O Transtorno obsessivo-compulsivo consiste na combinação de obsessões e compulsões. O que são obsessões? São pensamentos recorrentes insistentes que se caracterizam por serem desagradáveis, repulsivos e contrários à índole do paciente. Por exemplo, uma pessoa honesta tem pensamentos recorrentes de roubo, trapaça e traição; uma pessoa religiosa tem pensamentos pecaminosos, obscenos e de sacrilégios
Sintomas
O transtorno obsessivo-compulsivo é classificado como um transtorno de ansiedade por causa da forte tensão que sempre surge quando o paciente é impedido de realizar seus rituais. Mas a ansiedade não é o ponto de partida desse transtorno como nos demais transtornos dessa classe: o ponto de partida são os pensamentos obsessivos ou os rituais repetitivos.
Há formas mais brandas desse distúrbio nas quais o paciente tem apenas obsessões ou as compulsões são discretas, sendo as obsessões pouco significativas. Os sintomas obsessivos mais comuns são:
Medo de contaminar-se por germes, sujeiras etc.
Imaginar que tenha ferido ou ofendido outras pessoas
Imaginar-se perdendo o controle, realizando violentas agressões ou até assassinatos.
Pensamentos sexuais urgentes e intrusivos
Dúvidas morais e religiosas
Pensamentos proibidos
Os sintomas compulsivos mais comuns são:
Lavar-se para se descontaminar
Repetir determinados gestos
Verificar se as coisas estão como deveriam, porta trancada, gás desligado, etc.
Tocar objetos
Contar objetos
Ordenar ou arrumar os objetos de uma determinada maneira
Rezar
2006-09-24 03:37:36
·
answer #1
·
answered by Licota 5
·
0⤊
1⤋
De forma resumida é como o próprio nome ja diz um Transtorno Obsessivo Compulsivo, ou seja a pessoa para a ter um comportamento fora dos padrões diremos um bom exemplo disso é o famoso cantor o Rei Roberto Carlos, que como todo mundo sabe em todos os shows que el fazia tudo tinha que ser branco desde o camorote até a cueca qu eel usava , até ai beleza cad aum pode ter um gosto ou diremos uma amrac registrada, ams a partir do momento que ele começou a deixar de fazer shows só poruqe o camorote ñ era branco ou o paletó dele só acharam um azul calrinho e tasl ai ele percebeu quee stava com esse transtorno o TOC. É a obsessão de a pessoa qeurer fazer tudo sempre do memso jeito sem errar em nenhum passo, caso acorra o erro ela começo o processo todo desde o começo é mais ou menso isso.Enquanto cv consegue controlar seus impulsos ñ é donças mais a aprtir da hora que cv perdeo controle ai sim torna-se doença.
2006-09-24 08:00:40
·
answer #2
·
answered by Téc. Enf. Machado 4
·
0⤊
0⤋
oi, Jan a Licota já deu as dicas, Achei oportuna esta pergunta, pois até eu aprendi sobre o TOC. Valeu.
2006-09-24 05:11:39
·
answer #3
·
answered by veruskinha 3
·
0⤊
0⤋
O que aprendemos aqui, né?!
Obrigado Jan por ter feito a pergunta e a Licota por me esclarecer!!
Valeu!!
2006-09-24 04:01:44
·
answer #4
·
answered by Monalisa 3
·
0⤊
0⤋
Sou ou não sou um portador do TOC? Eis uma pergunta que você pode ter se feito eventualmente. Provavelmente você ouviu em algum programa de rádio ou TV ou leu em alguma reportagem de jornal ou revista que lavar as mãos seguidamente, revisar várias vezes as portas, janelas ou o gás antes de deitar, não gostar de segurar-se no corrimão do ônibus, evitar usar as toalhas de mão utilizadas pelos demais membros da sua família, não conseguir tocar com a mão no trinco da porta de um banheiro público, ter medo de passar perto de cemitérios ou entrar numa funerária, de deixar um chinelo virado, assim como outros comportamentos semelhantes, podem, na verdade, constituir sintomas do chamado transtorno obsessivo-compulsivo ou TOC. E você deve ter ficado com dúvidas quanto a ser ou não um portador.
O TOC é um transtorno mental incluído pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Psiquiátrica Americana (DSM-IV) entre os chamados transtornos de ansiedade. Manifesta-se sob a forma de alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (obsessões como dúvidas, preocupações excessivas) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão). Sua característica principal é a presença de obsessões: pensamentos, imagens ou impulsos que invadem a mente e que são acompanhados de ansiedade ou desconforto, e das compulsões ou rituais: comportamentos ou atos mentais voluntários e repetitivos, realizados para reduzir a aflição que acompanha as obsessões. Dentre as obsessões mais comuns estão a preocupação excessiva com limpeza (obsessão) que é seguida de lavagens repetidas (compulsão). Um outro exemplo são as dúvidas (obsessão), que são seguidas de verificações (compulsão).
As compulsões mais comuns são:
De lavagem ou limpeza
Verificações ou controle
Repetições ou confirmações
Contagens
Ordem, simetria, seqüência ou alinhamento
Acumular, guardar ou colecionar coisas inúteis (colecionismo), poupar ou economizar
Compulsões mentais: rezar, repetir palavras, frases, números
Diversas: tocar, olhar, bater de leve, confessar, estalar os dedos.
Compulsões Mentais
Algumas compulsões não são percebidas pelas demais pessoas, pois são realizadas mentalmente e não mediante comportamentos motores, observáveis. Elas têm a mesma finalidade: reduzir a aflição associada a um pensamento. Alguns exemplos:
Repetir palavras especiais ou frases
Rezar
Relembrar cenas ou imagens
Contar ou repetir números
Fazer listas
Marcar datas
Tentar afastar pensamentos indesejáveis, substituindo-os por pensamentos contrários.
Que tratamentos existem para o TOC
Os tratamentos mais efetivos no momento incluem o uso de certos medicamentos, inicialmente utilizados no tratamento da depressão, que posteriormente se descobriu serem efetivos também do TOC, e algumas técnicas psicoterápicas chamadas de cognitivas e comportamentais. Os medicamentos são efetivos para 40 a 60% dos pacientes e são a primeira escolha, principalmente quando, além do TOC, existem outros problemas associados como depressão, ansiedade, o que é muito comum. Também é usual se iniciar com um medicamento quando os sintomas são muito graves ou incapacitantes. O maior problema que eles apresentam é o fato de raramente eliminarem por completo os sintomas. Além disso, com freqüência, provocam efeitos colaterais indesejáveis, embora os mais modernos sejam bem melhor tolerados.
Além dos medicamentos, utiliza-se no TOC uma modalidade de terapia – a chamada terapia cognitivo-comportamental (TCC), da qual foram adaptadas algumas técnicas como para combater os sintomas do TOC. Ao redor de 70% dos que realizam a TCC podem obter uma boa redução ou até a eliminação completa dos sintomas. Ela é efetiva especialmente quando predominam rituais, não existem outros problemas psiquiátricos graves, e os pacientes se envolvem efetivamente nas tarefas de casa, parte fundamental dessa forma de tratamento. Estudos mais recentes têm demonstrado que os resultados da terapia tem sido Um problema de ordem prática é o fato de a TCC ser um método pouco conhecido e pouco utilizado em nosso meio. Por isso, este manual tem como objetivo contribuir para a sua divulgação entre os profissionais, os portadores do TOC, seus familiares e a população em geral. Como tanto os medicamentos como a terapia tem suas limitações recomenda-se, na prática, associá-los.
2006-09-24 03:45:29
·
answer #5
·
answered by Belinha 2
·
0⤊
0⤋
a ro aqui do yahoo de berlim tem uma página com orientação profissional entre em contato com ela.
2006-09-24 03:41:43
·
answer #6
·
answered by kiditt 5
·
0⤊
0⤋
Vai fazer alguma coisa útil ...
em vez de ficar olhando pro próprio umbigo!
2006-09-24 03:40:49
·
answer #7
·
answered by Betty 6
·
0⤊
0⤋
Nada.
2006-09-24 03:36:36
·
answer #8
·
answered by White Fox 3
·
0⤊
0⤋
Minha amiga de trabalho, nao pára de arrancar os próprios fios de cabelo, já está ficando com buracos na cabeça, sabe de algum tratamento?
2006-09-24 03:31:36
·
answer #9
·
answered by Mah 4
·
0⤊
0⤋