English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Por quê o "primeiro papa" era casado e os atuais, e também podemos incluír os padres nesta questão, não podem se casar. Na verdade a santa madre igreja católica quer "dedicação exclusiva" de todos eles, ou no fundo mesmo ela nãoquer é saber de pagar pensão para um monte de velhinhas e um monte ainda maior de filhos de padres que lhe dariam um prejuízo tremendo, um "furo" enorme nos seus tesouros escondidos no vaticano?

2006-09-22 08:05:43 · 12 respostas · perguntado por rluz 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

Realmente 3 dos 12 apóstolos eram casados. Primeiro a Igreja considera a vocação para o celibato e para o matrimonio igualmente santas. A exigência para o celibato não é lei divina mas eclesial, que poderia ser abolida, mas leva em exemplo que, para a perfeição, os apostolos abandonaram tudo para seguir Cristo: " Pedro então disse: Vê, nós abandonamos tudo e te seguimos. Jesus respondeu: Em verdade vos declaro, ninguém há que tenha abandonado, por amor do Reino de Deus, sua casa, sua mulher, seus irmãos, seus pais , ou seus filhos que não receba muito mais neste mundo, e no mundo vindouro a vida eterna?" Lc 18,28-30. Assumindo livremente o celibato o sacerdote imita os Apóstolos e ao próprio Jesus. porém o celibato é aconselhado:" Agora, a respeito das coisa que me escrevestes.Penso que seria bom o homem não tocar mulher alguma. Todavia, considerando o perigo da incontinencia,cada um tenha sua mulher e cada mulher tenha seu marido... Isto digo como concessão não como ordem. pois quereria que todos fossem como eu, mas cada um tem de Deus um dom particular, uns este outros aquele. 1 Cor 7, 1-7. ver também Mt 19,10-12. Quanto ao que já foi dito aqui em outros posts sobre Jesus ter irmãos e Tiago ser líder da Igreja, isto já está mais do que refutado e provado o contrário, basta os crentes pararem de serem teimosos e aceitarem que estão errados no livre exame das Escrituras. Para maiores estudos, não sejam preguiçosos e nem tenham medo de ler a verdade não dói, liberta, acessem www.veritatis.com.br

2006-09-26 03:23:41 · answer #1 · answered by Marcio 2 · 0 0

Há muuuuuitos anos atrás os padres podiam se casar. Mas, nessa época, eles e a Igreja de um modo geral, recebiam muitas doações de terras, as chamadas indulgências, que os cristãos davam para garantir o 'pedacinho no céu'. A igreja, que não é nada boba, achou melhor proibir o casamento, já que deles resultavam filhos e esposas (entenda-se herdeiros) e isso não era nada vantajoso para a igreja, que acabaria por perder muitas terras. Por isso a igreja católica possuia muuuuitas terras na idade média.
Pelo menos essa é a história que ouço na facul, pois no colégio, diziam que os padres não podiam se casar para que pudessem se dedicar exclusivamente aos mandamentos de Deus......

2006-09-22 15:24:16 · answer #2 · answered by July M 2 · 0 0

Boa pergunta!
Sua pergunta traz à tona uma questão relevante. Pedro nunca foi papa por isso ele era casado. Outra coisa, ele era judeu, depois tornou-se cristão (seguidor de Cristo) e mas nunca foi católico, como se diz por aí. Agora o papa não pode casar porque é uma doutrina, portanto ele voluntariamente se submeteu a ela e deve seguir aquilo que optou.

2006-09-22 15:15:59 · answer #3 · answered by gilmar c 3 · 0 0

A igreja constituiu o Celibato Clerical depois do primeiro papa. Acho que foi com o Concílio de Trento.

2006-09-22 15:12:49 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Celibato é um assunto que vira e mexe está fazendo parte dos temas polêmicos. E como não poderia ser diferente, surgem muitas opiniões e questionamentos do tipo: que sentido tem o celibato na vida de uma pessoa? Ou ainda, porque padre não pode casar-se?

Existem também indagações fundamentadas no primeiro livro da Bíblia, em que diz que o homem e a mulher devem ser fecundos e se multiplicarem (Gênesis 1, 28). Colocações pertinentes como estas, costumam acompanhar as conversas sobre a questão.

Para conhecer o sentido real desta pequena palavra adjetivada de vários modos, recorremos aos escritos das edições paulinas sobre temas de espiritualidade, que são fiéis aos conteúdos da tradição cristã. A descoberta foi que, o celibato no século II era vivido por crentes celibatários, chamados de ascetas, e mulheres, chamadas de virgens, que vivem este estado em honra a Jesus Cristo.

No século III, há afirmativa de que o celibato e o matrimônio, por sua natureza, são dois estados indiferentes e que o que conta é o amor neles vivido. É possível ser irrepreensível também no matrimônio; no entanto a virgindade é um dom indescritível. Naquele século, o celibato era interpretado como testemunho de virgindade, como viveram os profetas Elias, Eliseu, João Batista, os apóstolos João e Paulo.

No séc. IV é consolidado na vida sacerdotal. Neste período o celibato encontrou o seu estatuto definitivo na espiritualidade e na vida cristã. As obrigações do celibato foram solenemente sancionadas pelo Concílio de Trento (Assembléia de autoridades católicas convidadas que tratam assuntos dogmáticos, doutrinários ou disciplinares), e por fim inseridas no Código de Direito Canônico (cân. 277). (Código de Direito Canônico - coleção de leis que regem a Igreja Católica).

Hoje, voltam-se a ler o celibato e matrimônio, ligando-os um ao outro, porque um explica o outro e reciprocamente recebem o seu valor.
O celibato cristão é vocação, desprendimento, amor a Cristo, dom concedido para utilidade da Igreja, apesar de ser duramente criticado por algumas pessoas. Até mesmo provocando reações que vão desde incredulidade em relação à sua possibilidade até o desprezo aberto.

2006-09-22 15:11:40 · answer #5 · answered by Rodrigo Celi Veiga Dias 3 · 0 0

E quem foi que disse que o Vaticano é a maior autoridade espiritual existente no Mundo,Deus é quem sabe!
Se um Papa quiser casar e viver sob as regras estabelecidas pelos mandamentos de Deus,amém.

2006-09-22 15:09:02 · answer #6 · answered by xhystell 3 · 1 1

pq antigamente as pessoas ricas compravam cargos religiosos e hoje ñ pode ou pode
ai podia fazer o que quiser hoje ñ

2006-09-22 15:08:14 · answer #7 · answered by sara 3 · 1 1

papa naum pode papar, pra papar tem q casar e nem casar papa casa p/ naum poder papar..

papou?

2006-09-22 15:07:50 · answer #8 · answered by .Thá. 4 · 1 1

É perda de tempo comparar papa com os filhos de Deus, Pedro e papa não têm nada a ver. Deus deu pra sua igreja ferramentas suficientes para garantir o seu bom funcionamento, e os seus mandamentos são para a SUA IGREJA, se o papa tem o mandamento dele é para a igreja que ele inventou, a diferença é que Pedro obedece a Deus e faz o que Deus nos orienta a fazer

2006-09-25 08:19:44 · answer #9 · answered by Luiggi 2 · 0 1

Pedro não foi papa coisa nenhuma.

2006-09-24 11:41:51 · answer #10 · answered by jovem10 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers