English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

19 respostas

Quais são as principais causas de morte e de doença entre jovens de 15 a 29 anos?

Em todo o mundo, as cinco causas principais de morte entre os jovens (em ordem variada, dependendo da região), são lesões não intencionais, Aids, outras doenças infecciosas, homicídios, guerras, outras lesões intencionais, suicídios e lesões auto-infligidas.

Lesões acidentais, em especial causadas por acidentes de carro, representam a principal causa de morte dos jovens na maior parte do mundo. Na América do Sul, porém, lesões intencionais (como suicídio) matam quase tantos jovens quanto os acidentes. Na África, a principal causa de morte dos jovens é a Aids, seguida por outras doenças infecciosas.

Em grande parte do mundo em desenvolvimento, o óbito materno é a principal causa de morte entre adolescentes mulheres, e essas mortes resultam de complicações na gravidez e abortos arriscados realizados de forma secreta e ilegal (estima-se 40% de mortalidade materna).

Além do óbito materno, as condições de saúde reprodutiva são a principal causa de doenças entre os jovens de todo o mundo. Especificamente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em "países com altas taxas de mortalidade, os problemas de saúde reprodutivos e sexuais respondem por 63% dos anos de vida ajustados à incapacidade (Avai), ou seja, a soma dos anos perdidos de vida potencial por morte prematura e dos anos de vida produtiva perdidos por incapacidade, dos quais 37% se devem ao HIV".

Na maior parte da África Subsaariana, a mutilação genital nas mulheres ainda é amplamente praticada (e ainda é prática dominante em países como Egito e Somália). Embora o procedimento mostre sinais de declínio em certos países, a prática apresenta um alto risco de infecção, esterilidade e disfunção sexual permanente.

O grande número de abusos sexuais em jovens de ambos os sexos nos países industrializados e em desenvolvimento é outra questão de importância crescente nos últimos tempos. O tráfico de pessoas e a prostituição têm recebido a atenção da mídia e das autoridades policiais. Estudos feitos na Ásia, na África e no Caribe revelam que 19% a 48% das adolescentes sofrem abusos sexuais, enquanto 5% a 32% dos adolescentes do sexo masculino são vítimas do mesmo crime. A vulnerabilidade sexual apresenta-se como uma questão importante que põe em risco a saúde dos jovens.

Iniciativas importantes foram tomadas na última década para reduzir o tabagismo entre adolescentes na maior parte dos países industrializados. As companhias de cigarro reagiram, direcionando uma estratégia agressiva de propaganda para países menos desenvolvidos, onde se verifica um aumento no uso do tabaco. As taxas de prevalência do tabagismo variam muito entre as regiões do mundo e entre países da mesma região. Porém, a tendência geral é, de fato, preocupante. A OMS estima que 10 milhões de mortes por ano se devem ao hábito de fumar cigarros e prevê que esse número vai triplicar ou quadruplicar nos próximos 30 anos.

Quais os fatores que reduzem os danos? Uma ampla pesquisa mundial identificou os principais fatores associados ao menor envolvimento dos jovens em uma ampla gama de resultados negativos sociais e de saúde. Rick Little, fundador da Fundação Internacional da Juventude em Baltimore, Maryland, resume esses importantes elementos como os "4Cs":

Confiança em áreas que melhoram a qualidade de vida dos jovens como, por exemplo, alfabetização, empregabilidade e habilidades interpessoais, vocacionais e acadêmicas que permitem aos indivíduos dar sua contribuição à comunidade.

Conexão entre jovens e integrantes da comunidade que ofereçam aconselhamento, ensino, liderança e oportunidades para prestação de serviço comunitário.

Caráter, por meio de valores como, por exemplo, responsabilidade individual, honestidade, serviço comunitário, capacidade para tomar decisões responsáveis, integridade e relações que dêem sentido e direção aos jovens.

Construção da confiança, por meio de experiências que dêem esperança e auto-estima aos jovens a partir do sucesso na definição e realização de objetivos.

A pesquisa indica claramente que o enfoque puro e simples na redução de riscos não é suficiente para a redução dos mesmos e que a maior parte dessas estratégias mostrou-se ineficaz. É preferível fazer intervenções bem-sucedidas centradas nos pontos fortes e na autoconfiança dos jovens, criando funções e oportunidades relevantes para que possam oferecer sua contribuição.

Intervenções eficazes vinculam os jovens a modelos positivos de adultos. Elas criam locais seguros para os jovens se reunirem, se divertirem, desenvolverem amizades e se relacionarem com adultos. Programas eficazes oferecem oportunidades para que os jovens possam dar sua contribuição a outros. Adultos cuidadores, oportunidades para oferecer uma contribuição pessoal, atividades escolares e comunitárias e um local seguro para os jovens parecem compor uma fórmula crítica para obtenção de melhores resultados sociais e de saúde.

A juventude é um período de oportunidades e também de riscos. Se fracassarmos na tentativa de dar apoio à crescente população de jovens no mundo, corremos o risco de ter apenas o que restou do estrago para recolher. Temos uma escolha, mas ela não se limita à tomada ou não de atitude. Na verdade, é a escolha entre dirigir uma ambulância no fundo de um despenhadeiro para apanhar os jovens que caem nele ou escalar o rochedo e construir uma cerca de proteção em volta dele.

2006-09-26 12:08:15 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

por os jovens nao tei cabeca no canto beber cerveja sai di carro pro isso morre muita pessoa poriso tei aquele ditado si bebe nao dirrija

2006-09-26 20:07:43 · answer #2 · answered by emanuela e 2 · 0 0

drogas, acidentes de trânsito . falta de amor próprio.

2006-09-26 20:04:06 · answer #3 · answered by sannykanaan 2 · 0 0

drogas

2006-09-26 19:20:18 · answer #4 · answered by oscar 2 · 0 0

Suicídio
Acidente rodoviário
Overdose

2006-09-26 19:17:33 · answer #5 · answered by meuamigoejesus 3 · 0 0

Na minha opinião uma das principais causas de morte entre os jovens é ingerir bebidas alcoólicas e dirigir, conheço vários casos de acidentes e até mortes com amigos e conhecidos, e o pior que é um fato normal, freqüento baladas sou jovem tenho muitos amigos que bebem e dirigem, existem outras causas, como o uso de drogas, sexo sem prevenção, e violência urbana.

2006-09-26 19:17:00 · answer #6 · answered by Barbye a Patty 4 · 0 0

Acidentes de carro.

2006-09-26 19:16:00 · answer #7 · answered by Priscila 2 · 0 0

Adivinha!!!
Alcool, droga, briga e acidentes no transito.
alguma relação entre elas? Todas né?
E se aguem morreu e não foi por nenhuma dessa pode ter certeza que: foi atropelado por imprudente, bala perdida ou morreu de um cancer!

2006-09-26 19:15:57 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

acidentes de carro, abuso de drogas e bebidas.

2006-09-26 19:15:38 · answer #9 · answered by Leone 6 · 0 0

A imprudência,,jovem acha que com ele nada acontece!

2006-09-26 19:15:26 · answer #10 · answered by belzinha 1 · 0 0

Para mim eu acho que é o alcool ingerido bastante(depois dirigir,pois corre perigo de bater e se matar e matar pessoas inocentes)e tambem as drogas.

2006-09-26 19:14:56 · answer #11 · answered by Dugumberto 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers