English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

11 respostas

Jesus aboliu toda a lei (Não só os 10 mais as centenas de mandamentos da lei dada a Israel ), e substituiu pelo Amor a Deus e ao Próximo. Leis tais como olho por olho e dente por dente deixaram de existir.
No entanto todos os princípios da lei relacionado com o amor a Deus e ao próximo se mantém.
Não matar e não cobiçar, por exemplo, se encaixa na lei do amor de Jesus.

2006-09-25 02:59:21 · answer #1 · answered by bumB 1 · 0 0

Ele não só aboliu os outros 9 mas também todo códogo antigo de leis dada por Moises.A nova lei do Cristo não é mais baseada em mandamentos mas em principios divinos que aliás em certos aspectos é até mais rigoroso que as leis dada a Moises. Por exemplo a lei dizia que se alguém matasse seria punida com a morte.Na lei do Cristo matar não só é proibido mas manter recentimentos de ódio por alguem já é um crime.uma simples ofença que denote este tipo de sentimento já é condenável.A lei dizia que o adulterio é errado, mas na lei do Cristo olhar com desejo para uma mulher já é erradol.Com relação a lei do Sabado veja oque ele disse.Deus não criou o homem para o sabado mas o sabado para o homem.Deus estabeleceu esta ordem para seu povo antigo para que eles dessem descanso aos animais,aos escravos,e para que elas dispusessem um dia para adoração.Mas agora na lei do Cristo muitos de seus seguidores são escravos e empregados e moram em outras nações como eles iriam cumprir a lei do sábado diante de seu patrões gentios?

2006-09-25 10:00:37 · answer #2 · answered by Bozo 5 · 1 0

Primeiro de tudo nós temos que entender porque Deus institui: 1- um dia de adoração/culto específico; 2- por que o sábado?
Resposta: "Lembra-te que foste escravo no Egito, de onde a mão forte e o braço poderoso do teu Senhor te tirou. É por isso que o Senhor, teu Deus, te ordenou observasses o dia do sábado" DT 5,15. Agora por que o sábado: "porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que contêm, e repousou no sétimo dia, e por isso abençou o dia do sábado e o consagrou." EX 20,11 cf Gn 2,3. Com o passar do tempo esse ensinamento se deturpou e perdeu as raízes espirituais ficando apenas a observância a letra. Nos tempos de Jesus 39 tipos de trabalhos eram proibidos, desde colher espigas ( Mt 12,1-2 ) até atender a doentes somente em perigo iminente de morte, motivo pelo qual se opuseram a Jesus que curava aos sábados ( "Encontrava-se lá um homem que tinha a mão seca. Alguém perguntou a Jesus: É permitido curar no dia do sábado? Para que pudessem acusá-lo." Mt 12,9 ). Os sabadistas argumentam que o Sábado é eterno, enganam-se, se isto fosse verdade toda lei levítica seria eterna ( circuncisão, páscoa, sacerdócio, incenso,etc ). Por exemplo: Em Ex 12,14 está dito que a Páscoa terá de ser observada "por suas gerações e para sempre", exatamente como é dito sobre o Sábado. A oferta de incenso também é dita como perpétua ( Ex 29,42 ). Lavagem de mãos e pés também ( Ex 30,21 ).
Quando o Senhor afirma que o Sábado é perpétuo, não está se referindo a fixação do sétimo dia como adoração e sim ao Seu acordo, Sua fidelidade para com a humanidade.
É o próprio Deus que afirma através dos profetas do AT que seu acordo se dará de uma nova forma: " Eis que os dia vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá, não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que eu os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, esse meu pacto que eles invalidaram, apesar de Eu os ter desposado,,, "Jr 31, 31-34.
O pacto da Antiga Aliança seria substituído por um Novo, onde o primeiro seria apenas uma figura do segundo que é eterno (cf Hb 9 )
Na antiga Aliança, o Sábado foi estabelecido como o Dia de Adoração, pois foi o dia da Libertação e o Dia da Plenitude da Criação.
O Senhor Jesus não aboliu a observância ao Sábado em seu debate com os fariseus, o fez após cumprir o anúncio dos Profetas: Morrendo na Cruz e ressuscitando no primeiro dia da semana: o Domingo.
Na Nova e Eterna Aliança, o Domingo é estabelecido como o Novo Dia de Adoração pelas mesma razões: é o dia em que o Senhor nos salvou do cativeiro do pecado e o dia em que ressurgindo da mansão dos mortos, cessou o trabalho em sua nova criação, desta forma o Domingo também é o Dia da Libertação e da Plenitude da Criação.
Agora vejamos relatos no NT.
Jesus aparece à primeira vez aos apóstolos no Domingo;
A segunda aparição também é num Domingo;
O culto cristão acontece no Domingo. Os sabatistas alegam que a "Ceia do Senhor" não era uma reunião de culto. A Primeira carta de Paulo aos Corintios mostra claramente o contrário como mostra os cap. 11 a 16.
No entanto muitos cristãos se viam tentados a judaizar, e veja a bronca que eles levam de Paulo: " Ó insensatos galatas! Quem vos fascinou a vós, ante cujos olhos foi apresentada a imagem de Jesus crucificado? Apenas isto quero saber de vós: recebeste o Espírto pelas práticas da lei ou pela aceitação da fé? Sois assim tão levianos? ( Gl 3, 1-3 ). Quem duvida que isto se referia ao Sábado vejam esta: " Que nínguém vos critique por questões de comida ou bebida, pelas festas, luas ou sábados. Tudo isto nada mais é que uma sombra do que haveria de vir, pois a realidade é Cristo." CL 2, 16-17. Paulo confirma o dia da Nova Aliança.
Para terminar em Apocalipse 1,10 João diz: "Num Domingo, foi arrebatado em êxtase, e ouvi, atrás de mim, voz forte como de trombeta. A expressão que em portugues esta como "num domingo" no original em grego está "té kyriaké hémera" que significa " no Dia do Senhor". Deus deu esta revelação a João, se domingo não é dia do Senhor porque então ele assim o indicou no livro de Apocalipse?
A fundadora do adventismo, Ellen G. White, afirma que a instituição foi feita pelo papado, o concílio de Laodicéia apenas ratificou a doutrina apostólica. Aliás esse concílio foi local e não envolveu, sequer, o Bispo de Roma.
Agora vc decide: se fica com o testemunho de Ellen G. White ou de Jeremias, Oséias, Jesus, Espírito Santo, dos Apóstolos e dos primeiros cristãos? Como pode-se ver o manadamento não foi abolido apenas dada correta interpretação.

2006-09-25 11:26:46 · answer #3 · answered by Marcio 2 · 0 0

Como já expos muito bem nosso colega Alexandre o Cristianismo não está mais baseado em regras, mas em princípios; O Profeta Isaías já vai profetizar isto dizendo que para os ímpios a palavra de Deus será sempre regra sobre regra e mandamento sobre mandamento;

Para os fiéis em Cristo porém diz o Apóstolo Paulo: "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. " (Romanos 13:8-10)

2006-09-25 10:29:39 · answer #4 · answered by rohi 7 · 0 0

Com a morte de Jesus as leis que existiam antes dele foram todas abolidas, e subistituidas por dois mandamentos: amar a Deus sobre todas as coisas,e amar ao proximo.Com apenas estas duas leis,e se aplicadas,os outros mandamentos automaticamente sao incluidas nessas duas.Se vc quiser ter um intendimento melhor sobre esse assuto e tambem outros,faça um estudo da biblia

2006-09-25 10:15:28 · answer #5 · answered by paulinhaadels 1 · 0 0

no antigo testamento todos viviam pela lei,mas só que Deus enviou jesus e hoje nós vivemos pela graça,ou seja jesus resumiu os DEZ mandamento em amor.é por isso que não precisamos quarda mais o sabado,porque a vida de uma pessoa vale mais do que qualquer dia da semana

2006-09-25 10:05:44 · answer #6 · answered by pescador de almas 4 · 0 0

Querido, na verdade ele não aboliu nenhum mandamento, mas apenas fez saber quais eram os dois maiores que são:
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todos a tuas forças;
Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Fonte ( Mc 12:30 ) da Bíblia Sagrada

2006-09-25 10:00:30 · answer #7 · answered by Franz Schubert 4 · 0 0

Jesus Cristo, no Novo Testamento, estava aos domingo nas sinagogas comemorando o Dia do Senhor e não no sábado. Acredito que os outros nove mandamentos não foram abolidos, pois permanecem de vital importãncia para a vida de todas que querem ter um vida de acordo com Deus. Podemos observar que outras atitudes foram modificadas a partir de Jesus Cristo em relação ao Velho Testamento.

No entanto, é que sendo sábado ou domingo, o mais importante e ter um dia de adoração ao nosso Senhor Jesus Cristo!
.... E a gente , as vezes, não paramos para dedicar nen um minuto!!!!!

2006-09-25 09:57:02 · answer #8 · answered by Esperança 2 · 0 0

POr que Ele aboliria o Amar a Deus sobre todas as coisas?
ou entao, Nao mataras?

eh mais uma perguntionha que vc sabe a reposta?

Entao vc deve saber que o sabado era o unico mandamento dos 10 que se referia a leis Celestes, os outros se referem relativamente a leis Terrestres.

2006-09-25 09:54:04 · answer #9 · answered by Книгу мормонов_-_JvNiOr CriStÃo 4 · 0 0

Qual o capitulo da Biblia que diz isso? Creio que você deve pesquisar melhor. Ou melhor até; procure ir à praia, pegue um solzinho e vá namorar.

2006-09-25 09:54:02 · answer #10 · answered by Carioca Desesperado 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers