English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-26 06:50:26 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

5 respostas

nasceu, a 03 de outubro de 1804, em plena era napoleônica, na cidade de Lyon, Hippolite Léon Denizard Rivail, que mais tarde adotaria o pseudônimo Allan Kardec. Ele era filho de um juiz, Jean Baptiste-Antoine Rivail, e sua mãe chamava-se Jeanne Duhamel.

Conta-se que o pai o iniciou com todo cuidado nas primeiras letras e o incentivou à leitura dos clássicos, já em tenra idade. Denizard Rivail sempre se mostrou muito interessado em ciências e em línguas. Após completar os primeiros estudos em Lyon, Denizard partiu para a Suiça, para completar seus estudos secundários na escola do célebre professor Pestalozzi, na cidade de Yverdun. Bem cedo o jovem de Lyon chama a atenção do mestre, que o coloca como seu auxilar nos trabalhos acadêmicos que exercia, tendo algumas vezes substituido Pestalozzi na direção da escola, enquanto este empreendia alguma viagem de divulgação de sua metodologia de ensino ou era convidado para criar, em outras localidades, uma insituição nos moldes de Yverdun. Denizard também exercia com prazer o papel de professor, ensinando aos seus colegas as lições que aprendera. Ele, apesar de tão responsável, era visto como um jovem amável e espirituoso, mas muito disciplinado. Não há registros de que tenha sido mal-quisto em qualquer fase de seu período estudantil.

Denizard Rivail bacharelara-se em Letras e Ciências. Falava fluentemente vários idiomas. Após ser dispensado do serviço militar, resolve fundar, em Paris, uma escola nos moldes da de Yverdun, que foi chamada de Liceu Polimático. Ele estava empenhado no aperfeiçoamento pedagógico da educação francesa, e, por isso, escreveu vários livros no assunto, tendo sido premiado, em 1831, por seu trabalho, pela Academia Real de Arras. Por esta mesma época casa-se com a professora Amélie Gabrielle Boudet.

Quando tudo parecia ir bem, o sócio de Rivail, que era seus tio, leva o Liceu à ruína, por dissipar, no jogo, vastas somas. Nada restava a Rivail que pedir a liquidação do Instituto a que se dedicara com tanto amor. Com o dinheiro resultante da partilha, Rivail sofre um outro revés da sorte. Após ter aplicado o dinheiro na casa comercial de um de seus amigos, este logo abre falência, por realizar maus negócios, e Denizard se vê na constrangedora situação de nada mais ter.

Para poder sobreviver, Rivail se lança freneticamente a escrever livros didáticos e a trabalhar como contador de três firmas comerciais, o que lhe possibilitou, após o susto e o desespero iniciais, recuperar parte de seu antigo padrão de vida. Chegou a organizar, também, cursos de Física, Química, Astronomia e Anatomia Comparada que eram muito populares entre os jovens da época.

Depois de algum tempo, Denizard Rivail já tinha o necessário para viver com certo conforto e se dedicar ao ensino novamente.

Quase que paralelamente a estes acontecimentos na vida de Denizard Rivail, ocorre nos E.U.A um conjunto de fenômenos que deram início ao nascimento do moderno espiritismo (este termo, espiritismo, foi cunhado em 1857, por Rivail, para distinguir este movimento do de outras escolas espiritualistas). Trata-se dos fenômenos ocorridos em Hydesville, estado de New York, em 1848, na casa da família Fox, que era metodista, e, portanto, longe de ter qualquer queda ou interesse por fatos que poderíamos hoje chamar de paranormais. As fortes pancadas pancadas que começaram a ser violentamente ouvidas no quarto das irmãs Katherine e Margaretta e que se fizeram frequentes por várias semanas levaram a primeira, então com nove anos, a desafiar "o batedor" a reproduzir as pancadas que ela mesma daria. A prontidão das respostas acabaria por marcar o início desse tipo de comunicação entre vivos e mortos (Enciclopédia Mirador-Britannica, p. 4171).

para maiores informações, visite o site:
http://br.geocities.com/carlos.guimaraes/Kardec.html

2006-09-26 07:02:38 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

ALLAN KARDEC FOI O PAI DA DOUTRINA ESPIRITA CRISTÃ. FOI A UNICA PESSOA ATÉ NOS DIAS ATUAIS, COM A AJUDA DOS ESPIRITOS, ESCREVER O "LIVRO DOS ESPIRITOS" LIVRO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE DEUS E TUDO QUE ELE CRIOU.
ELE ERA FRANCÊS, E HÁ QUEM DIGA (SEM PROVAS) QUE SUA ULTIMA ENCARNAÇÃO, ELE FOI FRANCISCO CANDIDO XAVIER.

2006-09-26 07:03:35 · answer #2 · answered by GUGA 2 · 1 0

Se você falou Allan Kardec. O pai do espiritismo pesquise em qualquer livro que você vera que não tem como falar de Alan Kardec sem falar de espiritismo nem falar do espiritismo sem falar no Allan Kardec.

2006-09-26 07:00:13 · answer #3 · answered by jucogomes 3 · 1 0

Esse aí eu não sei, mas sei quem foi o Kardec!

Era um pesquisador, um cientista que resolveu investigar o fenômeno conhecido como as mesas falantes! Acabou constatando que havia algo real ali e descobriu a resposta: os espíritos! Aí, o resto você já sabe: Livro dos Espíritos, Evangelho Segundo o Espiritismo, Livro dos Médiuns e outros...

2006-09-26 06:54:36 · answer #4 · answered by Makoto 6 · 1 0

http://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_Kardec
ENJOY!!!!
BJKSS....

2006-09-26 06:53:35 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers