English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu sei que ele serve para reesfriar o ar dentro dela, so que gostaria de uma informacao mais precisa

2006-09-26 11:23:49 · 6 respostas · perguntado por frankreis1976 4 em Carros e Transportes Montadoras de Carros GM

6 respostas

Ao ser comprimido o ar aumenta de temperatura e este aumento de temperatura provoca uma redução na densidade, produzindo uma redução da massa de ar. Ao passar pelo intercooler, você mantem a pressão elevada e tem um aumento da massa de ar pela redução de temperatura, com isso você pode aumentar a quantidade de massa de combustível a ser injetada, produzindo mais potência por ter uma combustão mais homogênea e evita problemas de pré-ignição pelo fato do ar de admissão entra em temperaturas muito elevadas.

2006-09-26 12:57:04 · answer #1 · answered by Julio G 2 · 1 0

Turbo


Febre que vem tomando conta da maior parte dos jovens alucinados por carros, com a finalidade de obter a máxima potência do motor.

O turbo compressor completa em 2006, 101 anos de existência, e foi criado por Alfred J. Büchi, em 13 de novembro de 1905 em Winterthur – Suíça, cujo potencial era para ser usado em aeronaves, porém os fabricantes de automóveis utilizaram mais dessa tecnologia desde 1962, quando a GM lançou o primeiro carro turbo (um Oldsmobile F75 Jetfire ), para milhões de proprietários de carros e caminhões em todo o mundo, e vem sendo utilizado até nos dias de hoje.

A função básica do turbo é aumentar o torque e a potência do motor, por meio do incremento da mistura ar/combustível.

O turbo é composto de uma turbina e um compressor de ar rotativo, colocados em lados opostos em um eixo. Os rotores do compressor e da turbina são envolvidos por carcaças denominadas "carcaça do compressor" e "carcaça da turbina", cuja função é direcionar o fluxo dos gases através das pás dos rotores, para dentro do motor. A carcaça central sustenta o eixo através de mancais flutuantes, galerias no interior da carcaça as quais levam o óleo lubrificante aos mancais.

O turbo funciona da seguinte maneira: capta os gases do coletor de escape fazendo girar as pás da turbina (parte quente do turbo). Esses gases, possuindo energia na forma de pressão, temperatura e velocidade, fazem girar as pás do compressor (parte fria do turbo), de onde segue para os cilindros do motor, direcionado pelo coletor de admissão.

Sendo assim, com uma pressão maior na entrada do coletor de admissão, há uma maior entrada de massa de ar nos cilindros, podendo queimar uma maior quantidade de combustível, além de obter a combustão completa da mistura.

Funciona assim: a saída dos gases de descarga (escapamento) (7) acionam a turbina (1) enquanto os gases em excesso são expulsos pela válvula de alivio (8). A turbina (1), ao girar, movimenta o compressor (2) que suga o ar ambiente (3) e o comprime no motor. Daqui vai ao coletor de entrada (5) e depois ao cilindro (6). O número 4 vem a ser um intercooler, acessório o qual falarei mais na coluna da semana que vem.

2006-09-26 18:33:44 · answer #2 · answered by astrorei, carioca e busólogo 6 · 1 0

legal aprendi um monte de coisas.

2006-09-27 17:02:46 · answer #3 · answered by leonardo 6 · 0 0

as respostas estão completas, apenas para complementar a título de curiosidade, só devemos designar de intercooler o resfriador de ar situado entre dois turbos em linha, caso contrário a designação correta é aftercooler ou pós resfriador.

2006-09-26 20:43:37 · answer #4 · answered by rubem r 5 · 0 0

Resfriar o ar.
Como o turbo pega o ar quente que sai do escape, acaba esquentendo o ar que entra no motor, então tem que esfriar para que a qtde de ar que entra seja maior não perdendo o desempenho. Quanto mais frio menos espaço o ar ocupa, cabendo mais dentro do motor, aumentando mais ainda a potencia do turbo!

Falow!

2006-09-26 18:40:41 · answer #5 · answered by Ricardo N 1 · 0 0

Ocorre que quanto mais frio o ar, mais denso ele fica e, portanto, mais oxigênio entra na câmara de combustão. Portanto, em um veículo equipado com este acessório (não basta ser qualquer modelo, precisa ser dimensionado para o motor no qual será aplicado) a queima do combustível é mais completa e a explosão confere um momento (força) maior, resultando em maior potência com (acredite) menor consumo de combustível, uma vez que será preciso "pisar menos fundo" no acelerador para conseguir o mesmo resultado. Espero ter ajudado!

2006-09-26 18:35:57 · answer #6 · answered by 10metro 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers