Dependendo da droga eu acho um pouco difícil Paty. Com o uso demorado e contínuo de algumas drogas, a cocaína por exemplo, é fundamental o acompanhamento de um profissional (psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais), pois existe a Crise de Abstinência que é terrível e o cara não consegue superar sozinho, e acaba voltando p o vício.
2006-09-26 07:06:57
·
answer #1
·
answered by White Rose 2
·
0⤊
0⤋
creio que nao,tive um namorado que foi viciado em drogas e que agora esta bem graças.mais foi com muita ajuda que ele desprendeu-se a esse vicio e claro com muita força de desejo.
2006-09-30 04:52:13
·
answer #2
·
answered by borboleta 2
·
0⤊
0⤋
Dificil, a dependencia de drogas segue caminho tortuosos, sao raros os casos de cura completa, mas se esta afastada, o melhor que se tem a fazer e continuar afastada.
2006-09-29 17:41:11
·
answer #3
·
answered by F/N 4 4
·
0⤊
0⤋
Por mais difícil que seja de aceitar, a resposta é sim. O difícil é medir quantas são estas pessoas, como é que elas faziam o uso da droga e de qual droga estamos falando. Existem pessoas que devido a sua constituição física, ou psíquica não desenvolvem os sintomas da dependência, conseguem usar alguma droga sem ter os prejuízos referentes a este uso.
A dificuldade em se medir quantas são estas pessoas está justamente na natureza do uso de drogas. Normalmente o uso de qualquer substância está diretamente relacionado a uma esteriotipia negativa, portanto assumir que usa é uma afronta a sociedade e motivo de vergonha. O uso é feito escondido em lugares fora do considerado normal pela sociedade. É difícil o usuário não se envolver de alguma maneira com o crime e se encontrar em situações de risco de vida que normalmente não se colocaria se não fosse pelo uso. Pensando nisso faz sentido não querer mostrar que usa ou que usou alguma droga em algum momento de sua vida, isso passa a ser um sinal de vergonha para a pessoa.
Algumas pesquisas científicas tentam encontrar quem são as pessoas que já usaram drogas na vida, no CEBRID (http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/) você encontra muitas pesquisas sobre o assunto. Acredito que lá tenha uma estatística de qual a porcentagem de pessoas que pararam de usar, mas não encontrei, só encontrei "uso na vida" que já é um começo.
Como eu disse no começo a maneira como a pessoa fazia uso da substância é de suma importância. Tem um vídeo bastante famoso chamado "Tapa na Pantera" você pode encontrá-lo em www.pharosinfo.blogspot.com, é uma ficção muito engraçada sobre o uso de maconha tem uma passagem em que ela diz:
"Dizem que maconha vicia... eu por exemplo uso há 20 anos todos os dias nunca parei um e não sou viciada" é claro que isso é uma tiração de sarro, quem tem um uso assim pode falar o que quiser, mas com certeza deve ter algum prejuízo em relação ao seu uso e com certeza deve ter vários critérios que o colocariam como dependente.
Lembro de ter visto o Dr. Artur Guerra do GREA/HC-SP numa entrevista na TV falando que a maioria das pessoas que usaram drogas na vida e ficaram dependentes pararam por vontade própria e que aqueles que chegam em um ambulatório são a minoria da população, infelizmente não sei qual a fonte dele, mas é um fato muito comentado no meio científico e de tratamento.
O que eu recomendaria para uma pessoa que pensa em parar mas não consegue é procurar um serviço de atendimento, existem vários pela cidade de São Paulo. em www.pharosinfo.blogspot.com existem alguns telefones e endereços.
2006-09-29 14:01:20
·
answer #4
·
answered by Carlos Mario Fagundes de Souza N 2
·
0⤊
0⤋
sinceramente, acho que não!
2006-09-27 07:12:28
·
answer #5
·
answered by Am鮩ta B 2
·
0⤊
0⤋
sim basta vc querer e ter alguem q te de uma força um companheiro ou companheira isso ajuda muito religiao tbm
2006-09-26 14:55:30
·
answer #6
·
answered by Gergelim M 3
·
0⤊
0⤋
ter a vontade de largar é impressindível, mas sem ajuda expecializada é muito complicado.
as pessoas que conheço que conseguiram largar, ou foram por intermédio de clínicas ou por religião.
as pessoas que conheço e que não conseguiram largar, estão mortas
2006-09-26 14:51:51
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
olha, acredito que nao.
depois que a pessoa vicia fica um tanto dificil ela largar esse vicio. eu nunca ouvi falar de ninguem que conseguiu deixar o vicio por vontade propria. na maioria das vezes, essas pessoas precisam procurar ajuda especializada, clinicas de reabilitacão para se desentoxicar.
2006-09-26 14:26:26
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ela ter vontade de largar já é o primeiro passo, mas acredito que esta pessoa precisará de ajuda.
2006-09-26 14:11:47
·
answer #9
·
answered by Adriana Paula S 5
·
0⤊
0⤋
SIM, conheço diversas...basta QUERER largar a porcaria! Decisão PRÓPRIA, não adianta querer que a pessoa páre, ela tem que enxergar que aquilo não serve para ela, só traz tristeza.
Se gordo consegue emagrecer viciado consegue ser EX viciado.
Se droga fosse bom...não teria esse nome!
2006-09-26 14:10:20
·
answer #10
·
answered by Batemão 5
·
0⤊
0⤋
A vontade do dependente é o principal fator para que ele deixe de ser usuário de drogas, de nada adianta a família pressionar se o dependente não quer largar o vício. Agora se ele quiser e tiver força de vontade não há quem o faça permanecer usando as drogas...
2006-09-26 14:07:07
·
answer #11
·
answered by lipedocavaco 2
·
0⤊
0⤋