English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Gostaria de saber qual passagem bíblica diz que apenas as Escrituras Bíblicas são a Palavra de Deus, e apenas ela (a palavra escrita na Bíblia) é digna de fé absoluta.
Teoricamente, só se a Bíblia diz que a Bíblia(e a Bíblia atual, com o velho e o novo testamento) é a única fonte de fé é que os protestantes poderiam sustentar as suas argumentações exegéticas.
Alguém podeia responder e ajudá-los(ou desacreditá-los)?

2006-09-26 04:57:00 · 8 respostas · perguntado por A Breaker Boy 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Ps.: Respostas sem fundamento, estúpidas, desrespeitosas ou irracionais serão excluídas.

2006-09-26 04:57:37 · update #1

8 respostas

Já fiz essa pergunta e não recebi nenhuma resposta mostrando que a Bíblia confirma a "Sola Scriptura"
Em 2 Timóteo 3,16 vemos que TODA escritura é inspirada, mas não ensina SOMENTE a Bíblia
outras passagens interessantes sobre o assunto (Marcos 4,33; 6,34 - João 16,12-13; 20,30-31; 21,25 - Atos 1,2-3 - 2João 1,12)
OU SE PROVA "SOMENTE A BÍBLIA" PELA BÍBLIA OU NÃO SE PROVA

Tenho cá comigo uma desconfiança: se não responderam é por que não existe na Bíblia passagem que diga que SÓ se deve ensinar o que está na Bíblia. Se eles admitirem isso, talvez fiquem em duvida quanto ao próprio protestantismo

2006-09-26 14:01:20 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Caro colega,

Fui procurar os versículos mencionados pelo colega Fridebörg (lembrando que sou católica, portanto, minha tradução da Bíblia pode ser ligeiramente diferente da Bíblia Protestante), e cá estão eles:

II Timóteo 15-17:

"15. E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo.
16. Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça.
17. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra."

O problema é que os versículos dizem que, sim, pela Escritura o homem é conduzido à salvação.

Porém, eles não dizem que só a escritura é necessária e suficiente.

O que dá margem ao surgimento da Tradição (a tradição oral que o nosso colega mencionou), gerando as infindáveis diferenças entre diferentes denominações cristãs.

O que tiramos disso? Algo muito simples: como várias interpretações são possíveis (mostrei um exemplo agora há pouco), é conveniente que vivamos no respeito mútuo, e não se faz necessário "desacreditar" ninguém...

Saudações a todos, e tenham um ótimo fim de tarde!

2006-09-26 08:31:01 · answer #2 · answered by Verbena 6 · 1 0

"Respondeu-lhes Jesus: Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus?"
Mc 12.24. Jesus nessa passagem afirmou implicitamente que todos os livros usados pelos judeus são divinamente inspirados."Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio. "Jo 15.26,27, Nessa passagem Jesus afirmou que os discípulos testificariam de Jesus inspirados pelo Espírito Santo, por isso, tudo o que Eles afirmaram, é verdade. "Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro. " Ap 22.18,19 , aqui João afirma categoricamente que a palavra de Deus não deve ser nem acressentada nem diminuída, pois isso provocará a perdição de quem fizer tal coisa. Assim, não resta dúvida de que A bíblia atual que é constituída pelos livros usados pelos judeus e os livros escritos pelos apóstolos de Jesus é inspirada por Deus e logo é digna de reverência.

2006-10-04 00:10:32 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

NOOSA VC PRECISA IR NA IGREJA CONVERSAR COM UM PASTOR .

2006-10-02 02:37:46 · answer #4 · answered by TUTA - EU SOU O CARA!!! 3 · 0 1

Na Epitola 12, 4-68.

2006-10-02 02:09:04 · answer #5 · answered by tenribeiro1 1 · 0 1

Sola Escriptura é uma frase elaborada após a Reforma Protestante.Jesus disse que os homens erram por não Conhecerem as Escrituras e nem o poder de Deus. Jesus ainda disse: Examinais as Escrituras porque cuidais ter nelas a Vida Eterna e são elas que de mim dão testemunho. O prórpio Jesus disse que é A Bíblia Sagrada que Fala a respeito dele (Isto o Velho e Novo Testamento), que dão testemunho do ministério Dele. Então, sendo assim somente podemos confiar no que a Bíblia diz.

2006-09-30 14:41:40 · answer #6 · answered by jvcrdb 7 · 0 1

Meu caro amigo...
(parece que vc assustou todo mundo com estas ameaças nos detalhes adicionais! rs)

"Sola Fide, Sola Scriptura, Sola Gratia, Solo Cristo e Soli Deo Gloria" este é o slogan correto da Reforma Protestante!

Os livros bíblicos considerados canônicos pela Igreja Católica contituem-se de 73 livros, isto é, 7 livros a mais no Antigo Testamento do que as restantes traduções bíblias usadas pelas religiões cristãs não-católicas e pelo Judaísmo.
A partir de Lutero, o Protestantismo tem-se recusado a aceitar também a Tradição e o Magistério da Igreja Católica Romana, ao invés disto aderindo somente as Escrituras.

Entrementes, a posição oficial do catolicismo em relação à Bíblia é que a Bíblia não pode falar por si mesma a não ser que seja interpretada pela igreja católica, levando em conta a tradição viva da Igreja. Em outras palavras, a Bíblia não possui nenhuma autoridade inerente, mas como toda verdade espiritual, deriva sua autoridade da Igreja; o que a igreja diz é julgado como a verdadeira Palavra de Deus.

Como o amigo pode perceber, o problema central não está em negar ou não a autoridade da palavra de Deus, mas em acrescentar-lhe algo a mais, que neste caso é a chamada tradição oral da Igreja.

O texto de 2 Timóteo 3:15-17 é enfático em demonstrar que a Bíblia e ela somente é suficiente para nos guiar, vejamos:
"Desde pequenino conheces as santas Escrituras. São elas que te dão a verdadeira sabedoria e que conduzem à salvação, pela fé em Cristo Jesus. Porque toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para nos ensinar, para nos repreender, para nos corrigir, para nos instruir no caminho da justiça; para que todo aquele que pertence a Deus seja recto e perfeitamente habilitado a executar o que é bom."

Fraternalmente
Paulo

2006-09-26 06:36:20 · answer #7 · answered by P.O.Frideborg 2 · 1 2

ARTIGOS DE FÉ
Paulo Furtado de Paiva E-mai: cartoespaulo@hotmail.com
Declaramos solenemente que cremos e ensinaremos que:
Artigo 1. A Bíblia (nos seus 66 livros) é plena, exclusiva, verbal, inerrável e infalivelmente inspirada por Deus (Rm 15:4; 2Tm 3:16-17; 2Pd 1:21), sendo ela nossa única regra de fé e prática.
Art 2. A Bíblia, conforme prometido por Deus, foi plena, exclusiva, verbal, inerrável e infalivelmente preservada por Ele (Sl 12:6-7; 19:7-8; 119:89; 138:2b; Is 40:8 = 1Pd 1:25; Mt 4:4; 5:18; 24:35 = Lc 21:33; Lc 16:17). Sendo para nosso proveito, esta preservação tem que ter sido aqui na terra. Sendo perfeita, esta preservação tem que ter sido contínua, em uso, uso incessante, pelos fiéis (perseguidos por Roma, através dos séculos). Somente o Texto Massorético (V.T.) e o Texto Tradicional (N.T.) satisfazem tudo isto Foi a providência de Deus que obrou tal feito. (O Texto Tradicional [TT] também é chamado de Receptus, Recebido, Bizantino, etc. Serviu de base a todas as Bíblias da Reforma: King James Version 1611, Almeida 1681 e 1753, etc.)

Art 3. Temos nas mãos a pura Palavra de Deus, em Português, somente nas traduções do TT feitas competentemente pelo método de equivalência formal, fiel, literal, e palavra por palavra. Portanto, atualmente, somente recomendaremos e usaremos em culto público (e em nosso site e em nosso grupo) a ACF ("Almeida Corrigida e Fiel, da SBTB"). As ACF (melhor) e ARC (Almeida Revista e Corrigida, idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), a qual foi usada por Deus para libertar os povos de fala portuguesa das trevas do Romanismo para o Evangelho de Cristo. Abominaremos todas as traduções feitas por paráfrase ou pelo método de equivalência dinâmica.

Art 4. Cada verso da Bíblia deve ser interpretado literal-gramaticalmente (e, também, levando em conta seu contexto).
Art 5. O plano de Deus, desde a eternidade passada até a futura, tem 7 dispensações (da Edêmica até a do Reino dos Céus), é importantíssimo que cada verso da Bíblia também deva ser interpretado sob esta luz.
Art 6. Há um único Deus, o da Bíblia, único em natureza e substância, vivo e verdadeiro, indivisível, em 3 pessoas distintas e eternas -- o Pai, o Filho, e o Espírito Santo -- em quem cremos, constituindo a Trindade (Mt 28:19; 2Co 13:14; 1Pd 1:2).
Art 7. O Deus triúno criou o universo visível e invisível em 6 dias literais (além da teoria da evolução, recusamos a da brecha), o homem foi criado à imagem e semelhança do Deus triúno, tem uma alma imortal, e a queda de Adão nos arrastou junto, fazendo-nos mortais, separados de Deus, miseráveis pecadores (Gn 1:1,26; Sl 33:6; Is 40:25-26; 45:18; Rm 3:23; 5:12).
Art 8. O Espírito Santo, em quem cremos, é uma pessoa, uma das 3 pessoas da unidade de Deus. Ele chama, regenera, habita-batiza-sela-preserva o crente, desde o instante da salvação, por toda a eternidade, e controla-enche o salvo, à medida em que este busca e se entrega a Deus, para frutificar e para a obra do Senhor (João 14:16-17,26; 1 Co 12:3; 6:19-20; Ef 1:13-14 // Rm 8:9; 1 Co 12:13; 2 Co 1:22).
Art 9. Jesus Cristo, em quem cremos, foi miraculosamente gerado do Espírito Santo, nascido de Maria quando ainda virgem, e foi, é, e sempre será 100% verdadeiro Deus e 100% verdadeiro homem (Mt 1:18-25; Lc 1:26-35).
Art 10. Cristo deu Sua vida, deixando Seu sangue ser derramado expiatória e vicariamente para salvação de todo o que nEle crê (Is 53:4-5; 1 Co 1:23-24; 15:3).
Art 11. Corporalmente: Cristo ressuscitou; ascendeu ao céu; voltará, antes da Tribulação, para arrebatar todos os salvos; e voltará, ao final da Tribulação, para estabelecer Seu Reino Milenar sobre esta Terra (Mt 28:1-10; Lc 24:1-12; João 20:1-9; At 1:10-11; 1 Co 15:3-8; 1 Ts 4:16-17; Ap 20:1-6).
Art 12. Para salvar-se, a alma precisa nascer de novo. Esse novo nascimento não depende de batismo ou quaisquer obras, mas da graça de Deus, através da verdadeira fé com arrependimento, depositada única e suficientemente no Jesus da Bíblia como o ungido de Deus, o Senhor, a quem recebeu tanto como pessoal Senhor quanto como pessoal Salvador que derramou seu sangue para remir seus pecados (João 3:3,5,7; At 16:30-31; Ef 2:8-9; 1 João 1:7).
Art 13. O salvo é garantidamente preservado por Deus. Uma vez (realmente) salvo, sempre salvo (João 5:24; 10:28,29; Rm 8:1,38-39; 2 Co 1:21-22; Ef 1:4-5; Fp 1:6; 2Tm 1:12; He 7:25; 1Pd 1:5 // Sl 89:30-31).
Art 14. Todo salvo deve declarar sua fé em Cristo, como Salvador e Senhor, pelo ato do batismo (imersão em água, uma só vez, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo), simbolizando assim a morte, sepultamento e ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 28:18-20; Rm 6:4; Cl 2:12).
Art 15. Todo salvo deve separar-se das práticas mundanas e pecaminosas, para uma vida de santificação e utilidade ao Cristianismo (Rm 12:1-2; 1Ts 4:3-5; 1Pd 1:15-16). Em particular, abominamos e ensinaremos os crentes a abominarem: Todas as modalidades de prostituição, fornicação, adultério, e homossexualismo; Assistir/ ler/ ouvir: obscenos cinema/ tv/ teatro/ espetáculo/ livro/ revista/ disco/ fita/ etc.; Danças; Jogos de azar; Qualquer uso de bebidas alcoólicas, fumo, e outras drogas; Ligação com sociedades secretas; Vestes ou atitudes sensuais ou escandalosas, que estimulem à luxúria (maiôs devem ser inteiros, compostos, não colantes-brancos-transparentes-reveladores; roupas de banho masculinas devem ser calções também compostos, não colantes-brancos-transparentes-reveladores; vestidos e saias devem chegar aos joelhos; calças femininas não devem ser justas e reveladoras, nem unissex/ masculinas; ambos os sexos não devem usar shorts e colantes, mas podem usar bermudas folgadas indo até próximo dos joelhos; vestidos, blusas e camisas não devem ser decotados, justos, transparentes, reveladores).
Art 16. Todo salvo deve ter posição denunciadora e COMBATIVA, separando-se totalmente daqueles que, mesmo crentes, praticam ou não se separam daqueles que praticam mesmo os mais sutis e disfarçados erros doutrinários (Am 3:3; Rm 16:17-19; 2Co 6:14-17; Gl 1:6-9; 2Ts 3:6,14; 1 Tm 6:5; 2 Tm 2:15-19; 3:1-5; 4:1-5; Tt 3:10; 2 Jo 7-11). Em particular, abominamos e ensinaremos quantos pudermos a abominarem: os erros do modernismo teológico, do ecumenismo, da nova-era, da renovação carismática-pentescotal (Jó 2:6-7; 1Co 14:21-22; 2 Co 12:7,12; 2 Tm 4:20), inclusive seu estilo de música erradamente chamada evangélica, mas que não é realmente sagrada e espiritual, com os ritmos, os estilos ora intimistas-emocionalistas ora agitados, as palmas, os balanços de corpo, etc., tudo tendo os cheiros e agradando a carne e o mundo (1 Co 14:26; Ef 5:18-19; Cl 3:16-17 // Rm 8:5-8; Tg 4:4 // Rm 12:1-2; 8:5-8; 6:1-16; 13:14; 14:7,13,21; 1 Co 6:12; 8:9,12-13; 10:23,31-33; 14:20; Gl 6:7-9; Cl 3:1-2,5; 1Ts 5:22; Tg 4:4 ).
Art 17. Todos os crentes verdadeiros do N.T. estarão unidos em uma só igreja, “a igreja que é o corpo de Cristo” (1 Co 12:13; Gl 3:26-28; Ef 2:13-14; Cl 3:11-14). Mas isto não implica nem em identificação nem cooperação supra, nem inter, e nem adenominacionalista.
Art 18. Todo crente deve tornar-se membro e servir a Deus atuantemente em uma igreja local, que é uma assembléia de pessoas que creram, foram salvas, foram imersas, se reúnem regularmente para louvar e adorar somente ao Deus Trino, sustentá-la liberalmente e por gratidão, orar, celebrar a ceia do Senhor (memorial, achegada ("close", meio termo entre fechada e aberta), com pão e suco de uva ambos não fermentados), ter comunhão, submeter-se à disciplina e, enfaticamente, pregar e estudar toda a Palavra de Deus, edificar os salvos, pregar o Evangelho e salvar almas por todo o mundo (At 2:41-47; 20:17; Rm 6:4; 1Co 1:2; Cl 2:12; Hb10:25), sendo governada pelo Espírito Santo através do voto da grande maioria dos seus membros atuantes, adultos e não sob disciplina, reunidos em assembléia (At 6:5-6; 15:22).
Art 19. A igreja local é soberana, não reconhecendo sobre si nenhuma autoridade de órgãos eclesiásticos ou governamentais, aceitando unicamente a Cristo como o seu cabeça e o Espírito Santo de Deus como o seu guia (Rm 8:14-15; Ef 1:22-23; 5:23).
Art 20. Igrejas e Estado são separados e independentes (Mt 22:21). Cada crente deve honrar o Estado, suas leis e as autoridades sobre ele, em tudo que não conflite com a Palavra de Deus (Rm 13:1-7; Fp 3:20-21; 1Pd 2:13-14).
Art 21. A igreja local tem apenas dois tipos de oficiais: pastores e diáconos (At 20:1,28; 1 Co 4:1,2; 1Tm 3:1-10; He 13:7,17). A mulher pode nobremente ensinar / pregar a Bíblia a mulheres, crianças e jovens (Tt 2:3-4), mas nunca, publicamente, a homens adultos, e não pode ter ou exercer os ofícios de pastor nem diácono (At 6:3; 1Co 14:34-37; 1Tm 2:11-12; 3:2,12). Isto não pode ser “driblado” por subterfúgios.
Art 22. Os crentes, ao morrerem, vão imediatamente para o Céu, para conscientemente gozarem bem-aventurada eternidade com o Senhor (Lc 16:22,25). Os descrentes, ao morrerem, vão todos para o Inferno, um lugar literal, de consciente, merecido, literal, inescapável, suplício (igual para todos) (Lc 16:23-26). Dali só sairão ao final do Milênio, formando a segunda ressurreição, para serem julgados no julgamento do Grande Trono Branco (Ap 20:11-15), quando todos terão suas sentenças condenatórias (diferenciadas, Lc 12:47-48; Rm 2:5-6) decretadas e serão atirados ao Lago de Fogo, um lugar literal, para ali (juntamente com Satanás e seus anjos, com a morte e o Inferno) sofrerem consciente, merecido, literal, terrível, inescapável, eterno suplício (Mt 25:46; Mc 9:47-48; Ap 14:10-11)..
Art 23. Todos os mortos ressuscitarão corporalmente (Dn 12:2; João 5:28-29), em ocasiões diferentes. Os crentes receberão um corpo glorificado e consciente, e gozarão bem-aventurada eternidade com o Senhor (1Ts 4:13-17). Os descrentes, no Julgamento Final (no Grande Trono Branco), serão todos condenados e lançados no Lago de Fogo, para sofrerem merecido, literal, terrível, eterno suplício proporcional às suas más obras e dureza de coração, em função da luz que tiveram (consciência, Palavra de Deus, testemunhos, etc.) (Ap 20:11-15).
Art 24. Deus criou incontáveis anjos. Lúcifer, o maior deles, caiu no pecado da soberba e rebeldia, transformou-se em Satanás, levou 1/3 parte dos anjos, que caíram e transformaram-se em demônios, e fez Adão e Eva caírem, e nós com eles. Os crentes devem se guardar contra as influências e setas e armadilhas de Satanás, mas não podem ser possuídos por ele nem seus demônios. Estes e Satanás serão todos julgados e lançados no Lago de Fogo. (Gn 28:12; 32:1; Ex 23:20; 32:34; Jó 1:6; Sl 2:1; 34:7; Is 14:9-15; Ez 28:12-17; Mt 4:10; Lc 9:10; 10:17-18; 22:31; 1Co 10:21; Tg 2:19; Ap 20:10).
Art 25. Cremos que estes Artigos de Fé são irrevogáveis diante das Escrituras Sagradas (Gl 1:8-12; Ef 4:13-14; 1Tm 4:16).
Imperatriz, 26 de Setembro de 2006.

2006-09-26 07:58:21 · answer #8 · answered by paulo furtado 1 · 0 4

fedest.com, questions and answers