Hérnia de hiato
Hérnia de hiato é a protusão do estômago através do orifício pelo qual o esôfago atravessa o diafragma para penetrar na cavidade abdominal.
Existe um músculo (músculo do esfíncter esofágico inferior) que se abre para permitir a passagem dos alimentos para o estômago e, então, se fecha para impedir que os ácidos estomacais subam para o esôfago. Qualquer alteração nesse mecanismo pode provocar o refluxo gastroesofágico e, conseqüentemente, azia, o sintoma mais comum da hérnia de hiato.
Incidência
A hérnia de hiato ocorre especialmente em pessoas mais velhas, obesas e em mulheres multíparas.
Sintomas
Embora muitos casos sejam assintomáticos, os principais sintomas da hérnia de hiato são: azia, eructações (arrotos) e refluxo dos ácidos estomacais que podem alcançar a garganta e provocar tosse ou sensação de vômito. É bom ressaltar que azia crônica pode causar úlceras e esofagite, uma inflamação na parede do esôfago.
Tratamento
A cirurgia, que pode ser feita por laparoscopia, só é indicada para casos mais graves, uma vez que a hérnia de hiato costuma responder bem ao tratamento clínico. O médico pode prescrever antiácidos que ajudam a controlar os sintomas.
Recomendações
·Evitar alimentos gordurosos, muito condimentados e frituras;
·Procurar não beber álcool nem bebidas gaseificadas;
·Não fumar;
·Não usar roupas nem acessórios apertados;
·Evitar ingerir muito líquido durante as refeições;
·Fazer refeições menores, mais leves e mais próximas umas das outras;
·Usar travesseiros mais altos ou colocar pequenos calços na cabeceira da cama;
·Não comer perto da hora de dormir é medida preventiva muito importante.
Advertência
A hérnia de hiato pode provocar dor semelhante à dor da angina e ser confundida com os sintomas dos ataques cardíacos. Procure assistência médica para um diagnóstico preciso. Não vale a pena correr riscos.
2006-09-28 09:55:11
·
answer #1
·
answered by TIOZIM 5
·
1⤊
0⤋
Em geral, o tratamento é clínico, com medidas educativas associadas aos medicamentos. A vídeo-laparoscopia vem facilitando o método cirúrgico, aplicado a casos selecionados, com resultados muito bons.
Além de combater a obesidade, é importante evitar grandes volumes às refeições e de deitar nas primeiras duas horas seguintes. Algumas pessoas beneficiam-se de dormir numa cama elevada pelos pés da cabeceira, em 20 a 25 cm. Outras, não se adaptam à posição: incham os pés, doem as costas, etc. Há controvérsias sobre restrição de diversos alimentos, particularmente, cítricos, doces e gordurosos. Ajudam no controle dos sintomas, algumas medidas, como: evitar a bebida alcoólica, não deglutir líquidos muito quentes, ingerir um mínimo de líquidos durante ou logo após as refeições, evitar a ingestão de chá preto e café puro com estômago vazio.
.Os medicamentos mais usados são os que diminuem o grau da acidez já lançada no estômago (os populares antiácidos) e aqueles que inibem a produção de ácido pelas células do estômago ("antiácidos sistêmicos"). Outros remédios de um grupo chamado de pró-cinéticos destinam-se a facilitar o esvaziamento do conteúdo estomacal em direção ao intestino, minimizando a quantidade capaz de refluir para o esôfago.
2006-09-27 18:33:11
·
answer #2
·
answered by Ana C 3
·
1⤊
0⤋
tiozin, para ben pela sua resposta nao tenho o que acrentar pois e exatamente tudo que vc postou para a pessoa que perguntou, mas com tudo ela pode aliviar os sintomas com uns medicamentos simples e sem contra indicaçoes como digesan para evitar a regurgitaçao um antiacido uqe pode ser o mylanta plus para evitar a fermentaçao e provocar muita azia ou queimaçao que como vc mesmo disse que sobe atras do esofago queimando as paredes do esofago ate a garganta produzindo pigarro e tosse, um anti ulceroso e muito reconmendavel, como antak de 300 mg tomar uma vez ao dia, o que vc acha se eu estriver errado pode me corrigir pois gosto da correçao pois ajuda no aprendizado. abraços
2014-03-31 17:13:26
·
answer #3
·
answered by clinton.rodriguespereira 5
·
0⤊
0⤋
basta um ditongo crescente
2006-09-29 17:10:13
·
answer #4
·
answered by cfalsiroli 2
·
0⤊
2⤋