Alguns detalhes
Espada de dois Gumes "Palavra de Deus"
trono de Satanás - A cidade de Pérgamo se tornou o centro da religião paga, alí foi erigido um santuário para adoração ao Imperador Romano.
Doutrina de Balaão - Confundir coisas espirituais com Materiais, usar a religião para obter lucro - O profeta Balaão foi contratado para amaldiçoar o povo de Israel, sendo Repreendido por Deus.
Maná - Pão do Céu
Pedrinha Branca - seria a carta de alforria dos escravos no tempo de Jesus - todo o escrevo liberto recebia uma pedra branca.
2006-09-27 06:13:19
·
answer #1
·
answered by rohi 7
·
1⤊
1⤋
Meu amigo Davi...
você já tem a Rede... agora precisa aprender a pescar! rs
Indiquei (abaixo) um site pra vc conhecer mais sobre o assunto...
Fraternalmente em Cristo,
Paulo
2006-09-27 06:19:05
·
answer #2
·
answered by P.O.Frideborg 2
·
0⤊
0⤋
“Onde Está o Trono de Satanás.” Na carta do apóstolo João à congregação em Pérgamo, ele mencionou que a cidade se encontrava “onde Satanás está morando” e que os cristãos moravam assim “onde está o trono de Satanás”. (Re 2:13) “Esta frase tem sido aplicada ao conjunto de cultos pagãos, . . . mas a alusão principal é provavelmente à adoração do imperador. Foi ali que a adoração do imperador divino fora feita a pedra de toque da lealdade cívica sob Domiciano.” [Novo Dicionário da Bíblia], editado por J. Douglas, 1985, p. 912) Visto que no mesmo versículo do “trono de Satanás” se menciona o martírio de Ântipas, é possível que este tenha sido morto por se negar a adorar César
Um fator adicional relativo à identificação de “onde está o trono de Satanás” talvez fosse a destacada adoração de Zeus, ou Júpiter, principal deus entre todos os deuses e deusas pagãos. A lenda dizia que, de cima do morro em que se construiu Pérgamo, certos deuses presenciaram o nascimento de Zeus, e que o imenso altar mais tarde situado na acrópole é considerado uma das maravilhas da era. Os adoradores de Zeus podiam venerar outros deuses, mas deviam encará-los como subordinados a este. No entanto, os cristãos em Pérgamo foram elogiados por se manterem firmes na sua devoção exclusiva ao verdadeiro Deus, Jeová, e por não negarem a fé, embora morassem ‘onde estava o trono de Satanás’.
“Ensino de Balaão.” Todavia, havia na congregação uma influência solapadora daqueles que ‘se apegavam ao ensino de Balaão’. (Re 2:14) Esta expressão faz lembrar o profeta mesopotâmio Balaão, o qual, depois das tentativas frustradas de amaldiçoar Israel, sugeriu que se usassem mulheres pagãs para atrair homens israelitas à adoração lasciva de deuses falsos. Em conseqüência da resultante imoralidade sexual e da idolatria morreram 24.000 israelitas. (Núm 25:1-18; 1Co 10:8;) Evidentemente, alguns da congregação de Pérgamo, aqueles que ‘se apegavam ao ensino de Balaão’, toleravam a fornicação. (Ju 4, 11; 2Pe 2:14, 15) Pérgamo era famosa pelo suntuoso templo de Afrodite (Vênus), a deusa do amor sexual, e práticas religiosas sensuais eram comuns.
Alguns da congregação também tinham sido influenciados pelo ensino “da seita de Nicolau”, e foram exortados a se arrepender. — Re 2:15, 16.
2006-09-27 06:57:57
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Que tal falarmos de Igrejas vivas que estão ai no nosso mundo e no nosso tempo?
Seus desafios e conquistas no mundo moderno.
Que tal falarmos dos graves problemas sociais, fome, miseria e desemprego que tantos irmãos nossos estão sofrendo?
Que tal falarmos das injustiças deste mundo, sequestros, violencias, falta se educação e saneamento básico.?
Que tal pregarmos a libertação de nos todos do jugo dos interesses capitalistas americanos, que nos mantém no atraso economico e sem acesso à uma vida digna e feliz como Deus planejou?
Estas deveiam ser nossas preocupações como cristãos inseridos no mundo, desafiados à promover o bem comum, e a promoção humana.
2006-09-27 06:22:51
·
answer #4
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
1⤋
TAMBÉM NÃO É MINHA PRAIA.
2006-09-27 06:05:42
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
http://www.proveg.com.br/igrejabatista/sermoes/apocalipse_a_igreja_de_pergamo.htm
amigo Davi, me perdoe mas não é o tipo de assunto que gostaria de comentar, acho fundamentalíssimo
um abraço
2006-09-27 06:01:43
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋