19 de setembro de 2006 - 15:07 Saramago diz que o mundo seria mais pacífico sem religiões?
19 de setembro de 2006 - 15:07
Saramago diz que o mundo seria mais pacífico sem religiões
http://www.estadao.com.br/arteelazer/let...
O escritor português disse ainda que a "verdadeira democracia" não existe porque os governos priorizam os interesses do poder econômico
EFE
Divulgação
José Saramago
ROMA - O escritor português José Saramago considera que a "verdadeira democracia" não existe porque os governos priorizam os interesses do poder econômico e que, sem religiões, o mundo seria um lugar "mais pacífico", segundo publicou nesta terça-feira o jornal italiano "La Stampa".
"A democracia na realidade não existe. Na minha opinião, quem verdadeiramente manda são instituições que não têm nada de democráticas, como o Fundo Monetário Internacional, as fábricas de armas, as multinacionais farmacêuticas", afirmou o Prêmio Nobel da Literatura (1998).
O autor de "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" foi questionado se sua afirmação sobre religião tem alguma relação com a polêmica das recentes declarações do papa Bento XVI sobre o Islã, e respondeu que, se alguém escreveu o texto do discurso para o pontífice e este não o leu, agiu de modo "imprudente", mas, se o leu e não tirou a polêmica passagem referente a Maomé, foi "ainda pior".
Em discurso na última terça-feira, na universidade de Regensburg, na Alemanha, o papa citou um texto medieval que caracterizava alguns ensinamentos de Maomé como "maus e desumanos", gerando uma onda de protestos, com ataques a igrejas, manifestações e pedidos de líderes muçulmanos para que o papa se retrate.
http://www.estadao.com.br/arteelazer/letras/noticias/2006/set/19/188.htm
"Dizem que a polêmica frase se referia a eventos do século 14, mas pessoalmente acho que deveriam importar mais as coisas que acontecem no século 21", ressaltou o acrescentou o escritor português.
2006-09-26
11:02:20
·
7 respostas
·
perguntado por
LLian
3
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade