English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-25 05:40:48 · 6 respostas · perguntado por ana l?pereira de Ara? 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

6 respostas

É o mesmo que o santo entrega-me.

2006-09-25 05:43:10 · answer #1 · answered by Eu mesmo 4 · 0 0

é uma seita onde as pessoas tomam um chá alucinógeno, com desculpa de se fazer uma celebração religiosa, mas eles acabam drogados, eu acho que Deus não gostaria disso e sim o capeta.

2006-09-25 09:28:47 · answer #2 · answered by Dioberson 2 · 0 0

Tai tudo ai toma bem mastigadinho eh soh engolir:

O presente estudo sobre o Santo Daime foi realizado como uma monografia para o Trabalho de Conclusão de Curso, parte obrigatória para obtenção do diploma de Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês na Universidade de Sorocaba (Uniso), em São Paulo.
Trata-se, pois, de um trabalho de pesquisa, isento e sem provincianismos. Não pretende privilegiar esta ou aquela linha do Santo Daime.
É bem verdade que muitos leitores, de credos diferentes, discordarão do credo daimista. Mas aí há a liberdade de culto garantida a todos pela Constituição Brasileira, e um histórico da legalidade do Santo Daime é apresentado nesse texto, e se o Daime não é contra a lei, você também não o será, não é mesmo?!
Boa Leitura.

posted by André Damázio at 9:00 AM 6 comments
O que é Santo Daime? - Verdades
O Santo Daime é um culto cristão surgido no estado brasileiro do Acre, no início do século XX. Seu fundador foi Raimundo Irineu Serra, chamado por seus contemporâneos de Padrinho Irineu e por seus seguidores de hoje de Mestre Irineu.

O Santo Daime reúne elementos cristãos, da tradição espírita européia, indígenas e africanos num culto que conta também com a ingestão de uma bebida feita a partir dos mesmos elementos constituintes da ayahuasca, bebida sagrada utilizada pelos incas antes da chegada dos espanhóis à América e por várias tribos da região amazônica, mas com um feitio distinto do daquela.

Atualmente, estima-se em cerca de 10.000 o número de seguidores da doutrina no Brasil e no mundo. Há igrejas legalmente instituídas em quase todos os estados brasileiros e em países como Espanha e Holanda, além de grupos que celebram os cultos da doutrina em países como Estados Unidos, Japão, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela(Ilha Marguerita) e Portugal.

posted by André Damázio at 8:59 AM 0 comments
O Fundador
O Santo Daime foi fundado por um homem saído do povo. Raimundo Irineu Serra, Mestre Irineu como é chamado pelos seguidores do culto, era negro, neto de escravos, nascido na cidade maranhense de São Vicente de Férrer em 15 de dezembro de 1892, filho de Sancho Martinho Serra e Joana Assunção Serra, primogênito de uma família de cinco irmãos (Dico, Verônica, Maria e Nhá Dica).
Foi para o Acre a fim de trabalhar na demarcação de fronteiras, também atuou em seringais da região e na Guarda Nacional. Ali, na Amazônia, do alto de seu 1,98m, conheceu a ayahuasca em solo peruano, das mãos de um caboclo chamado Don Pizango. Segundo narra a tradição daimista, ele teve uma visão com a Virgem da Conceição, a Rainha da Floresta, que lhe "entregou" a doutrina do Santo Daime.
Mestre Irineu foi concebendo (ou "recebendo" para usar um termo daimista) a doutrina do Santo Daime durante alguns anos, submentendo-se a diversas provações de sua fé, tornando-se um exemplo de humildade, de amor ao próximo e de prática de princípios cristãos, tendo sido admirado em toda a Rio Branco de seu tempo.
A admiração de que gozava o Padrinho Irineu ia desde gente simples que vivia nos igarapés e nas colônias ao redor de Rio Branco até autoridades civis e militares.
Juramidam, nome espiritual que recebe, deixou um legado de trabalho, força, fé e esperança. Mestre Irineu foi o fundador do CICLU- Centro de Iluminação Cristã "Luz Universal" em que se sagrou Mestre-Imperador.
Ainda vivo, viu surgir outros trabalhos religiosos que se utilizam da ayahuasca, como é o caso da Barquinha. Após sua morte, em 6 de julho de 1971, aconteceram dissidências no CICLU e várias igrejas se formaram a partir daí, no Grande Cisma.

posted by André Damázio at 8:58 AM 0 comments
O Culto
A liturgia daimista consiste em três tipos básicos de trabalho: concentração, festejos (também conhecidos como bailados) e feitio, e em todos se comunga do Santo Daime.
Nas concentrações realiza-se um trabalho de auto-conhecimento e aprendizagem através das mirações, visões alcançadas através da fé de cada participante e da bebida sagrada.

Concentração

Cerimônia religiosa do Santo Daime, conhecida como o culto daimista por excelência, já que os festejos, como o próprio nome diz, são festas, celebrações.
As concentrações costumam ser realizadas por convenção todos os dias 15 e 30 de cada mês nas igrejas daimistas; contudo, também por convenção ou conveniência de cada igreja, em alguns centros são realizadas em outros dias (finais de semana, por exemplo).
São duas as liturgias da Concentração daimista, mas em ambas toma-se o Daime, fecha-se os olhos e permanece-se em silêncio entre aproximadamente uma e duas horas, canta-se um conjunto de hinos conhecido como "Hinos novos" ou "Cruzeirinho", rezam-se Pai-Nossos Ave-Marias e Salve-Rainhas e está encerrado o trabalho.

Festejos

Um dos tipos de trabalho que constituem a liturgia do Santo Daime. Neles ocorre o bailado, ao som de maracás e outros instrumentos.
Algumas datas "festejadas" pelo Santo Daime são:
• Dia de São José;
• Dia de São João;
• Dia de Todos os Santos;
• Dia dos Pais;
• Dia das Mães;
• Dia de Nossa Senhora da Conceição;
• Natal;
• Dia de Reis;
• Aniversário do Mestre Irineu;
• Aniversário do Sr. Leôncio Gomes da Silva.

Feitio


O feitio é cerimônia ritual em que se produz a bebida enteógena utilizada no culto do Santo Daime. As duas plantas com que é preparado o santo daime são:
• O banisteriopsis caapi, conhecido popularmente como jagube, mariri, entre outras denominações, e
• A psicotria viridis, popularmente rainha ou chacrona.

O jagube é batido com marrretas de madeira, e depois de as folhas do arbusto rainha haverem sido limpas, os dois são cozidos em água.Esse primeiro cozimento é retirado e colocado em outra panela com uma nova quantidade de jagube e rainha. Após esse segundo cozimento está pronto o daime.

Feitio: No feitio os homens batem o jagube; as mulheres, cuidam das folhas

posted by André Damázio at 8:57 AM
Hinários
Doutrina cantada, o Santo Daime conta hoje com mais de 80 hinários, segundo a "hinarioteca" daimista. Os principais são "O Cruzeiro", do Mestre fundador da doutrina, e outros quatro hinários, conhecidos como "os quatro falecidos", "hinário dos finados" ou, ainda, "hinário dos mortos":

• Vós Sois Baliza, de Germano Guilherme;
• Seis de Janeiro, de João Pereira;
• O Amor Divino, de Antônio Gomes;
• O Mensageiro, de Maria Marques "Damião".

posted by André Damázio at 8:56 AM
Primeiros Seguidores
Os primeiros seguidores de Mestre Irineu no início de sua caminhada no Santo Daime eram pessoas que chegavam em procura de cura para doenças - doenças físicas e espirituais. No ínicio eram bem poucos, e o próprio Mestre costumava dizer que "quanto menos somos, melhor passamos". Dizia também que "o Daime é para todos, mas nem todos são para o Daime", o que explica que tanta gente tenha chegado sem ter se incorporado às fileiras daimistas. Várias são as pessoas que merecem nota entre os primeiros seguidores. Por questão de justiça vale lembrar além dos nomes dos quatro irmãos que integram a base doutrinária daimista, melhor descritos abaixo, os nomes de Chico Granjeiro, Francisco Fernandes Filho (Tetéu), Leôncio Gomes, Percília Mattos da Silva, entre outros.

2006-09-25 06:05:04 · answer #3 · answered by Книгу мормонов_-_JvNiOr CriStÃo 4 · 0 0

É uma seita que tem origem no norte do Brasil que utiliza um chá alucinógeno feito com extrato da ahuasca.
Durante determinado momento da cerimônia (tipo uma missa) os fiéis fazem uma fila ( como a de receber a óstia) e tomam o chá. Acreditam que o efeito alucinógeno do chá, efeito este chamado de borracheira, traz a paz espiritual e limpa a alma.
O chá utilizado fora do ritual e de forma abusiva é proibido e comum entre jovns que buscam emoções fortes.

2006-09-25 05:49:49 · answer #4 · answered by Bruno Tijuca 2 · 0 0

Não sei

2006-09-25 05:45:55 · answer #5 · answered by morena 5 · 0 0

É uma crença (espécie de religião) com origem na Amazônia, em que seus seguidores tem um ritual em que tomam um chá
feito de um cipó e acabam entrando em transe para atingir um estado de +- transe. Pra mim é desculpa pra ficarem doidões ...

2006-09-25 05:45:16 · answer #6 · answered by Dog 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers