English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Que tipo de doença pode ser transmitida pelo beijo? Se o virús HIV está presente na saliva, qual o risco de haver um contato com beijo?

2006-09-25 05:04:36 · 16 respostas · perguntado por Duvida cruel 1 em Saúde Doenças e Patologias Doenças Infecto-Contagiosas

16 respostas

Existem vários tipos de doenças que podemos pegar simplemente em num beijo.
Cárie

Todo mundo sabe o quanto é chato, caro e doloroso cuidar de um dente cariado, sem falar no barulho assustador do motorzinho. O que muita gente não sabe é que a cárie pode ser transmitida por meio do beijo. Calma, isso não é uma regra, imagine se fosse, os dentistas estariam ricos!

Gengivite

A gengivite provoca vermelhidão no contorno dos dentes, gengiva inchada e sangramento. É uma infecção causada por bactérias que pode ser tratada com pomadas e enxagüantes bucais. Difícil é saber se aquele gatinho lindo tem gengivite ... urgh! Beijando alguém com gengivite, essas bactérias vão fazer a festa na sua boca!

Amigdalite bacteriana

Amigdalite é a infecção das amígdalas (bããã...). As amígdalas estão localizadas na parte de trás da garganta. Dor de garganta muito forte e febre são os sintomas. Existem dois tipos de amigdalite, a viral e a bacteriana, a bacteriana pode ser transmitida pelo beijo. O tratamento? Em geral, antibióticos.

Mononucleose

Eita nome complicado! A mononucleose é famosa, ficou até conhecida como “doença do beijo”.
É transmitida por um vírus. No começo, pode parecer uma simples gripe, mas depois de um tempo, a "gripe" não acaba nunca e surgem outros sintomas, como cansaço e dor de garganta. Para curar a mononucleose é preciso muito repouso e boa alimentação. Quando o caso é mais grave, o médico indica um antibiótico específico. Ainda bem que ela é como catapora, só dá uma vez!

Herpes labial

Ninguém passa herpes labial só porque é portador do vírus, ela só é transmissível quando surgem as bolhas na boca. Então, é melhor não beijar ninguém que esteja com esse probleminha, certo? É importante saber que o vírus da herpes labial é bem diferente da herpes genital, ou seja, herpes labial não passa para as partes genitais, e vice e versa. Além disso, a herpes labial não é considerada DST, a genital sim.

Hepatite

Tipo A: a principal forma de contágio da hepatite A é por meio de fezes contaminadas. É super raro, mas eventualmente ela também pode ser transmitida através do beijo. A hepatite A também provoca febre, diarréia e deixa a pele amarelada. Não existe um tratamento específico para a doença, os médicos indicam muuuuito repouso e nada de bebida alcoólica, hein?

Tipo B: a hepatite B também pode ser transmitida pelo beijo. Para isso acontecer, a pessoa doente tem que ter um machucadinho na boca, corte, ou qualquer coisa que libere sangue. A forma mais comum de contágio dessa doença é pelo contato com sangue contaminado: seringas, transfusões, etc. E nem pense em fazer sexo sem camisinha. A hepatite B afeta o fígado e num estágio mais avançado pode até causar cirrose.
Pesquisadores da Universidade de Washington, em Seattle, que participaram esta semana da Interscience Conference on Antimicrobial Agents, em Chicago (EUA), advertiram a população do mundo inteiro que a hepatite C possivelmente é transmitida pelo beijo ou pela escova de dentes.
Até hoje, se acreditava que a hepatite C era passada em transfusões de sangue. Só que os cientistas identificaram traços do vírus da hepatite C na saliva humana.
Sífilis-Mas você precisa saber que também pode pegar sífilis beijando uma pessoa doente que tiver uma ferida na mucosa da boca.
Se você estiver com uma afta, segure as pontas e não beije ninguém até cicatrizar. Uma ferida aberta é uma porta de entrada para as bactérias monstras.
Se você tem piercing ou usa um aparelho que costuma machucar a boca, redobre seus cuidados. Você pode estar exposta inclusive à DSTs.

2006-09-25 05:41:38 · answer #1 · answered by Observadora 2 · 2 0

Atualmente nossa sociedade incorporou o hábito de "ficar", no qual pode-se beijar várias pessoas, geralmente desconhecidas, em uma mesma balada. Porém, o hábito do beijo na boca, visto por muitos como algo inofensivo, trás o perigo da transmissão de várias doenças, inclusive as sexualmente transmissíveis.

A gengivite, por exemplo, é uma infecção bacteriana que teve sua incidência aumentada nos últimos anos, provavelmente em decorrência do hábito de “ficar”. De acordo com um estudo publicado em fevereiro de 2006 no British Medical Journal, beijar na boca várias pessoas aumenta em quatro vezes o risco de adolescentes contraírem meningite, uma infecção cerebral potencialmente fatal. Já a bactéria causadora da temida cárie dental, streptococcus mutans, também pode ser transmitida pelo beijo na boca.

Além das bactérias, o beijo também pode transmitir vírus causadores de doenças. Uma dessas doenças, a mononucleose, recebeu como nome popular "doença do beijo". Mononucleose é causada pelo vírus Epstein-Barr (VEB) e, depois de um período de incubação de 30 a 45 dias, a pessoa pode permanecer com vírus para sempre no organismo. Mononocleose pode ser uma doença assintomática, ou apresentar sintomas que incluem: fadiga, dor de garganta, tosse, inchaço dos gânglios, perda de apetite, inflamação do fígado e hipertrofia do baço. Outra doença por vírus mais conhecida, e também transmitida pelo beijo, é o herpes labial. Essa doença é provocada pelo vírus herpes simplex e pode causar bolhas e feridas nos lábios e pele ao redor da boca.

temidas doenças sexualmente transmissíveis (DST) também podem ser contraídas pelo beijo. Há risco de transmissão do vírus HIV, causador da doenças da AIDS, caso existam feridas ou sangramento na boca. O risco de transmissão do HIV através do beijo na boca é maior em pessoas com body-piercing na língua ou lábios . Um beijo mais ardente pode provocar sangramento na região do body-piercing, havendo o risco de infecção do vírus HIV se o sangue entrar em contato com uma lesão bucal, corte ou cárie. Outras DST também transmissíveis pelo beijo incluem sífilis e gonorréia.

2006-09-25 05:07:55 · answer #2 · answered by -=|Å£ßÅ|=- 3 · 1 0

Sim,várias doenças podem ser transmitidas pelo beijo como a laringite viral,herpes,gengivite,cáries,algumas doenças sexualmente transmissíveis e ainda uma doença conhecida como "doença do beijo"

2006-09-28 08:23:36 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Existe sim, por exemplo, a tuberculose, amebíase, difteria!
Estas são doenças infecto-contagiosas.

2006-09-26 05:33:55 · answer #4 · answered by Alex Sandro A 3 · 0 0

mononucleosse
gripe

2006-09-26 04:57:18 · answer #5 · answered by Milll 4 · 0 0

Você não pode esquecer da Herpes; se uma das pessoas que beija possui esta dermatose então pode transmitir esta doença para o(a) beijado(a).

2006-09-25 05:21:38 · answer #6 · answered by Juju 2 · 0 0

Existe sim, o casamento...tudo começa por ai...

2006-09-25 05:08:49 · answer #7 · answered by Paulo H 1 · 2 2

herpes!

2006-09-25 05:08:36 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

HIV quase impossível.

Herpes, tuberculose, hepatites, mononucleosis, resfriado, peste bubonica, raiva, tifo, variola, etc. essas passam.

Ah, e sífilis!

2006-09-25 05:07:43 · answer #9 · answered by gatofelix2000009 6 · 0 0

sapinho, herpes, aquelas rachaduras no cantinho da boca tbm..doenças bacteriológicas..etc

2006-09-25 05:06:10 · answer #10 · answered by .Thá. 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers