Procure em "Functions", no site abaixo indicado:
http://en.wikipedia.org/wiki/Antibody
As principais acções/funções são:
Neutralização
Aglutinação
Activação do Sistema Complemento
Activação das células efetoras da resposta imunitária específica
2006-09-25 12:57:49
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Os corpos estranhos que penetram no organismo e desencadeiam resposta imunológica recebem o nome de antígenos. Entre os mais comuns estão as proteínas e os polissacarídeos, carboidratos complexos constituídos de cadeias de glicose e açúcares simples. As substâncias gordurosas não desencadeiam resposta imunológica.
No interior do organismo, os antígenos se associam a substâncias denominadas anticorpos, que com eles reagem de forma específica. Os anticorpos são proteínas do grupo das globulinas, chamados genericamente imunoglobulinas. Existem vários tipos de imunoglobulinas, entre as quais as imunoglobulinas G (designadas pela abreviatura IgG), M (IgM) e A (ou IgA). As imunoglobulinas G são as mais abundantes e conhecidas. Têm forma de Y e se compõem de duas cadeias de aminoácidos longas e duas curtas. A composição dessas cadeias é variável, o que explica o fenômeno da especificidade, propriedade que essas moléculas têm de reagir com determinados antígenos, e não com outros, em função de uma configuração que propicia o estabelecimento das ligações com a molécula do antígeno.
A ação dos anticorpos sobre as substâncias estranhas ao organismo consiste, principalmente, em provocar a aglutinação dessas substâncias por ligação com os anticorpos. Esse processo dá origem a agregados relativamente grandes, que estimulam o mecanismo da fagocitose e são ingeridos pelos macrófagos. Outras vezes, as toxinas são neutralizadas quando um anticorpo se liga a elas, ou as bactérias invasoras são destruídas e seu conteúdo celular se dispersa no meio exterior (fenômeno conhecido como lise).
2006-09-25 19:54:20
·
answer #2
·
answered by Tsunami 5
·
1⤊
0⤋
Existem células no organismo capazes de "reconhecer" a presença de proteínas não-específicas, isto é, estranhas a ele. Essas proteínas são chamadas de antígenos. Na presença dos antígenos, o organismo produz proteínas de defesa, denominadas anticorpos. O anticorpo combina-se com o antígeno, neutralizando seu efeito. A reação antígeno-anticorpo é altamente específica, o que significa que um determinado anticorpo neutraliza apenas o antígeno responsável por sua formação. Os anticorpos são produzidos pelos glóbulos brancos ou leucócitos (Linfócitos).
2006-09-27 06:43:16
·
answer #3
·
answered by ttmm123 3
·
0⤊
0⤋
A resposta imune é um dos mais importantes mecanismos adaptativos, pois permite a sobrevivência em ambientes potencialmente lesivos. A batalha contra a infecção se processa em duas frentes: a imunidade humoral, mediada por anticorpos, e a imunidade celular, mediada por células.
Em função da inflamação, aumenta a drenagem de lÃquido e de materiais pelos vasos linfáticos e a chegada desses materiais aos gânglios linfáticos da região, onde existem muitos macrófagos.
Entre as células que normalmente são encontradas nos gânglios linfáticos destacam-se os linfócitos e as células apresentadoras de antÃgenos, que reconhecem substâncias estranhas ao corpo (macrófagos). Essas estimulam os linfócitos T4 ou auxiliadores a produzirem inúmeras substâncias capazes de estimular outros linfócitos T e outras importantes células de defesa. Essas substâncias são as interleucinas e os interferons.
Algumas interleucinas estimulam os linfócitos B, que se transformam em plasmócitos, células produtoras de anticorpos (ou imunoglobulinas), proteÃnas presentes no plasma sangüÃneo. A resposta dependente de anticorpos é chamada imunidade humoral. Os anticorpos apresentam diversos mecanismos de ação, dos quais podemos destacar como mais importantes:
-alguns anticorpos, quando se ligam à superfÃcie de uma bactéria, têm capacidade própria de destruÃ-la.
- existem bactérias dotadas de cápsulas, que são capazes de escapar da fagocitose executada por neutrófilos e macrófagos. Entretanto, quando estão recobertas pelos anticorpos, passam a ser fagocitadas.
- os anticorpos que recobrem as mucosas, como as das vias aéreas e as do tubo digestório, podem impedir que os agentes infecciosos as atravessem.
A ligação entre o anticorpo e o antÃgeno tem elevada especificidade, ou seja, cada anticorpo se liga a um antÃgeno especÃfico. A resposta humoral desencadeada contra um antÃgeno não é eficaz contra outro.
Em segunda exposição a um determinado antÃgeno, a produção de anticorpos é mais rápida e intensa, ao que chamamos resposta imune secundária.
Os anticorpos são bastante ativos contra patógenos extracelulares, como a maioria das bactérias. Parasitas intracelulares, como os vÃrus, oferecem maior dificuldade para serem destruÃdos e a ação dos anticorpos é menos eficaz. Nesses casos, as células de defesa (linfócitos T8 e linfócitos NK – Natural Killer, que possuem importante ação citotóxica) atacam e destroem as células que estão sendo parasitadas ou atacam os vÃrus no momento em que deixam as células parasitadas. Como o ataque à s células infectadas é feito por outras células e não por anticorpos, chamamos imunidade celular. à desencadeada quando as interleucinas ativam os macrófagos, que aumentam sua capacidade fagocitária, além de gerar radicais livres com intensa ação destruidora sobre agentes infecciosos.
Ao mesmo tempo em que aparecem células de memória da linhagem B, também algumas células da linhagem T adquirem “memória imunológica”, podendo desencadear uma resposta celular do tipo citotóxica com mais rapidez e intensidade.
Ver referência, tem tabelas e figuras
2006-09-25 20:01:39
·
answer #4
·
answered by regina o 7
·
0⤊
0⤋
O que se faz com as baratas que invadem as nossas casas ou os ratos que surgem furtivamente?
2006-09-25 19:57:45
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
soldados que ficam de plantão no nosso corpo, quando há invasão de estranhos, eles agem e repelem eles.
2006-09-25 19:55:04
·
answer #6
·
answered by Mauro Souza 4
·
0⤊
0⤋