English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

na escola ensinam, em palestra, mais para mim nunca fica claro como funciona o sistema hormonal das mulheres, afinal os homens e mtus adolescnetes que estão entrando na fase tbm devem ter conhecimentos sobre tal (para a própria prevenção na gravidez e DST's). enfim, gostaria de saber como eh o esquema da menstruação, como é o esquema do período fértil, se é possivel engravidar durante, antes, dpois da menstruação, enfim, tô precisnado de uma aula geral sobre isso..
agradeço

2006-09-26 13:02:25 · 8 respostas · perguntado por jean carlo rp 2 em Gravidez e Maternidade Outras - Gravidez e Maternidade

8 respostas

Aqui tem alguns textos interessantes: Se quiser mais informacao e so enviar um e-mail.

Metodos mais usuais de prevencao:

# Preservativo masculino
# Dispositivo intra-uterino
# Pílula contraceptiva
# Preservativo feminino
# Contracepção hormonal injectável
# Pílula do dia seguinte

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, o uso correto e regular de preservativos de latéx pode:

* reduzir o risco de transmissão de SIDA/HIV em aproximadamente 85%.
* reduzir o risco de gonorréia nos homens em aproximadamente 71%.

Outras doenças sexualmente transmissíveis também podem representar redução no risco de transmissão, mas não houve conclusões oficiais publicadas no relatório da pequisa. Em particular, isso inclui DSTs associadas com lesões ulcerativas que podem estar presentes em superfícies do corpo em que o preservativo não cobre (como os testículos), como a herpes genital e a sífilis. A transmissão dessas doenças ainda pode ocorrer mesmo com o uso correto do preservativo.

Se a sexualidade começa quando nascemos, a capacidade reprodutiva inicia-se com a puberdade, quando existe um desenvolvimento ao nível físico, nomeadamente dos órgãos sexuais, isto é, a produção de esperma no rapaz e a menstruação na rapariga. Contudo, as responsáveis por estas modificações são as hormonas. As hormonas são substâncias químicas libertadas pelas glândulas após informação recebida pelo cérebro, as quais estimulam o desenvolvimento dos órgãos sexuais e o respectivo crescimento corporal. Por volta dos 10-12 anos (mais ano menos ano), a glândula pituitária ou hipófise, localizada na base do cérebro, liberta uma hormona que, por sua vez, vai activar hormonas sexuais específicas que determinarão o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Nos rapazes, esta hormona sexual chama-se testosterona e nas raparigas estrogénio.

Órgãos genitais femininos

Externos:

* a Vulva- conjunto dos vários órgãos genitais femininos externos;
* o Monte de Vénus- tecido adiposo situado sobre o púbis que se cobre de pêlos a partir da puberdade;
* os Pequenos Lábios- duas pregas de pele sem pêlos que rodeiam o orifício vaginal;
* os Grande Lábios- duas pequenas pregas de pele com pêlos que cobrem externamente os órgãos genitais;
* o Clitóris- é um órgão saliente e muito pequeno, situado na união dos pequenos lábios, mas de grande importância, também responsável por parte do prazer sexual da mulher. É formado por um tecido esponjoso muito sensível à estimulação sexual.

Internos:

* a Uretra- canal que conduz a urina da bexiga para o exterior, na mulher, só tem a função urinária;
* a Vagina- canal localizado entre a uretra e o ânus, que permite a penetração;
* a Glândula de Bartholin- glândulas responsáveis pela lubrificação vaginal;
* o Hímen, membrana muito fina e elástica que cobre parcialmente a entrada da vagina. Mais ou menos larga, mais ou menos espessa, esta membrana permite a saída do fluxo menstrual e pode permitir a mobilidade dos espermatozoides, se existe sémen no interior da vagina. Esta membrana é normalmente rasgada no acto inicial da penetração. Contudo existem hímens elásticos, os quais portanto tem capacidade retráctil;
* os Ovários- órgãos genitais internos onde se produzem os óvulos e as hormonas sexuais femininas (estrogéneos e progesterona);
* o Útero, órgão que aumenta de volume durante a gestação, à medida que se desenvolve o embrião;
* as Trompas de Falópio, dois canais compridos e estreitos que captam o óvulo quando este sai do ovário, para o conduzir ao útero;
* o Cólo do útero ou cérvix, canal que une o útero à vagina. Dilata no trabalho de parto permitindo a passagem do feto;
* o Corpo do útero, é a parte maior do útero, que cresce durante a gravidez e retorna depois ao tamanho normal após o parto;
* o Meato urinário, pequeno orifício situado entre o clitóris e a entrada da vagina, por onde se dá a emissão de urina;
* o Endométrio, mucosa que reveste o útero com transformações ao longo do ciclo menstrual, por acção das hormonas sexuais. A sua descamação corresponde ao fluxo sanguíneo cíclico: a menstruação ou período menstrual.

A menstruação é o fenômeno fisiológico do período fértil da mulher, que permite a eliminação periódica da caduca do endométrio uterino com fluxo sangüíneo e o óvulo, que não foi fecundado.
A menarca (primeira menstruação) geralmente acontece por volta dos 12 anos de idade, mas pode variar entre os 8 e 16 anos.

O Ciclo Menstrual é comandado pela hipófise, ela se divide em 2 partes:neuro-hipófise e adeno-hipófise que são controlados pelo hipotálamo.

Ovulação

No momento da Ovulação(liberação do ovócitoII), cerca de duas semanas após a última menstruação, agem sobre o folículo de Graaf o FSH e o LH (Hormônio Luteinizante, este aciona a criação do corpo lúteo, daí o seu nome), comandados pela hipófise e hipotálamo, respectivamente. No caso do LH, o que inibe a sua secreção são os picos de um hormônio gônadotrófico chamado: progesterona( pró = à favor, gester = derivado de gestação e ona = indica hormônio, logo significa hormônio à favor da gestação).

Fecundação

Caso haja

A partir da ovulação, o LH ainda é inibido gradualmente, inibindo a produção de progesterona. A progesterona promove o permanecimento do corpo lúteo no endométrio. Se houver fecundação o embrião começa a criar uma espécie de placenta rudimentar, também conhecido como córion. Ele produz a progesterona para que o corpo lúteo(fonte de alimento) não precipite e o embrião morra por falta de alimento. Este mecanismo provavelmente foi determinado por seleção natural, pois somente os seres vivos capazes de gerar embrião que tivessem criado uma forma de se alimentar.

Caso não haja

O óvulo será removido, juntamente com o corpo lúteo, pois o LH será inibido e conseqüentemente a progesterona também. Então ocorrerá a menstruação provavelmente cerca de duas semanas depois da ovulação.

O período fértil corresponde à época da ovulação, isto é, o momento em que um dos ovários libera um óvulo, que vai ser fecundado pelo espermatozóide. Isso ocorre cerca de 14 dias antes da menstruação. Se o espermatozóide encontrar o óvulo e fertilizá-lo, a gravidez acontece.

Neste caso, imediatamente ocorrem intensas modificações em todo o organismo, que podem ser sentidas como sensações de inchaço, náuseas, vômitos. Dentro do útero ocorrem também alterações que são importantes para que o ovo recém-fecundado possa ali se fixar e se desenvolver. Por essa razão, durante a gravidez a menstruação desaparece. Caso não ocorra gravidez, nada disso acontece. Dentro do útero são frustradas as mudanças e o óvulo é eliminado - a mulher menstrua.

Após o término da menstruação todo o ciclo recomeça. Inicia-se nova fase na qual, no interior do ovário começa a amadurecer outro óvulo, que estará pronto para "ser ovulado" após duas semanas.

Tem-se então, no ciclo menstrual, duas fases:

1ª. A primeira é aquela que vai da menstruação até a ovulação. A duração desta fase é variável, pois depende de quanto tempo o óvulo leva para amadurecer - aproximadamente 14 dias (às vezes mais, às vezes menos).

2ª. A segunda fase vai da ovulação até a menstruação seguinte e não varia: quase sempre dura 14 dias .

Conclui-se que o ciclo menstrual normal pode variar, mês a mês (25 a 35 dias, aproximadamente), dependendo da duração da primeira fase do ciclo.

Outra informação importante é a de que o período fértil se estende dois dias antes e dois dias depois da ovulação, porque o espermatozóide pode durar no organismo feminino por cerca de 48 horas após a relação sexual.

Agora, resta a pergunta: levando-se em conta a variação da primeira fase do ciclo, como determinar exatamente o momento da ovulação? A maneira é calcular a duração de todos os ciclos (entre o início de uma menstruação e o início da seguinte), mês a mês, durante um ano - é a famosa "tabelinha".

Consideram-se os intervalos do ciclo mais longo e do mais curto. Por exemplo, suponhamos que, em um ano, o ciclo mais curto tenha sido de 26 dias e o mais longo de 32 dias.

1º. Para determinar o início do período fértil, utiliza-se o ciclo mais curto e se descontam 14 dias (segunda fase) e, como garantia, mais 2 dias:

26 dias - 14 dias - 2 dias = 10º dia = início do período fértil .

2º. Para determinar o fim do período fértil, utiliza-se o ciclo mais longo, descontam-se 14 dias e se aumentam mais 2 dias: 32 dias - 14 dias + 2 dias = 20º dia = fim do período fértil .

Assim, os dias em que há menor chance de ocorrer gravidez são: do 1º dia da menstruação até o 10º dia e do 20º dia do ciclo até o início da menstruação seguinte.

Por segurança, prolonga-se o período fértil em dois dias (no exemplo, do 9º ao 21º dia), pois o óvulo permanece "fertilizável" por 6 a 12 horas.

A eficácia deste método varia de 60 a 80%; para comparação, a da pílula é de 98 a 99%.

2006-09-27 01:00:49 · answer #1 · answered by jocaalmagubers 3 · 0 0

O melhor que você tem a fazer é procurar um posto de saúde e conversar com o(a) enfermeiro(a) que ele lhe dará todas as orientações necessárias sobre o assunto.

2006-09-27 19:50:52 · answer #2 · answered by patricia c 2 · 0 0

se vc nao aprendeu na aula imagine lendo. consulte o site da curiosa , realmente tem muito material , ja conferi. É sempre bom , ficar informado ne?

2006-09-26 23:56:33 · answer #3 · answered by MaLuQUInHa 5 · 0 0

depende de cada mulher mas normalmente um ciclo tem de 24 a 28 dias para a mulher ficar menstruada.Pra calcular o periodo fertil vc conta 14 dia e quando chegar no 14° vc conta tres dias antes e tres dias depois; esses dias sao o periodo fertil da mulher.Mas pode ocorrer de ter uma quantidade de hormonios mais ferteis na mentruação por isso é muito bom sempre usar camisinha ou anti concepcional respeitando sempre a escala de 21 dias e espera 7 para a mentruaçao.

2006-09-26 20:40:32 · answer #4 · answered by Baixinha 1 · 0 0

Geralmente as mulheres (moças) começam a ficar menstruada por volta de 12 aos 14 anos. A partir daí já podem engravidar. O ciclo da menstruação compreende desde o 1º dia que fica menstruada e vai até a próxima menstruação, este ciclo geralmente é em torno de 28 dias podendo variar para mais ou menos. O perído fértil será em torno do 12º ao 14º dia do início da menstruação. Neste dia a mulher tem grandes possibilidades de ficar grávida. Após este período não pode engravidar até o término da menstruação por estar fora do perído fértil.

2006-09-26 20:36:50 · answer #5 · answered by ROMELNET77 1 · 0 0

Consulta o site: http://www.sexualidades.info

Clicka no item "Contracepção" do menu do lado esquerdo...

2006-09-26 20:25:55 · answer #6 · answered by Super Engenheiro 4 · 0 0

Se na escola vc não consegui aprender, tente a opção que a colega curiosa te sugeriu, mais da próxima tenta prestar mais atenção tá?

2006-09-26 20:14:14 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Vá no Google e digite "Calculando o período fértil"
Vai achar muito material !

2006-09-26 20:06:20 · answer #8 · answered by Sherazade e as Mil e Uma Noites 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers