English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-22 02:25:18 · 45 respostas · perguntado por bastosd_fabio 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

45 respostas

Não existe uma teoria ainda que convença a maioria da comunidade científica, há pontos inesplicáveis, tanto no Evolucionismo como no Criacionismo.

2006-09-22 02:27:30 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 1

O Gênesis, em seus três primeiros capítulos, usa de linguagem figurada para revelar verdades religiosas, não científicas ou históricas. Em resumo, a Bíblia quer nos ensinar apenas o seguinte:

1) Deus criou o ser humano, homem e mulher, podendo ter utilizado a evolução da matéria preexistente até chegar ao grau de complexidade do corpo humano;

2) O Senhor concedeu aos primeiros pais graças espirituais especiais: "justiça original" (harmonia consigo, com a mulher, com a natureza e com Deus), e "estado de santidade" (comunhão profunda com Deus, participação da vida divina), dons preter naturais (não sofrer, morrer, ciência infusa, etc).

3) O Criador indicou aos primeiros pais um modelo de vida, figurado pela proibição de comer a fruta da árvore da ciência do bem e do mal. Isso significava que o homem não deveria ser "o árbitro do bem e do mal", e já que foi elevado à especial comunhão com Deus, devia comportar-se não simplesmente de acordo com seu bom senso ou suas intuições racionais, mas segundo às normas correspondentes de sua dignidade de filho de Deus;

4) O homem, por soberba e desobediência, disse não a esse modelo de vida e ao convite do Criador, perdendo assim o "estado de santidade" e de "justiça original". Desta forma, o sofrimento e morte entraram no mundo por causa do pecado original; isto levou São Paulo a dizer que "o salário do pecado é a morte" (Rom 6, 23).

Não é preciso exagerar a perfeição do estado primitivo da humanidade por causa dos dons preter naturais, e da " justiça original". Foi um estado belo, mas do ponto de vista religioso e moral apenas, não sob o aspecto da civilização ou da cultura.

Os primeiros homens de que fala o Gênesis, podem muito bem ter sido rudimentares como mostram os indícios dos fósseis da pré-história. As idéias religiosas de Adão poderão ter sido puras, mas sob a forma de intuições concretas como dos povos primitivos e das crianças; não se tratava de altos conhecimentos teológicos.

Adão (= Adam, homem) e Eva (=Mãe dos viventes) representam o ser humano criado por Deus. São tão reais quanto é real o gênero humano. Deus se apresentou ao homem nas suas origens, ao homem real e não a um ser fictício. Eles existiram de fato; foram os primeiros seres humanos que receberam de Deus uma alma imortal.

Por outro lado, Adão e Eva não são nomes próprios como João, Pedro, Maria o são. Então, não necessariamente representam apenas o primeiro casal de humanos, mas os primeiros humanos. São nomes de origem hebraica que significam apenas "homem" e "mulher". Por isso, a Igreja deixa para o estudo dos cientistas mostrar como os seres humanos surgiram trazidos por Deus; se de apenas um casal (monogenismo) ou de vários casais de um mesmo tronco (poligenismo). O que a Igreja não aceita é que a humanidade tenha surgido, ao mesmo tempo, de vários troncos, em lugares diferentes.

2006-09-22 02:35:54 · answer #2 · answered by Dioberson 2 · 3 0

As duas não se contradizem...Adão e Eva são simbolismos e saõ interpretadas de acordo com o nivel das pessoas.

2006-09-27 12:20:37 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Alguns meses atrás li uma matéria sobre o assunto onde consta que o criacionismo tem crescido e o evolucionismo diminuído, nestes últimos dias. O caso gerou tanta polêmica que mais de 500 cientistas famosos de diversas áreas da ciência assinaram uma lista onde dizem não acreditar na teoria de Darwin, e criaram também um site onde debatem sobre o assunto.

2006-09-22 02:53:45 · answer #4 · answered by Luz 3 · 2 1

Evolução, pois é a única realmente baseada em estudo e pesquisa.

Existem outras teorias científicas sobre nossas origens, mas o evolucionismo é a mais aceita.

2006-09-22 02:31:16 · answer #5 · answered by Jeanioz 5 · 2 1

primeiro que o macaco deve está ofendido, e depois é o ser humano que está virando macaco e imita tudo que vê, principalmente o que não presta.

2006-09-30 01:05:17 · answer #6 · answered by Fenix 2 · 0 0

Prezado amigo, Adão e Eva não são teorias! Eles existiram!!!!!!!

2006-09-30 00:59:17 · answer #7 · answered by mjss1967 2 · 0 0

nao me importa !! so sei que o mundo seria melhor se so eu fosse o reprodutor!!!

2006-09-29 17:10:58 · answer #8 · answered by arlonkm 2 · 0 0

gente ,não deixem jesus cristo,voltar para vocês acreditarem nas suas palavras,ele já veio morreu.ressuscitou e ainda depois de tantos anos,o povo continuam não crendo nele
crendo porem..em teorias humanas e falhas
que pena..quando ele voltar para o tão esperado julgamento
para muitos não vai dar mais tempo para nada

2006-09-29 13:50:34 · answer #9 · answered by Nilce F 3 · 0 0

Se considerarmos que as maiores religiões do mundo não crêem na teoria evolucionista, basta compararmos com a população do mundo para ver que a maioria crê no criacionismo:

População Mundial = 6,8 bilhões de pessoas (IBGE 2006)
1 - Cristãos = 2,1 bilhões de adeptos (2001)
2 - Islamismo= 1,3 bilhão de adeptos (2005) que não crêem na teoria da evolução.
3 - Budismo= 376 milhões
Sem considerar todas as outras religiões, já temos aí a maioria criacionista. Dá um total de 3,7 bilhões de pessoas, que é mais da metade da população mundial.

A maioria crê no criacionismo e o número de adeptos do evolucionismo é ínfimo, restrito a uma camada de cientistas entre outros cientistas criacionistas. Só que eles fazem muito barulho, têm acesso à redes de tv e parece que são maioria. Só parece.
Digo sempre quando me perguntam se eu creio em Adão e Eva literais: Eu creio num Deus que tem o poder de fazer um boneco de barro e soprar em suas narinas e torná-lo alma vivente. Meu Deus não precisa esperar milhares ou milhões de anos para criar o homem e a mulher.
Jesus disse: "porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea." (Marcos 10:6). Para quem crê na Bíblia, não pode haver dúvidas, nem evolucionismos chamados cristãos.
Esta é apenas mais uma trama do conflito religioso em que vivemos.
Para crer no evolucionismo tem de ter muita fé.

2006-09-22 02:56:11 · answer #10 · answered by Amigo 3 · 1 1

fedest.com, questions and answers