São Benedito OFM Cap (Sicília, 31 de Março de 1526 - Palermo, 4 de Abril de 1589) (ou São Bento, o Negro) - Santo da Igreja Católica Apostólica Romana. Descendente de escravos oriundos da Etiópia, São Benedito nasceu na Sicília, sul da Itália, em 1526, no seio de família pobre. Foi pastor de ovelhas e lavrador. Tinha o apelido de “mouro” pela cor de sua pele. Aos 18 anos de idade já havia decidido consagrar-se ao serviço de Deus e aos 21 um monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis o chamou para viver entre eles. Fez votos de pobreza, obediência e castidade e, coerentemente, caminhava descalço pelas ruas e dormia no chão sem cobertas. Era muito procurado pelo povo, que desejava ouvir seus conselhos e pedir-lhe orações.
Cumprindo seu voto de obediência, depois de 17 anos entre os eremitas, foi designado para ser cozinheiro no Convento dos Capuchinhos. Sua piedade,sabedoria e santidade levaram seus irmãos de comunidade a elegê-lo Superior do Mosteiro, apesar de analfabeto e leigo, pois não havia sido ordenado sacerdote. Seus irmãos o consideravam iluminado pelo Espírito Santo, pois fazia muitas profecias. Ao terminar o tempo determinado como Superior, reassumiu com muita humildade mas com alegria suas atividades na cozinha do convento.
Sempre preocupado com os mais pobres do que ele, aqueles que não tinham nem o alimento diário, retirava alguns mantimentos do Convento, escondia-os dentro de suas roupas e os levava para os famintos que enchiam as ruelas das cidades. Conta a tradição que, em uma dessas saídas, o novo Superior do Convento o surpreendeu e perguntou: “Que escondes aí, embaixo de teu manto, irmão Benedito?” E o santo humildemente respondeu: “Rosas, meu senhor!” e, abrindo o manto, de fato apareceram rosas de grande beleza e não os alimentos de que suspeitava o Superior.
São Benedito morreu aos 63 anos, no dia 4 de abril de 1589, em Palermo, na Itália. Reverenciado e amado no Brasil inteiro, é um dos santos mais populares do país, principalmente entre a população de origem africana, que o associa aos padecimentos do negro brasileiro.
2006-09-24 01:10:39
·
answer #1
·
answered by Isa 3
·
0⤊
0⤋
Pois é meu amigo. Santo é só um que é Deus. Chamar, intitular alguém de Santo é um problema muito sério. Olha só o que deu isso tudo!. Deu nessa Idolatria desenfreada!.
2006-09-27 18:43:03
·
answer #2
·
answered by jvcrdb 7
·
0⤊
0⤋
A resposta da Isa foi perfeita, não ha nada a acrescentar.
10 pontos pra ela e 2 pra mim.
Glorioso São Benedito, irmão nosso e dos irmãos negros, rogai por nós a Deus Pai todo poderoso.
2006-09-24 09:35:06
·
answer #3
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
Vou dar um texto curtinho,pois textos compridos são muito cansativos.....Mas caso vc queira mais detalhes sobre o assunto aí vai
Nasceu na Sicília, em Palermo, era filho de pais africanos. Levou vida como monge franciscano e morreu em 1589, sendo canonizado em 1807. Segura flores na mão esquerda e na sua mão direita um esfregão. Tem dois milagres que lhe são atribuídos: o primeiro quando - surpreendido pelo superior - os alimentos que levava escondidos transformaram-se em flores; o segundo: limpando os pratos de restos de comida, pensa na fome dos pobres e percebe que ali estava o sangue dos mesmos.
Benedito de São Filadelfio:
Este é o nome com que é denominado São Benedito, nos livros litúrgicos. Os franceses, no entanto, a fim de distinguir São Benedito de São Bento, pois que ambos tem o mesmo nome em sua língua, Benoît, passaram a chamar São Benedito de Benedito, o mouro.
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Benedito
http://www.mas.ufba.br/obra.asp?peccodigo=286
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/mundo-espirita/expoentes-31.html
boa sorte!
2006-09-24 09:17:50
·
answer #4
·
answered by ♥ Nathy♥ 6
·
0⤊
0⤋