Srs...Sim, o helicóptero utiliza o mesmo sistema...
Resumidamente, caro amigo, e bem didaticamente o sistema é simples.
Ahhh, senhores aviadores, a resposta é didática, portanto não me cobrem por usar palavras pouco técnicas pq afinal acho que a pergunta fora feita por um leigo no assunto.
O ar pode estar rarefeito ou denso, certo? Isto é medido atráves de um sistema chamado sistema de tomada estática. Trocando em miúdos, ele vai medir a quantidade de moléculas de ar por milímetro cúbico ou centimetro isto eu não estou bem certo pq sou piloto e não mecânico. Sabendo desta grandeza, poderá medir o quanto de ar será necessário para concluir em qual velocidade a aeronave está naquele segundo. Então vamos fingir que o instrumento pensa e vamos dar vida à ele:
O velocímetro então pensa assim: Se existe uma medida (hipotética) de 10 quando a aeronave está parada, então isto quer dizer que se o instrumento de leitura dinâmica(em movimento) estiver lendo 20 é pq está com 1km/h. Se lê 30, é pq estou a 2km/h. se le 60, é pq estou a 5km/h...Como a atmosfera é variável, num determinado dia a leitura com a aeronave parada pode mudar por exemplo para 8 ao invés de 10. O instrumento é capaz de reconhecer isso e assim que ler 16 indicará em seu leitor 1km/h. Quando ler 24, indicará 2km/h e assim por diante.
Aviões mais modernos fazem isso automaticamente mas existe casos que o piloto informa ao instrumento quanto que é esta pressão...
Olha, se parecer complicado, leia novamente pq está melzinho na chupeta...Um abração e Flysafety!!!
Ahh, o gps não informa a velocidade com segurança portanto não confiamos nele como fonte segura de informação de velocidade.
Vale dizer que para o piloto a indicação fiel de velocidade é tão importante que sou capaz de afirmar que é melhor ter um motor parado do que um velocímetro quebrado.
E tem mais, os satélites que favorecem o uso do gps é de controle Norte Americano e se esta fosse a unica forma de se ler com credibilidade uma indicação de velocidade, em caso de guerra, os EUA desligam o botão dos satélites e todos os avioenzzinhos voando por gps estão com sérios problemas...heheheh!!!
2006-09-27 13:14:06
·
answer #1
·
answered by Gatinho SP 2
·
0⤊
0⤋
Existe um tubinho, chamado tubo de Pitot.
Esse tubo é o seguinte: tem uma entrada na frente e vários furinhos atrás. Ele é mais largo na entrada, estreita no meio e enlarguece na saída de novo.
Isso serve para medir a pressão estática, o que dá informações ao altímetro.
O buraquinho na entrada serve para indicar a pressão de impacto, ou seja, a velocidade com a qual o ar entra... é daí a informação do velocímetro.
E não é só para aeronaves sem GPS: toda e qualquer aeronave deve ter o tubo de Pitot. A tem mais, o piloto nunca se guia pela velocidade indicada pelo GPS, mas pela velocidade do ar.
2006-09-27 13:43:01
·
answer #2
·
answered by Alyson Vilela 6
·
2⤊
0⤋
Alyson respondeu perfeitamente !!!!
Apenas complementando as informacoes do Alyson,
A velocidade indicada no Velocimetro é a Diferenca entre a Pressao Dinamica ( com o qual o vento esta correndo ) e a Pressao Estatica ( o ar "parado" que esta nos furos ). A velocidade indicada pelo velocimetro é fiél até os 10000 pes. Após 10000 pes, o velocimetro passa a ter uma porcentagem de erros.
Agora, o helicoptero eu nao sei se utiliza o mesmo procedimento de Tubo de Pitot.
Abracos
2006-09-27 18:07:37
·
answer #3
·
answered by Mário 5
·
0⤊
0⤋
pela velocidade do ar
2006-09-27 16:00:14
·
answer #4
·
answered by leonardo 6
·
0⤊
0⤋
Da mesma forma que é medida em um navio...
A velocidade é estimada...tendo como base a quantidade de ar ou água que flui durante a locomoção...
2006-09-27 12:21:38
·
answer #5
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
pela pressao de ar que entra pela turbina!!
xD
2006-09-27 12:00:04
·
answer #6
·
answered by Johnny - ES 2
·
0⤊
0⤋
Funcionando ué
2006-09-27 11:56:02
·
answer #7
·
answered by Jhon Heverton 2
·
0⤊
0⤋