemolítica" remete a essa destruição: hemo=sangue, lise/lítica=quebra. Com a destruição das hemácias há várias condições associadas, tais como pedra na vesícula, icterícia (amarelão), etc.
2006-09-27 23:14:44
·
answer #3
·
answered by Lambão 1
·
0⤊
0⤋
falta de glóbulos vermelhos
2006-09-27 22:56:48
·
answer #4
·
answered by anttoniocarlos3000 1
·
0⤊
0⤋
É um tipo de doença que que causa a lise das hemacias, e por esse motivo o hb fica em níveis baixíssimos (resumindo). Da pra controlar, mas tem que tratar a vida toda.
2006-09-27 22:46:59
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É quando o cara é anêmico do sangue (hemolítica-hemáceas). Anemia é carencia de ferro no sangue.
2006-09-27 22:46:31
·
answer #6
·
answered by SmileCat 4
·
0⤊
0⤋
Anemia normocrômica e normocítica moderada ou grave está presente durante toda a vida do paciente com doença falciforme. Ela resulta do defeito intra-corpuscular que acelera a destruição eritrocitária, independente da idade das células. Como conseqüência há hiperatividade medular compensatória com hiperplasia do setor eritropoiético. Ocorre também o aumento da bilirrubina indireta no sangue periférico e conseqüentemente icterícia.
O equilíbrio entre esta destruição das hemácias e a resposta compensatória eritropoiética medular permite que os pacientes se adaptem a cifras hematimétricas toleráveis e compatíveis com as atividades diárias.
As crises hemolíticas representam o agravamento súbito do fenômeno de hemólise sendo raras e freqüentemente associadas a fatores precipitantes como infecções, deficiência de G6PD, hipóxia, desidratação e seqüestro esplênico.
A causa mais freqüente de agravamento da anemia é decorrente de insuficiência medular geralmente associada a infecções, comprometendo o precário equilíbrio que existe entre a destruição eritrocitária aumentada na circulação periférica e a tentativa de compensação efetuada pela medula óssea em resposta a hipóxia e traduzida citologicamente pela hiperplasia eritróide. O exemplo mais dramático de bloqueio na compensação medular é a crise aplástica secundária à infecção pelo Parvovírus B 19(Ver adiante).
Transfusões sangüíneas podem ser vitais quando ocorre o desenvolvimento de anemia severa sintomática, sendo recomendadas em pacientes que apresentem dispnéia grave, taquicardia intensa, e astenia incapacitante entre outros sinais clínicos de gravidade. Normalmente administra-se ácido fólico para esses pacientes.
2006-09-27 22:40:30
·
answer #7
·
answered by candy 3
·
0⤊
0⤋
Anemia Hemolítica Auto-Imune:
Anemia hemolítica adquirida devido à presença de AUTOANTICORPOS que aglutinam ou lisam os GLÓBULOS VERMELHOS do próprio paciente.
2006-09-27 22:38:23
·
answer #8
·
answered by James 3
·
0⤊
0⤋