English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

Alimentos Super Poderosos

Alimentação e imunidade

“O funcionamento adequado do sistema imunológico depende da boa nutrição, caso contrário, o corpo não produz número suficiente de células de defesa”, conta Mauro Vaisberg, coordenador do grupo de Imunologia do Exercício da Unifesp. Prova disso, completa ele, é que as infecções são a principal causa de morte para pessoas desnutridas.

Pesquisas comprovam que praticar exercícios moderados e constantes estimula a proteção natural do corpo e reduz a incidência de resfriados e outras infecções. Contudo, exercícios muito intensos provocam o contrário: enfraquecem a capacidade imunológica do atleta. O corpo reage a abusos consumindo o aminoácido glutamina (encontrado em carnes e verduras, mas também criado pelo músculo esquelético, pulmão e parede do sistema gastro-intestinal) e produzindo excesso de hormônios como adrenalina, cortisol e hormônios do crescimento, o que provoca uma série de alterações no funcionamento do corpo, especialmente no sistema de defesa. Resultado: a janela de imunossupressão. Esportistas com sistema imunológico debilitado estão predispostos, principalmente, a infecções de vírus nas vias respiratórias (nariz, garganta, faringe, laringe, brônquios e pulmões).

Como comer?

Dois princípios regem a lei da boa alimentação:

Variedade: é preciso combinar diariamente alimentos construtores (carnes, feijão, nozes, amendoim, leite e derivados) que ajudam na formação dos tecidos, músculos e ossos; alimentos reguladores (vegetais e frutas), ricos em vitaminas e sais minerais; e energéticos (massas, pães, cereais integrais, arroz), que fornecem energia para atividades do corpo; além de óleos vegetais, gordura e açúcar.
Harmonia: na quantidade e na combinação dos alimentos. “Depois, é preciso adequar a dieta à fase de treinamento do esportista –pré-competitiva, competitiva ou pós-competitiva”, diz Dr. Osman Gioia, presidente da regional Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Nutrologia e consultor de nutrição da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME).
Seguindo esses princípios, e se a pessoa leva uma vida ativa, poderá montar sua própria dieta optando por um cardápio com propriedades especialmente benéficas ao sistema imunológico. “Além de nutrir, os alimentos também têm a função de prevenir doenças”, diz Edson Credidío, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e membro da International Colleges for the Advancemente of Nutrition-USA.
Contudo, vale ressaltar que muitos médicos consideram o assunto controverso. “Pela experiência, notamos que alguns alimentos reforçam de alguma forma a imunidade, mas há pouca comprovação científica”, diz Vaisberg. Muitas vezes, o atleta se sente mais tranqüilo e confiante ao adotar hábitos saudáveis, e a atitude de tranqüilidade mental pode auxiliar a estimular ainda mais a proteção natural do sistema imunológico.::

Atitudes Preventivas

Vacine-se no início do outono (de março a maio). Mas saiba que a proteção é apenas para gripe, não para o resfriado, e tem validade de um ano. “Não recomendo a vacinação perto de competições. Pode desencadear um processo de defesa do organismo, similar à gripe”, diz Mauro Vaisberg, coordenador do grupo de Imunologia do Exercício da Unifesp;
Evite lugares sem ventilação, onde as pessoas tossem, espirram, ou falam muito perto umas das outras;
Lave as mãos com freqüência. A principal forma de transmissão do resfriado é pelo contato. A infecção ocorre quando alguém toca um lugar atingido pelo espirro de um doente, ou aperta a mão dessa pessoa, e encosta no seu nariz ou olhos;
Não fique muito tempo sem comer. Isso aumenta a produção de cortisona no organismo, o que o torna mais suscetível a doenças;
Beba bastante líquido. As mucosas, barreiras naturais do corpo, são formadas por água. Quando ressecadas, a proteção perde a eficácia;
Depois de exercícios intensos, descanse e coma alimentos com alto índice glicêmico, como pão branco, melancia e mel. Suplementação alimentar também é benéfica para restabelecer as defesas do organismo, mas sempre com recomendação médica;
Evite dietas agressivas. A perda rápida de peso é prejudicial ao sistema imune;
Durma bem. A redução em até três horas no que se costuma dormir derruba a imunidade.
Como funciona o Sistema Imunológico
Para provocar doenças, um agente infeccioso precisa passar por duas grandes barreiras:

A linha de defesa externa, representada pela pele, cílios do epitélio respiratório, cera do ouvido e pelas mucosas do corpo –nariz, língua e ambiente intestinal. Para reforçá-la é preciso comer bem (principalmente alimentos ricos em vitamina A, benéficos aos tecidos) e beber muito líquido, maior componente do muco;
O segundo nível de defesa envolve o sistema linfático, a medula e as células de defesa do sangue. É uma combinação complexa de agentes como linfócitos, leucócitos, Imunoglobinas e eosinófilos, cada qual com seu papel. Esses defensores reconhecem os intrusos e os destroem. Para que esse sistema funcione bem é necessário que tenha quantidade adequada de nutrientes como vitamina C, B6, zinco e proteína.
Cuidados se já estiver doente
Não corra sem autorização médica. Só ele pode afirmar se no seu caso é seguro treinar. Em casos simples, atividades leves,como caminhadas, desempenham papel profilático;
Beba muita água;
Abuse de canjas de galinha e chás quentes. O calor ajuda a aliviar os sintomas da gripe, além de hidratar o corpo e fornecer os nutrientes necessários para a recuperação. Prefira chás de alho, cebola e verde. Na canja, despreze a pele do frango, prefira arroz integral e adicione legumes como mandioquinha e cará.
Curiosidades

A maior incidência de infecções respiratórias nos meses de inverno é explicada Simplesmente pela tendência à aglomeração em lugares fechados e quentinhos. Nesses ambientes mal ventilados, a transmissão de vírus é mais fácil;
"Um adulto tem, em média, de um a dois resfriados por ano. Uma criança, de três a quatro", diz Mauro Vaisberg, coordenador do grupo de Imunologia do Exercício da Unifesp;
Encontram-se vírus de resfriado em um de cada dois indivíduos com sinusite;
A velha receita vitamina C e cama é um mito. Não há indicações de que interromper as atividades normais acelere a recuperação, pelo contrário. Quanto à vitamina C, diversos estudos, como o da publicação médica “New England Journal of Medicine”, da Universidade de Harvard, demonstram que não há fundamento sólido que justifique tomar altas doses dessa vitamina para se recuperar de resfriados ou gripes.

2006-09-25 01:47:52 · answer #1 · answered by Hedsons 3 · 0 0

Há 25 anos não tenho uma gripe. O segredo é cuidar bem do intestino, o guardião da imunidade. Além da atividade física, faça uma dieta que não te dê fome, mas que alimente. Coma saladas (todas as folhas que puder), carnes (todos os tipos), azeite de oliva extravirgem, óleo de coco, frutas vermelhas, banana verde (passe duas com kefir, cacau em pó e stevia no desjejum), aipim, inhame. RETIRE da dieta os sabotadores da saúde: refrigerantes, glúten, açúcar e óleo vegetais. Boa sorte!

2015-12-14 05:49:02 · answer #2 · answered by badoso5 6 · 0 0

ALHO É BOM!

2006-09-28 11:01:59 · answer #3 · answered by Pensador26 2 · 0 0

todos os alimentos saudaveis são bons, vc deveria fazer uma dieta de proteinas e carboidratos, pois com uma alimentação regular e disciplinar seu organismo funciona melhor e isso propicia um bom equilibrio entre os globulos vermelhos e os brancos ( esses são os anticorpos produzidos pelo organismo.).

2006-09-25 04:11:23 · answer #4 · answered by leonardo 2 · 0 0

Eu estou tomando um medicamento que se chama ENAX... são dois comprimidos por dia. Serve para aumentar a imunidade.

2006-09-25 01:51:34 · answer #5 · answered by ze_frana 3 · 0 0

Muitos alimentos oferecem um aumento da atividade de seu sistema imunológico. Alguns cogumelos, algumas frutas, extratos de determinadas plantas.

Existe, porém, uma série de imuno estimuladores naturais conhecidos como Fatores de Transferência. De acordo com alguns pesquisadores, isso é o que existe de mais eficaz na atualidade.

Tenho um estudo científico falando sobre esse tema... se quiser, me manda um mail.

FORÇA SEMPRE!

2006-09-25 01:49:45 · answer #6 · answered by Gustavo em Fortaleza 2 · 0 0

Alho. pode confiar. se espanta ate vampiro....imagina o milagre que faz no nosso organismo. Mas como tem gente que não gosta muito do sabor, melhor consumir em cápsulas, não tem sabor algum e só faz bem. boa sorte.

2006-09-25 01:49:40 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers