"certa vez um soldado de Napoleão Bonaparte lhe disse:
Imperador, pode fundar a nossa religião e a nossa igreja. Estamos prontos a seguir sua magestade.
Ao que Napoleão lhe terá respondido: - Filho, para alguém inaugurar uma religião e fundar uma igreja, precisa de duas coisas: primeiro, morrer numa cruz; segundo, ressuscitar ao terceiro dia. A primeira eu não quero e a segunda eu não posso; então, pára com esta estória de fundar uma igreja e uma religião"
(pag 15, livro "por que sou catolico" - Felipe Aquino)
2006-09-24
08:18:44
·
16 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Bento, é triste mas tenho que concordar que alguns deles mais destroem que constroem
2006-09-25
15:55:04 ·
update #1
Concordo em número, gênero e grau, pois nos dias de hoje utiliza-se o nome religião e igreja como símbolo para angariar dinheiro das pessoas que acreditam estar comprando a salvação de sua alma... E que não percebem a manipulação de suas mentes por essas pessoas hipócritas e desonestas.
2006-09-24 08:31:31
·
answer #1
·
answered by adriana S 3
·
1⤊
1⤋
O azar de Napoleão é que ele não sabia que aqui era tão fácil abrir uma nova religião. Custa bem baratinho. Não precisa escrever livro nenhum, é só usar a bíblia. Bota um nome bonito e anda de terninho velho, se o bairro for pobre. Fala pra cachorro, grita. Ameaça um monte os demonios da redondeza. E pronto, começa a faturar uma nota. Napoleão acabou tendo que fazer guerra para todo lado. Acabou doente, desterrado. Isolado e morreu só. Ah, se ele soubesse como era fácil e com retorno de investimento garantido!!!!
2006-09-24 15:40:34
·
answer #2
·
answered by Beto 3
·
2⤊
0⤋
Eu também acho que deveriamos crucificar estes ladrões de energumenos para ver se eles ressucitam depois de tomar um tiro na cabeça de fuzil.
2006-09-24 17:06:54
·
answer #3
·
answered by Kyrie eleison - Christe eleison 6
·
1⤊
0⤋
qualquer um funda uma igreja e uma nova religião, não custa nada hoje em dia.
antes de Napoleão já havia religiões sem ninguém ter morrido na cruz nem ter ressuscitado
um abraço
2006-09-24 15:40:29
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O Edir Macedo não morreu numa cruz, não ressucitou e mesmo asism fundou uma igreja e racha de ganhar dinheiro.
2006-09-24 21:36:26
·
answer #5
·
answered by Robson L 5
·
0⤊
0⤋
Vc ja notou que esses crentes fundamentalistas agem com absoluta má fé?
Quando lhes interessa, quando presumem ser uma passagem biblica que fundamenta suas doidices eles gritam a tal passagem ao pe da letra e ai de quem discorda dela.
Quando ao contrario, as citações desmentem claramente suas falsas doutrinas então eles se lançam numa exegese totalmente furada e distorcem tudo ao seu favor.
O importante aqui não é o q Napoleão disse.
O importante é o q Cristo disse e que soa tão claro como um dia de sol no capitulo 16, versiculos de 18 e 19 do evangelho de Mateus.
Mas essa crentaida chega ao ponto de dizer que não, que Jesus não quiz fundar uma Igreja, que Jesus não chamou a Pedro de pedra mas que se referia à Ele mesmo.
E que as chaves foram entregues à eles, aos crentes todos do mundo, so se for chave pra abrir os cofres públicos né?
Então Verita, não da pra ter paciencia com essa gente.
Deixa eles falando asneiras sozinhos.
2006-09-24 17:26:10
·
answer #6
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
É, em estratégia militar, Napoleão era até muito inteligente. Já em outros assuntos...
Os antigos gregos tinham sua religião onde apareciam diversos deuses e heróis. Nenhum deles morreu em uma cruz ou ressucitou. Mas eles fizeram diversas coisas, como enfrentar monstros terríveis e mudar cursos de rios.
Os antigos celtas tinham sua religião onde existiam também diversos deuses e heróis. Nenhum deles, também, morreu em uma cruz ou ressucitou. Mas também eles faziam diversas coisas, como mudar a cor do céu, fazer o dia virar noite, tornar pessoas imortais, etc...
O mesmo ocorria com o hinduísmo, o taoísmo, o judaísmo, a antiga religião germânica, a antiga religião nórdica, e diversas outras....
Depois do cristianismo, veio ainda o islamismo, onde Maomé conversava direto com deus e fazia milagres.
Tem ainda diversas outras religiões com fundadores capazes de fazer coisas extraordinárias, como conversar com mortos, curar doentes, conversar pelo pensamento, mover coisas sem tocá-las, etc...
Não é preciso "morrer na cruz e ressucitar" para criar uma religião. É preciso convencer as pessoas de que as figuras centrais daquela religião eram "enviados dos deuses" ou os próprios "deuses", e que podiam fazer coisas que ninguém mais podia. Convencendo as pessoas disso, se cria a "legitimidade" para formar uma religião.
Os cristãos conseguiram fazer uma religião porque convenceram outras pessoas de que existiu um dia um homem que era deus ou um enviado de deus e que era capaz de fazer coisas extraordinárias. Se Napoleão tivesse feito seus homens espalharem que ele era capaz de soltar raios das mãos, curar doentes e advinhar pensamentos, hoje eles teriam uma religião...
2006-09-24 17:24:30
·
answer #7
·
answered by Lord_of_Dreams 7
·
0⤊
0⤋
? ! , ;
2006-09-24 15:38:58
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
concordo totalmente, hoje em dia se vende fé como se fosse fralda descartável. a religião deve motivar a evolução espiritual de cada um, deve ajudar nas decisões e deve unir, o que vemos hoje é uma briga para ver quem tem mais fiéis, somente para que haja uma maior arrecadação dos tão sonhados 10%.sem contar que é muito mais importante uma empresa lucrativa ou uma porção de bens materiais do que uma alma salva!!!!!!!
2006-09-24 15:25:48
·
answer #9
·
answered by bia 1
·
2⤊
2⤋
Não concordo e a história diz que é assim....
Existiam religões antes de cristo e surgiram religiões depois dele...que não tem nada a ver com Jesus
A verdade não é monopólio desta ou daquela corrente filosófica/religiosa/cientifica.
2006-09-24 15:23:45
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
2⤊
2⤋